Ajuda para leitura de assento - Sebastião de Fontes e Domingas da Rosa - São Tiago de Óbidos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Ajuda para leitura de assento - Sebastião de Fontes e Domingas da Rosa - São Tiago de Óbidos

#387064 | FilipeFlard | 30 nov 2017 18:26

Algum confrade consegue decifrar o restante deste assento? É um belo exercício de paleografia...

"Aos quatorze dais do mês de setembro de mil setecentos e trinta e nove anos, nesta Igreja de São Tiago de Óbidos, pelas onze horas da manhã, perante mim o Padre José de Matos, se receberam por palavras de presente depois de banhos corridos, na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituições deste Patriarcado SEBASTIÃO DE FONTES, filho legítimo de MARCOS DE FONTES e de sua mulher ANTÓNIA DOS SANTOS, a qual foi filha de MANUEL MARQUES e de sua mulher CATARINA LOPES, viúva que ficou de BENTO MACHADO. Foram todos moradores [...] com DOMINGAS DA ROSA, filha de pais incógnitos, baptizada na freguesia de São Pedro desta vila, com [...] nesta freguesia de São Tiago [...]"

TIF 76 / Fólio 76v: http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1097748

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura de assento - Sebastião de Fontes e Domingas da Rosa - São Tiago de Óbidos

#387067 | MCNN | 30 nov 2017 20:21 | Em resposta a: #387064

Caro Filipe

Tenho já a vista cansada, mas parece-me que o "foram todos moradores" é seguido por "nos Casais do Cabeço de Montachique".

O noivo terá sido batizado na freguesia de São Saturnino do lugar de Fanhões.

A noiva era assistente "nesta freguesia de São Tiago".

Decerto alguém o poderá ajudar muito mais do que eu.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura de assento - Sebastião de Fontes e Domingas da Rosa - São Tiago de Óbidos

#387068 | jlrsousa | 30 nov 2017 22:53 | Em resposta a: #387064

isto é o que eu leio...começando onde terminou:

...viúva que foi de Bento Machado. Foram todos moradores nos Casais da Cabeça de Montachique, e o contraente Sebastião de Fontes não tem qualquer parentesco com o dito Bento Machado [...] o dito contraente foi baptizado na freguesia de São Saturninho do lugar de Fanhões, do dito patriarcado de Lisboa e desobrigado a quaresma passada, na freguesia de São João desta vila, com Domingas da Rosa, filha de pais incógnitos, baptizada na freguesia de São Pedro desta vila, e ora assistente nesta freguesia de São Tiago e [nos?] Casais da Figueira e se desobrigou a quaresma passada na freguesia de São João e tudo foi feito assim como manda a Santa Madre Igreja Romana sendo a tudo [de tudo] testemunhas que presentes estavam, com mais parte de meus fregueses, João de Deus, [tesoureiro?] desta igreja e Ignácio Caetano Delgado, ambos desta vila, de que fiz este termo que assinei dia ut supra.

O cura José de Matos
João de Deus
Ignácio Caetano Delgado

Cumprimentos
João Sousa

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura de assento - Sebastião de Fontes e Domingas da Rosa - São Tiago de Óbidos

#387120 | FilipeFlard | 02 dez 2017 23:36 | Em resposta a: #387068

Muito agradeço aos confrades Mário César Navarro e João Sousa pela valiosa contribuição na leitura!

Com essas informações adicionais, já pude encontrar o assento de matrimónio de Manuel Marques e Catarina Lopes, avós maternos de Sebastião de Fontes, casados em 1696: http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4809680 (TIF 06).

(Creio, porém, que não poderei prosseguir muito mais longe na pesquisa deste ramo. Manuel Marques, filho de Francisco Luís e de Ana Marques, é natural de Sendim, em Miranda do Porto, mas não parece haver livros de baptismo para o período.)

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 20:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen