Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Pessoas

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#386351 | casa0001 | 08 nov 2017 17:55

Agradecia muito se me dissessem como consigo saber a família desta senhora do século XVIII, pois tenho um retrato a óleo dessa época, de um irmão dela, e gostaria de o edentificar com o nome. São ingleses ou irlandeses. Numa pesquisa encontrei as armas Hudson e diz que são irlandesas. Mas o Cipriano Ribeiro Freire foi embaixador em Inglaterra.
As armas Hudson, fazem parte do Brasao da minha família (Condes de Valenças), sendo um escudete com 3 pássaros sobreposto (não sei se é assim que se diz...).
Quando clico em "costados" não aparece nada e quando clico em "familia" aparece uma família Godinho.
Muito obrigada
Maria da Paz Jardim

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#386352 | Jorge Resende | 08 nov 2017 18:04 | Em resposta a: #386351

https://pl.wikipedia.org/wiki/Cipriano_Ribeiro_Freire

https://www.findagrave.com/memorial/31117427

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#386353 | casa0001 | 08 nov 2017 18:15 | Em resposta a: #386352

Obrigada, mas na Wikipédia não dizem nada sobre ela e família e esta senhora que me mandou a campa é muito mais recente. A Agnes de que falo até deve estar enterrada em Portugal.
Obrigada mais uma vez

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#386354 | Jorge Resende | 08 nov 2017 18:20 | Em resposta a: #386351

https://run.unl.pt/bitstream/10362/13889/2/Volume%20I%20-%20texto.pdf


Nesta tese sobre arte, nas páginas 50... fala-se das suas referidas pessoas

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#386373 | casa0001 | 08 nov 2017 22:28 | Em resposta a: #386354

Fala sim, obrigada. Vou tentar aprofundar com base no que lá está.
Maria da Paz

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#388281 | RCorreia | 11 jan 2018 11:16 | Em resposta a: #386351

Cara maria da Paz

Tenho algumas informações sobre esta família com base numa pesquisa feita sobre a Casa de Montesão em Coimbra e penso que na altura cheguei a ver a cópia do registo de casamento do Cipriano e da Agnes em Londres.

A ligação aos Godinho vem pelo casamento do sobrinho-neto homónimo que julgo ser o que tem um sepulcro no cemitério da Conchada em Coimbra e no qual efetivamente figuram as armas dos Hudson. Tenho fotos.

Apesar de Cipriano e Agnes não terem tido descendência julgo que os herdeiros usaram as armas dos tios.

Vou tentar rebuscar os meus arquivos e depois lhe direi mais.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#388283 | casa0001 | 11 jan 2018 13:22 | Em resposta a: #388281

Caro Rui Correia,

Muito obrigada. Continuo sem saber muito bem quem é o "menino inglês", "doentinho coitadinho", de um quadro que era do meu Pai, que ouvi o meu Avô dizer que era irmão de uma senhora inglesa. Nunca perguntei nomes... O meu Avô, Pai e Tio mais velho que se interessava por Genealogia já morreram. Aos poucos fui perguntado a pessoas mais velhas da família, menos interessadas no assunto mas com algumas memorias de nomes, e cheguei à conclusão que foi casada com o Cipriano Ribeiro Freire. Nas nossas armas existem três pássaros, que pesquizei e pode ser Hudson.
Com a ajuda de mais uma pessoa do forum, fui ver uma parte de um livro, onde fala nela e no marido, mas diz que não tinha irmãos! Estou muito baralhada!

Agradeço muito a sua ajuda e dar-lhe-ei noticias.

Cumprimentos

Maria da Paz

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#388903 | RCorreia | 31 jan 2018 15:06 | Em resposta a: #388283

Olá Maria da Paz

Finalmente consegui recuperar alguma informação de há 10/11 anos.

Entre elas achei uma nota sobre o testamento da dita senhora (eu terei uma cópia mas terei que procurar mais) no qual deixa bens (joias) a amigos, dinheiro aos sobrinhos do 2º marido (Cipriano) e também aos da sua família e do seu 1º marido Richard Lockyer, Esqr.

As armas dos Hudson são efetivamente um escudo de ouro com três merletas de azure em aspa, figurando num dos (2) jazigos de família em Coimbra. A foto também andará perdida.

Do outro jazigo deram-me esta informação

"Jazigo 54, leirão n.º 12 da Conchada (Luís Leite Ribeiro Freire) comprado a 28.10.1882,por Luís Leite Ribeiro Freire, pertenceu a D.Maria Eulália de Menezes e Vasconcelos Leite Ribeiro Freire de Castro, casada, doméstica.
Pessoas inumadas:
Maria Teresa Leite Freire, inumada a 15.01.1882 Cândida Augusta Pessoa Leite, inumada a 14.02.1882 Recém-nascida, inumada a 18.07.1890 Luís Leite Ribeiro Freire, inumado a 20.08.1899"

Cândida Augusta Pessoa Leite esposa de Luis.

Maria Eulália era neta de Luis.

Confirmo ligações aos Valença e aos Godinhos.

RCC

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#388904 | RCorreia | 31 jan 2018 15:23 | Em resposta a: #388903

1. António Ribeiro Freire e Teresa Ribeiro Rosa

1.1 Cipriano Ribeiro Freire (1749-1825) &(Londres 1791) Agnes Francis Hudson (1727-1818) sg

1.2 Leonarda Teresa Freire e João Esteves

1.2.1 Luis António Esteves Freire e Margarida Amália

1.2.1.1 Cipriano Leite Ribeiro Freire (1797-1856) - Eulália Carolina Augusta Pessoa Godinho (1795-1869)
[estes têm o tal jazigo com as armas]

1.1.1.1.1 José Leite Ribeiro Freire

1.1.1.1.2 Luis António Leite Ribeiro Freire

1.1.1.1.3 Guilhermina Amália Leite Ribeiro Freire e Manuel dos Santos Pereira Jardim (1821-1909) cg

1.1.1.1.4 Leonarda Teresa Esteves Leite Freire e Adrião Pereira Forjaz de Sampaio

1.2.2 Gertrudes Amália Esteves Freire e António de Sousa d'Araújo Valdez

1.2.3 Leonarda Teresa Leite Ribeiro Freire e António Pinto Borges de Castro Soares de Albergaria

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#388973 | casa0001 | 02 fev 2018 19:45 | Em resposta a: #388903

Caro Rui Correia, muito obrigada pela sua ajuda. Isto são tudo nomes que me dizem qualquer coisa realmente. O meu bisavô era Leite Pereira Jardim, ainda tenho uma tia com o lindo nome de Guilhermina...

Este tal irmão da D. Agnes Hudson terá morrido antes dela ou será que foi contemplado no tal testamento? Não consigo perceber também porque raio os Valenças do passado (na verdade não muito longínquo...) vão pôr nas armas, armas de uma senhora estrangeira que nem sequer é ascendente. (hoje em dia o representante do título é um primo direito meu. Aliás, a Mãe deste meu primo tem um quadro miniatura desta senhora. Era muito bonita). Mas enfim.

A tradição oral é muito útil mas pode ser bastante enganosa. Será que o menino do quadro é mesmo irmão dela, como o meu avô Luis dizia? O quadro é atribuido a Thomas Hickey, pintor/retratista irlandes e pode realmente ter vindo de lá, como reza a tradição da minha família, para que a Agnes não tivesse tantas saudades do irmão. Só que esse pintor também esteve em Portugal uma temporada! Até parece que pintou a D. Maria I. Será que este menino afinal é português? Além disso li algures que ela não tinha irmãs. Será que tinha "irmão"?

Infelizmente não tenho muito tempo, porque apetecia-me esmiuçar isto até até ao fim!

Agradeço-lhe muito a sua participação. Se lhe aparecer mais alguma coisa e tiver para se maçar comigo, ficar-lhe-ei ainda mais grata.

Maria da Paz

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#389024 | RCorreia | 05 fev 2018 09:49 | Em resposta a: #388973

Cara Maria da Paz

Não maça nada e é um prazer ajudar.

As armas dos Condes de Valenças (ou pelo menos o seu ex-libris pois não vimos a mercê da sua atribuição) são segundo Miguel Boto com notas minhas [ ]
"Condes de Valenças - Partido: I - Ribeiro: esquartelado: 1 e 4 - de ouro, com três palas de vermelho; 2 e 3 - de negro, com três faixas veiradas de prata e vermelho; II - Freire: de verde, com uma banda de vermelho perfilada de ouro abocanhada por duas cabeças de serpente de ouro; Elmo de prata a 3/4 tauxeado de ouro e forrado de azul; virol e paquifes de ouro e vermelho; Timbre de Ribeiro: três lírios de ouro folhados de verdes; coronel de Conde; correias de vermelho perfiladas de ouro. Foi o 1º Conde de Valenças, Luís Leite Pereira Jardim, pelo Decreto de 03 de Março de 1887, de D. Luís I, de Portugal. Estas armas são acrescentadas de uma diferença [Hudson]: escudete em abismo sobre-o-todo de prata, veirado de azul e carregado com três aves [merletas] de ouro em roquete."

Luis Leite Pereia Jardim, 1º conde de Valenças era filho de Manuel dos Santos Pereira Jardim, 1º visconde de Montesão, e de Guilhermina Amália Leite Ribeiro Freire. O símbolo usado por este representa apenas os apelidos maternos sendo aliás idêntico ao do avô materno, Cipriano Leite Ribeiro Freire, herdado dos tios-avós Cipriano Leite Freire e Agnes Hudson o que se comprova no seu jazigo na Conchada, Coimbra.

Vou ver se recupero a foto e o testamento de Agnes para esclarecer um pouco mais.

O pai de Agnes foi um importante comerciante em Lisboa e no Museu Nacional de Arte Antiga figura um quadro a óleo, comprado em 1939 a Ricardo Anjos Jardim, que se diz ser da família Hudson (William, esposa, Agnes (dita filha única) e um bébé ao colo da senhora, que na descrição do quadro se diz ser pessoa da família - mas não filho) atribuido a Hugues Barron Lisboa 1771. Será este que refere? Está na página 80 desta tese https://run.unl.pt/bitstream/10362/13889/2/Volume%20I%20-%20texto.pdf já referida aqui.

Assim que tenha novidades volto aqui.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#389080 | PDAlmeida | 06 fev 2018 11:42 | Em resposta a: #388973

Muito bom dia,

Há uns anos estudei esta família por causa do meu livro sobre as pedras de armas existentes nos cemitérios de Coimbra.
Na altura, contei com a ajuda não só do meu amigo e parente Rui Cabral Correia, que tem participado neste tópico, como também da minha amiga Maria Júlia Oom do Vale de Oliveira Martins.
Um dos dois, não me lembro qual (peço desculpa), conseguiu de facto o testamento da Agnes Francis, que eu tenho, de certeza, e, formato digital ou em papel, mas só em Coimbra. Sei que na altura não aprofundei a família dela porque não era esse o objetivo do estudo. Mas tenho o maior dos gostos em enviar-lhe a parte do livro correspondente ao jazigo/mausoléu de Cipriano Leite Ribeiro Freire (sobrinho do tio homónimo, marido da Agnes Francis). Na altura, quem me deu também algumas informações foi o Dr. Augusto de Athayde.
Mas os Leite Pereira Jardim são uma família muito minha conhecida pela sua ligação à zona de Coimbra e por estarem ligados a muitas famílias e casas daquela zona.

Cordiais cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#389084 | aeiou2 | 06 fev 2018 12:56 | Em resposta a: #389080

Olá Paulo,

Julgo que fui eu que encontrei o testamento da Agnes no National Archives, mas não sei onde pára.
Bjs
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#389092 | RCorreia | 06 fev 2018 16:33 | Em resposta a: #389084

Acho que foi a Maria Oom quem localizou e partilhou o testamento.
Eu depois fui tirar umas fotos ao jazigo que tinha as armas com as aves (merletas).

Entretanto achei o primeiro casamento da Agnes Francis (Inês Francisca como também a chamaram) em Lisboa, na Capelania Britânica, com Richard Lockyer, de quem enviuvará, casando depois em Londres com Cipriano Ribeiro Freire, onde este era Embaixador.

Rui

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#389093 | RCorreia | 06 fev 2018 16:53 | Em resposta a: #389092

Também já recuperei o testamento de 1818.
Faltam as fotos.

Rui

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#389096 | aeiou2 | 06 fev 2018 17:30 | Em resposta a: #389093

Ainda bem que tudo se encontrou.
Abraço
Maria

Resposta

Link directo:

Agnes Frances Hudson casada com Cipriano Ribeiro Freire

#389101 | casa0001 | 06 fev 2018 20:23 | Em resposta a: #389024

quero agradecer a todos o interesse por este assunto.

Infelizmente o meu querido primo (primo direito do meu Pai) Augusto de Athayde também já não está cá para dar informações sobre o "menino inglês". Tenho a certeza que sabia. E a sua Mãe, Maria da Graça, minha Tia-Avó e grande amiga, também saberia. Já fui às suas memórias, Vol I, em que dá algumas informações dos antepassados próximos, com base em recordações e em histórias de recordações, ver se por acaso falaria do menino.

O quadro não é esse que o Rui fala. Se calhar o menino é o mesmo, mas mais velho e representado sozinho. Ricardo Anjos Jardim, que pelos vistos vendeu esse quadro, era o meu Bisavô. Fui ver a pag 80 que simpaticamente referiu. Há lá um erro na nota de rodapé: Guilhermina Anjos, minha Trisavó, não era marquesa de Valença, mas sim Condessa de Valenças.(1ª)

Uma coisa é certa - quando se é novo não se ouve metade do que nos dizem... Tantas vezes jantei com o meu Avô na mesma divisão onde estava o quadro e eu nunca liguei nenhuma!

Cumprimentos a todos

Maria da Paz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 00:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen