Familias Ferro, Cominho e Limpo do Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familias Ferro, Cominho e Limpo do Alentejo

#1730 | catarina | 17 jan 2001 13:08

Gostaria de saber as origens destas familias do Alentejo, concelho de Moura, Distrito de Beja.

Resposta

Link directo:

RE: Familias Ferro, Cominho e Limpo do Alentejo

#1838 | ajtrigueiros | 21 jan 2001 18:51 | Em resposta a: #1730

Tenho bastantes informações sobre a família Limpo. Sou duplamente descendente desta família e muito interessado em localizar todos os ramos dela descendentes. Se quiser contactar-me para o meu mail ou através deste fórum, terei gosto em pô-la ao corrente das minhas pesquisas.
É família originária da vila de Moura, descendente de Álvaro Limpo (século XV)e julgo que todas as pessoas de apelido Limpo provêm do mesmo tronco comum. Aliás o uso do apelido nos nossos dias é raro. Tenho procurado localizar e contactar todas as pessoas deste apelido.
Se me quiser informar de até onde consegue chegar na sua linha de antepassados, poderei tentar entroncá-los nos apontamentos dispersos que tenho.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familias Ferro, Cominho e Limpo do Alentejo

#1850 | catarina | 22 jan 2001 12:56 | Em resposta a: #1838

A minha avó chamava-se Maria da Conceição Limpo, e terá nascido em Dezembro de 1898 (um ano antes ou talvez um ano depois)em Póvoa de S. Miguel , concelho de Moura.
O apelido Limpo seria o apelido da minha bisavó, que terá nascido em Moura, chamar-se-ia Ana ou Ana Rita Limpo, e da sua familia não sei nada.
Sempre ouvi a minha avó dizer que teria um tio (ou um tio avô) padre.
Se me puder ajudar...

Resposta

Link directo:

RE: Familias Ferro, Cominho e Limpo do Alentejo

#1851 | JCC | 22 jan 2001 13:20 | Em resposta a: #1850

Catarina

Penso que lhe devo dar estas indicações, não me leve a mal. Há um trabalho que todos nós, genealogistas, podemos e devemos fazer. Quando, finalmente, chegamos a um ponto em que a nossa pesquisa se torna dificil e, nalguns casos, impossível, então, sim, chegou a hora de ir procurar alguém que nos possa dar uma ajuda.

No seu caso, se a sua avó nasceu em 1898, deverá, em minha opinião, dirigir uma carta à Conservatória do registo civil de Moura pedindo uma certidão de nascimento da sua avó. Isto custar-lhe-à 1000$00 mais as despesas de correio e precisará, para além da data, que já tem, dos nomes dos seus bisavós. Se por acaso ainda os não tem peça uma certdão de nascimento dos seus pais e aí encontrará os nomes dos seus avós e dos seus bisavós, bem como outros elementos que decerto a ajudarão. Pode acontecer que os livros de 1898 já não estejam na Conservatória (isto sabe-se previamente com um telefonema para lá) e nesse caso o pedido deverá ser feita para o Arquivo Distrital de Beja, para onde os livros devem seguir depois de sairem da Conservatória. O preço e o método é o mesmo. Se tiver alguém que resida na zona ainda melhor pois estas certidões são passadas de imediato já que se trata de fotocópias.

Com este método pode recuar umas tantas gerações, quase sem sair da sua casa, com alguns telefonemas, cartas e a simpatia das pessoas dos Arquivo Distrital que, na sua grande maioria, têm prazer em ajudar-nos. Falo-lhe por experiência própria.

Quando o processo se complicar então sim chegou a altura de pedir ajuda ao nosso parente António Júlio Trigueiros. Claro que sei que ele terá o maior prazer em ajudá-la desde já mas não concorda que mais vale deixar o seu (pouco) tempo para quando realmente não conseguir investigar sozinha?

Fico ao seu dispor para qualquer ajuda

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familias Ferro, Cominho e Limpo do Alentejo

#1857 | ajtrigueiros | 22 jan 2001 15:11 | Em resposta a: #1850

Catarina:

Já tinha localizado um ramo da família Limpo, na Póvoa de S. Miguel, no concelho de Moura, embora não os tenha ainda entroncados nos da vila de Moura. De facto fiz uma pesquisa no "JORNAL DE MOURA" desde o seu começo e tomei nota de todas as referências a pessoas de apelido Limpo.
Assim sendo envio-lhe os nomes de pessoas deste apelido da Póvoa de S. Miguel que encontrei:

Rodrigo Limpo, 82 anos, natural de Póvoa de S. Miguel, faleceu a 18/11/1960, em Moura.

Vicente Limpo, 83 anos, faleceu a 6/8/1940, na Póvoa de S. Miguel

Mariana Limpo Caro, filha de João Coreia Caro e de Maria Correia Caro, foi baptizada a 27/4/1940, na Póvoa de S. Miguel

Manuel Limpo Gaisito, morador na Póvoa de S. Miguel (1972).

É tudo. Devem estar de alguma forma ligados à sua família. Aconselho-a pois a seguir os sábios conselhos que o João Cordovil Cardoso fez o favor de dar e pedir uma certidão de nascimento de sua avó.
Terei pois todo o gosto em, dentro das minhas possibilidades, ajudá-la a continuar a pesquisa, até porque no verão penso passar uns dias em Beja, para recolher mais dados sobre os Limpos de Moura, no Arquivo Distrital de Beja.
Boa sorte para a sua pesquisa e disponha daquilo em que a puder ajudar.
Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familias Ferro, Cominho e Limpo do Alentejo

#86988 | catarina | 26 mar 2005 23:32 | Em resposta a: #1857

Caros amigos
Já tenho a certidão de nascimento (baptismo) da minha avó.
Nasceu na Póvoa de S. Miguel - Moura , em 07-12-1896, era filha de Anna Rita e Francisco Costa e neta materna de Manuel dos Reis e Grácia Maria e paterna de António Limpo e Ana Costa.
Será que me conseguem entroncar nalgum dos ramos da familia Limpo de Moura?
Grata
Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Familias Ferro, Cominho e Limpo do Alentejo

#86989 | Eleny | 26 mar 2005 23:58 | Em resposta a: #1857

Caro AJTrigueiros,interessa-me particularmente o apelido Gaisita.Suponho que Manuel Limpo Gaisito,terá a mesma origem que a minha avó Maria do Carmo Gaisita casada com João Valente Capa,tem alguma informação desta gente,são de Moura.Boa Páscoa.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familias Ferro, Cominho e Limpo do Alentejo

#96528 | FS | 24 jul 2005 18:26 | Em resposta a: #1857

Boas Tardes
Caro Confrade
Como se interessa pela família Limpo encontrei este registo nos Paroquiais de V. Vargo:
26-02-1816 - ESTEVÃO, filho de Domingos da Roza Limpo, natural de S. Pedro de Adiça e de Thereza de Jesus natural de S. João Baptista de Moura, neto paterno de António Limpo e de Maria de São Joaquim, naturais de S. Pedro de Adiça, neto materno de Estevão Martins natural de S. João Baptista de Moura e de Maria Rodrigues de Almeida natural de S. Miguel da Póvoa.Foram padrinhos Jozé António de Oliveira e Francisca Paulla Limpo. Espero que lhe digam alguma coisa.
Atenciosamente
FS

Resposta

Link directo:

RE: Familias Ferro, Cominho e Limpo do Alentejo

#298090 | Filipabatista | 23 fev 2012 22:14 | Em resposta a: #1857

Familia Ferro de ferreira do alentejo??? cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen