Ajuda para Leitura de uma página

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda para Leitura de uma página

#388957 | naviocabral | 02 fev 2018 01:16

Boa Noite

Preciso de ajuda para ler uma pagina e nesta o 2º, 3º e 4º falecimentos.

Estou construindo a arvoré genealogica de minha familia, e não consigo encontrar os pais e o assentamento de João Cabral natural de contim, freguesia de Castelo, Moimenta da Beira. Nascido entre 1635 e 1660 imagino. Casado com Maria Mendes em 04/04/1672, falecido com diferenças de dias, ele e sua mulher em Dezembro de 1699. Pai de Antonio Cabral nascido em 13/08/1696 e batizado em 05/09/1696, este casado com Maria de Jesus.

Nesta pagina encontrei o falecimento tanto de João Cabral como Maria Mendes, porém no 4º falecimento também tem um João Cabral que imagino ser o primo de meu antepassado.

http://cloud.archeevo.pt/viewer?id=21473&FileID=399673

Desculpe-me se prolonguei-me, mas diante do livro que estou escrevendo seria muito importante conseguir construir toda a arvore.

Tenho rastreado livro a livro, pagina a pagina, pela Torre do Tombo.

Talvez com essa tradução eu consiga encontrar informações para a descoberta de onde João Cabral (marido de Maria Mendes), realmente nasceu.

Agradeço de coração.

Obrigado

Carlos Alberto Cabral
Brasil - São Paulo

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#388981 | Bemoraes | 03 fev 2018 01:51 | Em resposta a: #388957

Qual seria a página ?
Aparecem muitos registros.
Disponha,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#388982 | Bemoraes | 03 fev 2018 02:19 | Em resposta a: #388981

Se for a 16, numa olhada rápida:
24.12.1699, faleceu Mª Mendes, mulher de João Cabral... não fez testamento.

27.12.1699, faleceu João Cabral, marido de Mª Mendes, com todos os sacrmentos,fez testamentos, pede missas.

13.1.1700, Domingos, solteiro, não fez testamento ( não é um Cabra, fillho de um Roiz)

!4.1.1700, João Cabral solteiro, filho q ficou de João Cabral. Fez tetamento pede missas por sua alma e deixa o quinhão que lhe couber a sua tia C.... Rebello.... e seu tio Jeronimo Cabral.
Com mais calma pode ser que se decifre tudo.

Att.,
Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#388983 | naviocabral | 03 fev 2018 15:35 | Em resposta a: #388957

Querida Maria Alice

Não tenho pressa. Como disse estou montando toda a arvore de minha familia, até o ano de 1672, deu muito trabalho mas consegui, porque sempre vinha o nome dos pais e avós. Mas antes disso ficou dificil. Então comecei a procurar pelas certidões de óbitos para ver se aparece alguma informação. Na realidade estou precisando descobrir o antecessor de João Cabral, este casado com Maria Mendes, e onde começo a procurar e dar continuidade na arvore. Conforme a história a Paroquia Nossa Senhora da Conceição, começou a ser construida em 1590 e provavelmente deve ter demorado por volta de 10 a 20 anos. Isso significa que os registros desta época talvez esteja em Paradina ou Leomil, mas sem ter a referencia do pai de João Cabral, fica dificil.

Desta forma pedi pela leitura destas, para tentar acender uma luz.

Isto é muito importante para mim. Perdi toda a minha familia, tirando meus filhos, não tenho mais ninguem aqui no Brasil. E tenho certeza que tenho familiares em portugal, Meus heróis, meu Pai e Avô, quiserem voltar a Portugal, mas não conseguiram. Meu Pai queria de toda forma montar a arvore, mas infelizmente faleceu. Estou tentando construi-la em homenagem a eles.

Agradeço de coração muito muito a sua ajuda.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#388991 | jlrsousa | 03 fev 2018 19:25 | Em resposta a: #388957

Aqui vai a minha interpretação do assento do João Cabral no fundo da página. Deduzo que provavelmente fosse filho de João Cabral e Maria Mendes. João Cabral (pai) era de Contim, termo do Castelo. Pelo assento de óbito de João Cabral (filho) temos que provavelmente João Cabral (pai) tinha pelo menos dois irmãos (ou tios) (Domingos e Jerónimo Cabral). Domingos Cabral terá casado em 1667/68 com Catarina Rodrigues de São Cosmado (http://cloud.archeevo.pt/viewer?id=13976&FileID=43870) e aí se escreve que era oriundo do Castelo, mas tão pouco se indicam os pais. Os assentos de casamento desta época muitas vezes não fazem referência aos pais dos noivos pelo que as pesquisas se complicam.

Aos catorze dias do mês de janeiro da era de mil e setecentos, faleceu João Cabral, solteiro, filho que ficou de João Cabral, com todos os sacramentos. Fez testamento in scriptis [por escrito]. Deixou que por sua alma lhe mandassem dizer [17?] missas das chagas e [dois] ofícios cada um de nove lições, e mais quatro missas, uma à Sra. da Conceição, outras às necessidades, outra a S. [Gonçalo?], outra à Senhora da Lapa. E deixou o seu quinhão que lhe couber do [???] a sua tia [Cosma?, Carma?, Catarina?] Rebela, e seu vestido a seu tio Jerónimo Cabral, e deixou seus irmãos por seus herdeiros e seu tio Domingos Cabral de São Cosmado por seu testamenteiro. Deixou às confrarias cada uma meio alqueire de pão, à irmandade do Sarzedo um alqueire [posto?] virem acompanhar. Sepultou-se na capela de [??] e por verdade fiz este era ut supra.

José Rodrigues Guedes, Reitor

Boa sorte nas suas pesquisas.

João Sousa

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#389003 | naviocabral | 04 fev 2018 14:32 | Em resposta a: #388991

Bom Dia

João Sousa

Muito obrigado.

Como disse é uma honra para mim, poder construir toda a arvore de minha família. Tenho certeza que tanto meu Pai como meu Avô, estão lá em cima felizes por isso.

A trajetória daqui para frente sei que será difícil, mas com sorte e auxilio dos confrades, conseguirei.

Obrigado de coração mais uma vez

Carlos Alberto Cabral

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#389012 | malimo | 04 fev 2018 18:21 | Em resposta a: #389003

Caro Carlos Alberto,
O João Souza respondeu muito bem. São sempre dados que vai acrescentando.
O seu Cabral está parado na mesma época dos meus Moraes ( que conservamos por séculos ).
Não consigo recuar por falta de livros disponíveis em Bragança ( guardados a sete chaves ).
Penso que só os genealogistas, principalmente os de Trás os Montes como o Filipe Pinheiro de Campos, que já teve tópicos interessantes aqui, saibam sobre os registros mais antigos.
Pode ser que neste forum encontre algum tópico sobre esta parte mais antiga.
Seriam os Cabrais de Contim, Castelo,Vila Real.
Há ainda páginas de família neste site.
Nem sei como se anda para trás a partir 1570.
Já procurei no excelente Portal Português de Arquivos e Nós Portuguêses.
Quanto à certeza de ter parentes em Portugal, claro, muitos primos. Talvez possa encontrá-los nas páginas brancas ou nas comunidades portuguesas, depois que fizer a rota da família antes de ir para o Brasil. E presumo que saiba a razão da ida.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#389013 | naviocabral | 04 fev 2018 19:26 | Em resposta a: #388957

Querida Maria Alice

Após a resposta fantastica de João Sousa, já me debrucei nos livros página a página, mas esta dificil de encontrar. Vasculhei todos os livros de Sazedo e nada. Castelo os livros começam apenas a partir de 1647, provavelmente devido a construção da Paróquia. Tambem existe o problema do incendio que ocorreu em 1800 e que provavelmente queimou alguns livros.

Desta forma fica praticamente impossivel continuar sem um rumo a seguir. Os Cabrais começaram lá em 1270, obviamente nunca foi o sonho conseguir chegar até lá. Mas gostaria de chegar ao menos em 1500 e ver se existe alguma proximidade a Pedro Alvares Cabral.

O que me deixa triste parcialmente foi chegar tão próximo e ter de parar. Ainda estou insistindo e vendo alguns livros, mas a continuidade praticamente já é finda.

Eu poderia até supor que o pai de João Cabral fosse Jeronimo Cabral ou Domingos Gil Cabral (encontrado em Sazedo e em São Cosmado), mas sem encontrar o batismo real de João Cabral não faz sentido.

Continuo a olhar livros por volta de 1640 a 1655 porque só pode ser por volta desta data. Já que o casamento dele foi 4/4/1672 e em volta ao assento esta escrito "já maior", o que me diz que provavelmente ele deveria ter passado a maioridade a pouco tempo. Em Portugal antigamente a maioridade era alcançada aos 21 anos.

Estou traçando inclusive rotas dos mapas e pegando as freguesias vizinhas, mas mesmo assim sem ter o assento do batismo fica cada vez mais dificil.

Assim como você, tenho muitos amigos que estão torcendo para que eu encontre, já que alguns deles até consegui ajudar na procura de seus familiares.

Gostaria de ter tudo a mão, pois minha partida do Brasil para Portugal deverá ocorrer até o final do ano e provavelmente devo me estabelecer em Fronhas, Arganil, de onde vem minha esposa. Mas como disse gostaria de já ter montado tudo, inclusive antes de procurar por familiares que com certeza devo ter.

De qualquer forma vou tentar continuar.

Obrigado de coração

Carlos Alberto Cabral

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#389025 | naviocabral | 05 fev 2018 10:59 | Em resposta a: #389012

Querida Maria Alice

Após a resposta fantastica de João Sousa, já me debrucei nos livros página a página, mas esta dificil de encontrar. Vasculhei todos os livros de Sazedo e nada. Castelo os livros começam apenas a partir de 1647, provavelmente devido a construção da Paróquia. Tambem existe o problema do incendio que ocorreu em 1800 e que provavelmente queimou alguns livros.

Desta forma fica praticamente impossivel continuar sem um rumo a seguir. Os Cabrais começaram lá em 1270, obviamente nunca foi o sonho conseguir chegar até lá. Mas gostaria de chegar ao menos em 1500 e ver se existe alguma proximidade a Pedro Alvares Cabral.

O que me deixa triste parcialmente foi chegar tão próximo e ter de parar. Ainda estou insistindo e vendo alguns livros, mas a continuidade praticamente já é finda.

Eu poderia até supor que o pai de João Cabral fosse Jeronimo Cabral ou Domingos Gil Cabral (encontrado em Sazedo e em São Cosmado), mas sem encontrar o batismo real de João Cabral não faz sentido.

Continuo a olhar livros por volta de 1640 a 1655 porque só pode ser por volta desta data. Já que o casamento dele foi 4/4/1672 e em volta ao assento esta escrito "já maior", o que me diz que provavelmente ele deveria ter passado a maioridade a pouco tempo. Em Portugal antigamente a maioridade era alcançada aos 21 anos.

Estou traçando inclusive rotas dos mapas e pegando as freguesias vizinhas, mas mesmo assim sem ter o assento do batismo fica cada vez mais dificil.

Assim como você, tenho muitos amigos que estão torcendo para que eu encontre, já que alguns deles até consegui ajudar na procura de seus familiares.

Gostaria de ter tudo a mão, pois minha partida do Brasil para Portugal deverá ocorrer até o final do ano e provavelmente devo me estabelecer em Fronhas, Arganil, de onde vem minha esposa. Mas como disse gostaria de já ter montado tudo, inclusive antes de procurar por familiares que com certeza devo ter.

De qualquer forma vou tentar continuar.

Obrigado de coração

Carlos Alberto Cabral

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#389243 | naviocabral | 12 fev 2018 19:50 | Em resposta a: #388991

Boa Tarde
João Sousa

Algumas descobertas foram feitas e necessito do vosso entendimento.

Domingos e Jeronimo eram filhos de Jeronimo Cabral.

Procurei em todos os livros de Moimenta da Beira e em mais 3 livros de Armamar próximo a Contim e não encontrei nenhum João ou João Cabral nascido de alguem com o sobrenome Cabral, nem homem e nem mulher, que houvesse nascido entre 1635 a 1655, devido ao mesmo ter-se casado em 1672, o que daria por volta de 23 anos, idade média que casava-se naquela época.

Conforme vossa tradução, me veio a calhar o testamento deixado a Irmandade de Sarzedo. E que talvez João Cabral tivesse sido adotado, já que Jeronimo Cabral teve em toda período procurado apenas 2 filhos, enquanto que todos os seus descendentes tem em media 5 filhos. Foi quando resolvi procurar algum Cabral em Sarzedo e encontrei os 2 registros a seguir:

http://cloud.archeevo.pt/viewer?id=22483&FileID=442952

Neste 1º assento o João filho de Maria (solteira) é filha de Domingos Roiz. Ano de 1649.

http://cloud.archeevo.pt/viewer?id=22483&FileID=442973

Neste 1º assento a Maria filha de Maria Roiz (solteira) também é filha de Domingos Roiz, portanto a mesma Maria mãe de João, e do mesmo Domingos Roiz, mas quer me parecer que foi entregue Maria a Jeronimo Cabral, que também poderia ter levado o João.

Meu questionamento e solicitando vosso conhecimento, que já deve ter visto muitas histórias aqui, é que se posso considerar este João como sendo João Cabral que veio a casar-se com Maria Mendes em 04/04/1672 conforme 2º assento abaixo:

http://cloud.archeevo.pt/viewer?id=21476&FileID=400442

Obrigado

Carlos Alberto Cabral

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#414046 | naviocabral | 20 abr 2019 01:33 | Em resposta a: #388957

Boa Noite.
Peço que me ajudem a traduzir 2 assentos, estou com dificuldades para entender
Trata-se do 2° e 3° assento de casamento de joao cabral e maria cabral respectivamente

https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=21476&FileID=400442

Obrigado

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#414117 | jlrsousa | 23 abr 2019 22:53 | Em resposta a: #414046

Vejo que finalmente conseguiu avançar, parabéns! Aqui vão os assentos que mencionou:

Aos 4 dias do mês de abril de 1672 anos recebi João Cabral com Maria Mendes do lugar de Contim, termo de Castelo, estando presentes Pedro Cardoso, Manuel Fernandes, Manuel Rebelo [???], com a maior parte do povo, de que fiz este termo que me assino.
O padre Francisco Rebelo

Aos 22 dias do mês de maio de 1672 anos recebi [Jerónimo?] Gomes e Maria Cabral do lugar de Contim, termo de Castelo, estando presentes Pedro Cardoso, [Joao?] Mendes, Francisco Gomes e a maior parte do povo, de que fiz este termo em que me assino.
O padre Francisco Rebelo

A única dúvida que me fica é se o nome do noivo do segundo assento será Jerónimo, Jacinto ou outro...Não sei se terá algum outro dado que lhe permita confirmar este ponto.

Cumprimentos,

João Sosua

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#414122 | naviocabral | 24 abr 2019 02:02 | Em resposta a: #414117

Agradeço muito João Sousa. Realmente a procura é gratificante e prazerosa, mas devo confessar muito desgastante. Estou agora a passar freguesia por freguesia, com a finalidade de descobrir o antepassado de João Cabral, pois ele é a minha reta. Mas esta muito dificil, porque em nenhum lugar até agora visto consigo encontrar o nome do pai dele. Ao final de toda a pesquisa não conseguir encontrar, vou ter de aceitar a hipótese que escrevi acima, de que ele fora adotado.
Talvez com a experiencia em genealogia e estudos da época que vocês tem, consigamos presumir tal situação.
Para mim seria extremamente gratificante.

Obrigado mais uma vez, e qualquer dica será muitissimo bem vinda.

Abraços

Carlos Cabral

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#414131 | jlrsousa | 24 abr 2019 15:54 | Em resposta a: #414122

Para esta época em (século XVI) é frequente os párocos não indicarem os nomes dos pais nos registos de casamento. Pode acontecer que estes venham mencionados nos registos de baptismo dos seus netos, ou ainda os filhos virem mencionados nos assentos de óbito dos pais. Ou que as pessoas que procuramos venhamo mencionadas em assento de outras pessoas como padrinhos de casamento ou baptismo.

De qualquer forma, não se pode inferir adoção apenas porque não se encontra menção aos pais em nenhum documento, e se não há suporte documental para a adopção, não deve ser considerada esta hipótese.

Resposta

Link directo:

Ajuda para Leitura de uma página

#414137 | naviocabral | 24 abr 2019 22:12 | Em resposta a: #414131

Talvez tenha me expressado mal e peço desculpas.

Apenas fiz uma suposição. Jamais colocaria em minha arvore uma situação que não é real.

Mesmo assim continuo procurando em todos os livros a informação necessária. Devo estar indo a Portugal no final deste ano e se até lá não encontrar nada, Vou direto a Diocese de Lamego, pois lá estão os registros que não estão a torre de tombo. Pelo menos estas são as informações que tenho.

Agradeço imensamente as suas informações e mais uma vez desculpo-me se dei esta interpretação.

E novamente peço ajuda e caminhos se possível, nesta minha empreitada, gostaria de chegar o mais longe possível. Muitos me perguntam se quero chegar até Pedro Alvares Cabral, e digo que se for parente vou ficar muitissimo contente, mas se não for também ficarei extremamente feliz, pois consegui o objetivo de saber de onde vim.

Quando estive em Portugal a 2 anos atras, chegaram até a me perguntar se tinha parentesco com o conde de vizela, por causa do nome, achei até engraçado. Mas não tenho. Deve ser por causa do meu nome completo que é Carlos Alberto Cabral.

A intenção mesmo é saber de onde vim e todas as gerações ao longo dos séculos.

Um forte abraço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 16:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen