Gracinda Ferreira da Silva

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Gracinda Ferreira da Silva

#391885 | Gisellevet | 09 mai 2018 03:29

Busco informações sobre ela. Portuguesa, nascida em 08/10/1905. Imigrou para o Brasil e aqui se casou com Carlos Francisco de Castro, brasileiro, filho de portugueses. Ficou viúva cedo e se casou novamente com Albino de Pinho Oliveira, português, do Porto. Quem puder me ajudar com alguma informação sobre ela. Agradeço muito.

Resposta

Link directo:

Gracinda Ferreira da Silva

#391886 | FilipeFlard | 09 mai 2018 03:58 | Em resposta a: #391885

Cara Giselle,

Faz ideia donde nasceu Gracinda?

Já sei que casou-se com Carlos Francisco de Castro em 10 de novembro de 1923, na 6ª Circunscrição do Registro Civil do Rio de Janeiro, e que era filha de Joaquim Ferreira da Costa e Ana da Silva.
Viúva, voltou a casar-se em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, no dia 17 de maio de 1945, com Albino Pinho de Oliveira.

Gracinda Ferreira da Silva aparentemente teve duas irmãs chamadas Maria José Ferreira da Silva (n. 18.12.1913) e Alice Ferreira da Silva (n. 24.08.1919), que nasceram no Rio de Janeiro depois que os pais imigraram para o Brasil e lá se casaram.

Se procura o assento de nascimento de Gracinda Ferreira da Silva, sugiro verificar se não consta a freguesia, o concelho ou pelo menos o distrito de origem dos pais dela nas certidões de nascimento das irmãs nascidas no Rio de Janeiro. Se soubermos em que lugar de Portugal se casaram, não tardaremos a encontrar o assento de batismo.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Gracinda Ferreira da Silva

#403711 | Gisellevet | 05 jun 2018 23:38 | Em resposta a: #391885

Prezado, fiquei muito grata pela ajuda; procurei e achei as duas certidões, porém em ambas, só tem a informação como sendo portugueses e nada mais sobre localização, infelizmente.
Nestas duas certidões, acabei descobrindo os nomes dos avós portugueses da minha bisavó Gracinda. Paternos: Domingos Ferreira da Costa e Mariana Ribeiro. Maternos: Manoel Moreira e Maria Moreira da Silva. Também descobri nestas certidões que os pais da Gracinda: Anna da Silva e Joaquim Ferreira da Costa, nasceram em 1879 e/ou 1880. Mas não tenho mais idéia para descobrir a localização da certidão de nascimento da minha bisavó em Portugal. Já revirei todo o arquivo nacional, todo o Family Search, mas acho que esgotei todas as fontes. Ontem fui no arquivo nacional buscar o registro obrigatório de estrangeiros na época, mas ela apenas citou ser natural de Portugal. Sei o navio que veio para o Brasil e a data de chegada, junto com a mãe e com o irmão mais velho, mas apenas vem escrito a procedência como Lisboa; mais nenhuma informação. Se tiver mais alguma dica, lhe agradeço muito. Um grande abraço. Giselle

Resposta

Link directo:

Gracinda Ferreira da Silva

#403760 | Gisellevet | 07 jun 2018 01:58 | Em resposta a: #391885

Senhores, alguém tem acesso ao site nós portugueses para clicar em Joaquim Ferreira da Costa 1878? Desconfio que possa ser o pai da minha bisavó pela proximidade das datas de nascimento encontradas nas certidões das filhas brasileiras dele. Quando clico no nome, diz que o conteúdo é exclusivo de sócios e eu não sou. Obrigada.

Resposta

Link directo:

Gracinda Ferreira da Silva

#403768 | FilipeFlard | 07 jun 2018 04:06 | Em resposta a: #391885

Consta que Joaquim Ferreira da Costa casou em Santa Maria da Feira, São João de Ver, no dia 26.04.1903, com Ana Rosa de Jesus.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Gracinda Ferreira da Silva

#403769 | FilipeFlard | 07 jun 2018 04:13 | Em resposta a: #391885

P.S.: É o TIF 31.
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1255754

Resposta

Link directo:

Gracinda Ferreira da Silva

#403777 | Gisellevet | 07 jun 2018 12:56 | Em resposta a: #403768

Muito Grata pela informação, mas não é ele. Ele se casou com Anna da Silva. Vou continuar buscando.
Sou nova por aqui e só agora estou aprendendo a usar o fórum. Tinha lhe agradecido uma ajuda anterior, mas não sabia que podia responder em cima da mensagem. Rss
Abraço. Giselle

Resposta

Link directo:

Gracinda Ferreira da Silva

#403781 | silvestre | 07 jun 2018 14:34 | Em resposta a: #403777

Giselle,
O diálogo não é comigo, mas já leu os nomes dos pais da noiva cujo casamento FilipeFlard lhe ofereceu?
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Gracinda Ferreira da Silva

#403783 | silvestre | 07 jun 2018 14:43 | Em resposta a: #403781

São João de Ver tem baptismos online até 1908: https://tombo.pt/f/vfr26

Resposta

Link directo:

Gracinda Ferreira da Silva

#403784 | silvestre | 07 jun 2018 14:44 | Em resposta a: #403783

1911

Resposta

Link directo:

Gracinda Ferreira da Silva

#403785 | FilipeFlard | 07 jun 2018 14:45 | Em resposta a: #403781

Prezada Vera,

No assento de casamento consta:
Joaquim Ferreira da Costa (Filho), filho de Joaquim Ferreira da Costa e de Maria Ferreira da Silva; e
Ana Rosa de Jesus, filha de Bernardo Coelho e de Cecília de Jesus.

Giselle procura:
Joaquim Ferreira da Costa, filho de Domingos Ferreira da Costa e Mariana Ribeiro; e
Ana da Silva, filha de Manuel Moreira e de Maria Moreira da Silva.

Os dois Joaquins podem até ter parentesco, mas são mesmo pessoas diferentes.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Gracinda Ferreira da Silva

#403822 | Gisellevet | 08 jun 2018 04:29 | Em resposta a: #391885

Prezados, vejo que ainda não estou dominando as postagens. Peço-lhes que me perdoem os erros, mas gostaria muito de agradecer-lhes a atenção e por entenderem o quanto é importante para nossa família, a reconstrução dos laços familiares. Abraços. Giselle

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 05:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen