Como se faz para obter o levantamento genealógico antes do Concílio de Trento?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Como se faz para obter o levantamento genealógico antes do Concílio de Trento?

#392102 | rdccruz | 14 mai 2018 15:10

Bom dia, gente,

Fiz o levantamento da árvore genealógica de minha família no Brasil, Portugal, Espanha e Itália. As minhas fontes de procura foram, basicamente, os microfilmes do FamilySearch e alguns e-mail trocados.

No Brasil, encontrei muitos dados, mas muitas paróquias, principalmente no interior, não tem seus livros de registros scanneados.

Na Espanha e na Itália, a mesma coisa.

Em Portugal, encontrei muitos registros e conseguir levantar os dados até por volta da 12ª geração, no século XVII. Porém, antes disso, os registros simplesmente não existem. Como os registros em paróquias começaram a ser feitos por determinação do Concílio de Trento (séc. XVI), li que, na prática, só a partir do séc. XVII que virou rotina, em todas as paróquias, a anotação dos sacramentos.

Porém vi que tem pessoas que conseguem fazer o levantamento de dados de suas famílias antes disso. Creio que usam os tais Livros de Linhagem que, em Portugal, são quatro. Porém, eu não sei onde encontrá-los nem como usá-los.

Alguém sabe como obter informações genealógicas antes da implementação dos registros paroquiais, como determinou o Concílio de Trento?

Com toda a estima,

Raphael

Resposta

Link directo:

Como se faz para obter o levantamento genealógico antes do Concílio de Trento?

#392112 | saintclair | 14 mai 2018 17:51 | Em resposta a: #392102

-
... Não existem.
https://geneall.net/pt/forum/65518/primeiras-familias-lusitanas-do-rio-de-janeiro/#a65518
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 set 2024, 08:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen