Cepese-registro de passaportes - dúvidas

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Cepese-registro de passaportes - dúvidas

#390345 | alfredoneto | 23 mar 2018 16:13

Prezados

Estou a procura dos resgistro de nascimento de meu bisavô ALFREDO ALVES DA SILVA (nao tenho ideia do local exato de onde nasceu) que veio para Manaus, Amazonas-Brasil, no começo do século XX (nao sei a data). Encontrei alguns registros de passaportes com esse nome, no CEPESE. Porém, não sei o que fazer com os IDs e e nem como procurar mais detalhes. Alguem poderia ajudar-me ??

Grato.

Resposta

Link directo:

Cepese-registro de passaportes - dúvidas

#390347 | MCNN | 23 mar 2018 16:33 | Em resposta a: #390345

Boa tarde

Para saber se algum desses Alfredo Alves da Silva é o que lhe interessa, seria conveniente saber o nome do pai dele.

Caso não tenha essa informação, a mesma com toda a certeza constará do assento de nascimento dos filhos dele.

Se concluir que alguma das pessoas listadas é a que lhe interessa, para obter mais dados do cepese terá de lhes escrever um mail solicitando-lhes os dados que possuem relativamente aos IDs em questão, e posteriormente pagar-lhes por essa informação adicional, a qual se resume à data e local em que foi pedido o passaporte e ao número do passaporte.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cepese-registro de passaportes - dúvidas

#390348 | alfredoneto | 23 mar 2018 16:53 | Em resposta a: #390347

Prezado Mario

O nome do pai de meu bisavô é Manuel (ou Manoel) Alves da Silva.
Na verdade, o que procuro é o local exato onde Alfredo Alves da Silva nasceu. Será que encontro essa informação neste registro do passaporte, no Cepese ??

Resposta

Link directo:

CEPESE - REGISTRO DE PASSAPORTES - DÚVIDAS

#390352 | MCNN | 23 mar 2018 17:58 | Em resposta a: #390348

Caro Alfredo

Tal como lhe disse anteriormente, a única informação que depois de lhes pagar o Cepese lhe fornecerá, para além daquela que já consegue visualizar gratuitamente, será a data e local em que foi pedido o passaporte e o número do passaporte.

Com a data em que o passaporte foi pedido e com a idade do requerente conseguirá deduzir o ano em que o requerente terá nascido.

Com o número de passaporte, e dependendo do ano em que ele foi pedido, poderá eventualmente ir procurar o processo de passaporte no Arquivo Distrital.

Passando agora aos resultados que nos são devolvidos quando pesquisamos a base de dados introduzindo o nome do seu bisavô e o nome do pai dele, apenas nos aparecem dois registos, ambos indicando que o requerente era natural da Maia.

A Maia é um dos concelhos do distrito do Porto, o qual tem mais de uma dúzia de freguesias, mas o que está indicado é que as pessoas em questão seriam naturais do concelho da Maia não especificando pois qual a freguesia. O cepese também não lhe fornecerá a freguesia.

De notar que estes registos não são necessariamente do seu bisavô. Podem perfeitamente ser de um homónimo cujo pai também se chamava Manuel.

Uma última questão. Sabe o nome da mãe do seu bisavô ? E tem ideia sobre o ano em que seu bisavô nasceu ? Ou sobre o ano em que ele chegou ao Brasil ?

A resposta a estas duas últimas questões, confrontadas com as respostas que o cepese lhe forneça, podem dar-lhe uma pista sobre se estas pessoas indicadas pelo cepese correspondem ou não ao seu bisavô.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cepese - registro de passaportes - dúvidas

#390355 | alfredoneto | 23 mar 2018 19:04 | Em resposta a: #390352

Prezado !!

Muitíssimo obrigado pelas informações. Foram muito esclarecedoras, realmente.
Quanto as perguntas posso dizer o seguinte:
- a data nascimento do meu bisavô foi 12/07/1890, especificada em sua certidao de òbito;
- o nome de sua mãe era Maria Pereira (ou Marques) da Silva. Há controvércias entre entre os registros de casamento e óbito;
- por fim, a sua data de chegada nos é ignorada, completamente.

Mais uma vez agradeco toda ajuda !!

Resposta

Link directo:

Cepese-registro de passaportes - dúvidas

#390425 | pachancho | 27 mar 2018 10:00 | Em resposta a: #390355

Caro Alfredo, antes de fazer qualquer pedido ao Cepese, sugiro que envie um email ao Arquivo Distrital do Porto, a perguntar se existe algum pedido de passaporte em nome da pessoa que procura, envie todos os dados que tem sobre ele.
Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

Cepese-registro de passaportes - dúvidas

#390427 | mila1000 | 27 mar 2018 12:00 | Em resposta a: #390345

Alfredo,

Creio que os ID que mais se aproximam do que procura são:

125333 Alfredo Alves da Silva Maia Maia Manuel Alves da Silva &bnsp; Trolha 22 Manaus Solteiro

151152 Alfredo Alves Da Silva Porto Sem Indicação Manuel Alves da Silva &bnsp; Trabalhador 23 Manaus Solteiro

Como Paula Peixoto já o orientou, o melhor mesmo é escrever ao Arquivo, verificar o nome da mãe do requerente do passaporte Alfredo.

Pode pesquisar o batismo em Maia , e. caso tenha sorte da data do nascimento estar correta. poderá encontrar o documento. Nem sempre são corretas, o que faz aumentar a busca entre 1888 e 1892. No outro ID como apenas diz Porto, também pode ser outra freguesia...

Há uma nota em 19 de Abril de 1918 do falecimento repentino , no dia anterior em Manaus, da portuguesa sra Isabel da Silva, 33 anos, esposa do sr Alfredo Alves da Silva. Sabe se seria esposa do seu bisavô? Ele teria então, 28 anos...

Se os IDs estiverem certos , seu bisavô teria aportado em Manaus entre 1912-1913, mas, pesquisar os livros de passaportes seria trabalhoso, são milhares de registos...

Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 02:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen