Morgadio de Alderiz - Pias - Monção

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas

Morgadio de Alderiz - Pias - Monção

#390282 | anabcosta | 20 mar 2018 18:42

Quem possui informações sobre este morgadio (instituído por D. Vasco Marinho de Castro), detalhes dos vários detentores, etc.
Muito grata.
Ana

Resposta

Link directo:

Morgadio de Alderiz - Pias - Monção

#390338 | natercia7 | 23 mar 2018 13:38 | Em resposta a: #390282

Cara Anabela Costa,

Vàrias vezes temos cruzado os nossos interesses genealogicos.
Como a confreira, eu tenho o D. Vasco Marinho em vàrios ramos da minha àrvore.
E, como a confreira, penso que a consistência do morgadio instituido em Alderiz, com a capela de S. Sebastião como cabeça, poderia trazer muita luz para uns e outros.
Quem poderà dispor dessas informações ?
Que bom seria se elas fossem dadas aqui no forum . Cumprimentos da Natércia

Resposta

Link directo:

Morgadio de Alderiz - Pias - Monção

#390357 | anabcosta | 23 mar 2018 21:53 | Em resposta a: #390338

Cara Natércia,

Realmente, temos vindo a cruzar perguntas e informações.
De acordo com o registado em sede de genea, D. Vasco Marinho de Castro é antepassado comum. Da minha parte é via o filho Pedro Marinho/Catarina de Eça e o filho destes, Baltazar Marinho (descendente)...
Já no século XVIII e XIX, o Morgado de Alderiz está na posse de "Pereiras de Castro" (descendentes de D. Vasco Marinho, conforme referido, pelo ramo Baltazar).
A Minha avó paterna tinha apelido Pereira de Castro e os seus antepassados mais diretos também e estão relacionados com o Morgado de Alderiz (genea, informação histórica fornecida por genealogistas, assentos de batismo, etc). Contudo, existem momentos na história de que ainda não possuo informação e é essa que busco.
Cumprimentos,
Ana



dos que possuo

Resposta

Link directo:

Morgadio de Alderiz - Pias - Monção

#390366 | natercia7 | 24 mar 2018 08:57 | Em resposta a: #390357

Cara Anabela ,

Muito obrigada pela resposta, que ajuda, pelo menos, a manter o nosso topico em primeira pàgina.
Atrevo-me, de memoria, a falar-lhe da minha linha descendente do D. Vasco.
Tenho, na raiz, o casal Lançarote e Joana. Venho depois do filho deles, Dionisio c. c. Isabel de ALMEIDA.
Oh là là, parece-me que a descida é mais dificil do que a subida.
O meu trisavô paterno, Manuel José de JESUS PUGA, de Paderne, era bisneto do Antonio ALVARES de SOUSA c.c. Caetana de CASTRO SOARES, filha do Manuel de CASTRO e ARAUJO, dos CASTROS de Santo Antão, em Messegaes.
Mas nao sei se sabe que estes parentescos dos primeiros Marinhos-Falcao, filhos do casal primitivo andam a ser revisitados pelo nosso prestigioso Primo e confrade, Professor-Doutor Antonio de BIVAR WEINHOLTZ. E, é precisamente neste ramo descendente do Dionisio e no que desce do irmão João, que eu também tenho noutro ramo.
Aguardo sempre com grande ansiedade os dados documentais que vêm de um e outro lado.
Vamos là ver se hà novidades. Cumprimentos da Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 05:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen