Ajuda num Assento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda num Assento

#389565 | 7estrelas | 24 fev 2018 20:38

Caros(as) confrades, encontrei um dos casamentos que procurava, mas não consigo perceber o nome dos pais da noiva. Casamento de Pedro de Mendonça com Maria de Almeida, Porto Santo. Pedro de Mendonça era filho de Constança Vieira, a Maria de Almeida filha de Manuel ____(?) e de ?


no assento de baptismo do neto Manuel filho de António Teixeira do Rosário e da filha deste casal, Antónia de Mendonça vem Antónia de Mendonça Escórcio

Muito obrigada

Maria do Monte


o assento de casamento:

http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=9827&FileID=1012924, imagem 2

Resposta

Link directo:

Ajuda num Assento

#389566 | MMP | 24 fev 2018 21:06 | Em resposta a: #389565

Estimada Maria do Monte,

Segue a minha sugestão: Manuel Diaz Largo. Faz sentido?

Veja, por favor, no segundo assento, na última linha, a forma como o pároco escreveu a palavra "comigo".

Boas pesquisas,

Mafalda Moura Pereira

Resposta

Link directo:

Ajuda num Assento

#389580 | 7estrelas | 25 fev 2018 11:04 | Em resposta a: #389566

Estimada Mafalda Moura Pereira,

Muito obrigada, parecia-me Dias ou Diaz e o segundo apelido percebia um "L" e um "g" mas não tinha a certeza, é para subir mais uma geração. Da Mãe parece-me Joanna , salvei a imagem e fiz várias tentativas mexendo na imagem (mais contraste, tirei um pouco do fundo, converti para cinza , etc) mas não consegui ter a certeza que fosse joanna.

Do Pedro já consegui encontrar o assento de baptismo, nasceu em 1669, da Maria Almeida vou ver pelo índice se existe alguma Maria filha de Manuel Diaz Largo ou um outro filho(a)

Boas pesquisas,

Obrigada

Resposta

Link directo:

Ajuda num Assento

#389582 | 7estrelas | 25 fev 2018 13:24 | Em resposta a: #389580

Nos Registos Paroquiais da Ilha da Madeira tem algo que ajuda imenso numa pesquisa, grande parte dos livros estão indexados e se clicarmos na "seta" por debaixo da palavra "archeevo" somos direccionados para a página da indexação desse livro, (índice), por exemplo o ramo que estou agora a pesquisar, nos livros de Porto Santo:

http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/DetailsForm.aspx?id=1486#showMore

Resposta

Link directo:

Ajuda num Assento

#389591 | MMP | 25 fev 2018 19:31 | Em resposta a: #389582

Estimada Maria do Monte,

A mancha no fólio não ajuda à leitura, mas o nome da nubente parece ser 'Joanna'. Veja por favor se o pároco tem o hábito de escrever o apelido das nubentes, pois as outras palavras podem ser o apelido, que terminaria em 'sa'/'la', ou algo como 'desta dita vila'?

O Arquivo Regional da Madeira para além do espólio documental riquíssimo, oferece ferramentas extraordinárias para a pesquisa!

Votos de bom trabalho.

MMP

Resposta

Link directo:

Ajuda num Assento

#389594 | 7estrelas | 26 fev 2018 08:21 | Em resposta a: #389591

Estimado MMP,

Nalguns assentos coloca o apelido, como está com uma abreviação e parece-me um "da" poderá ser "Almeida" (?) -> Joanna Almeida (?) o Pai olhando para a maneira em que escreveu na última linha o assinaram poderá ser "Luís" (existe uma Família de apelido "Luís" , num outro ramo "Teixeira de Aguiar" encontrei uns com este apelido). Mas também parece-me um "o" e um "g" Largo, Lago - > foi uma Família espanhola Galdo e Lago para a Ilha da Madeira, uns seguiram só com o apelido Lagos, no ramo da minha avó Maria do Monte, tenho ligação.

Manuel Dias Largo, Manuel Dias Lago, Manuel Dias Luís (?)

Num outro ramo, ontem consegui subir 3 gerações, tenho de actualizar na Base de Dados as últimas pesquisas que ainda não coloquei, um dos assentos foi uma maravilha, o padre colocou o nome dos pais e avós, o que é raro encontrar nos assentos, e uma letra excelente.


http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=41120&FileID=977501

imagem 181

Boas pesquisas

Atentamente,
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 19:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen