A que titulo pertence o seguinte Brasão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Títulos

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388481 | Henrique! | 17 jan 2018 14:51

Caros confrades,

agradeço encarecidamente que me possam ajudar a encontrar o título correspondente para este brasão, cujo anel está em posse do meu pai, que acredito ser da minha família.
com os melhores cumprimentos,

Henrique De Silva Carvalho.

https://www.facebook.com/henrique.carvalho.7315720

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388482 | natercia7 | 17 jan 2018 15:18 | Em resposta a: #388481

Bom dia confrade,
Acredito também que o seu Pai seja da sua familia; agora o anel ? Cpts Natércia

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388484 | FilipeFlard | 17 jan 2018 16:27 | Em resposta a: #388481

Confrade Henrique,

Pelos meus parcos conhecimentos de heráldica, diria que se trata de um escudo esquartelado em que se acham combinadas as armas de quatro famílias. Suponho que o 2º quartel possa ser Pinheiro, o 3º talvez Barbosa e o 4º talvez Ferreira. O 1º, que deve ser o da varonia, não percebo muito bem...

Sugiro que aguarde o parecer de algum confrade mais versado na matéria, mas deixo aqui, de qualquer forma, o meu "palpite".

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388486 | RCorreia | 17 jan 2018 16:43 | Em resposta a: #388481

Caro Henrique

As armas (brasão) não têm que corresponder a um título mas são as de uma pessoa a quem foram dadas para que as usasse como suas.

A utilização em aneis servia muitas vezes de sinete e apresenta-se invertida como é o caso.

Pela identificação dos apelidos representados será possível pesquisar a quem terão sido atribuidas.

O timbre com um elmo é igualmente indicador da não associação a um título, caso em que as armas poderiam ter uma coroa representativa do mesmo, ou seja, do eventual título do seu possuidor.

Neste caso parece-me numa primeira leitura (a imagem não me ajuda) que os quarteis são I - Silva II - Brandão III- Ferreira IV - Barbosa. Esses apelidos dizem-lhe algo?

Cumpts
RCC

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388487 | CAAM | 17 jan 2018 16:44 | Em resposta a: #388481

Boa tarde,

Brandão, Barbosa, Ferreira são os apelidos representados, do II ao IV quartéis. Em relação ao último não tenho uma certeza plena. Quanto ao I quartel (e timbre), poderá ser várias coisas, inclusivamente Silva (Castelo Branco, etc). Teriamos de cf. com dados genealógicos. Existe uma diferença no primeiro quartel, o que poderá indicar que houve Carta de Armas. Como sinete, o desenho encontra-se invertido. Parece ser do século dezanove (ou uma cópia posterior de um desenho oiticentista), com marcas de uso aparentemente consentâneas (tanto quanto numa fotografia é possível ver). Julgo que já deverá saber estas coisas, total ou parcialmente. Sobre o escudo encontra-se um elmo de nobre, aberto, como o eram em grande maioria, sem quaisquer elementos que nos permita relaciona-lo com um título. Mais uma vez, seria necessário cruzar a informação a partir heráldica.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Miranda

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388488 | FilipeFlard | 17 jan 2018 17:03 | Em resposta a: #388481

Li as armas ao contrário! Retificando:

I - ?
II - Brandão;
III - Ferreira;
IV - Barbosa.

Confrades, no quartel que se crê ser Silva ou Castelo Branco, diferenciado aparentemente por uma brica, não há ao lado do leão algo que parece ser uma árvore? Ou será apenas desgaste da peça?

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388489 | CAAM | 17 jan 2018 17:19 | Em resposta a: #388488

Rectifico: Barbosa é o IV e o III possivelmente Ferreira como indicado pelos outros confrades.
CM

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388494 | RCorreia | 17 jan 2018 18:23 | Em resposta a: #388486

Luís Alves de Lima e Silva, Barão, Conde, Marquês e Duque de Caxias teve um escudo com 3 destes apelidos (Silva, Brandão, Ferreira)

Os apelidos Silva, Brandão (com trifólio de diferença nos Silva) estão também presentes nas armas de Francisco Pinto Brandão.

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388495 | RCorreia | 17 jan 2018 18:43 | Em resposta a: #388494

Acabei de ver a imagem ampliada e confirmo a minha leitura inicial.

A representação dos metais e cores também corresponde.

O elmo leva o timbre dos Silva.

RCC

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388496 | Henrique! | 17 jan 2018 18:47 | Em resposta a: #388486

Caro confrade,
foi apenas do meu humilde conhecimento de heráldica que conclui que o brasão que vos apresentei poderia correspondente a um titulo. A presença do elmo na parte superior do brasão levou-me a pensar tal.
Para de facto perceber se sequer alguma vez esteve ligado a um titulo é que necessito de uma ajuda mais especializada. Por acaso não sabe se há alguém ou alguma entidade que mo possa esclarecer?
Muito obrigado,

Henrique De Silva Carvalho.

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388499 | FilipeFlard | 17 jan 2018 19:37 | Em resposta a: #388494

Confrade RCorreia,

Creio, contudo, que as armas que estão no anel não poderão estar ligadas à família do Duque de Caxias, pois o confrade que pergunta é, ao que tudo indica, português e não brasileiro.
Pelo pouco que sei, o cartório de nobreza do Brasil usava as armas dos armigerados portugueses como meros logotipos, de modo que qualquer um que usasse determinados apelidos poderia utilizar os ditos "brasões de família" na composição de suas próprias armas, mesmo sem descender do armigerado.

Por outro lado, localizei na base do GeneAll, entre os descendentes do Duque de Caxias, uma filha de nome Ana Eulália da Câmara, filha do duque e de mãe incógnita, que se casou com Francisco Henrique César de Vasconcelos Câmara de Noronha, de quem teve alguns filhos, dentre os quais Luís Henrique de Noronha.
Este Luís Henrique de Noronha casou-se com Lídia de Mendonça Barbosa da Silva em 1892.
As armas em questão poderiam, portanto, ser de um filho deste casal!
Seria este o caso?
Cabe ao confrade Henrique responder.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388505 | Henrique! | 17 jan 2018 22:31 | Em resposta a: #388499

Caro confrade Filipe,

fico muito agradecido pelo trabalho que teve. Infelizmente não é o caso.
Mais uma vez muito obrigado,

Henrique De Silva Carvalho.

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388515 | RCorreia | 18 jan 2018 11:14 | Em resposta a: #388499

Caros Filipe e Henrique e demais participantes

O facto do título do Duque de Caxias ser brasileiro não significa serem ilegitimas ou assumidas as suas armas, tanto mais que as regras heráldicas do Brasil certamente se baseavam nas de Portugal. De todas as formas o reparo do Filipe faz sentido pois ali houve mais "liberdades" na utilização destes símbolos pessoais.

A outra família que referi (http://miguelboto.blogspot.pt/2011/05/francisco-pinto-brandao.html) tem ligações a Ovar e a Montemor-o-Velho. O Henrique poderá dizer se isso lhe diz qualquer coisa.

RCC

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388526 | Henrique! | 18 jan 2018 15:55 | Em resposta a: #388515

Caros confrades,

infelizmente, este outro caso que me apresenta também não está relacionado com a minha família. Agradeço também o esforço.
com os melhores cumprimentos,

HSC.

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388567 | FilipeFlard | 18 jan 2018 23:10 | Em resposta a: #388526

Caro confrade Henrique,

Considerando que o confrade tem o apelido Silva, poderia informar até onde tem pesquisada a árvore genealógica deste ramo da família e se tem conhecimento da existência de antepassados Brandão, Ferreira ou Barbosa vinculados a estes Silva?
As armas talvez possam ser de um ancestral seu ainda não identificado na pesquisa genealógica.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388593 | Henrique! | 19 jan 2018 15:43 | Em resposta a: #388567

Caro confrade Filipe,

esse é exactamente o problema com que me deparo, pois nem o apelido Ferreira ou Barbosa parecem aparecer em nenhum dos meus antepassados conhecidos. O apelido Silva não é do mesmo ramo da família que tem o apelido Brandão. O que me interessava mesmo era a possível existência de um título associado aquelas armas.
Cumprimentos,

Henrique De Silva Carvalho.

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388595 | CAAM | 19 jan 2018 17:31 | Em resposta a: #388593

Caro confrade Henrique,

Tem de fazer investigação genealógica na sua árvore. Poria em primeiro lugar essa via. A outra seria tentar encontrar uma plausível Carta de Armas. Não há nada para já que remeta para um título, pelo menos para já.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Miranda

Resposta

Link directo:

A que titulo pertence o seguinte Brasão

#388601 | Henrique! | 19 jan 2018 18:09 | Em resposta a: #388595

Assim o farei.
Obrigado.
Com os melhores cumprimentos,

Henrique De Silva Carvalho.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 12:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen