Povoamento da ilha do Pico.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Regiões

Povoamento da ilha do Pico.

#389662 | itmefranca | 28 fev 2018 20:51

Caros confrades. Na próxima sexta-feira dia 2 de Março às 21.30 horas dou uma palestra na Casa dos Açores de Lisboa sobre o livro que lancei em 2016. A obra cujo título é “Uma Sociedade do Antigo Regime, São Roque do Pico: o Território e as Famílias" é o resultado de dois anos de investigação em vários arquivos (Paroquiais, Mitra, Tombos conventuais e Torre do Tombo). Nela estudei o percurso da sociedade picoense desde o povoamento até ao final do século XVII, abordando temáticas variadas como o modelo de ocupação do território nos Açores, a relação entre as ilhas do Pico e do Faial, a formação de novas freguesias e concelhos ou o sistema defensivo. Faço também a reconstituição genealógica de cento e quinze troncos genealógicos, entre as quais se destacam as linhas vinculares dos fundadores da Vila de São Roque e as "dinastias" dos capitães-mores dos três concelhos da ilha, bem como muitas outras famílias da governança, mas também dos oficiais mecânicos e outras de menor projecção social.
Ficam assim convidados os confrades que tenham interesse em conhecer melhor a nossa ilha.
Cordialmente, Igor Espínola de França

Resposta

Link directo:

Povoamento da ilha do Pico.

#389666 | malimo | 28 fev 2018 23:32 | Em resposta a: #389662

Caro Igor,
Levantei todos os ancestrais da minha prima antes de irem para o Brasil em 1820.
José Maria Medina Celis, tirou passaporte em 1820 e em 1825, casou no Rio de Janeiro com Ana Joaquina de Mariz Lorena de Viana do Castelo.
Eram Medina, Celis Medina e no Brasil Medina Celi e Coeli, família enorme.
Ligados aos Terra e Silveiras.
Francisco Celis Medina, nasceu no Pico, pai do José Maria e muitos filhos num segundo casamento, passou depois à Ilha Terceira onde foi benemérito e ocupou cargos de destaque.
Também exportava trigo.

Att.,
Maria Alice

Resposta

Link directo:

Povoamento da ilha do Pico.

#415802 | V.Q.F. | 23 jun 2019 22:09 | Em resposta a: #389662

Caro Igor Espínola de França,

Gostaria de adquirir um exemplar do seu livro relativo às famílias da Ilha do Pico.

Descendo de várias famílias da Ilha do Pico, indicadas nesta mensagem:

https://geneall.net/pt/forum/186793/familias-de-sao-roque-do-pico-santo-amaro-e-prainha/#a415772

Como poderei fazer para adquiri-lo?

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

Povoamento da ilha do Pico.

#415821 | itmefranca | 24 jun 2019 22:01 | Em resposta a: #415802

Caro Vasco Quintanilha Fernandes reencontrei a password para lhe poder responder por aqui, mas entretanto já estabelecemos contacto no messenger. :-)

Resposta

Link directo:

Povoamento da ilha do Pico.

#415826 | Conde | 24 jun 2019 22:55 | Em resposta a: #389662

Não encontro a minha Águeda de Alvernaz do Pico. Tem alguma pista? Está online a minha linha a partir dela neste site. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Povoamento da ilha do Pico.

#415827 | itmefranca | 24 jun 2019 23:16 | Em resposta a: #415826

Caro confrade;

A minha "assinatura" já caducou, e por isso não consigo ver a linha a que se refere. Quais são as datas de referência desta senhora?

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

Povoamento da ilha do Pico.

#415855 | Conde | 26 jun 2019 10:54 | Em resposta a: #415827

O que tenho, em resumo é o seguinte; Alexandre José Coelho n. São Miguel do Anjo, Terceira cerca 1740, filho de Francisco Gonçalves, n. Quatro Ribeiras, Praia da Vitória casado em São Miguel do Anjo, Terceira, a ... de Janeiro de 1730 com Isabel de São Francisco, natural do Pico, filha de Manuel Garcia e de sua mulher Águeda de Alvernaz. Não sei mais nada e não consigo sair daqui. Agradeço muito qualquer ajuda.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 15:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen