Famílias de Mação e seu termo --- Marques

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

Famílias de Mação e seu termo --- Marques

#389032 | genealogia80 | 05 fev 2018 12:48

Boa tarde,


Procuro informações sobre as seguintes pessoas:


§ 1
MARQUES, n.º II
Envendos, Mação


I- SILVESTRE MARQUES , nat. do lugar de Casal do Pereiro, freg.ª e concelho de Mação, n. 31 de Dezembro de 1691. Era f.º de Domingos Dias e de Maria Marques, nat. da freg.ª de Aboboreira, Mação, e moradores no citado Casal do Pereiro. Casou, no dia 3 de Maio de 1727, em Mação, com ANA MARQUES , nat. do lugar do Caste-lo, freg.ª e concelho de Mação, que n. 27 de Janeiro de 1706. Era f.ª de Manuel Marques, que foi moleiro, e de Isabel Marques, nat. do lugar do Castelo, Mação, os quais casaram em Mação , no dia 9 de Junho de 1697. Era neta pat. de João Marques e de Isabel Marques, ambos nat. do lugar do Castelo, e neta mat. de Manuel Heitor e de Isabel Marques, ambos nat. do lugar de Santos, freg.ª e concelho de Mação.
Tiveram, pelo menos:
--II- MANUEL MARQUES, que segue:


--II- MANUEL MARQUES , nat. do lugar da Ferrenha, n. circa 1740. Casou nos En-vendos, no dia 28 de Outubro de 1761, com MARIA DE MATTOS, que n. circa 1740 e nat. do lugar da Avessada, Envendos; era f.ª de Manuel Álvares e de Isabel de Mattos, ambos da Avessada . Neta pat. de Miguel Álvares e de Maria Fernandes, nat. da Avessada, e neta mat. de Manuel de Mattos e de Maria Álvares , nat. do lugar de Vale de Junco, freg.ª de Envendos, onde casaram no dia 6 de Novembro de 1697.
Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos e todos naturais dos Envendos:
---III- JOÃO, bapt. no dia 10 de Outubro de 1763. S.m.n.
---III- MANUEL MARQUES


Obrigado e cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Mação e seu termo --- Marques

#389047 | JoãoGaspar | 05 fev 2018 19:52 | Em resposta a: #389032

Boa noite caro Luis

Penso que o Silvestre Marques que procura possa ser o meu antepassado , filho de Domingos Dias do Pereiro cc Maria Marques.

Mas o meu Silvestre Marques casou com Maria Marques Gaspar em 1717. Esta Maria Marques Gaspar, faleceu em 1727 e fez testamento e foi sepultada em túmulo na Matriz de Santa Maria de Mação, testamento de onde retirei mais dados genealógicos.

https://geneall.net/pt/nome/1179321/silvestre-marques/

Parece que então o meu 9º avô da minha varonia, é seu antepassado também, pois tudo indica que casou depois de viuvo com Ana Marques e dá uma linha nova até si?

Pode partilhar , terei todo o interesse como pode calcular!

Aguardo atentamente a sua resposta

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

Famílias de Mação e seu termo --- Marques

#389049 | genealogia80 | 05 fev 2018 20:06 | Em resposta a: #389047

Boa noite João Paulo Gaspar,


É verdade, parece que somos primos distantes! O nosso antepassado comum, SILVESTRE MARQUES, casou posteriormente com a minha antepassada, pelo que o nosso casal antepassado comum é: Domingos Dias---Maria Marques.

Tem mais informações sobre o nosso casal antepassado comum?


Veja os outros tópicos sobre Mação e seu termo, que aqui coloquei.




Um abraço e obrigado por enviar a sua mensagem,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Mação e seu termo --- Marques

#389051 | genealogia80 | 05 fev 2018 20:15 | Em resposta a: #389047

Caro João Paulo,


Verifiquei que o nosso antepassado Silvestre Marques fez testamento em 1738. Tem o seu testamento? Seria possível facultar-me esse testamento, se fizer o favor? Obrigado!



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Mação e seu termo --- Marques

#389052 | JoãoGaspar | 05 fev 2018 20:17 | Em resposta a: #389049

Caro "primo" Luis,

Não parece, somos mesmo !

A informação que tenho de Silvestre Marques esta no geneall, filho de Domingos Dias do Pereiro ( como aparece no testamento) e de sua mulher Maria Marques. Neto paterno de João de Pereiro e de sua mulher dona Beatriz Dias. Naturais e moradores no seu Prazo e Casal do Pereiro, Mação.
João de Pereiro teve pelo menos mais um filho de seu nome João Velho, irmão de Domingos Dias do Pereiro e tio de Silvestre Marques. e o nosso avoengo Silvestre Marques teve mais irmãos a saber :
Manuel Godinho de Oliveira, Mateus Marques Godinho, Francisco Dias ( que foi morrer em Angola ).

Pode-me me indicar a com informação que vai do nosso Antepassado Silvestre Marques até si para colocar na minha arvore?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Famílias de Mação e seu termo --- Marques

#389053 | JoãoGaspar | 05 fev 2018 20:20 | Em resposta a: #389051

O testamento de Silvestre Marques assim como o de Dona Maria Marques Gaspar, sua primeira mulher, está no Arquivo de Santarém, onde os consultei faz algum tempo e de onde retirei a informação possivel, lembro-me que estão bastante danificados os documentos e a letra não ajuda muito.

Resposta

Link directo:

Famílias de Mação e seu termo --- Marques

#389054 | genealogia80 | 05 fev 2018 20:32 | Em resposta a: #389053

Caro parente João Paulo,


Calculo que seja um testamento bastante perecível.

Ainda tenho muito que investigar e de actualizar dados!


Obrigado e cumprimentos,
L. Murta Gomes

Resposta

Link directo:

Famílias de Mação e seu termo --- Marques

#389055 | JoãoGaspar | 05 fev 2018 20:48 | Em resposta a: #389054

Entendo.

No entanto deve ter um esboço que sustenta a ligação de Silvestre Marques a si, claro! Basta os nomes e localidades para entender a nossa família ainda por cima a minha varonia!

Aguardo e no que poder ajudar disponha!

Resposta

Link directo:

Famílias de Mação e seu termo --- Marques

#389056 | genealogia80 | 05 fev 2018 21:02 | Em resposta a: #389055

Caro João Paulo Gaspar,


Claro que sim. Há investigação genealógica que fundamenta esta minha ascendência! E, em parte, comum à sua.

Já viu os outros tópicos que coloquei, aqui, no fórum?

Obrigado pela sua manifesta ajuda!


Cumprimentos do parente,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Mação e seu termo --- Marques

#389057 | JoãoGaspar | 05 fev 2018 21:11 | Em resposta a: #389056

Estou a ver Luis,

Muito interessante! Somos parentes mais que uma vez seguramente. O que é o mais comum.

Quando poder partilhe comigo a sua ascendência , já que pede informação é salutar que partilhe a sua também para que acrescente aqui no meu caderno genealógico mais uma linha familiar desconhecida por mim até então!

O seu Manuel Marques depois vai para Evendos e por ai continuam ou mudam-se para outras bandas?

Resposta

Link directo:

Famílias de Mação e seu termo --- Marques

#389081 | genealogia80 | 06 fev 2018 11:46 | Em resposta a: #389057

Caro João,


Bom dia.


O meu antepassado permaneceu nos Envendos, embora muito posteriormente este ramo da Família se tenha mudado para outros locais de Portugal.


Cumprimentos e obrigado!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen