Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#388989 | genealogia80 | 03 fev 2018 18:15

Boa tarde,


Procuro informações sobre as seguintes pessoas:


§ 1
CARVALHO, FREITAS e SÃO MIGUEL
Pussos, Alvaiázere


I- MANUEL DE CARVALHO, nat. do lugar de Carvalhal, freg.ª de Pussos, concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, f.º de Álvaro Carvalho e de Maria Silveira, ambos da freg.ª de Pussos. Casou, no dia 8 de Janeiro de 1711, no lugar de Carvalhal, com ISABEL DE FREITAS, que foi bapt. 25 de Novembro de 1685, nat. do lugar de Carvalhal, a qual era f.ª de Manuel Lopes e de Catarina de Freitas, casados no dia 15 de Agosto de 1673, na dita freg.ª de Pussos.
Tiveram, pelo menos:
--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO, que segue:


--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO , nat. do lugar de Carvalhal, foi bapt. 30 de Outubro de 1711. Casou, no lugar de Feteiras, freg.ª de Pussos, no dia 2 de Outubro de 1736, com BERNARDA DE SÃO MIGUEL, nat. de Feteiras onde foi bapt. 27 de Agosto de 1719, f.ª de Álvaro de Carvalho e de Teresa de São Miguel , casados no lugar de Feteiras, Pussos, no dia 27 de Outubro de 1718. Neta pat. de Fabião de Carvalho e de Maria Silveira – casados no dia 25 de Fevereiro de 1666, em Pussos – e neta mat. de Baltazar Antunes, nat. do lugar de Jordões (freg.ª de Pussos) e de Maria de São Miguel, de Feteiras – casados no dia 13 de Agosto de 1679, na freg.ª de Pussos, Alvaiázere.
Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos e todos naturais de Pussos:
---III- MANUEL, bapt. 15 de Setembro de 1737, s.m.n.
---III- MARIA, bapt. 6 de Dezembro de 1739, s.m.n.
---III- FRANCISCA, bapt. 19 de Setembro de 1742, s.m.n.
---III- ANTÓNIO, bapt. 1 de Fevereiro de 1745, s.m.n.
---III- JOSÉ ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO.
---III- ANTÓNIO, bapt. 21 de Novembro de 1749, s.m.n.



Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#389187 | genealogia80 | 09 fev 2018 20:47 | Em resposta a: #388989

Boa noite.


Renovo este tópico sobre Famílias mencionadas.


Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#389722 | genealogia80 | 02 mar 2018 20:54 | Em resposta a: #388989

Boa noite.


Renovo este tópico sobre Famílias mencionadas acima.


Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#390149 | genealogia80 | 15 mar 2018 22:01 | Em resposta a: #388989

Boa noite.


Renovo este tópico sobre as Famílias mencionadas.


Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#390327 | isabeldias | 22 mar 2018 22:44 | Em resposta a: #390149

Boa noite

O Padre Henrique da Silva Louro na sua monografia "CARDIGOS .Subsidios para a sua história" refere na pag 242 :"...FREI Francisco de Maria Santissima .Também chamado Frei Francisco José de Carvalho, filho de Manuel de Carvalho e de Isabel Bernardina, de Vila Nova de Pussos, Bispado de Coimbra.Nasceu em Cardigos a 9-4-1778.Professou no convento da Boa Hora ( Lisboa) da Congregação dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho em 1806.Por ocasião das invasões francesas que devastaram Cardigos pediu licença para ajudar seu pai e uma irmã que aqui viviam..."
Ao elaborar a árvore da minha familia com base na informação digitalizada no Tombo ( tenho um ramo com o apelido Carvalho), tomei nota de que existe um assento de batismo ( vila de Cardigos) de Maria , filha de José António de Carvalho natural de Casalinhos -Pussos Coimbra, que nasceu em 1774.E é neta de António Lopes de Carvalho e de Bernarda de ...Miguel ...de ... Pussos -Coimbra.
A mãe da Maria era de uma aldeia de Cardigos.
O livro referido indica uma lista de escrivaes de Cardigos , em que existe um Manuel Carvalho em 1669.Existe também um tesoureiro em 1791-92 com o nome de Manuel Carvalho .

Cumps

Isabel Dias

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#390329 | isabeldias | 22 mar 2018 23:00 | Em resposta a: #390327

Em complemento de informação anterior : O assento indicado está no livro de batismos de 1773-1812 -pag 34

Cumps

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#390566 | genealogia80 | 31 mar 2018 21:21 | Em resposta a: #390327

Boa noite.


A sua antepassada Maria, nascida em 1774, era irmã de uma antepassada minha, Teodora Maria.

Não faço ideia de onde vem o nome SÃO MIGUEL, pois a antepassada mais recuada que tenho, é Maria de São Miguel, de Feteiras, Pussos, casada com Baltazar Antunes em 1679.

É curioso que em Pussos, há alguns Padres que são São Miguel e que são Párocos que assinam alguns dos Registos de Baptismo.

Onde refere que: «O livro referido indica uma lista de escrivaes de Cardigos , em que existe um Manuel Carvalho em 1669.Existe também um tesoureiro em 1791-92 com o nome de Manuel Carvalho.» Sabe de quem eram filhos os dois respectivos Manuéis Carvalho?

Muito obrigado por responder! Somos ainda parentes!


Uma Santa Páscoa!



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#390585 | isabeldias | 01 abr 2018 19:35 | Em resposta a: #390566

Boa tarde

A Maria não era minha familiar , tomei nota desta informação porque estava a tentar estabelecer uma ligação com o meu ramo familiar, mas sem sucesso.
Poderá existir alguma ligação , mas mais antiga.Mas não será fácil de decifrar , porque os registos paroquias de Cardigos começam em 1698.
Os meus antepassados de apelido Carvalho vem de uma pequena aldeia de Cardigos , que se chama Arganil.Só existem 2 terras em Portugal com este nome : esta aldeia e a mais conhecida Arganil de Coimbra.Alguém de Arganil de Coimbra passou pela aldeia e comentou com uma pessoa da aldeia que esta se chama Arganil porque alguém da zona de Alvaiázere veio morar para Cardigos e gostava muito de Arganil e assim também a aldeia foi designada.Não sei se é verdade.A mais antiga referência à aldeia é de 1620.
Não tenho também mais informações sobre os dois Manuel Carvalho indicados.
Boa Páscoa

Isabel Dias

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#390586 | genealogia80 | 01 abr 2018 21:21 | Em resposta a: #390585

Boa noite.


Obrigado pela sua amável resposta.

Votos de Uma Boa Páscoa!


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#391523 | genealogia80 | 27 abr 2018 12:40 | Em resposta a: #388989

Boa tarde.


Renovo este tópico.



Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#422465 | pbribeiro | 13 mar 2020 12:07 | Em resposta a: #388989

Bom dia,

Li atentamente as mensagens da Isabel e do Luis e há pontos de ligação nestes ramos de Pussos-Alvaiázere, com a àrvore que tenho vindo a construir dos meus vários costados.

Isabel, não tenho para já relação identificada com os Carvalho de Arganil, vou tentar seguir essa pista.

Luis,

José António Lopes de Carvalho (Feteiras, Pussos, Alvaiázare) n.1747 é meu 6º Avô
casado com Joanna Maria Dias (Pracana do Outeiro) n.1749
tiveram pelo menos 4 filhos:

Maria Lopes de Carvalho (Cardigos) n.1774 : PT-TT-PRQ-PMAC03-001-00004_m0034.TIF

Anna Maria Lopes (Cardigos) n.1779 : PT-TT-PRQ-PMAC03-001-00004_m0111.TIF

Manoel Lopes de Carvalho (Cardigos) n.1783 : PT-TT-PRQ-PMAC03-001-00004_m0166.TIF

Theodora Lopes de Carvalho (Cardigos) n.1787 : PT-TT-PRQ-PMAC03-001-00004_m0227.TIF


A Anna Maria Lopes (Cardigos) n.1779, segunda filha do casal, e irmã da sua Theodora, é minha 5ª Avó. Tenho toda a sua descendência que lhe poderei facultar se for do seu interesse.

Anna Maria Lopes era bisavó de Maria de Jesus Alves, a única bisavó que conheci e que carinhosamente chamávamos de avó velhinha nascida na aldeia da Roda em 1880 e onde faleceu com 96 anos segundo os registos. Segundo meus pais e avós todos garantem que tinha 99 quando faleceu..!

Os melhores cumprimentos

Paulo Ribeiro

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#424886 | urjwkat | 13 jun 2020 22:43 | Em resposta a: #422465

Caro Paulo Ribeiro,

Nas minhas pesquisas pelas diversas salas deste Fórum em busca de informações dos meus antepassados para poder avançar na minha árvore genealógica, encontrei este tópico sobre Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel. Acontece que grande parte dos meus ascendentes maternos são oriundos de Gavião, Belver, Mação (Aldeia de Eiras, Cardigos, Pracana, Envendos) assim como também do lugar de Carvalhal, freg.ª de Pussos, Alvaiázere.
Constatei que temos antepassados em comum.

José António Lopes de Carvalho (Feteiras, Pussos, Alvaiázere) é também o meu 6º Avô
José António Lopes de Carvalho, filho de
António Lopes de Carvalho, Nat.: do lugar Carvalhal de Pussos, Alvaiázere e de
Bernarda ou Bernardina de São Miguel Nat. de Feteiras freg.ª de Pussos
Casado com
Joana Maria Lopes ou Joana Maria Dias, filha de Manuel Dias e Maria da Cruz (cujas naturalidades tenho incertezas)
Teodora Maria Lopes de Carvalho, 4ª filha do casal José António e Joana Maria, casou com
José Dias, meu 5º avô
Fruto desse casamento nasceu o meu 4º avô Francisco Dias que casou a 28 de maio de 1838 em Envendos com Maria Josefa de Matos Nat.: Vale da Gama - Freg. De Na Sra. Da Graça dos Envendos

Terá o Paulo Ribeiro mais dados sobre os ascendentes da Joana Maria Lopes ou Joana Maria Dias que me possa ajudar a continuar este ramo da minha árvore.

Antecipadamente grato por qualquer ajuda
Cumprimentos

José Zacarias Lourenço

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#424896 | LProjecto | 14 jun 2020 13:41 | Em resposta a: #424886

Caro José Lourenço,

Já conseguiu documentar a ascendência da sua Maria Josefa de Matos, de Envendos?
Pergunto porque também tenho ascendência "Matos" dessa localidade, podendo dar-se o caso de partilharmos de alguma ascendência por essa via.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#424913 | urjwkat | 14 jun 2020 22:56 | Em resposta a: #388989

Caro Luís Projecto Calhau,
agradeço o seu post.
Os meus ascendentes por parte da minha avó paterna, são originários dessa localidade. Apraz-me saber que temos antepassados em comum. Possivelmente terá mais dados do que eu, pois não há muitos tempo que me dedico à pesquisa dos meus ancestrais.

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#424914 | urjwkat | 14 jun 2020 22:57 | Em resposta a: #424896

Caro Luís Projecto Calhau,
agradeço o seu post.
Os meus ascendentes por parte da minha avó paterna, são originários dessa localidade. Apraz me saber que temos antepassados em comum. Possivelmente terá mais dados do que eu, pois não há muitos tempo que me dedico à pesquisa dos meus ancestrais. Os dados que tenho relativamente a este ramo da minha família Matos são os seguintes:
Joaquina de Matos, Nasc.: 25 de Maio de 1848 Bapt 04/06/1848
natural de Vale da Gama - Freg. De Na Sra. Da Graça dos Envendos, filha de:
Francisco Dias e Maria Jozepha de Mattos, naturais de Vale da Gama - Freg. De Na Sra. Da
Casou com:
António Alves d´Oliveira Nat.: Atalaia – Gavião, filho de José Alberto Alves do Outeiro e de Catarina Maria
Neta por parte paterna de:
José Dias e Teodora Maria Lopes de Carvalho Ele natural Aldeia Deivos Freg. Amêndoa e ela de Pracana, Cardigos - Mação
Neta por parte materna de:
Manuel Jorge e Maria Josefa de Matos *, ele natural de Vale da Gama-Freg. N. Sra. Da Graça dos Envendos e ela de Vale da Gama - Freg. N. Sra. Da Graça dos Envendos



Maria Josefa de Matos *, Nasc. : 23 Julho 1795,
natural de Vale da Gama - Freg. N. Sra. Da Graça dos Envendos, filha de:
João Alves Coelho, natural de Lugar da Ferrenha, Envendos (não tenho o registo de bapt.) e de Maria Josefa de Matos, natural de Gardete - Fratel Vila Velha de Ródão
Casou com:
Manuel Jorge, natural de Vale da Gama-Freg. N. Sra. Da Graça dos Envendos, filho de José Jorge e Inácia de Matos, naturais da Cumeada – Envendos (não tenho os registos de bapt.)
Neta por parte paterna de:
Hilário Alvres e Maria Gracia, naturais de Belver. (não tenho os registos de bapt.)
Neta por parte materna de:
João Dias Ruivo e Josefa Maria de Matos??, ele natural de Fratel - Vila Velha de Ródão e ela de Gardete - Fratel Vila Velha de Ródão

Estes são os dados que tenho Luís Projecto Calhau. Se por ventura tiver mais informação ou alguma correcção a fazer e que queira partilhar, serei muito agradecido,

Cumprimentos
José Zacarias Catapirra Lourenço

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#424919 | pbribeiro | 15 jun 2020 10:45 | Em resposta a: #424914

Viva José,

Enviei-lhe email com alguma informação referente a ancestrais comuns em Pussos.

Abraço,

Paulo Ribeiro

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#424924 | LProjecto | 15 jun 2020 16:55 | Em resposta a: #424914

Caro José,

A coincidência de nomes levou-me a supor um possível parentesco mas, no imediato, não recolhi evidências do mesmo. A título de curiosidade, segue a minha linha dessa região:

I – ANA DE MATOS (Saramago), n. Lagem – Carvoeiro, b. 26.12.1675 – Carvoeiro - Mação, filha de Manuel Dias Lamego e de Isabel João, ambos naturais de Degolados - Carvoeiro. Casou (24.11.1697 – Carvoeiro) com MANUEL DE MATOS, n. Lagem, filho de Pedro Vaz e de Isabel Gonçalves. Tiveram:

1 (II) Manuel de Matos, b. 14.3.1706 – Carvoeiro.
2 (II) ISABEL DE MATOS, n. Lagem, b. 25.3.1715 – Carvoeiro. Casou (7.10.1742 – Sanguinheira, Carvoeiro) com JOSÉ ÁLVARES, n. Sanguinheira, filho de João Álvares e de Maria Dias; n.p. João Álvares e de Margarida Fernandes; n.m. Manuel João e de Maria Dias. Tiveram:

1 (III) Josefa Maria, n. Sanguinheira, b. 16.9.1743, n. Carvoeiro.
2 (III) TERESA DE MATOS, n. Sanguinheira. Casou (17.8.1762 – Carvoeiro) com PEDRO FERNANDES, n. Murteira – Proença-a-Nova, filho de Sebastião Fernandes e de Francisca Dias Gomes. Tiveram, entre outros, a seguinte:

IV – MARIA JOSEFA DE MATOS, n. 1.1.1772 – Murteira. Casou (30.4.1789 – Murteira, Proença-a-Nova) com FRANCISCO MARTINS, n. Casalinho – Proença-a-Nova, filho de André Francisco e de Josefa Maria. Tiveram, entre outros, a seguinte:

V – JOSEFA MARIA DE MATOS, n. 17.2.1798 – Murteira, c.g.

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#424925 | urjwkat | 15 jun 2020 17:27 | Em resposta a: #424919

Agradeço Paulo Ribeiro,

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#424926 | urjwkat | 15 jun 2020 17:43 | Em resposta a: #424924

Caro Luís Projecto Calhau,

Obrigado pelo seu post. Pois, parece que embora haja coincidência do nome, não se verifica ligação entre estes nossos dois antepassados.

Cumprimentos,

José Zacarias Catapirra Lourenço

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#424933 | genealogia80 | 16 jun 2020 01:02 | Em resposta a: #424924

Boa noite caro Luís Projecto Calhau,


Vi a sua mensagem e, sem recorrer aos meus apontamentos, julgo que a linha que apresentou é a minha linha.

Tem mais informações sobre estes antepassados?



Cumprimentos e obrigado,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#424934 | genealogia80 | 16 jun 2020 01:06 | Em resposta a: #422465

Caro Paulo Ribeiro,



Boa noite. Peço desculpa de só hoje responder à sua mensagem.

Temos as mesmas linhas Familiares e não sei nada mais sobre estes CARVALHO, SÃO MIGUEL, FREITAS e SILVEIRA. Tem mais informações sobre estes antepassados, se fizer o favor? Obrigado.


Cumprimentos, Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Pussos, Alvaiázere e seu termo --- Carvalho, Freitas e São Miguel

#444674 | genealogia80 | 11 dez 2022 20:47 | Em resposta a: #388989

Boa noite,


Procuro informações sobre as seguintes pessoas, renovando o tópico:


§ 1
CARVALHO, FREITAS e SÃO MIGUEL
Pussos, Alvaiázere


I- MANUEL DE CARVALHO, nat. do lugar de Carvalhal, freg.ª de Pussos, concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, f.º de Álvaro Carvalho e de Maria Silveira, ambos da freg.ª de Pussos. Casou, no dia 8 de Janeiro de 1711, no lugar de Carvalhal, com ISABEL DE FREITAS, que foi bapt. 25 de Novembro de 1685, nat. do lugar de Carvalhal, a qual era f.ª de Manuel Lopes e de Catarina de Freitas, casados no dia 15 de Agosto de 1673, na dita freg.ª de Pussos.
Tiveram, pelo menos:
--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO, que segue:


--II- ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO , nat. do lugar de Carvalhal, foi bapt. 30 de Outubro de 1711. Casou, no lugar de Feteiras, freg.ª de Pussos, no dia 2 de Outubro de 1736, com BERNARDA DE SÃO MIGUEL, nat. de Feteiras onde foi bapt. 27 de Agosto de 1719, f.ª de Álvaro de Carvalho e de Teresa de São Miguel , casados no lugar de Feteiras, Pussos, no dia 27 de Outubro de 1718. Neta pat. de Fabião de Carvalho e de Maria Silveira – casados no dia 25 de Fevereiro de 1666, em Pussos – e neta mat. de Baltazar Antunes, nat. do lugar de Jordões (freg.ª de Pussos) e de Maria de São Miguel, de Feteiras – casados no dia 13 de Agosto de 1679, na freg.ª de Pussos, Alvaiázere.
Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos e todos naturais de Pussos:
---III- MANUEL, bapt. 15 de Setembro de 1737, s.m.n.
---III- MARIA, bapt. 6 de Dezembro de 1739, s.m.n.
---III- FRANCISCA, bapt. 19 de Setembro de 1742, s.m.n.
---III- ANTÓNIO, bapt. 1 de Fevereiro de 1745, s.m.n.
---III- JOSÉ ANTÓNIO LOPES DE CARVALHO.
---III- ANTÓNIO, bapt. 21 de Novembro de 1749, s.m.n.



Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 04:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen