ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

ajuda

#390010 | LAMBERT | 12 mar 2018 23:49

Em novembro do ano passado, solicitei cópia simples do REGISTRO DE CASAMENTO de
MANOEL ANTONIO e MARIA sob nº 24/1910, realizado em 31/12/1910, na freguesia de BEBERRIQUEIRA/TOMAR.

Em fins de fevereiro deste ano a ADSTR informa que tem meu pedido está pendente desde novembro passado, se ainda me interessava, sendo que o custo era de 1,50 euros.

Claro que me interessava, fui fazer a remessa num banco aqui no Brasil, custo do serviço
60 dolares!

Quem sabe um dia possa ir a Portugal ou localizá-lo on-line!

Resposta

Link directo:

ajuda

#390011 | malimo | 13 mar 2018 01:17 | Em resposta a: #390010

Caro Lambert,
Não sei quanto às conservatórias mas para os Arquivos Distritais sempre enviei pelos Correios.
Ainda não é barato mas US$60,00 é um absurdo.

Att.,
Maria Alice

Resposta

Link directo:

ajuda

#390014 | FilipeFlard | 13 mar 2018 02:20 | Em resposta a: #390010

Já passei pela mesma situação e creio que os confrades portugueses pesquisando no Brasil enfrentem o mesmo problema.

Pelo menos para as digitalizações, penso que o mais inteligente a fazer seria criar uma espécie de rede de cooperação entre o aquém e o além mar em que os confrades de Portugal pediriam documentos portugueses para os confrades do Brasil e estes pediriam documentos brasileiros para aqueles.

Os pagamentos poderiam ser feitos por contas do PayPal ou outra plataforma qualquer de menor custo, ou, se forem necessários um serviço aqui e outro lá de custo equivalente, até por simples compensação.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

ajuda

#390035 | saintclair | 13 mar 2018 19:36 | Em resposta a: #390010

-
Caro Confrade;
Sugiro que deixe passar a greve dos Correios Brasileiros, para depois
enviar esse vale de correio.
http://www.oanda.com/lang/pt/currency/converter/
Sc.

Resposta

Link directo:

ajuda

#390036 | saintclair | 13 mar 2018 19:48 | Em resposta a: #390035

-
https://tombo.pt/f/tmr13

Resposta

Link directo:

ajuda

#390120 | PAIVAMANSO | 15 mar 2018 09:39 | Em resposta a: #390036

Caro Amigo Lambert
Li há minutos este seu tópico e por favor não me entenda mal, mas a minha primeira reacção foi de espanto, a segunda de alegria, a terceira de tristeza, a quarta de incompreensão.
Espanto por o Amigo nunca me ter falado neste assunto. Alegria por saber que poupei muito dinheiro a muita gente. Tristeza ao constatar essas enormes barreiras tão injustas. Incompreensão porque vários Brasileiros/as a quem ajudei e ofereci Assentos Paroquiais, quando me dizem que virão a Portugal e gostariam de me abraçar e agradecer, eu explico que nunca apareço a ninguém e ficam zangados comigo. Nunca mais enviam sequer um e-mail.
No seu caso é diferente e pensando friamente, percebo que o Amigo não me falou neste assunto, por saber da minha falta de saúde e das limitações, pois nunca deixámos de trocar e-mails.
Temos uma amizade “virtual” que nos abraça por via dos vestígios das memórias e histórias das vidas e das trágicas mortes, de vários dos seus Lambert, aqui em Portugal, na Lousã dos inícios do século XIX, manchada de sangue pela Terceira Invasão Francesa.
Ainda estou na dúvida se haverá aqui um erro de escrita, porque espero que 60 dólares para pagar um euro e meio em Portugal, só possa ser um engano involuntário do Amigo.
Em breve voltaremos a falar-nos.... por e-mail.
Receba um Grande Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

ajuda

#390121 | saintclair | 15 mar 2018 10:05 | Em resposta a: #390120

-
Talvez a confusão esteja nesta leitura;
------------------------------------
A comprar 1,50000 EUR
paga 6,05712 BRL--- [6 reais] e não 60.
https://www.oanda.com/lang/pt/currency/converter/
--
Sc.

Resposta

Link directo:

ajuda

#390122 | PAIVAMANSO | 15 mar 2018 10:28 | Em resposta a: #390121

Caro Amigo Celso Lambert
Telefonei para o Arquivo Distrital de Santarém e falei com uma Senhora muito atenciosa e simpática, a Dª Fernanda, que conhecia de memória o seu processo e inclusive o seu Nome.
O assunto está resolvido. Em breve o Amigo vai receber essa digitalização via e-mail.
Outro Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

ajuda

#390123 | Jorge Resende | 15 mar 2018 11:57 | Em resposta a: #390122

Com pessoas como esta não haveria Mundo melhor???

Resposta

Link directo:

ajuda

#390125 | FilipeFlard | 15 mar 2018 13:07 | Em resposta a: #390010

Antes o confrade Lambert estivesse enganado: Os bancos sabem cobrar bem pelo envio de ordens de pagamento para o exterior, por pequenos que sejam os valores remetidos.
Felizmente há arquivos distritais que aceitam cartão de crédito, o que reduz substancialmente os custos; se é preciso pagar um euro ou dois em uma conta bancária portuguesa, porém, por menos de trinta euros não se faz (há bancos que cobram bem mais).

Um assalto!

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

ajuda

#390127 | silvestre | 15 mar 2018 13:48 | Em resposta a: #390125

Quanto aos bancos, é o que temos. Há pelo menos um em Portugal que cobra 38 E para transferências para o Reino Unido, seja qual for a quantia. Como o meu filho está a estudar no RU, a solução passa por três vias, uma das quais o envio pelo moneygram. Esta solução é muito prática e económica mas duvido que os Arquivos disponham de um funcionário para ir levantar o dinheiro aos representantes dessa empresa.

Resposta

Link directo:

ajuda

#390128 | aeiou2 | 15 mar 2018 15:09 | Em resposta a: #390122

Parabéns ! A isso é que se chama ajuda !
Maria Oom

Resposta

Link directo:

ajuda

#390129 | FilipeFlard | 15 mar 2018 15:21 | Em resposta a: #390122

É uma grande alegria lidar com pessoas assim. Um exemplo a ser seguido!

Resposta

Link directo:

ajuda

#390130 | PAIVAMANSO | 15 mar 2018 15:22 | Em resposta a: #390127

Meu Grande Amigo Jorge Resende

Peço-lhe muita desculpa mas desta vez o Amigo não escapa.

É verdade que a seu pedido, nunca lhe pude agradecer aqui no fórum, tudo o que lhe devo.
Aliás, eu nunca lhe conseguirei agradecer nem uma pequena parte do que lhe devo.

Que me perdoem todos os outros meus Amigos e Amigas aqui do Fórum, e são muitos, mas o Jorge Resende, é tão especial que é o único a quem trato por Meu Grande Amigo.
Repito; que me perdoem todos os outros Amigos e Amigas do Fórum, que tanto me ajudaram nos últimos nove anos, e por isso lhes estou tão grato e tanto os estimo a todas / todos.

Em tempos dei uma pequena ajuda a um desconhecido; um tal Jorge Resende. Fomos construindo uma amizade, e longe dos holofotes do fórum, por e-mail ajudando muita gente.

Completamente de surpresa, um dia recebi pelo correio, uma pasta com dezenas de fotocópias de Assentos Paroquiais que eu ainda não tinha: Baptismos, Casamentos e Óbitos, tudo referente a antigos parentes meus, dos séculos XX, XIX, XVIII e XVII.

Isso foi só o início. Muitos outros Assentos este Amigo me foi enviando, inclusive vários que eu tinha procurado afincadamente, mas nem vestígios encontrara. Nunca os contei a todos, mas serão mais de 150….. de parentes meus, ascendentes directos ou colaterais.

Muitos Outros assentos Paroquiais o Jorge Resende me ofereceu, referentes a pesquisas para desconhecidos, que vivem do outro lado do mar, a quem ajudámos sempre graciosamente.

Sei que o Jorge Resende já tem muito pouco tempo livre para continuar a dar cabo dos olhos ao desbravar os Livros Paroquiais, e também por isso esta é a hora certa de lhe deixar aqui estas minhas sinceras palavras de profundo reconhecimento e agradecimento.

Vou terminar a minha singela homenagem, que quebra a minha promessa de que nunca faria este elogio publicamente, mas que por todas as razões, já não consigo continuar a calar.

Se o Amigo diz (com evidente exagero) que com pessoas como eu o mundo seria melhor, eu digo que o Jorge Resende é mil vezes melhor do que eu em tudo. Inclusive na Solidariedade, na Competência, e na Grande Amizade que me tem dado ! Ter um Amigo assim, é um bem maior !

É claro que os Assentos Paroquiais que este Meu Grande Amigo me enviou, não caíram do céu. São o fruto de muitas centenas, de horas dos seus solitários trabalhos de investigação, totalmente a troco de nada, e por isso aqui deixo estas minhas pobres mas justas palavras.
Com um Grande Abraço de Agradecimento e pedido de desculpas

Para sempre
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

ajuda

#390133 | saintclair | 15 mar 2018 15:53 | Em resposta a: #390130

-
...Entretanto as tvs e redes sociais continuam a relatar o que se passa de negativo na
"escuridão da noite", na Cidade Maravilhosa.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/brasil/vereadora-e-motorista-mortos-a-tiro-no-rio-de-janeiro
Sc.

Resposta

Link directo:

ajuda

#390157 | malimo | 15 mar 2018 23:37 | Em resposta a: #390133

Caro Saint Clair,
Na escuridão da noite e à luz do dia.
O exército é preparado para as guerras.
Como dizia, com seu sotaque gaúcho, um antigo político do Rio Grande do Sul, no Brasil:
- A quem interêssam certas mortes ?

Meus cumprimentos,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

ajuda

#390171 | PAIVAMANSO | 16 mar 2018 11:10 | Em resposta a: #390157

Caras Amigas e Amigos que partilharam comigo este e dezenas de outros tópicos.

Quero enviar um Grande Abraço de Amizade e Agradecimento também para vós. Sei que ninguém ficará ofendido por eu ter destacado aquele Meu Grande Amigo.

Todos vós, cada um de vós, sentiria o mesmo se tivesse um Amigo assim.
Por falta de saúde e consequente contenção de despesas desde que fiquei aposentado por invalidez, refugiei-me em casa e na cama, a ver televisão a ler Livros, a desfrutar de milhares de conteúdos interessantes em dezenas de áreas diferentes, a que a internet nos dá acesso.

Sobretudo no inverno, é muito raro sair de casa, porque a DPOC assim recomenda quando é possível, e a coluna os joelhos e as ancas degradadas, aproveitam e agradecem o merecido repouso.
Comecei a trabalhar cedo e felizmente só parei 40 anos depois, quando a falta de saúde me quebrou gravemente e nunca mais vi, nem ouvi, as centenas de clientes, colegas de trabalho, empregados de fornecedores, os amigos / amigas recentes e os de longa data….. O meu mundo parou.
Passados 10 anos desse colapso, sentado na cama, bem agasalhado pelos cobertores e com um saco de água quente nos pés, fico horas a fio a ver passar os carros. O meu olhar atravessa os vidros da porta da varanda, e lá longe no sopé da serra da Lousã, está Vila Nova. de facto, tal como Belisário Pimenta deixou escrito, ao final da tarde é habitual o sol bater nos vidros das janelas e reflectirem a luz que chega aos olhos de quem esteja em Miranda do Corvo, e eu, sem pretensões, acrescento; luzes das memórias de gente que partiu há muitos anos, mas ainda não morreu completamente, porque:

“ Um Homem Só Morre Totalmente, Quando Por Todos É Esquecido Para Sempre “

Tudo isto para vos dizer que talvez quem ande a remexer nos Livros Paroquiais procurando determinados Baptismos, Casamentos ou Óbitos, ou nos livros de Registo de Passaportes, ou Processos de Casamento, nos Livros dos sepultamentos, visitando cemitérios à procura de uma Campa ou Jazigo em particular, de uma lápide que possa ter nomes, datas, talvez uma foto, indagando pessoas idosas cheias de memórias antigas, fazendo Pesquisas Genealógicas, Estudando a Vida e a Obra daqueles que já partiram, Reconstituindo a teia das Árvores de Costados ou Genealógicas ....Talvez não andem tão sozinhos quanto possam julgar.
Quem sabe ? Talvez a Paixão pelas Investigações Genealógicas ultrapasse o nosso entendimento, muito para além do que conseguimos perceber ou sequer imaginar.

Quase todos os dias vejo passar Ambulâncias ou carros de Bombeiros em grande correria. Homens, Mulheres e Máquinas unidos no esforço de salvar Vidas. Se surge uma doença fatal e sem cura, os olhos, os ouvidos, e a mentalidade, mudam muito e transformam radicalmente a filosofia da pouca vida que resta. As amizades, passam a valer o triplo do que já valiam, ou mais ainda. Toda a gente sabe disto. Este é apenas mais um aviso de alerta, para que ninguém se esqueça muitas vezes, pois esse costuma ser um dos nossos erros, de todos os dias.
Ninguém é perfeito. É importante “vermo-nos ao espelho” antes de olhar-mos para os outros.
Abraço Geral e sem excepções
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

O Preço da Liberdade

#390184 | saintclair | 16 mar 2018 15:32 | Em resposta a: #390157

-
Maria Alice;
...No tempo da construção das Ferrovias no Brasil, foi a época de muita emigração portuguesa.
Meu avô foi três vezes a esse País, o seu trabalho foi ajudar a erguer a Ferrovia Brasileira, de
que nos podemos lembrar, por exemplo da palavra "Leopoldina", e o que esta representa em
matéria de comboios etc.
É com muita tristeza que assisto diariamente às emissões das Tvs Brasileiras, a mostrarem
o que há de pior nesse imenso Br.
Marielle Franco, sabia do que falava, conhecia bem o que se passava nessa Cidade, vamos esperar que a sua morte não tenha sido em vão.
Cumprimentos
Saintaclair

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 23:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen