Certidão de Nascimento avô português

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Certidão de Nascimento avô português

#389843 | celofg | 07 mar 2018 23:42

Olá a todos os amigos

Sou cidadão brasileiro e busco cidadania portuguesa, tenho avô português falecido e infelizmente não tenho sua certidão de nascimento e tenho pouquíssimas informações do mesmo.

Como posso fazer o pedido de sua certidão de nascimento?

Abaixo seguem os poucos dados que tenho de meu avô:

Provável local de nascimento: leiroz - trás os montes (acredito ser distrito de vila real)
Nome de meu avô: Antonio Guilherme
Pai de meu avô: Zeferino Guilherme
Mãe de meu avô: Felicidade Messias (não sei se tem o sobrenome Guilherme)

Fico no aguardo de qualquer tipo de ajuda

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389848 | Jorge Resende | 08 mar 2018 00:19 | Em resposta a: #389843

Qual o ano do nascimento??? Que idade tinha quando morreu? Não tem certidão de casamento dele?
Dê mais algum dado, para alguém o poder ajudar.

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389854 | celofg | 08 mar 2018 00:49 | Em resposta a: #389848

Obrigado pela resposta, mas as informações a mais que eu tenho são poucas e não são exatas.

Aqui vão algumas informações a mais que podem vir ajudar

meu avô nasceu em 30/11/1907
chegou ao brasil em 1918 (não sei data nem mês)
morreu no brasil no dia 24/01/1975 ou 25/01/1975

se conseguir mais alguma informação eu passo por aqui, mas por enquanto infelizmente são essas as que eu tenho e não são tão exatas

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389855 | Jorge Resende | 08 mar 2018 01:19 | Em resposta a: #389843

http://www.advrl.org.pt/contactos.html

Envie email ao Arquivo Distrital de Vila Real a pedir o assento de batismo de António Guilherme, informe nomes dos pais e data de nascimento, a naturalidade é Vila Real, São Tomé dos Castelos, lugar de Leirós, sublinhe LEIRÓS.

Foi o possível, peça assento de batismo certificado para efeitos de naturalidade, custa mais ou menos 20 euros mais despesas de envio por correio.

Boa sorte
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389856 | celofg | 08 mar 2018 01:22 | Em resposta a: #389855

Muito obrigado Jorge. Você teria o endereço de email para o qual devo mandar essas informações?

Agradeço muito pelas informações

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389857 | Jorge Resende | 08 mar 2018 01:30 | Em resposta a: #389856

Os endereços do Arquivo estão no meu anterior email

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389858 | Jorge Resende | 08 mar 2018 01:32 | Em resposta a: #389857

http://www.advrl.org.pt/servicos/certidoes.htm

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389867 | mila1000 | 08 mar 2018 12:09 | Em resposta a: #389843

Confrade Celofg ( já que não informou seu nome...)

Escreva para mail@advrl.dglab.gov.pr , peça cópia do batismo para fins de cidadania

Batismo numero 41 em 16 de dezembro de 1907 Antonio
Freguesia Santo Tomé do castelo, Concelho de Vila Real
Filho de Zeferino Guilherme e Felicidade Maria
Avós paternos: José Guilherme e Antonia Grillo
Avós maternos: José Maria e Maria do Quinteiro



Verifique os nomes nos documentos brasileiros,, pois, devem estar em acordo com o que consta no batismo.


Casamento de Antonio Guilherme e Arlete Ferreira da Costa
1939 2 circunscrição RJ
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DZK2-GK?i=64&cc=1582573


Deve ser irmã de Antonio:
Maria da Conceicão Guilherme , que imigrou com o filho Manuel

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5B9-9ZMH?i=53&cc=1932363


Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389869 | celofg | 08 mar 2018 12:38 | Em resposta a: #389867

Obrigado Mila! Me chamo Marcelo, na pressa acabei esquecendo de falar meu nome, desculpe.

Acredito que por erro de digitação o email veio com o final .pr onde o final seria .pt correto?

mail@advrl.dglab.gov.pt

Mais uma vez muito obrigado pelas informações!

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389870 | celofg | 08 mar 2018 12:48 | Em resposta a: #389867

Mila

Você escreveu abaixo

"Deve ser irmã de Antonio:
Maria da Conceicão Guilherme , que imigrou com o filho Manuel

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5B9-9ZMH?i=53&cc=1932363c"

Como consigo a mesma imagem do passaporte de meu avô, Antonio Guilherme?

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389876 | mila1000 | 08 mar 2018 15:13 | Em resposta a: #389843

Marcelo,

Maria da Conceição pode ser irmã , ou, alguma prima. Como tem foto, mostre aos seus familiares.

Poderá solicitar cópia do processo de registro do imigrante ao Arquivo Nacional. Faça isso pessoalmente, é muito mais rápido obter as cópias. Forneça todos os dados do cartão . O valor nem sempre chega a 10 reais.

Pode pedir o do seu avõ. Eu olhei rapidamente, não encontrei. Pode ser que não tenha sido microfilmado.


Saiba que seu trisavô José Guilherme veio ao Brasil em 1890. Trouxe os filhos José e Zeferino. Depois, regressou à Portugal. Em 1902, Zeferino veio com 22 anos,e, também retornou, pois, casou-se em 1907.

REGISTO DE PASSAPORTE
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/23/1438
1890-04-02 a 1890-04-02
Vila Real, 02/04/1890
Requerente: José Guilherme

Idade: 53 anos

Lugar: Leirós

Freguesia: São Tomé do Castelo

Concelho: Vila Real

Distrito: Vila Real

Acompanhantes: José (filho, 12 anos) e Zeferino (filho, 10 anos)

Destino: Brasil
Imagem 361.tif passaporte 371 de José Guilherme 2/4/1890 para o Rio
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1016074



REGISTO DE PASSAPORTE
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/34/1153
1902-03-04 a 1902-03-04
Vila Real, 04/03/1902
Requerente: Zeferino Guilherme

Idade: 22 anos

Lugar: Leirós

Freguesia: São Tomé do Castelo

Concelho: Vila Real

Distrito: Vila Real

Destino: Brasil

Passaporte 178 Zeferino Guilherme em 04/03/1902 22 anos solteiro
Imagem 290.tif
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1034557




Batismo de seu bisavô Zeferino Guilherme ( há casamento e falecimento ao lado do batismo)
imagem 37.tif
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097793


Antes que me pergunte à respeito do retorno de seu trisavõ e bisavõ , não sei se o Arquivo Nacional possui registros de saida para outros paises.

O principal já possui: o batismo de Antonio. Basta solicitar à Vila Real. Se for solicitar a cidadania pelo consulado, eles localizam o documento com os dados que passei horas atrás.

Boa sorte


Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389884 | celofg | 08 mar 2018 16:55 | Em resposta a: #389876

Mila desculpe mas sou novo nisso tudo e algumas coisas ainda são confusas para mim....Eu mandei email hoje para mail@advrl.dglab.gov.pt com as informações colocadas aqui.

Você quer me dizer que se eu for no consulado de Portugal aqui no Brasil, com essas informações a mais que você acabou de me passar, eu consigo a certidão de nascimento do meu avô através do consulado?

Maria da Conceição é irmã de meu avô Antonio.

Fico no aguardo de como proceder

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389890 | mila1000 | 08 mar 2018 20:50 | Em resposta a: #389843

Marcelo,

Você vai precisar da certidão de batismo, pois, só após abril de 1911 é que foi instituido o registo civil em Portugal.

Mandando e-mail para Vila Real , vai receber o batismo para fins de cidadania.

No consulado do Rio, também consegue o batismo, pois, tem todos os dados. Se for solicitar a cidadania pelo consulado, eles pedem o documento para seu processo. Como já solicitou ao Arquivo de Vila Real, aguarde eles responderem, pois, terá que pagar o documento, e, o receberá em casa.

Poderá baixar, e, imprimir o cartão de imigração da Maria da Conceição e o casamento do Antonio pelo family search.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389891 | celofg | 08 mar 2018 20:59 | Em resposta a: #389890

Mila mas mesmo tendo mandado o e-mail não poderia ir no consulado amanhã com todas essas informações impressas e pedir a certidão do meu avô? Não seria mais rápido?

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389893 | mila1000 | 08 mar 2018 21:35 | Em resposta a: #389843

Marcelo,

Tente ligar no consulado RJ ,e, ver se eles atendem sem agendamento. Não sei como atendem.


Se for como SP, só agendando, ou, então, fazendo o pedido por email, emitir o boleto, pagar, e, enviar o comprovante do pagamento.

Se atenderem, veja se vai ter que corrigir os nomes nos documentos brasileiros. Até onde sei, tem que estar em acordo com o que consta no batismo.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389894 | celofg | 08 mar 2018 22:02 | Em resposta a: #389893

Ok Mila obrigado.

Não entendi somente uma coisa. Você escreveu:"Se atenderem, veja se vai ter que corrigir os nomes nos documentos brasileiros. Até onde sei, tem que estar em acordo com o que consta no batismo."

Eu vou pedir a certidão de nascimento do meu avô para fins de cidadania correto? Para conseguir essa certidão de nascimento enviei as informações conseguidas aqui neste forum, com a ajuda de vocês, por email. Com essas informações é provável que consiga a certidão de nascimento de meu avô português e com essa certidão em mãos posso dar entrada no processo de cidadania. Tive dúvida quando você escreveu "veja se vai ter que corrigir os nomes nos documentos brasileiros" que documentos brasileiros eu teria que mudar nome por exemplo?

Para mim o processo de retirada de cidadania portuguesa está consistindo em:

1)Conseguir a certidão de nascimento de meu avô português Antonio Guilherme

2)Com a certidão de meu avô em mãos, apresentá-la e apresentar os documentos necessários e pedidos pelo consulado para tirar minha cidadania portuguesa.

Agradeço a paciência e atenção que está tendo comigo.

Atenciosamente

Marcelo da Fonseca Guilherme

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389900 | mila1000 | 09 mar 2018 10:56 | Em resposta a: #389843

Marcelo,

Em primeiro lugar, não é a certidão de nascimento que vai pedir do seu avõ,e, sim, a certidão do batismo. Em 1907 não " existia" a certidão de nascimento, só a de batismo.

Se for pedir a cidadania para você que é neto, terá que comprovar laços com Portugal :ter feito viagens, ser associado a uma comunidade portuguesa há mais de 5 anos, ter residido no país. Se seu pai (filho do português) for vivo, peça a cidadania dele, e, depois, a sua.

Quando digo que os nomes devem estar " em acordo" com o batismo, é porque no batismo a sua bisavó consta Felicidade Maria. Quando seu avõ casou, o nome da mãe é Felicidade Messias. Quanto ao que consta no óbito, não sei.
Veja também como estão os avós paternos/maternos no registro de nascimento de seu pai. Aproveite , confira o que consta no casamento. Veja também no seu registro civil.

Como vai ao consulado, se informe à respeito dos documentos, e, como faz para comprovar laços com Portugal, se for pedir a cidadania para neto.
Se o seu pai ainda vive, seria melhor pedir a dele. Quando ele for cidadão português, peça a sua.

Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389903 | celofg | 09 mar 2018 12:50 | Em resposta a: #389900

Perfeito! Agora sim entendi tudo! Muito obrigado por tudo em que me ajudaram, assim que tiver alguma novidade, coloco aqui para que vocês saibam o que aconteceu.

Abraços a todos e muito obrigado pela ajuda e pela paciência que tiveram comigo

Atenciosamente,

Marcelo da Fonseca Guilherme

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#389907 | celofg | 09 mar 2018 13:51 | Em resposta a: #389903

Liguei para o consulado de Portugal aqui no RJ e infelizmente eles não fazem a busca de certidão de batismo em Portugal. Vou esperar o retorno do email que mandei para mail@advrl.dglab.gov.pt, espero que não demorem muito a responder.

É necessário a certidão de nascimento para que meu pai faça o processo de cidania portuguesa ou a certidão de casamento seria suficiente?

Abraços

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#390003 | celofg | 12 mar 2018 18:28 | Em resposta a: #389900

Gostaria de agradecer a todos os envolvidos, recebi a resposta e conseguiram localizar a certidão de batismo.

"Ex.mo Senhor

A fim de lhe ser enviada a certidão solicitada, deverá remeter, através de vale postal dirigido ao Arquivo Distrital de Vila Real, Avenida Almeida Lucena, 5, 5000-660 Vila Real, PORTUGAL, a importância de € 20,45 (vinte euros e quarenta e cinco cêntimos) para pagamento da certidão e portes em correio registado.
Se preferir poderá efetuar o pagamento através de transferência bancária para o IBAN: PT500781 0112 01120013254 54. BIC SWIFT: IGCPPTPL. Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas."

O unico problema esta sendo o pagamento, os correios brasileiros em greve não estão fazendo vale postal internacional e meu banco (Itaú) está fazendo uma série de pedidos de documentos para anexar no envio como por exemplo:

.Contrato de prestação de serviço
.Fatura com o valor em moeda estrangeira
.Comprovante DARF de imposto de renda

Alguem sabe se é normal o banco pedir estes documentos?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#390004 | saintclair | 12 mar 2018 19:48 | Em resposta a: #390003

-
Apresente ao seu Banco cópia do e-mail que recebeu
do Arq. Dist. Vila Real.
É norma os Bancos pedirem comprovativo dos valores
a transferirem.
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#390005 | celofg | 12 mar 2018 19:51 | Em resposta a: #390004

foi o que eu fiz...espero que seja suficiente

Abraços e obrigado

Resposta

Link directo:

Certidão de Nascimento avô português

#390438 | celofg | 27 mar 2018 18:28 | Em resposta a: #389843

Boa tarde a todos, a primeira etapa foi concluída, tenho em mãos o assento de batismo de meu avô António Guilherme e por isso sou profundamente grato a todos que me ajudaram através deste fórum.

Preciso agora cumprir uma segunda etapa. Liguei para o consulado e fui informado que preciso atualizar os registros civis de meu avô em Portugal, no caso a certidão de casamento aqui no Brasil e o atestado de óbito aqui no Brasil (meu avô é falecido).

A senhorita do consulado, me reportou que devo mandar um email para Conservatória de Registro Geral de Portugal para saber se estas informações meu avô estão atualizadas e caso não estejam atualizadas, mandar-lhes via correio para que seja atualizado.

Poderiam me ajudar com isso? Como posso providenciar esses documentos e para onde mando email para confirmas se os registros estão ou não atualizados?

Agradecido desde já pela ajuda de todos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 set 2024, 10:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen