Ajuda para encontrar meu bisavô
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas
Bom dia pessoal,
Estou a procura do registro do meu bisavô em portugal.
Os documentos mostram apenas que ele é de "Açores - Portugal".
Após muitas pesquisas e ajuda de alguns, achamos algumas informações a mais, seguem abaixo:
Nome do Bisavô: Julio Andrade
Nome do Pai: Adelino Andrade
Nome da Mãe: Carmina Augusta
Data de nascimento: 24/08/1911
Pedido de passaporte em Portugal:
- Ano de 1912
- Distrito da Guarda
- Concelho de Celorico da Beira
- Freguesia de Açores
Chegada no Brasil:
- Partindo de Lisboa (aparentemente)
- Vapor Tucumann
- 27/04/1912
Obs.: Tenho toda a documentação dele escaneada, caso queiram para analisar eu envio por e-mail.
Já solicitei do Aquivo Distrital da Guarda a busca do assento dele, porém sem sucesso.
Já não sei mais como encontrar ele em Portugal... Espero conseguir com a ajuda de vocês.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Lima.
Link directo:
Rafael,
Deve solicitar o registo civil à Conservatória , pois, seu avõ nasceu em Agosto/1911.
Conservatória do Registo Civil e Predial
Pç. República Celorico Beira
6360-306 Celorico da Beira
Telefone: 271742150 Fax: 271741354
Celorico da Beira – Guarda – Portugal
crcpcom.celorico-beira@dgrn.mj.pt
Boa sorte
Mila
Link directo:
Oi Mila, boa tarde como vai?
Eu já entrei em contato com eles, e eles me encaminharam para o Arquivo Distrital da Guarda, informando que todos os registros até 1912 foram para lá.
Rafael Lima.
Link directo:
Terá que verificar convenientemente; o seu bisavô nasceu em
1911 e decorridos 8 meses foi tirado o passaporte?
Aguardamos suas notícias
Saintclair
-
Link directo:
Boa tarde Saintclair,
Segue abaixo o link do meu dropbox contendo os documentos do meu Bisavô e de seu Pai para análise:
https://www.dropbox.com/sh/tkop6we8lve8a8n/AAAm-U_lhmtIxHIlawdTVCLAa?dl=0
Lista de Bordo do Vapor:
BR_RJANRIO_BS_0_RPV_ENT_010838_d0001de0001_LISTA_BORDO_PAI_BISAVO.pdf
Certidão de Casamento do Bisavô no Brasil:
certidao_casamento_bisavo.jpg
Pedido de passaporte do Pai do Bisavô:
PT-ADGRD-ACD-GC-H-HD-005-00004_m0006_derivada_PEDIDO_DE_PASSAPORTE_PAI_BISAVO.jpg
Cartão de Imigração emitido pelo Departamento de Policia Brasil:
record-image_3QS7-L9J7-G99V-T_CARTAO_IMIGRACAO_BISAVO.jpg
RG do Bisavô no Brasil frente e verso:
RG_FRENTE_BISAVO
RG_VERSO_BISAVO
Rafael Lima.
Link directo:
Informação complementar sobre o "Pedido de Passaporte" é que é numero "696" na folha.
Informação complementar sobre o a "Lista de bordo" é que a informação esta na "pagina 6" escrito a "mão" no canto superior direito das folhas, "ordem numerica de 428 a 431" ou "pagina 8 do PDF folha direita".
Com os melhores Cumprimentos.
Rafael Lima.
Link directo:
Rafael;
O seu avô tinha 8 meses quando foi levado pelos pais
para o Brasil:
Em casos idênticos houve crianças que não foram registadas
em Portugal, mas sim no país para onde emigraram.
A meu ver tem que analisar o assunto convenientemente.
Boa sorte
Sc.
Link directo:
Mas se este fosse o caso, como o documentos deles poderiam ter informações de estrangeiros? não bastasse ele dizer ser estrangeiro, tinha algum documento para comprovar isso.
Alguma sugestão?
Link directo:
...O Processo do seu avô teve origem quando a família desembarcou no Brasil.
Nessa altura a Alfândega registou as entradas, e a partir dessa data começou
a contar o tempo; ....[ para ir ao serviço de Imigração Brasil,etc.] conforme se pode
ver pelos documentos que postou neste tópico.
Esta é a hipótese que parece ser a mais provável, no entanto pode ter acontecido
o contrário, ....O seu avô ter sido registado em Portugal, e no meio da confusão. os
seus bisavós, pais do seu avô já não se lembrarem de o terem registado em Portugal,
e partiram da posição que chegou ao Brasil sem ser registado.
Como o seu avô nasceu em Agosto de 1911, 10 meses após a Revolução de 5 Outubro
1910, em Portugal, creio que em 1911 ou 1912, nasceu o Registo Civil Português, e no
meio da barafunda, alguma coisa deixou de ser tratada como devia......
Se precisar de mais esclarecimentos, esteja à sua vontade para o fazer. Terei todo o
gosto em o ajudar.
Melhores cumprimentos
Sc.
Link directo:
Boa noite
No pedido de passaporte deve ter os documentos dos acompanhantes como o numero do pedido pergunte para o arquivo da Guarda se eles têm o processo de passaporte para consulta.
Boa sorte
Link directo:
Rafael,
A familia desembarcou em Santos, passando pela hospedaria dos imigrantes em SP.
Consta o nome da filha Mabilia e Julia (?). Adelino estava com 40 anos, pois, mo livro da hospedaria consta a data de nascimento de todos.
http://www.inci.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=05A&pagina=131&familia=48290
http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L05A_131.pdf
No pedido de passaporte, não consegui "decifrar" a freguesia onde ele nasceu. Há varias freguesias em Celorico da Beira que possuem livro de batismo em 1872 . Pode tentar localizar Adelino,e, ver se há anotado onde casou.
10 abril de 1911 - Julia
14 abril 1907 - Mabilia
Carmina Augusta -21 08 1884
Adelino - 6 3 1872 - pai Antonio
Mila
Link directo:
Realmente @saintclair esta é uma hipótese do que poderia ter ocorrido, mas oque realmente me intriga é que temos os registros paroquiais até 31/03/1911 então a partir dai ele ja tinha que ter sido registrado em registro civil, e se seguirmos a trajetória da minha familia este deveria estar registrado no concelho de Celorico da Beira o qual eu ainda não encontrei.
Rafael Lima.
Link directo:
Obrigado pela dica @rpas35rcma eu abri uma solicitação pedindo analise do processo de pedido de passaporte para ver quais documentos estão juntos com o pedido de passaporte. Vamos ver não custa tentar.
Rafael Lima.
Link directo:
Oi @Mila sim realmente no livro da hospedaria esta como "Julia" mas em comparação com a Lista de Bordo do Vapor esta Julio e o pedido de passaporte diz-se que ele veio acompanhado de 1 esposa, 1 filha e 1 filho, acreditamos que apenas foi um erro de quem escreveu o livro e pelo fato do meu bisavô ter vindo com no maximo 1 ano de idade não deram muita atenção pra isso na hora.
Na freguesia esta escrito Açores la no pedido de passaporte, pelo menos ampliando a imagem conseguimos ver bem isso.
Estou tentando localizar o nascimento do tatarávô que é o Adelino, mas esta bem dificil essa parte, ainda mais levando em consideração que muitas freguesias não tem o livro de baptismo disponivel no ano de 1872.
Rafael Lima.
Link directo:
Antiga Freguesia Concelho Celorico Bastos- " AÇORES"
-
https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7ores_(Celorico_da_Beira)
Sc.
Link directo:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_das_Freguesias_de_A%C3%A7ores_e_Velosa
---
História
Antiga vila, Açores conserva ainda traços da sua longevidade. Situada a Nordeste de Celorico da beira, confronta com freguesias do Baraçal, Velosa, Ratoeira e Lajeosa do Mondego no concelho de Celorico da Beira e Vila Cortês do Mondego e Sobral da Serra no concelho da Guarda. Outrora designada por Freixial, a actual designação deriva da ave com o mesmo nome, associada aos mitos em torno da Senhora do Açor. A freguesia é constituída pelos aglomerados de Aldeia Rica e Açores.
Sc.
Açores terá sido uma importante fortificação antiga, tendo sido identificado o castro de Açores, tendo a actual aldeia sido edificada a partir do castro existente ou expandindo-se em seu redor. Pode assim inferir-se com alguma segurança que constituiu um importante santuário dos visigodos, um dos povos “godos” (chamados bárbaros) que dominaram grande parte da Península nos séculos VI e VII d.C.. Encontra-se sepultada na Igreja uma princesa visigoda – Suintiliuba –, datada de 666 d.C. (704 era de César). Na medievalidade, dividia-se em duas partes: a vila que se governa conforme a sua jurisdição e a lameira à qual pertenciam os lugares da Aldeia Rica e Massa. Em 1758 tinha 10 fogos com uma população de 10 homens e 13 mulheres.
A freguesia de Açores tem vindo a perder população, fruto da emigração para países como os Estados Unidos da América, Suíça e França, principalmente. Os que ficaram retiram principalmente à construção civil e ao comércio de produtos agrícolas, o sustento do dia a dia.
A produção da batata e a pecuária, com o seu expoente máximo no famoso queijo de ovelha, constituem a base da actividade agrícola. O presunto também tem grande importância na freguesia, sendo o lugar de Aldeia Rica o principal responsável pela produção de queijo e presunto na freguesia.
A aldeia desenvolveu-se a partir de um amplo e muito agradável espaço verde – o Largo de Açores. Situado à entrada da aldeia (no sentido da Lajeosa), o largo recebe o visitante através de “corredores” delimitados por belas árvores de copa imponente que desembocam no Largo do Pelourinho e Solar dos Cabrais. Assume também este largo o papel de palco principal das festas e eventos que preenchem o calendário local. Serve ainda de pano de fundo à realização do mercado mensal no qual se transacciona grande variedade de produtos.
Em suma, a terra de Açores que outrora foi uma relevante vila é hoje aldeia importante pelo seu importante largo, património histórico-cultural que nos faz a todo o momento recuar no tempo. [2]
Link directo:
Gostaria de agradecer muito aos meus Confrades que aqui prestam um trabalho incrivel de ajuda e esclarecimentos sobre as nossas ancestralidades. É um trabalho voluntário realmente muito incrível e ao qual tomei gosto de participar, e que não tinha um pingo de noção quando resolvi pesquisar sobre, e o desejo brotou após saber de minha família sobre ter antepassados Portugueses.
Em meio a todas as formas de busca eu encontrei o assento de baptismo do meu bisavô e agora a minha arvore genealógica esta mais completa, e vou tentando ver até onde consigo chegar.
Dou graças a D'us e para Ele toda honra e toda a glória por nos usar como instrumentos para ajudar o próximo.
Com os melhores cumprimentos,
Rafael Lima.
Link directo:
-
Rafael;
....Só uma pergunta;
Onde encontrou o assento do seu bisavô?
Obrigado
Saintclair
Link directo:
Olá SaintClair,
Eu estava pesquisando no sitio do Arquivo Distrital da Guarda, pela pesquisa avançada, pelos nomes dos meu antepassados.
Acontece que em uma das buscas eu coloquei o nome da irmã do meu bisavô, a então Mabilia, e nisso um dos resultados das buscas foram este "Inventário por óbito de Mabilia de Jesus" no qual a Inventariada era Mabilia de Jesus, de Amoreiras, Sobral da Serra e o Inventariante era Adelino de Andrade, de Amoreiras.
Adelino de Andrade era o nome do meu trisavô pai do meu bisavô Julio.
Achando curioso a proximidade de nomes, eu fui pesquisar nos mapas onde ficava Sobral da Serra ou Amoreiras, foi então que descobri que basicamente é uma freguesia vizinha da freguesia de Açores, porém a freguesia de Açores é pertencente ao concelho de Celorico da Beira e Sobral da Serra, Amoreiras é pertencente ao concelho da Guarda.
Foi então que sabendo mais ou menos a data de nascimento da irmã de meu bisavô em 1906 tive a dica de tentar pesquisar o casamento de meus trisavós, então comecei por 1905 e fui até 1910 nos livros de Sobral da Serra, não encontrei nada.
Ai fui descendo, para 1904, e quando cheguei em 1903 lá estava o assento de casamento deles.
Então lá dizia que o meu trisavô era viuvo de Mabilia de Jesuz já falecida e tinha morada nesta freguesia quando se casou. Entendi então que meu bisavô colocou o nome de sua falecida esposa em sua filha com a nova esposa.
Resolvi então pedir uma busca por acaso no Arquivo Distrital da Guarda tanto para tia-bisavó Mabilia quanto para meu bisavô Julio.
1 semana depois para minha surpresa o resultado foi positivo e retornaram os devidos assentos de baptismo.
Eis que essa é minha história. Um pouco mais complexa que isso, mas isto foi oque deu para passar em tão poucas linhas.
Um grande abraço.
Link directo:
Caro Rafael;
Obrigado pela sua simpatia.
Melhores cumprimentos
Saintclair
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 12:08