Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#392279 | Sonia Blanco | 18 mai 2018 07:19

Alguém poderia me ajudar nesta busca?
Gostaria de identificar alguns documentos de meus bisavós, ele:ANTÔNIO PEDRO GOMES, ela esposa:MARIA JOSÉ GOMES, e tem minha avó q
Não tenho certeza se é Portuguesa, pois vieram pra o Brasil, MARIA NAZARETH GOMES!
Desde já agradeço!!!

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#392315 | malimo | 18 mai 2018 19:58 | Em resposta a: #392279

Cara Sonia Blanco,

Claro que muitos se disporão a ajudá-la mas é preciso que ajude a si também e não abra vários tópicos.
No dia 15.8 a Sonia abriu dois tópicos para o mesmo assunto.
Hoje,18.5, abre o 3º, também sobre o mesmo assunto.
Se abrir um novo tópico diariamente cairá no esquecimento.
O Filipe Flard lhe deu orientação e o Sainclair também.
Em caso de dúvida deve responder, retornar, no mesmo tópico, onde está escrito, RESPONDER.

Com isto não perde a sequência das informações que recebe e poderá ser ajudada.

Com boa vontade vou resumir a questão da Sonia: ela procura pelos avós que teriam ido ao Brasil entre 1900 e 1920. Os avó chamavam-se António Pedro Gomes e maria José Gomes e tiveram uma filha Nazareth.

Cara Sônia, procure pela chegada do casal no site do Arquivo Nacional RJ ou pessoalmente.
Os mórmons têm cartões de imigrantes com informação.
Precisamos de informação caso queira ajuda;procurar necessita pesquisa, ninguém tem varinha de condão.
Em que parte do Brasil reside ?
Quais as datas de certidões que tem ? Teria o óbito do seus avós,
Há vários caminhos para procurar mas se a Sonia não nos ajuda, pode abrir vinte tópicos que nada conseguirá.
Não é fácil encontrar um português num país do tamanho do Estado Brasileiro de Santa Catarina um
século depois, percebe ?
Já encontrei vários mas, sofreguidão não resolve.
Por favor, se quer realmente ser auxiliada, procure continuar neste tópico.

Meus cumprimentos,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#392317 | FilipeFlard | 18 mai 2018 20:12 | Em resposta a: #392315

Cara Maria Alice,

Este não é o terceiro, mas o quarto tópico!!!

https://geneall.net/pt/forum/173211/procurando-alguns-documentos-de-meus-bisavos/
https://geneall.net/pt/forum/173212/procurou-por-meus-documentos-de-meus-avos/
https://geneall.net/pt/forum/173216/procuro-familia-gomes/

Che guazzabuglio!

Espero que não venha o quinto...

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#394523 | miro | 20 mai 2018 01:45 | Em resposta a: #392279

vou tentar aqui tbm

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#394894 | Sonia Blanco | 20 mai 2018 05:09 | Em resposta a: #392315

Farei isso, e obrigada pela orientação!
Sabe? Não tenho muita experiência em fóruns, por isso ERREI! Seguirei seu conselho e, novamente obrigada!!!

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#394935 | Sonia Blanco | 20 mai 2018 05:32 | Em resposta a: #392317

Caro Filipe,

Acho louvável o trabalho de vcs em querer ajudar as pessoas pelo simples prazer da ajuda ao próximo,mas muito me magoa, quando sinto em certas pessoas a vontade de ridicularizar- me, sim vcs e mais alguns outros me ajudaram com algumas informações, informações estas q foram muito válidas mas q ainda preciso de mais, como te falei num post anterior, não convivi com meus parentes qdo menor e hj todos são falecidos, tendo apenas meu pai de 90, anos pela avançada idade não lembra de quase nada, por isso minha dificuldade, peço desculpas pelos
Tópicos, não foi minha intenção tumultuar o trabalho de vocês, ate pq como tb ja foi falado antes, A maior interessada SOU EU, mas peço tb q ao invés de ficarem a me ridicularizar comentando sobre minha dificuldade, me ajudem!
Desde já agradeço!
Grata
Sônia Blanco

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#394946 | Sonia Blanco | 20 mai 2018 05:37 | Em resposta a: #392315

Maria Alice,
Obrigada por sua orientação!

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#395015 | FilipeFlard | 20 mai 2018 06:16 | Em resposta a: #392279

Cara Sônia,

Peço-lhe desculpas se fiz com que se sentisse assim. Não foi em momento algum minha intenção (e penso que nem a dos demais confrades).

Para provar que quero ajudá-la, fiz mais algumas pesquisas relativas ao seu caso e obtive documentos de pessoas que, creio eu, são seus parentes.

Nascimento de Walter Nunes de Carvalho, filho de Vitorino Nunes de Carvalho e de Maria Nazaré de Carvalho - Imagem 90:
http://imagem.sian.an.gov.br/br_rjanrio_6q/fes/ltn/0003/br_rjanrio_6q_fes_ltn_0003_d0001de0001.pdf

Nascimento de Alcina Nunes de Carvalho, filha de Vitorino Nunes de Carvalho e de Maria Nazaré de Carvalho - Imagem 186:
http://imagem.sian.an.gov.br/br_rjanrio_6q/fes/ltn/0031/br_rjanrio_6q_fes_ltn_0031_d0001de0001.pdf

Nascimento de Alceia Nunes de Carvalho, filha de Vitorino Nunes de Carvalho e de Maria Nazaré de Carvalho - Imagem 187:
http://imagem.sian.an.gov.br/br_rjanrio_6q/fes/ltn/0031/br_rjanrio_6q_fes_ltn_0031_d0001de0001.pdf

Nascimento de Washington Nunes de Carvalho, filho de Vitorino Nunes de Carvalho e de Maria Nazaré de Carvalho - Imagem 29:
http://imagem.sian.an.gov.br/br_rjanrio_6q/fes/ltn/0168/br_rjanrio_6q_fes_ltn_0168_d0001de0001.pdf

Nascimento de Alcira Nunes de Carvalho, filha de Vitorino Nunes de Carvalho e de Maria Nazaré de Carvalho - Imagem 30:
http://imagem.sian.an.gov.br/br_rjanrio_6q/fes/ltn/0168/br_rjanrio_6q_fes_ltn_0168_d0001de0001.pdf

Nascimento de Alrinda Nunes de Carvalho, filha de Vitorino Nunes de Carvalho e de Maria Nazaré de Carvalho - Imagem 31:
http://imagem.sian.an.gov.br/br_rjanrio_6q/fes/ltn/0168/br_rjanrio_6q_fes_ltn_0168_d0001de0001.pdf

Nascimento de Wilson Nunes de Castro, filho de Vitorino Nunes de Carvalho e de Maria Nazaré de Carvalho - Imagem 32:
http://imagem.sian.an.gov.br/br_rjanrio_6q/fes/ltn/0168/br_rjanrio_6q_fes_ltn_0168_d0001de0001.pdf

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#397180 | Sonia Blanco | 20 mai 2018 21:22 | Em resposta a: #392315

Maria Alice,

Obrigada pelas orientações que me forneceu, é exatamente disso que estou em busca, saber qual o caminho devo seguir até encontrar as informações que preciso, pq infelizmente, não tenho acesso a essas documentações através da família e não sabia bem por onde começar essa pesquisa. Ao contrário do que pensa, não estou esperando que estes documentos caiam no meu colo do céu ou que você as faça surgir com varinha de condão, estou disposta a percorrer o caminho da busca e aqui foi um dos primeiros locais que encontrei, por isso ainda estou perdida, sem contar que não uso internet para estes fins, logo esta é a minha primeira vez em um fórum. Já me desculpei por tê-lo usado de forma incorreta e agora entendi que deve-se clicar na opção responder, obrigada por me ensinar, mas era só ter me dito isso no primeiro tópico replicado que fiz que eu iria entender ao invés de ficar tornando público e fazendo comentários desta forma. Tudo que eu mais quero é ter mais informações para ajudar vocês a me ajudar, a maior interessada nisto sou eu, mas as informações que tenho são pouquíssimas, já corri atrás disso com familiares, porém todos faleceram e seus descendentes são distantes e não sabem me informar nada e meu pai, o único filho vivo, tem 90 anos e não sabe me dizer praticamente nada da época, muito menos tem qualquer documento guardado com ele. Logo resolvi tentar, quase que do zero, resgatar meu laços com os antepassados portugueses.

Respondendo às suas perguntas:
- Sou do RJ.
- Não tenho os óbitos dos meus avós.
- a única certidão que tenho e a de casamento dos meus pais que não me ajudam em nada e a certidão de nascimento de alguns irmãos dele, nascidos antes, porém registrados em 1939.

Obrigada.

Atenciosamente

Sonia Blanco as

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#397205 | Sonia Blanco | 20 mai 2018 21:29 | Em resposta a: #395015

Tudo bem, e mais uma vez obrigada pelo seu empenho em me ajudar sem nada em troca, por dispor do seu tempo!

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#398743 | malimo | 21 mai 2018 18:47 | Em resposta a: #397180

Cara Sonia,

O site teve problemas no fim de semana.
Além de procurar no Arquivo Nacional RJ, sobre a chegada do seu bisavós, pode também procurar sobre o casamento da Mª Nazaret. As certidões trazem as idades das pessoas, o local onde ocorreu o evento e por isto ficamos sabendo quando nasceram, o que ajuda a montar os dados.
Na certidão do casamento dos meus pais aparece a idade dos pais deles. Na dos seus pode ser que apareçam, principalmente no casamento religioso.
Também pode procurar no Arquivo da Cúria Metropolitana RJ, na Av. Chile, entre terças e quintas feiras a partir das 14 horas, pelos índices dos casamentos e registros.
Funciona no subsolo da Catedral e são muito atenciosos. No momento andam abarrotados de pessoas à procura de antepassados de Portugal. Vá cedo. Ali dão boas informações.
Não entro diariamente no site por questão de tempo.
Leve todas as suas anotações e a certidão de casamento dos seus pais e a sua. Tudo pode ajudar ao contrário do que pensamos. Os Cartórios aparecem.
Como a data da chegada dos seus bisavós é muito grande é preciso levantar os dados.
Depois pode procurar o que for possível em Portugal; passaporte e local de nascimento que se torna complicado sem saber a origem. Mas não é impossível.

Meus cumprimentos,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#400134 | Sonia Blanco | 23 mai 2018 01:00 | Em resposta a: #398743

Maria Alice,

Obrigada pela ajuda, farei como me orientaste! Se conseguir mais algumas informações, virei aqui Dar noticias!
Grata

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#419157 | Ron Campos | 05 nov 2019 04:14 | Em resposta a: #392279

Ola Sonia, me chamo Ronaldo Campos, sou filho de Mercedes Campos ( Carvalho) filha de Alceia, filha de Vitorino e Maria Nazare de Carvalho.
Estou a procura de documentos de Vitorino e Maria assim cono dos pais deles. Voce poderia por favor me ajudar? Desde ja muito obrigado, Ronaldo.

Resposta

Link directo:

Procuro por documentos de meus bisavós portugueses!

#419158 | beatrizbarroso | 05 nov 2019 13:01 | Em resposta a: #397180

Cara Sonia, já passei por algo parecido no início da minha busca. É assim mesmo, vai errando e aprendendo. Muitos aqui querem ajudar de verdade, acredite. Se posso fazer 2 sugestões, procure no family search todos os nomes que estejam ligados aos registros que tem em mãos; outra dica é buscar na hemeroteca digital da biblioteca nacional. Lá existe a busca por nomes, períodos, locais, enfim, se alguma dessas pessoas foi citada em algum jornal da época ( eles listavam até passageiros de navios), vc encontrará mais dados. É uma colcha de retalhos que vai se montando aos poucos.
Não desista!
Abraços, Beatriz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 04:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen