Habilitações para a Ordem de Cristo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Títulos

Habilitações para a Ordem de Cristo

#392208 | rudolfobrito | 16 mai 2018 13:55

Quais as razões possíveis para alguém ser dispensado de provanças e de apresentação de certidões para poder receber e professar o hábito da ordem de Cristo.


Ass: R. Brito

Resposta

Link directo:

Habilitações para a Ordem de Cristo

#392209 | JCC | 16 mai 2018 15:07 | Em resposta a: #392208

Muitas vezes o simples facto de não ser possível provar o que se pretendia com essas provanças. Um dos meus 5º avós foi feito COX não sendo nobre e, por isso, não podia ser submetido às provanças. Foi, assim, dispensado pelo Rei. Posteriormente foi feito Cavaleiro Fidalgo.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Habilitações para a Ordem de Cristo

#392212 | rudolfobrito | 16 mai 2018 17:56 | Em resposta a: #392208

No meu caso, falei com pessoas da TT e disseram-me que ele tinha tido cargos públicos anteriores e que nesses documentos tinha sido então sujeito a provanças, sendo que depois quando tomou outros cargos públicos não foi necessário provar o mesmo.
Só me admire não terem feito como vi muitas vezes em inquirições de génere na qual a inquirição apenas contém uma página a dizer que remete para outros processos( irmãos, tios, etc.)

PS: Agora estou à espera que me enviem a reprodução do documento que deve então conter as ditas provanças que se encontrava num fundo privado (familiar) cedido à TT.

Resposta

Link directo:

Habilitações para a Ordem de Cristo

#392281 | RCorreia | 18 mai 2018 10:29 | Em resposta a: #392209

Julgava que a prova seria apenas de até aos avós todos serem "cristãos-velhos", ou seja que nenhum deles professara outra religião.

Será que o João pode esclarecer?

Obrigado
Rui

Resposta

Link directo:

Habilitações para a Ordem de Cristo

#392306 | FMCabral | 18 mai 2018 18:40 | Em resposta a: #392281

Desculpem interferir no fórum mas pelo menos nas inquirições de génere já vi muitos casos na qual foi feita pesquisa até aos trisavós e em algumas linhagens suspeitas vi a irem buscar os quintos avós, o que acontecia muitas vezes é que a grande maioria dos padres já tinham tido algum padre na família e assim diziam na inquirição algo como " o tio materno fez inquirição pelo que qualquer suspeita deste lado da família é considerada inválida visto já ter sido provado que a linhagem é pura e preenche os requisitos da limpeza de sangue.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 13:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen