Rocha Pitta

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Rocha Pitta

#391509 | marciaramos | 27 abr 2018 01:08

Olá, Eu sou Márcia Ramos, moro no Brasil. Estou a pesquisar a possibilidade de ligação de meus antepassados com a família Rocha Pitta de Portugal. Sei que o antepassado do ramo familiar é de origem portuguesa e se chamava joão da Rocha Pitta e sua esposa, Cândida da Rocha Pitta. Se alguém puder me ajudar nessa pesquisa eu ficarei muito grata.

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#391513 | Natan123 | 27 abr 2018 04:10 | Em resposta a: #391509

Olá, Márcia. Você pode me passar datas e locais de batismos e/ou casamentos. Tenho livros com os Rochas Pittas. Também descendo deles, mas, ainda não consegui fazer a conexão. De onde você é?

Cumprimentos,

Natan

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#391531 | marciaramos | 27 abr 2018 17:22 | Em resposta a: #391513

Olá, Natan
tenho algumas datas, as mais antigas são pouco precisas
O mais antigo é João da Rocha Pitta, português. Teria nascido ainda no século 18 e casado com Cândida da Rocha Pitta.
Meu bisavô, Antônio Ignácio da Rocha Pitta, seria, quarta geração e nasceu em 1858, faleceu 1938. Meu avô foi Nicolau Ramos de Vasconcelos (não herdou o sobrenome Rocha Pitta, nem seus descendentes).
Que livros são esses que você tem?

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#391532 | marciaramos | 27 abr 2018 17:43 | Em resposta a: #391531

Quanto aos locais o que me foi informado por familiares é que o João da Rocha Pitta teria saído da Bahia para o interior de Pernambuco, cidade de Triunfo, na época uma fazenda ou algo assim, com o nome de Baixa Verde. Em algum momento seus descendentes chegaram em área que hoje pertence aos municípios de Águas Belas, como também Itaíba, em Pernambuco. Nas primeiras décadas do século 19, dois primos se casaram: Maria Izabel ou Luiza (?) e Inácio Gomes da Silva, e juntos com os pais desse último (Ana Maria Gomes da Silva e José Francisco da Silva) foram morar no sul do Ceará, 1858 (atualmente Brejo Santo). Ali ficaram vários, mas Antônio Inácio e sua prima -esposa (filha de Teotônio Rocha Pitta e uma senhora de sobrenome ramos de Vasconcelos) retornaram à Águas Belas, onde tiveram vários filhos, entre eles o meu avô.

Inácio Gomes da Silva ,pai do meu bisavô, Antônio Inácio da Silva Pita.

Não sei se deu para entender o breve histórico.

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#391548 | Natan123 | 27 abr 2018 21:50 | Em resposta a: #391509

Oi, Márcia,

O que tenho é Simão Pitta Portocarreiro de Melo casado com Antônia Maria da Fonseca, pais de Joana Sebastiana da Rocha Pitta, casada com Antônio de Holanda Cavalcante. Joana nasceu ainda no século 18, em Pernambuco, tendo falecido em Russas, Ceará.

Pode ser que esse João da Rocha Pitta tenha algum parentesco. Leve em consideração que nos documentos oficiais aparecem outros nomes e há falha na tradição oral, as vezes. Não sei se é o seu caso.

Eu encontrei este link com Rochas Pittas, também:

https://putegi.blogspot.com.br/2014/04/pau-dos-ferros-e-os-rocha-pitta.html

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#391568 | marciaramos | 28 abr 2018 15:38 | Em resposta a: #391548

Olá, bom dia Natan
Você se referiu a livros sobre os Rocha Pitta, poderia me indicar?
Sei que existe algo que foi publicado no Ceará, por descendentes de um ramo familiar que permaneceu naquela região, mas não consigo localizar.

agradeço por mais essa ajuda

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#391589 | Natan123 | 29 abr 2018 01:05 | Em resposta a: #391509

Olá, Márcia, boa noite.

Eu tenho o livro Albuquerque - A herança de Jerônimo, o Torto, da coleção Borges da Fonseca. Foi nesse livro onde encontrei alguns Rochas Pittas. Essa coleção é baseada no livro Nobiliarchia Pernambucana, escrito por Borges da Fonseca. Você pode encontrar os Rochas Pittas neste Nobiliarchia Pernambucana.

Cumprimentos,

Natan

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#423406 | jose carlos bezerra | 19 abr 2020 15:52 | Em resposta a: #391589

Bom dia Natan

sou José Carlos Bezerra, filho de José Nunes Bizerra (mãe: falecida Gercina Rocha Pitta)
tenho este sobrenome de minha avó paterna no meu registro de nascimento, gostaria de saber mais detalhes, descendência, filiação dela,etc

- e-mail: jcb.mece@gmail.com - moro em Maringá no Paraná

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#423407 | natercia7 | 19 abr 2020 16:45 | Em resposta a: #423406

Caro confrade,

Sabe de que origem geogràfica era o seu primeiro ROCHA PITTA, chegado ao Brasil ?
A minha ligaçao e a dos primos da Quinta de Sto Antao, em Messeges, Monçao, com o ramo PITA ou PITTA da ORTIGUEIRA fez -se quando uma Senhora D. Filipa BRANDAO COELHO pertencente à familia PITTA, da vila de Caminha, no norte de Portugal, se casou com um Cristovao de SA de PASSOS.
Este casal representa os meus nonos (9) avos, na linha materna. O avô Cristovao faleceu em 1623 nessa quinta de Santo Antao.
Estes PITAS eram originarios do norte da Galiza, a umas dezenas de kilometros de Santiago de Compostela. E hà uns dias descobri que um D. Alonso PITTA da VEYGA foi o cavaleiro que fez prisioneiro, na batalha de Pavia, no norte da Italia, em 1523, o rei de França, Francisco I. Como a vida do rei de França foi preservada, este D. Alonso recebeu nos anos seguintes, honras, titulos e rendas dele e uns anos pais tarde do Imperador Carlos V. A minha pesquisa actual seria a de saber se os PITTA da VEYGA e os PITTA de ORTIGUEIRA eram a mesma familia, dado a proximidade dos pazos, pois o D. Alonso nasceu no Ferrol e os meus ancestros eram de Santa Marta da Ortigueira, tudo nuns trinta ou quarenta Kms quadrados. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#432943 | André Vasconcelos | 18 abr 2021 21:08 | Em resposta a: #391532

Olá, Márcia!
Meu nome é André Vasconcelos e resido no município de Triunfo.
Se possível gostaria de entrar em contato com sua pessoa para informações sobre a família Rocha Pitta.
Meu e-mail: vasconcelos.triunfo@gmail.com
Obrigado!

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#432961 | marciaramos | 19 abr 2021 15:48 | Em resposta a: #432943

Olá Andre, bom dia
Ja te respondi por e-mail
grata

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#432962 | marciaramos | 19 abr 2021 15:50 | Em resposta a: #391589

Olá Natan
Peço desculpas pela falta de contato, pois havia perdido o aceso ao site.
Agradeço as informaçoes fornecidas.
Atenciosamente
Márcia Ramos

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#436810 | Gilson Modesto | 04 out 2021 17:49 | Em resposta a: #391532

Olá, Marcia e Nathan
Meu bisavô, Victor José Modesto era filho de José Francisco da Silva e Ana Gomes da Silva. Ele fundou a cidade de Araripina, Pe, onde a familia Modesto foi durante muitas décadas a principal.
Temos em comum, nós tres, a descendência do que é talvez um dos maiores clâs familiares do nordeste, do qual sairam famlias como Modesto, Bastos, Lourenço, Lucenas, Alves de Moura, Araújo Lima, Leite Rabelo, etc.

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#436830 | marciaramos | 04 out 2021 20:48 | Em resposta a: #391509

Ola
Sim, correto
Meu bisavô, Antonio Inacio da Silva Pitta, foi um dos descententes que saiu de Pernambuco, junto co pais e irmão, para o interior do Ceará.
De lá ele retorna para Águas Belas, onde constituiu uma enorme familia entre Águas Belas, negras e Itaíba, dando origem aos descendentes Ramos, Vasconcelos, Albuquerque e Pitta.

Conheço a história desse ramo familiar desde a saída de Pernambuco até interior do Ceará.
Porém não tenho dados dos primeiros ancestrais, que saíram da Bahia para Pernambuco. Como também a parte de ficou e se ramificou no Ceará.

Você teria essas iformações?

grata pelo contato

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#436907 | Gilson Modesto | 08 out 2021 18:52 | Em resposta a: #436830

Eu tambem estou pesquisando e descobri antepassados até 1535, entretanto falta o elemento de ligação João da Rocha Pitta, pois o homonimo que descobri seria duas gerações anteriores, irmão de Brites da Rocha Pitta. Veja organograma que montei.

SEBASTIÃO DA ROCHA PITTA( 1535 - 1635) Cap.-Mor e fidalgo da caza real
Úrsola Dantas Barbosa

BRITES DA ROCHA PITTA (filha de Sebastião da Rocha Pitta)
João Velho Gondim (fidalgo da caza real natural de Ponte de Lima)
Ver Biblioteca Nacional – Anais 1903 – Vol. 25

SEBASTIÃO DA ROCHA PITTA II(1660-1738)
Ana de Aragão
(fidalgo da caza real, cavalleiro professo da ordem de Christo, Coronel do Regimento da
Ordenança da Cidade da Bahia, etc, etc.

Resposta

Link directo:

Rocha Pitta

#450121 | matheuspin | 20 set 2023 18:53 | Em resposta a: #436830

Olá!
Sou do interior do Ceará e conheço a ligação de parte da família advinda de Águas Belas, porém careço de evidências que confirmem a ligação da família com a família Rocha Pitta. Você obteve mais alguma evidência após a abertura desse tópico?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 05:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen