Procurando alguns documentos de bisavós - Soutelinho/Vieira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Procurando alguns documentos de bisavós - Soutelinho/Vieira

#392057 | m.vieira | 13 mai 2018 03:56

Olá, estou à procura de alguns documentos de familiares portugueses, e felizmente com algum sucesso encontrei alguns.

Meu bisavô "Silvano José" nasceu em Póvoa de agrações em 25 de janeiro de 1888, filho de "Francisco Antonio" e "Albana Soutelinho" conforme consta da carteira de imigrante brasileira dele.

No arquivo de Chaves consegui encontrar o registro de nascimento e batismo na igreja, mas devido a forma da escrita pouco entendo o que esta declarado.
Se possível gostaria de saber onde encontrar ajuda para "transcrever" essa declaração.

1) http://digitarq.advrl.arquivos.pt/DetailsForm.aspx?id=1280160
2) http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV23-001-027A&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV23-001-027A/PT-ADVRL-PRQ-PCHV23-001-027A_m0004.jpg (final da pagina 4, inicio da pagina 5)

Minha Bisavó "Clara [de Jesus] Vieira" não consigo localizar, não tenho ideia de onde nasceu exatamente em Portugal, mas sei que seus pais se chamavam "Joao Manuel Vieira" e "Custódia de Jesus".

Meus bisavós se casaram no Brasil em 1920 conforme documento abaixo, também com muita dificuldade de entender o que se diz.

3) https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DZK7-J55?i=51&cc=1582573 (pagina 52/53)

Apesar do nome do meu bisavô contar em seu documento de imigrante como "Silvano Jose" ele foi identificado como "Silvano Jose Soutelinho" no registro de nascimento do meu avô [Carlos Soutelinho Vieira] e seus irmãos [Maria Vieira Soutelinho e Paulo Soutelinho Vieira]

Gostaria de ajuda para encontrar mais documentos sobre a minha família, se houveram irmãos, certidões de óbito e nascimento e como fazer para solicitar uma cópia autenticada destes documentos em algum órgão competente em Portugal.

Desde já agradeço toda ajuda!
Abraços

Resposta

Link directo:

Procurando alguns documentos de bisavós - Soutelinho/Vieira

#392058 | saintclair | 13 mai 2018 09:37 | Em resposta a: #392057

Caro Vieira;
Para autenticar os documentos, terá que o solicitar aquando do pedido ao respectivo
Arquivo.
Este de Vila Real; PCHV23-001-027A&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV23-001-027A/PT-ADVRL-PRQ-PCHV23-001-027A_m0004.jpg para ser autenticado terá que o pedir ao ADVR.
Pelo que escreve, deduzo que está entusiasmado com a perspectiva de encontrar alguns
familiares.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Procurando alguns documentos de bisavós - Soutelinho/Vieira

#392067 | rpas35rcma | 13 mai 2018 15:44 | Em resposta a: #392057

Salvo algumas imprecisões o registo de baptismo diz mais ou menos isto :
Aos vinte e nove dias do mes de Janeiro de mil oitocentos e oitenta e oito nesta igreja paroquial de sao Bartolomeu da Povoa de Agraçoes concelho de Chaves Diocese de Braga, batisei solenemente um individuo do sexo masculino a quem dei o nome de Silvano Jose que nasceu nesta freguesia as( sete)
horas da manha do dia 25 de Janeiro de 1888 , filho legitimo e primeiro deste nome de Francisco António
e Albana, jornaleiros ,paroquianos naturais e moradores no lugar de Agrações desta freguesia , neto paterno de avo incógnito e de Sebastiana( Luisa ) natural desta freguesia e materno de João (Tato)e Maria da Conceição naturais desta freguesia
Foram padrinhos João Maria casado lavrador e Joana de Jesus casada os quais sei serem os proprios

Assunção

Resposta

Link directo:

Procurando alguns documentos de bisavós - Soutelinho/Vieira

#392113 | m.vieira | 14 mai 2018 18:01 | Em resposta a: #392058

Ola Saint Clair
Estou bastante entusiasmada sim :)
Até pouco tempo não sabia que existiam tantos sites para pesquisas de documentos e encontrar algum tão antigo ja me deixa muito esperançosa de encontrar mais
Vou entrar em contato com o Advr pra pedir copia sim
Muito obrigada pela ajuda :)

Resposta

Link directo:

Procurando alguns documentos de bisavós - Soutelinho/Vieira

#392114 | m.vieira | 14 mai 2018 18:04 | Em resposta a: #392067

Obrigada Assunção

Estes documentos antigos, apesar de escritos em portugues eram escritos com uma letra tao complicada que realmente tenhi muita dificuldade de entender, agradeço muito sua tradução
Me ajudou muito

Abraços, Mariana

Resposta

Link directo:

Procurando alguns documentos de bisavós - Soutelinho/Vieira

#400335 | m.vieira | 24 mai 2018 05:32 | Em resposta a: #392057

Peço desculpas por ressuscitar este tópico, mas obtive muitos avanços desde então...
Encontrei as certidões de batismo em Portugal do meu bisavô "Silvano José" e da minha bisavó "Clara Vieira", achei a certidão de casamento deles já no Brasil, achei também as certidões de casamento dos pais do meu Bisavô e dos pais da minha Bisavó, tudo incrivelmente preservado pelo arquivo de Vila Real, no entanto me me encontro com uma dúvida...
Em contato com o Arquivo de Vila Real para solicitar tais certidões, me foi perguntado se eu desejaria uma "certidão ou cópias simples" e em "papel ou digitais"...
Quanto a parte "em papel" compreendo perfeitamente, mas no que diz respeito a esta "cópia simples" tenho dúvidas quanto ao que ela significa para o Arquivo, é o mesmo arquivo que eu tenho acesso pelo site deles ou é alguma cópia digitalizada?
Pergunto isso pela seguinte razão:
Meu avô nasceu aqui no Brasil em 1923, a certidão de nascimento dele em cartório foi escrita à mão pelo então escrivão e ao solicitar uma "certidão de nascimento" recebo o documento como ele é apresentado hoje em dia em qualquer cartório, "digitado", todas as informações daquelas letras lindas mas pouco compreensíveis das certidões antigas são transcritas para um documento oficial moderno e digitalizado e que posso solicitar também de forma física (em papel) ou de forma digital (pdf).
Portanto minha dúvida quanto a cópia simples é se ela diz respeito a literalmente uma cópia do documento que eu já possuo e quanto a certidão se ela é um documento mais compreensível com as informações ali contidas.

Agradeço a quem puder me esclarecer quanto a essas dúvidas, já que no momento gostaria de compreender melhor as informações contidas naqueles documentos

Muito obrigada;
Mariana

Resposta

Link directo:

Certificações Documentos

#400338 | saintclair | 24 mai 2018 10:01 | Em resposta a: #400335

-
Presumo que é assim;
Certidão em papel.--transcrita do Livro Original-- ou rectofotograda,[certificada]
Certidão no digital.--rectofotografada do Livro--[certificada.]
Cópia em papel.-- fotocópia --[com / ou sem certificação]
Cópia no digital.-- rectofotografadado Livro --[com ou sem certificação]
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Procurando alguns documentos de bisavós - Soutelinho/Vieira

#400342 | saintclair | 24 mai 2018 12:03 | Em resposta a: #400338

-
Rectificação;
Onde se lê; rectofotograda e rectofotografadado,
deve-se ler; retofotografado.
Sc.

Resposta

Link directo:

Procurando alguns documentos de bisavós - Soutelinho/Vieira

#400356 | jpm2353 | 25 mai 2018 00:35 | Em resposta a: #400335

Bom dia Sra. Mariana Vieira,

Respondendo à sua dúvida:
- Cópia simples - é uma fotocópia do documento original (tirada do livro de assentos)
- Cópia certificada - é uma fotocópia do documento original (identica à anterior), mas que tem validade legal para todos os efeitos oficiais pretendidos, pois é atestada a sua veracidade pelo organismo oficial português (nesse caso pelo ADVR)
A cópia certificada tem um custo mais elevado do que a cópia simples, terá de pedir ao arquivo para lhe darem o orçamento do(s) documento(s) que pretende.

Cumprimentos,
Magalhães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 01:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen