Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

Este tópico está classificado nas salas:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389148 | Raposo | 08 fev 2018 18:23

Boa tarde,

meu avô paterno era português nato. Em sua certidão de casamento consta sua nacionalidade e que seu nome era Manoel Mathias Rapozo (nessa ordem e com "z" mesmo), que tinha 19 anos em 1902. Porém, ali não diz sua região de origem em Portugal e meu pai (brasileiro) se chamava Manoel Raposo Mathias (nessa ordem e com "s" - vá entender !). Alguém poderia me dar um ponto de partida de onde poderia ter se originado uma família com a combinação desses dois sobrenomes ? Muito grato.

REINALDO RAPOSO MATHIAS

Resposta

Link directo:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389149 | FilipeFlard | 08 fev 2018 19:09 | Em resposta a: #389148

Prezado Reinaldo,

Como se chamavam os pais de Manuel Matias Raposo? Se tem a certidão de casamento dele, lá deve constar essa informação e outros dados a respeito deles, possivelmente até freguesia ou concelho de origem.
Sugiro que compartilhe aqui toda a informação que tiver para que possamos ajudá-lo.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389151 | Raposo | 08 fev 2018 20:42 | Em resposta a: #389149

Prezado Filipe,

estou recebendo o traslado da certidão do cartório onde ele se casou aqui no Brasil, e tão logo tenha a informação, lhe repasso. Pelo que estive vendo no site "nós portugueses", segundo o que ali consta, TODOS os Raposos são originários do distrito de Bragança. De qualquer forma, eu ainda necessitaria saber se tal informação é segura e qual seria o Concelho e a Freguesia dos quais meu avô seria originário. Mas por enquanto eu lhe agradeço penhoradamente pelos préstimos. Retornarei em breve com a informação. Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389152 | Raposo | 08 fev 2018 20:45 | Em resposta a: #389149

Em tempo : da certidão de casamento do meu avô somente consta que ele era de nacionalidade portuguesa. Não são mencionados o Concelho nem a Freguesia. O que tenho por enquanto é que ele se casou aqui no Brasil no ano de 1902 e na época tinha 19 anos de idade. Esse está sendo o meu problema. Muito grato, Filipe.

Resposta

Link directo:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389943 | Raposo | 10 mar 2018 18:28 | Em resposta a: #389149

Prezado Filipe, boa tarde.
Consegui localizar a Certidão de Casamento dos meus avós paternos. Ali diz que meu avô se chamava Manoel Mathias Rapozo, era português, casou-se aos 19 anos de idade em data de 19/07/1902, era filho de Manoel Mathias Rapozo (portanto tinha o mesmo nome do seu pai) e Carolina Rosa de Jesus (ambos já falecidos na ocasião). Não diz mais nada sobre suas origens. Será que com esses dados consigo alguma coisa em Portugal ? Muito Obrigado. Abraços.

Resposta

Link directo:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389955 | FilipeFlard | 11 mar 2018 02:02 | Em resposta a: #389943

Caro Raposo,

Boa noite.

Poderia informar onde ocorreu esse casamento celebrado em 19 de julho de 1902?

Abraços,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389956 | FilipeFlard | 11 mar 2018 03:24 | Em resposta a: #389148

Alguns registros que encontrei numa busca rápida:

Oscar Raposo Matias, filho de Manuel raposo Matias e de Maria Benta da Conceição, neto paterno de João Raposo Matias e de Maria da Mota Pimentel e materno de avô incógnito e Avena Pereira Pimentel, nasceu no Rio de Janeiro em 29 de outubro de 1890.

Zilda Raposo, filha de Álvaro Matias Raposo e de Noêmia Miragaia Raposo, neta paterna de Manuel Matias Raposo e de Maria Alves Moreira Raposo e neta materna de Euclides de Oliveira Miragaia e de Benedita Eugênia Miragaia, nasceu em 21 de julho de 1933, em São Paulo.

Almir Matias Raposo, filho de Alceu Matias Raposo e de Alzira Raposo, neto paterno de Manuel Matias Raposo e de Maria Alves Moreira Raposo e materno de José Alves dos Santos e Felismina Alves Pequeno, nasceu em 15 de novembro de 1933, no Rio de Janeiro.

Liberalina Matias Raposo casou-se com Heleno do Couto Nogueira em 30 de dezembro de 1933, no Rio de Janeiro. Ela nasceu em 28 de maio 1915 e era filha de Fernando Matias Raposo e de Evangelina de Oliveira, que se casaram por volta de 1908.

Amauri Matias Raposo, filho de Alceu Matias Raposo e de Alzira Raposo, neto paterno de Manuel Matias Raposo e de Maria Alves Moreira Raposo e materno de Joaquim Ferreira dos Santos e de Felismina Alves dos Santos, nasceu em 24 de abril de 1936, no Rio de Janeiro.

Maria Matias Raposo, filha de Alceu Matias Raposo e de Alzira Raposo, neta paterna de Manuel Matias Raposo e de Maria Alves Moreira Raposo e materna de Joaquim dos Santos e Felismina Alves dos Santos, nasceu em 25 de outubro de 1938, no Rio de Janeiro.

Douglas Matias Raposo, filho de Casimiro Matias Raposo e de Rosalina da Silva Raposo, neto paterno de Fernando Matias Raposo e de Evangelina de Oliveira Raposo e materno de José Ferreira da Silva e de pessoa ignorada, nasceu em 25 de março de 1939, no Rio de Janeiro.

Manuel Matias Raposo, nascido no Rio de Janeiro em 18 de julho de 1915, filho de Ângelo Matias Raposo e de Adelina Gentil Raposo, casou-se com Zilda Costa, nascida em Valença em 30 de outubro de 1918, filha de Júlio Luís da Costa e de Maria Lima da Costa, no dia 05 de julho de 1941.

Walter Raposo Matias, filho de Manuel Raposo Matias e de Maria Teixeira Raposo, casou-se com Luísa Rodrigues de Oliveira, filha de Marcelino Gomes Amade e de Catarina Rodrigues de Oliveira, em Rio Bonito, Rio de Janeiro, no dia 25 de maio de 1944.

Também é mencionado em alguns documentos um certo Horácio Matias Raposo.

Sei que numa mensagem só estou atirando para todos os lados, mas o amigo reconhece alguém?

Abraços,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389957 | Raposo | 11 mar 2018 05:36 | Em resposta a: #389956

Meu caro Filipe,

na realidade eu não consigo identificar as pessoas por você mencionadas. O Mathias da minha família tem o "h" no meio do nome. Já estive pesquisando e me parece que este sobrenome não é de origem portuguesa. Me parece que vem da Alemanha no seu original (Mathias), quando chega na França já muda para Mathieu e só se converte em Mathias a partir da Espanha. Não encontrei no site nenhum Mathias (com "h"), somente Matias. Já estive pesquisando TODOS os livros das Freguesias dos Açores anos de 1882 e 1883 (possível nascimento do meu avô) e nada encontrei. Eu me lembro vagamente de um dia, um tio, irmão do meu pai, ventilar que meu avô seria trasmontano. Vou continuar minha pesquisa. Por enquanto os único dados que tenho são a idade dele, a data de casamento, a nacionalidade e os nomes dos pais. Vou tentar alguma coisa no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Parece que lá existem dados sobre imigrantes dos séculos passado e retrasado.Muito obrigado, por enquanto. Caso tenha mais alguma informação, será bem-vinda. Abraços.

Resposta

Link directo:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389958 | Raposo | 11 mar 2018 05:37 | Em resposta a: #389955

Perdão, o casamento ocorreu na cidade de Petrópolis/RJ. Eu já tenho a Certidão aqui comigo.

Resposta

Link directo:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389988 | FilipeFlard | 11 mar 2018 21:11 | Em resposta a: #389148

Prezado Raposo,

Não se atenha muito a essas questões de grafia.
Muitos desses "Matias Raposo" que citei acima eram "Mathias Rapozo" nos registros originais. Geralmente os pesquisadores atualizam os nomes para a atual ortografia e é por isso que não encontramos nos livros "Pedraluarez Cabral" e sim "Pedro Álvares Cabral".
Talvez por isso não apareça nenhum "Mathias" por aqui e nem no NósPortugueses. No Arquivo Nacional também não achará nenhum "Mathias Rapozo", só "Matias Raposo", pelas mesmas razões.

A certidão do casamento de Manoel Mathias Rapozo do dia 19 de julho de 1902, que o amigo tem em mãos, é em formato simples ou em inteiro teor? Muitas vezes há informações complementares nas certidões em inteiro teor que podem ser úteis.
Outra sugestão: Buscar a certidão do matrimónio religioso em Petrópolis, que deve ter ocorrido mais ou menos na mesma época. Pode ser que haja mais dados de interesse sobre a naturalidade do seu avô lá.

O Fernando Matias Raposo que citei, pai de Liberalina Matias Raposo, casou-se com Evangelina de Oliveira em 1908. Pude confirmar que o processo de habilitação para casamento dele está no Arquivo Nacional. Talvez ele possa ser irmão do seu avô Manuel, filho do bisavô que também era Manuel. Pode valer a pena pedir a digitalização e o envio dos documentos por nuvem digital. Quem sabe não aparece uma pista?

Abraço,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389993 | Raposo | 12 mar 2018 02:21 | Em resposta a: #389988

Boa noite, meu caro Filipe.

Sim, fiz questão de tomar a providência da Certidão ser de Inteiro Teor. Tudo o que está no livro está trasladado. Você falou sobre o Arquivo Nacional. Será que não é possível conseguir algum dado lá sobre o ingresso do meu avô no Brasil ?
Eu li qualquer coisa no sentido de que eles teriam os dados das pessoas que entraram no Brasil no final do século retrasado e início do século passado.
Uma coisa que me preocupa é o fato de que na Certidão diz que meus bisavós já eram falecidos. Quando do casamento (19/07/1902) meu avô contava apenas 19 anos pelo que diz ali. Como ele conseguiu vir para o Brasil ? Eu me refiro a serviço militar. Será que ele saiu de Portugal quite com essa situação ?

Muito obrigado por enquanto. Abraços.

Resposta

Link directo:

Familia Mathias Rapozo (ou Raposo Mathias)

#389994 | Raposo | 12 mar 2018 02:22 | Em resposta a: #389988

Em tempo : quanto à certidão religiosa, acho uma excelente ideia. É bem possível que esteja mais completa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 set 2024, 23:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen