Invasões Francesas - militar que se fixou em Vila Nova de Paiva e arredores, de apelido Pennis ou Pe

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Eventos | Famílias | Genética | Pessoas

Invasões Francesas - militar que se fixou em Vila Nova de Paiva e arredores, de apelido Pennis ou Pe

#388654 | anasalmeid | 21 jan 2018 17:36

Na minha pesquisa sobre os costados descobri que um dos ramos da família é descendente de um militar francês de apelido Pennis ou Peniz(??) que terá fixado morada no lugar da "Malhada" arredores de Vila Nova de Paiva (antiga Barrelas).
Encontrei, ainda, referência a vários indivíduos com esse apelido "Penis/Peniz" em Pendilhe. Também é curioso que nas mulheres da família encontra-se o apelido correspondente - "Peniza" talvez derivado de Penis ou "Penise" (???).
No entanto, mantém-se a dúvida quanto ao indivíduo original que terá ficado por aquelas terras.
Se algum dos confrades tiver informação adicional, agradeço.
Saudações.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Invasões Francesas - militar que se fixou em Vila Nova de Paiva e arredores, de apelido Pennis ou Pe

#388673 | Canelas | 22 jan 2018 15:28 | Em resposta a: #388654

Cara Ana Almeida,
Boa tarde,
Presumo que as referências que encontrou tenham sido extraídas de registos paroquiais. Temos de admitir que a transcrição pode padecer de alguma imprecisão, corruptela, etc, fruto do desconhecimento da língua francesa por parte dos redactores dos assentos.
É que numa simples consulta no site francês de genealogia www.filae.com não figuram os patronímicos que refere, o mais aproximado que aparece é PANIS, que terá sido aportuguesado. É o primado da fonética.
Dou-lhe um exemplo, também tenho ascendência na região de Viseu - Penalva do Castelo . Em diversos assentos paroquiais da freguesia da Ínsua se refere que Jean Hermann, meu tetravô, militar que integrava o Regimento Hanoveriano (KGL, King´s German Legion), ao serviço do exército britânico, durante a Guerra Peninsular, era natural de Log, ou Logo, na Alsácia, quando, na realidade se tratava de Lohr, diocese de Estrasburgo.
Permita-ma uma sugestão, por quê não recorrer ao forum francês de genealogia que indiquei e colocar lá a questão?
Talvez se possam abrir outras perspectivas de pesquisas, diferentes das que já explorou em Portugal.

Cumprimentos,
César Tavares

Resposta

Link directo:

Invasões Francesas - militar que se fixou em Vila Nova de Paiva e arredores, de apelido Pennis ou Pe

#388674 | saintclair | 22 jan 2018 15:54 | Em resposta a: #388673

-
Talvez Penny;
https://www.pagesjaunes.fr/recherche/francs-33/penni
Sc.

Resposta

Link directo:

Invasões Francesas - militar que se fixou em Vila Nova de Paiva e arredores, de apelido Pennis ou Pe

#388675 | LDS | 22 jan 2018 16:11 | Em resposta a: #388654

> É que numa simples consulta no site francês de genealogia www.filae.com não figuram os patronímicos que refere, o mais aproximado que aparece é PANIS, que terá sido aportuguesado. É o primado da fonética.

Sem dúvida verdade. Só que na realidade o site www.filae.com dá 55 respostas com o apelido Pennis e outras 6 para Peniz. Mais 973 com a grafia Penis...

Resposta

Link directo:

Invasões Francesas - militar que se fixou em Vila Nova de Paiva e arredores, de apelido Pennis ou Pe

#388699 | anasalmeid | 23 jan 2018 22:31 | Em resposta a: #388673

Boa noite:
Agradeço a informação e tentarei obter outros dados seguindo a sugestão do site francês.
Obrigada.
Cumprimentos
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Invasões Francesas - militar que se fixou em Vila Nova de Paiva e arredores, de apelido Pennis ou Pe

#388702 | anasalmeid | 23 jan 2018 23:46 | Em resposta a: #388654

Caros confrades:

Na minha pesquisa descobri, curiosamente, que na mesma freguesia - Pendilhe (V.N. de Paiva) - existe outra família descendente de outro militar francês com apelido "Medalon". Têm-me contado histórias acerca de um regimento francês que, na fuga se terá perdido e, cedendo à fome e às privações, terá andado por aquelas zonas em busca de auxílio.

Relativamente ao meu antepassado não sei como era, efetivamente, a grafia original - a mais antiga que encontrei foi "Penis" e "Peniza" na versão feminina.
Espero que alguém relacionado com esta família possa trazer mais informação.
Cumprimentos.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Invasões Francesas - militar que se fixou em Vila Nova de Paiva e arredores, de apelido Pennis ou Pe

#388710 | Canelas | 24 jan 2018 12:53 | Em resposta a: #388702

Cara Ana Almeida,

Pode, também, recorrer ao site http://www.servicehistorique.sga.defense.gouv.fr/, Services Historiques de La Défense, do exército francês que contém muita informação disponível on-line, designadamente, do período imperial.
É apenas uma sugestão, já que em Portugal a pesquisa parece estar difícil.
Cumprimentos,
César Tavares

Resposta

Link directo:

Invasões Francesas - militar que se fixou em Vila Nova de Paiva e arredores, de apelido Pennis ou Pe

#388743 | anasalmeid | 25 jan 2018 23:27 | Em resposta a: #388710

caros confrades:

Neste momento estou a tentar recolher informação dos sites que me sugeriram, embora alguns sejam de difícil acesso online.

A todos o meu agradecimento.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Invasões Francesas - militar que se fixou em Vila Nova de Paiva e arredores, de apelido Pennis ou Pe

#389009 | anasalmeid | 04 fev 2018 17:38 | Em resposta a: #388654

Se algum descendente dos parentes que aqui são referidos ler esta mensagem, por favor entre em contacto comigo.
_ absalves2742@gmail.com

Os meus agradecimentos.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 09:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen