Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Heráldica | Pessoas

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391911 | hermannandresen | 09 mai 2018 21:34

Possuo o registo deste meu antepassado, o Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito mas não consigo encontrar mais informações sobre ele por isso venho pedir auxilio.
A informação que tenho sobre ele é escassa, no registo de vários netos diz sempre que ele é natural da freguesia de Conceição de Azenha sendo que umas vezes diz que esta freguesia é do termo de Santarém enquanto que outras vezes diz que pertence ao Arcebispado de Lisboa.
Sei também que ele teve um filho de nome João Alberto que casa com uma tal Francisca Teresa Duarte e tem vários filhos nascidos em Merelim São Pedro, no concelho de Braga.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391915 | saintclair | 09 mai 2018 21:57 | Em resposta a: #391911

-
Termo de Santarém ;- [do lugar de Santarém]
Bispado de Lisboa;-[Diocese de Lisboa]
Sc.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391927 | hermannandresen | 09 mai 2018 22:40 | Em resposta a: #391911

Peço desculpa mas não percebi. Está a tentar dizer-me onde procurar.

Esse meu antepassado era o dono da Quinta de Pancas em Alenquer, ele aparece em documentos da TT a receber pagamentos e a efetua-los a figuras ilustres como o conde de alpedrinha ou o conde de sampaio, simplesmente quero conhecer a sua ascendência mas sem saber onde nasceu é complicado.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391928 | hermannandresen | 09 mai 2018 22:55 | Em resposta a: #391911

Ele fez habilitação para poder pertencer à Ordem de Cristo e foi armado cavaleiro por Dona Maria I, simplesmente, esses documentos não têm reprodução online e eu esperava que alguém neste fórum por qualquer razão que fosse já os tivesse consultado.
Para mim é muito complicado ir à TT por que moro muito longe daí e só vou a Lisboa quando o trabalho me deixa, mas estou com o bichinho para saber mais sobre este meu antepassado, se ninguém souber nada sobre ele faço aqui o pedido para da próxima vez que algum membro deste fórum lá for se me poderia consultar os tais documentos supra referidos.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391946 | hermannandresen | 10 mai 2018 16:59 | Em resposta a: #391911

Só me admira que alguém com tantos documentos na TT e presente nesses documentos com nobres importantes, não esteja na base de dados do Geneall / Sangue de Bragança.

Alguém que possua informação por favor contacte-me através deste fórum.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391948 | FilipeFlard | 10 mai 2018 17:37 | Em resposta a: #391946

Confrade Hermann,

Isso não me surpreende. Muitas pessoas com considerável destaque social em seu tempo não estão ainda na base de dados, creio eu que por nenhum de seus descendentes ter vindo ao GeneAll sugerir as devidas inserções. Sugiro que o confrade o faça, de modo a suprir essa indesejável lacuna.

Aproveito para perguntar: Por acaso o assento de matrimónio de Manuel Correia da Silveira e Brito não dá os nomes dos pais do noivo?

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391949 | hermannandresen | 10 mai 2018 17:44 | Em resposta a: #391911

Deve dar se eu o conseguisse encontrar, o problema é mesmo o nome dado no registo dos netos, diz que ele é da freguesia de Conceição de Azenha que pelo que eu sei não existe. Por acaso não é a primeira vez que me acontesse, um outro caso parecido dizia que tal pessoa era da freguesia de São Domingos da cidade do Porto que também não existe quando na realidade a pessoa em questão era de Rio Tinto, Gondomar.

Devido a este facto é que eu postei no fórum visto que penso que sozinho e sem o parecer de confrades deste fórum mais qualificados que eu, dessa forma levará muito tempo. No caso anterior, do Porto só por um acaso de sorte que de dezenas de netos registados um dos netos foi registado direito.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391950 | FilipeFlard | 10 mai 2018 17:45 | Em resposta a: #391911

P.S.: Poderia dizer com quem se casou e em que século viveu este Capitão Manuel Correia da Silveira e Brito? Verei se consigo descobrir algo...

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391951 | hermannandresen | 10 mai 2018 17:59 | Em resposta a: #391911

Infelizmente não sei se se casou visto eu ser descendente de um filho legitimado chamado João Alberto Correia da Silveira e Brito.

Mas se tiver acesso à TT existem vários processos aonde devem estar presentes os nomes dos pais e dos avós como nestes:

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=7637089
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=1982109
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=1982110

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391952 | saintclair | 10 mai 2018 18:02 | Em resposta a: #391949

http://www.ngw.nl/arms/websites/Portugal/www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br/str-varzea.htm

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391954 | hermannandresen | 10 mai 2018 18:05 | Em resposta a: #391911

O que o leva a pensar que se trata desta freguesia para além de o orago ser correspondente.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391955 | saintclair | 10 mai 2018 18:07 | Em resposta a: #391954

https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Freguesias_de_Santar%C3%A9m

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391956 | hermannandresen | 10 mai 2018 18:09 | Em resposta a: #391911

Para além disso mesmo considerando que se trata mesmo da freguesia correcta, encontrar o registo de baptismo ou mesmo de um provável casamento torna-se impossibilitada pelo facto de os registos começarem em 1811 altura em que o tal Manuel já tinha netos pequenos.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391957 | hermannandresen | 10 mai 2018 18:16 | Em resposta a: #391911

Existe alguma solução alternativa?

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391958 | saintclair | 10 mai 2018 18:18 | Em resposta a: #391957

-
Entre em contacto com o Arq. Dist. Santarém.
Sc.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391960 | hermannandresen | 10 mai 2018 18:23 | Em resposta a: #391911

Por acaso não será possível contactar a torre do tombo e pedir que me digam por exemplo a filiação através do processo de passar a ser membro da ordem de cristo ou fidalgo da casa real?

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391962 | saintclair | 10 mai 2018 18:27 | Em resposta a: #391960

-
"Esse meu antepassado era o dono da Quinta de Pancas em Alenquer, ele aparece em documentos da TT a receber pagamentos e a efetua-los a figuras ilustres como o conde de alpedrinha ou o conde de sampaio."
---
Onde vc.obteve esta informação?
Sc.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391963 | FilipeFlard | 10 mai 2018 18:28 | Em resposta a: #391911

Confrade Hermann,

Se ainda não o fez, sugiro que solicite a reprodução digital desses documentos.
Não lhe custará mais do que € 2 ou € 3 e talvez assim descubra o que quer saber.

Basta selecionar a opção "pedido de reprodução" e seguir os passos indicados pelo sistema Digitarq: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=7637089

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391964 | hermannandresen | 10 mai 2018 18:39 | Em resposta a: #391962

Torre do Tombo, pesquise em pesquisa simples ou complexa o nome Manuel Correia da Silveira e Brito, esses documentos estão apesar de ter cometido um erro ao dizer que ele era o dono da quinta pois o que diz no documento não quer dizer exactamente que ele fosse o dono, peço desculpa pelo meu erro.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391965 | hermannandresen | 10 mai 2018 18:59 | Em resposta a: #391911

Bem, vou ver o que posso fazer amanhã, ligando para a torre do tombo, seja como for obrigado a todos que me tentaram ajudar, é por isso que eu apesar de antiquado gosto de navegar neste fórum.

Seja como for deixo o pedido se alguém descobrir alguma coisa peço que me contacte através deste fórum.

Muito Obrigado caros Confrades

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#391995 | hermannandresen | 11 mai 2018 12:06 | Em resposta a: #391911

Já consegui com ajuda por telefone da TT consultar dois documentos, um em que o Manuel Correia de Silveira e Brito é armado cavaleiro e outro em que lhe é dada uma tensa anual de 12000 reis por ser prior da ordem de cristo no mosteiro de santa maria da luz extramuros de Lisboa, atualmente na freguesia de Carnide. Infelizmente o documento em que ele é aceite na ordem de Cristo antes da mercê da Rainha Dona Maria I diz apenas que não foi preciso prestar provas de limpeza de sangue( pelo menos foi o que entendi do que lá está escrito).
Também descobri que ele era membro da família Serrão Pereira de Faria, grandes proprietários no distrito de Santarém mas ainda não consegui entroncar o Manuel com a tal família.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#392002 | hermannandresen | 11 mai 2018 14:58 | Em resposta a: #391911

Existe algum documento que terá obrigatoriamente a sua filiação?

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#392007 | saintclair | 11 mai 2018 15:21 | Em resposta a: #391995

...Então o Homem foi Capitão, Prior, teve netos etc.
Será mesmo assim?
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#392012 | hermannandresen | 11 mai 2018 17:01 | Em resposta a: #391911

Foi Capitão e Cavaleiro da Ordem de Cristo, serviu o PR Dom João.

Quanto aos detalhes também não sei, só consultando mais documentos da TT.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#392021 | hermannandresen | 11 mai 2018 20:06 | Em resposta a: #391911

Para não por o carro à frente dos bois como se costuma dizer. Até agora de certeza posso dizer que era muito rico e que tinha "contactos" com figuras da nobreza entre eles o primeiro conde de alpedrinha e o PR dom João, de resto pode-se especular que fosse descendente deste ou daquele, quanto a antecedentes, apenas sei que pertencia à família serrão pereira de faria que eram grandes proprietários da zona de Santarém, de resto mais nada.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#392072 | rudolfobrito | 13 mai 2018 19:17 | Em resposta a: #391911

Também pertenço a essa familia através do meu avô materno mas não descendo desse capitão se calhar se conseguir consultar o processo de requisitos da ordem de Cristo deve conseguir obter a filiação, foi assim que eu fiz com alguns dos meus antepassados ( nenhum dos que falo são da família que nos une),
curioso o seu antepassado ter ido de Santarém para uma freguesia de Braga.
Será que tinha lá alguma propriedade, secalhar devia verificar? Cumprimentos e Bom Domingo

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#410579 | CC390 | 18 dez 2018 19:40 | Em resposta a: #391911

Pode ser que ajude mas segundo a Gazeta de Lisboa, o testamento do tal Manuel foi dividido por sete herdeiros entre os quais, uma Catharina Ephigenia de Silveira Serrão.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#410693 | LC72 | 22 dez 2018 22:46 | Em resposta a: #391911

Já alguém descobriu os restantes herdeiros, o testamento não devia estar na TT ou no ADSantarém ?

Seja como for se conseguir ver a documentação da família poderá descobrir os ancestrias dele.

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#410694 | LC72 | 22 dez 2018 22:46 | Em resposta a: #391911

* ancestrais

Resposta

Link directo:

Capitão Manoel Correia da Silveira e Brito

#410695 | LC72 | 22 dez 2018 23:07 | Em resposta a: #391911

Peço desculpa por publicar tantas vezes em tão pouco tempo, mas verifiquei as minhas pesquisas com alguns anos que não tenho em formato informático. E lá, tenho concluído que o Capitão Manuel Correia da Silveira e Brito é a mesma pessoa que um tal Manuel Correia Alberto e talvez seja por isso que o seu antepassado tenha Alberto no seu nome ( Alberto devia ser apelido ).
Seja como for o nome do seu antepassado, ele era enfiteuta (proprietário) do Prazo do Padrão em Panoias, Braga.

Posso-lhe também dizer quanto à duvida da freguesia de onde ele era originário, no registo de baptismo de um neto diz que ele era natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Azinhaga do Ribatejo (acho que fica clarificado).

Obrigado e Bom Natal a todos os confrades

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 06:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen