Paço de Sousa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Paço de Sousa

#388171 | PTM1 | 07 jan 2018 17:15

Caros Confrades,

Bento Cabral e Veríssimo de Moraes Cabral, respetivamente meus 7.º e 6.º avô, eram naturais de Paço de Sousa, em Penafiel e nasceram aproximadamente em finais do século XVII e princípios de XVIII.

Alguém tem conhecimento destas famílias em Paço de Sousa!?

Cumprimentos pessoais,
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

Paço de Sousa

#388174 | tmacedo | 07 jan 2018 18:00 | Em resposta a: #388171

Caro confrade,

Os Morais Cabral de Paço de Sousa, descendem de João Ribeiro Cabral, filho de Bento Ribeiro Bernardes e de sua mulher Maria Moreira Cabral, da quinta das Gordas em Paço de Sousa, casado em Cete em 1644 com Escolástica de Morais Barreto, baptizada em Cete em 31.08.1611, filha de Vicente Carneiro Borges, da quinta do Real, em Paço de Sousa, e de sua mulher Maria de Morais Barreto, de Cete.

Pode encontrá-los na base de dados do Geneall.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Paço de Sousa

#388225 | PTM1 | 09 jan 2018 11:47 | Em resposta a: #388174

Caro confrade António Taveira,
Agradeço imenso a sua ajuda e vou consultar a base de dados.

Cumprimentos
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

Paço de Sousa

#388226 | tmacedo | 09 jan 2018 13:02 | Em resposta a: #388225

Caro confrade Pedro Teixeira de Morais,

A consulta dos paroquiais de Paço de Sousa permitirá entroncar o seu antepassado Veríssimo de Morais Cabral.
Talvez seja neto de Bento Cabral de Morais, capitão de ordenanças, ou de seu irmão Alexandre Barreto Cabral, com geração nascida em final do 1º quartel de 1700s, ambos filhos de outro Bento Cabral de Morais.

Também poderá consultar on-line o estudo de Manuel Abranches de Soveral "Meirelles Barreto de Moraes das Casas do Pinheiro de Cete ...."

Resposta

Link directo:

Paço de Sousa

#388227 | tmacedo | 09 jan 2018 13:04 | Em resposta a: #388226

Errata: O irmão usou Alexandre Ribeiro Cabral e não Alexandre Barreto Cabral, como por engano referi.

Cump.

A. T.

Resposta

Link directo:

Paço de Sousa

#388233 | PTM1 | 09 jan 2018 15:18 | Em resposta a: #388226

Caro confrade António Taveira,
Veríssimo de Moraes Cabral era filho de Bento Cabral e de Ana da Costa.
Este Bento é algum dos que refere!?
Obrigado

Resposta

Link directo:

Paço de Sousa

#388251 | tmacedo | 10 jan 2018 08:50 | Em resposta a: #388233

Caro confrade,

Entretanto vi que já tínhamos, há anos atrás, abordado este tema. E, na altura, após informações por si reveladas, chegado à conclusão que Veríssimo seria filho de Bento Cabral de Morais (filho de outro), solteiro, e de Ana da Costa, também solteira.

Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

Paço de Sousa

#388255 | AnaMiller | 10 jan 2018 12:15 | Em resposta a: #388251

Caro confrade,
Agradeço a sua mensagem.

Por razões pessoais/profissionais, estive um pouco alheado das minhas pesquisas genealógicas, as quais recomecei e já não me lembrava deste assunto.

Tem ideia de quem será filho este meu antepassado Bento de Moraes Cabral?
Cumprimentos
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

Paço de Sousa

#388256 | PTM1 | 10 jan 2018 12:18 | Em resposta a: #388251

Peço desculpa, mas não reparei que na mensagem anterior estava a responder da conta da minha que estava aberta.

Cumprimentos
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

Paço de Sousa

#388763 | PTM1 | 26 jan 2018 15:36 | Em resposta a: #388251

Caro Confrade,
No assento de baptismo de Veríssimo de Moraes Cabral consegui confirmar que era filho de Bento Moraes Cabral, o qual era filho de Bento de Moraes Cabral e de Maria Andrade Borralho, entroncando, desta forma, com os descendentes de Francisco de Moraes, o Cogominho.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Paço de Sousa

#423190 | PTM1 | 14 abr 2020 12:37 | Em resposta a: #388226

Caro Confrade,
Este período em que vivemos permitiu-me regressar às pesquisas genealógicas e aqui estou novamente neste Fórum.
Veríssimo de Moraes Cabral (meu 6.º avô) era neto de Bento Cabral de Moraes, nascido a 10 de maio de 1652 em Paço de Sousa e de Maria Andrade Borralho.
Bento Cabral de Moraes era filho de João Ribeiro Cabral e de Escolástica de Moraes Barreto, neto de Vicente Carneiro Borges, de Paço de Sousa e de Maria Barreto de Moraes, de Cete, dos quais tenho informações dos seus ascendentes.
Caso tenha ligações com esta Família ou interesse no tema, terei todo o gosto em reatar este diálogo.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Paço de Sousa

#423230 | tmacedo | 15 abr 2020 07:44 | Em resposta a: #423190

Caro confrade Pedro Teixeira de Morais,

Conheço bem os ascendentes dessa família de quem minha mulher descende. Os dados colocados na base de dados do Geneall foram por mim fornecidos há mais de 10 anos.

Referi-lhe o estudo de Manuel Abranches de Soveral "Meirelles Barreto de Moraes das Casas do Pinheiro de Cete ...." que está on line. Mas não concordo com tudo o que lá se diz.
A ascendência Barreto que ele defende como boa, não o é. Está errada.

Também discordo em relação á linha Beliagoa da quinta do Real. Julgo que a quinta do Real vinha por Guiomar da Cunha Coutinho e não por seu marido Pedro Borges Carneiro.

Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 01:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen