Passos a seguir quando não se identifica a certidão de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Passos a seguir quando não se identifica a certidão de nascimento

#388234 | Lucyguedes | 09 jan 2018 15:53

Boa tarde,
Gostaria de me informar quais passos devemos seguir quando não se identifica a certidão de nascimento de familiar português a fim de obter a nacionalidade.
Conseguimos localizar vários documentos da família: certidão de nascimento do pai, da irmã, testamento do avô e passaporte do pai entrando no Brasil com ele quando tinha 12 anos, assim como Certidão de casamento dele já no Brasil. Mesmo com todo o empenho, o Arquivo Distrital de Vila Real não conseguiu localizar a certidão de nascimento.
Quais seriam outros documentos que podem evidenciar a existência e nascimento dele em território português? Acredito que a certidão esteja em alguns dos livros danificados pelo tempo pois toda a família dele consta nos arquivos de Vila Real. Nome: Matheus de Ribeiro Carvalho.

Resposta

Link directo:

Passos a seguir quando não se identifica a certidão de nascimento

#388235 | saintclair | 09 jan 2018 16:34 | Em resposta a: #388234

-
Em que ano nasceu o pai? e
....Em que ano nasceu o FILHO?
Sc.

Resposta

Link directo:

Passos a seguir quando não se identifica a certidão de nascimento

#388236 | MCNN | 09 jan 2018 16:51 | Em resposta a: #388234

Boa tarde

De acordo com o pedido de passaporte feito em 24/07/1883, o seu familiar teria 12 anos quando seu pai fez o pedido, o que caso a idade esteja correta apontaria para que o seu familiar tivesse nascido em 1870 ou 1871.

Entretanto, constata-se que o pai do seu familiar também pediu passaporte para o Brasil em 02/04/1870.

Assim sendo, e desculpe-me a pergunta, tem a certeza absoluta que o seu familiar nasceu em Portugal ? Não terá nascido no Brasil aquando da viagem do seu pai em 1870, sendo essa a razão pela qual o batismo não aparece ?

Já agora, sabe a data de nascimento do seu familiar ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Passos a seguir quando não se identifica a certidão de nascimento

#388312 | Lucyguedes | 12 jan 2018 06:02 | Em resposta a: #388236

Bom dia, Sr, agradeço vossa atenção! Acreditamos que Mateus nasceu em Portugal pois sua mãe , Rita Gomes Moreira, permaneceu em Cabeda somente vindo ao Brasil já em idade avançada. Encontramos também a certidão de casamento dele no Brasil onde ele refere ao sacerdote ter nascido em Cabeda, Portugal e ter nascido em 10 de agosto de 1869.
Atenciosamente, Luciana

Resposta

Link directo:

Passos a seguir quando não se identifica a certidão de nascimento

#388313 | Lucyguedes | 12 jan 2018 06:04 | Em resposta a: #388235

Bom dia!
A data de nascimento provável do folho é 10 de agosto de 1869. Não tenho no momento o documento que foi localizado em Vila Real sobre o pai com sua data de nascimento, temos apenas p local que foi a província de Cabeda, região Alijó.
Com meus agradecimentos,
Luciana

Resposta

Link directo:

Passos a seguir quando não se identifica a certidão de nascimento

#388411 | MCNN | 15 jan 2018 16:22 | Em resposta a: #388312

Bom dia

O pai de Mateus Ribeiro de Carvalho faleceu em Cabeda em 28/03/1888, pode ver o assento de óbito aqui:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PALJ18-003-142&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PALJ18-003-142/PRTC0808D_ADVRL-PALJ18-003-Lv142_M_00064.jpg

No anúncio da missa de 30º dia que foi publicado no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, são nomeados, e para além da viúva, 3 filhos (António Gomes Ribeiro de Carvalho, Joaquim Ribeiro de Carvalho e Matheus José de Carvalho) e são referidas filhas (ausentes) sem as nomear.

O António nasceu em 02/08/1859, ainda antes dos pais casarem, tal como pode ver no seu assento de batismo:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PALJ18-001-152&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PALJ18-001-152/PT-ADVRL-PRQ-PALJ18-001-152_m0239.jpg

Tem conhecimento dos nomes das irmãs de Matheus Rodrigues de Carvalho ? Sabe quando e onde nasceram ?

Tinha conhecimento destes dois irmãos do Matheus ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Passos a seguir quando não se identifica a certidão de nascimento

#388802 | Lucyguedes | 28 jan 2018 21:13 | Em resposta a: #388411

Boa tarde, Sr Mário!
Inicialmente, muito obrigada pela atenção, suas informações tem sido de muita importância e estímulo nesta busca.
Eu já havia encontrado o registro de nascimento da irmã de Matheus e primeira filha do casal, a Thereza Augusta conforme link:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PALJ18-001-016&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PALJ18-001-016/PT-ADVRL-PRQ-PALJ18-001-016_m0006.jpg

Após últimas informações obtidas pelo senhor, me coloquei a pesquisar porém ainda sem sucesso os registros dos demais irmãos.

O fato dos dois irmãos terem nascidos na mesma região Vila Real me fazem ter mais esperança em obter o registro de Matheus. Irei procurar atenciosamente no distrito de Braga pois centralizei as pesquisas em Alijó.
Com sinceros agradecimentos,
Luciana

Resposta

Link directo:

Passos a seguir quando não se identifica a certidão de nascimento

#445394 | Bruno_ribeiro21 | 21 jan 2023 17:04 | Em resposta a: #388802

Acabo de descobrir que você é minha prima, podemos se ajudar

Resposta

Link directo:

Passos a seguir quando não se identifica a certidão de nascimento

#445395 | Bruno_ribeiro21 | 21 jan 2023 17:07 | Em resposta a: #388802

Estou fazendo a arvore genealógica da familia pelo Familysearch. Sou descendente de Joaquim Ribeiro de Carvalho. Os descentes dos outros filhos de Matheus Ribeiro de Carvalho (Pai) moram no Rio de Janeiro, e cresceram juntos.

https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/GXWD-WL4

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 06:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen