Família Melendas: Por que apelidos "morrem" ?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Família Melendas: Por que apelidos "morrem" ?

#388070 | Manotorres | 04 jan 2018 13:55

Caros,

Em minhas pesquisas por antepassados no concelho de Esposende, deparei-me com ancestrais deste apelido. A família Mellendas, ou na grafia moderna: Família Melendas, parece não ter prosperado. Mas encontrei um apelido Espanhol, bem difundido em Espanha e latino-america, e muito parecido: Melendez. Certas fontes dizem que este apelido deriva de "Melendo", nome de origem visigótica. *Outras, que trata-se da grafia antiga de Mendez que, por sua vez, deriva de "Mendo", também visigótico. Interessante porque "Esposende" também é um nome de origem visigótica.

Creio que, etimologicamente, Melendes seja a forma portuguesa correta para dizer "filho de Melendo", mas também não se encontram muitos Melendes por aí e, numa rápida pesquisa, os poucos que encontrei, eram hispanos ou brasileiros que podem ou não ser descendente de espanhóis. Daí me veio a curiosidade: Por que será que o apelido claramente prosperou na Espanha e "morreu" em Portugal?

*Assumindo esta corrente, tratando-se ou não da grafia antiga de "Mendez", o fato é que são difundidos em Espanha tanto "Mendez" quanto "Melendez". Enquanto que em Portugal apenas Mendes teria prosperado. Assim, a dúvida persistiria.

Resposta

Link directo:

Família Melendas: Por que apelidos

#388071 | silvestre | 04 jan 2018 14:06 | Em resposta a: #388070

No Concelho da Figueira da Foz, Ferreira a Nova e Alhadas, nas minhas pesquisas, existe o apelido Melanda.
Vera

Resposta

Link directo:

Família Melendas: Por que apelidos

#388072 | Manotorres | 04 jan 2018 14:28 | Em resposta a: #388071

Penso que Melendas seja uma corruptela de Melendez(s), então Melanda pode ser que o seja também.

Acabei por esquecer de colocar os meus Melendas, pode ser que venha a ser útil:

1 - Domingos Pires Melendas(nasc?), casou-se com Maria Martins(nasc?), (?), provavelmente em Marinhas, Esposende, tiveram pelo menos;
1.2 - Domingos Pires Melendas(nasc?), casou-se com Maria Antonia(nasc?), (?), ela filha de Manoel Antonio do Monte e Domingas Gonçalves, provavelmente em Marinhas, Esposende, tiveram pelo menos:

1.2.1 - Padre Manuel Martins do Monte(31.jan.1709)
1.2.2 - Maria Pires Melendas(23.out.1713)
1.2.3 - Domingos Pires Melendas(14.fev.1717)
1.2.4 - Custódio Martins do Pilar( nasc?), casou-se com Ana Martins (Martins da Torre) (nasc?), (?), ela filha de Antonio Pires da Torre e Maria Martins da Torre, tiveram descendência sem o apelido Melendas.

Resposta

Link directo:

Melandas

#388074 | saintclair | 04 jan 2018 14:54 | Em resposta a: #388072

-
Melandas;....."LAN"....
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/portugal/who/Melandas/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Melendas: Por que apelidos

#388075 | silvestre | 04 jan 2018 15:21 | Em resposta a: #388072

Os que pesquisei estão na base de dados do geneall.

Resposta

Link directo:

Apelidos

#388078 | rfmc | 04 jan 2018 16:53 | Em resposta a: #388072

Melanda e Mendes; são apelidos diferentes...
Rf.

Resposta

Link directo:

Família Melendas: Por que apelidos

#388080 | Manotorres | 04 jan 2018 17:21 | Em resposta a: #388075

Quanto a origem/significado do apelido Melanda você chegou a alguma conclusão? Olhando as estatísticas no site forebears, o principal país onde se encontram é o Brasil seguido de Portugal. Já Melendas não aparece nenhum resultado, enquanto que Melendes o único país de língua portuguesa que aparece é o Brasil, na sexta colocação. Concluo que Melanda deva ter origem portuguesa enquanto Melendas seja mesmo uma corruptela de Melendez.

Resposta

Link directo:

Família Melendas: Por que apelidos

#388083 | Manotorres | 04 jan 2018 17:42 | Em resposta a: #388070

Se bem que, pelo link do Saintclair, existe uma família Melanda nos aredores da freguesia de Oliveira São Mateus, que fica relativamente perto de Esposende. Pode ser que Melendas seja, afinal, uma corruptela de Melanda...

Resposta

Link directo:

Família Melendas: Por que apelidos

#388084 | Manotorres | 04 jan 2018 17:52 | Em resposta a: #388083

Desconsiderem a última mensagem. Quando cliquei no mapa só apareceu uma pessoa na localidade.

Resposta

Link directo:

Família Melendas: Por que apelidos "morrem" ?

#388103 | FilipeFlard | 04 jan 2018 19:34 | Em resposta a: #388070

Confrade Manotorres,

Creio que os motivos sejam diversos. Posso estar enganado, mas penso que o mesmo processo tenha eliminado da lusofonia o apelido Willoughby, de origem inglesa.

Por quê? Considerando que, nos assentos de casamento de minhas tias-tetravós, o nome aparece como "Whilloughby", "Willousighby", "Vilovi", "Willis", "Willongbhy", "Vilougbhy", dentre outras dezenas de variações, penso que os descendentes abandonaram o apelido pelo simples fato de utilizá-lo exigir um constante exercício de soletração...

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Família Melendas: Por que apelidos

#388134 | Manotorres | 05 jan 2018 12:54 | Em resposta a: #388103

Obrigado FilipeFlard pela sua contribuição.

Aliás, obrigado a todos. Agora que sei da existência da família Melanda, tenho mais uma hipótese a considerar quanto a origem dos meus Melendas.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 08:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen