Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#392286 | Christinna Costa | 18 mai 2018 13:11

Ela era natural do Porto, filha de José Martins Laranjeira e Maria Martins Laranjeira. Deve ter nascido na primeira década do século passado pois teve seu primeiro filho,Antonio Teixeira ,em 1926 ainda em Portugal antes de irem para o Brasil. Foi casada com Herculano Teixeira, meu avô.
Agradeço imensamente à quem puder ajudar.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#392291 | FilipeFlard | 18 mai 2018 15:22 | Em resposta a: #392286

Orientações gerais para pesquisa:

Se deseja informações sobre seu trisavô, peço informar local e data de nascimento, casamento e óbito de seu bisavô, bem como o nome dele e com quem ele se casou e os nomes, locais e datas de nascimento de seus filhos.

Se deseja informações sobre seu bisavô, peço informar local e data de nascimento, casamento e óbito de seu avô, bem como o nome dele e com quem ele se casou e os nomes, locais e datas de nascimento de seus filhos.

Se deseja informações sobre seu avô, peço informar local e data de nascimento, casamento e óbito de seu pai, bem como o nome dele e com quem ele se casou e os nomes, locais e datas de nascimento de seus filhos.

Se não souber alguma das informações solicitadas, responder tudo o que sabe e especificar o que não sabe.

Se não souber nada sobre o tetravô, responda sobre o trisavô.
Se não souber nada sobre o trisavô, responda sobre o bisavô.
Se não souber nada sobre o bisavô, responda sobre o avô.
Se não souber nada sobre o avô, responda sobre o pai.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#400121 | Christinna Costa | 22 mai 2018 19:53 | Em resposta a: #392291

Boa Tarde.

A certidão que preciso encontrar é de minha avó Maria Martins Laranjeira, nasceu no Porto, não sei a data mas creio ter sido na primeira década do século passado, seu filho mais velho e único portugues, nasceu em 1926, de nome Antonio Teixeira, meu tio. Depois é que foram para o Brasil, tendo o primeiro lugar sido São Paulo capital. Se casou em Portugal com meu avô Herculano Teixeira e passou a chamar-se Maria Martins Teixeira. No Brasil ficou somente como Maria Teixeira.

Minha mãe, filha de minha avó, nasceu no Brasil, em 06/10/1933, foi registada no 16º Subdistrito do Registro Civil das Pessoas Naturais, no bairro da Mooca, São Paulo capital. Livro de registros de Nascimento número A-85, à folha nº 88V, no termo 2174. Recebeu o nome de Lydia Teixeira. Mais tarde, em seus documentos de adulta, o "y" não aparece mais...ficando Lidia Teixeira. Consta na certidão de nascimento dela, seus pais, meus avós, como sendo "portugueses casados em Portugal". Assim como os nomes de seus avós paternos e maternos, portugueses também.
Matricula da certidão de Inteiro Teor 115188 01 55 1933 1 00085 088 0002174-04

Foi casada com Sebastião Corrêa da Costa, aos 30/05/1953, no 3º Registro de Pessoas Naturais , Rio de Janeiro capital, Registro de Casamento B-265, às folhas 57, sob o número de ordem 23740. A data de nascimento de minha mãe nessa certidão saiu errado o dia, está como "04/10/1933". Passou a chamar-se Lidia Teixeira da Costa. Matricula de Inteiro Teor 0893000 155 1953 2 00256
057 0023740 14.
Consta os nomes dos pais dela, meus avós portugueses nessa certidão

Minha mãe faleceu em 02/02/1999, já viúva, e registrado no 5º Registro Civil das Pessoas Naturais da capital Rio de Janeiro, livro C-510 do registro de óbito, às folhas 187 sob o número de ordem 109770. Consta os nomes dos pais dela , meus avós portugueses. Matricula de Inteiro Teor
0892500155 1999 4 00510 187 0109770 08. Fala que deixou 2 filhos maiores.

Eu, Maria Cristina Teixeira da Costa, nascida no Rio de Janeiro capital, em 15/03/1954, registrada no 11º Registro Cicil das Pessoas Naturais, Livro A-00112
de Registro de Nascimento, à folha 278V, sob o número de ordem 67156. Consta o nome de meus avós portugueses em minha certidão. Matricula de Inteiro Teor
088567 01 55 1954 1 00112 278 0067156 73.

Meu irmão, já falecido, nasceu em 05/07/1955, recebeu o nome de Antonio Caros da Costa. Não foi registrado como "Teixeira" , porque meu pai e avô paterno estavam muito "alegres". Meu irmão faleceu em 15/04/2012.

Todas essas certidoes em Inteiro Teor, se encontram comigo.
Lhe agradeço muito no que puder me ajudar.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410427 | FilipeFlard | 13 dez 2018 11:44 | Em resposta a: #400121

Prezada Cristinna,

Só agora fui notificado da sua mensagem. Se ainda busca a certidão de nascimento da sua avó e tem em mãos a certidão de nascimento da filha dela, Lídia Teixeira, peço que informe os nomes dos avós maternos de Lídia. Com essa informação, talvez possamos encontrar a certidão que procura...

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410431 | mila1000 | 13 dez 2018 14:51 | Em resposta a: #392286

Seu tio Antonio era casado com Dagmar?
Antonio nasceu em 06/10/1922
Há um casamento na 1 circunscriçao de Nova Iguaçu em 29/12/1945 termo 15461 fl 210
Herculano Teixeira nasceu em 14/10/1902
Maria Teixeira nasceu em 16/10/1900

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410436 | Christinna Costa | 13 dez 2018 17:51 | Em resposta a: #410431

Olá Sr. Filipe
Como é bom ouvir noticias suas.

Sim...meu tio Antonio era casado com minha tia Dagmar.
Se o Sr. achou a certidão de meu tio , por ela nao poderias chegar na de meus avós?

Os nomes dos avós maternos de minha mãe são:
José Martins Laranjeira e Maria Martins Laranjeira.

Escrevi também sobre achar a certidão de meu avô materno Herculano Teixeira que se casou com minha avó Maria Martins Laranjeira. (pelo visto o mesmo nome de minha bisavó).
Poderias dizer se viste essa mensagem sobre meu avô?

Resido em Torres Vedras e meu tlm 919869223. Estou sempre a renovar visto e como tenho filha aqui casada com portugues e uma neta portuguesa de 12 anos, eles precisam muito de mim pois não têm mais pessoas da familia perto. E também porque estão em Portugal minhas raizes e cada vez gosto mais dessa terra.

Lhe fico grata e o Sr. não imagina quanto!

Maria Cristina.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410463 | mila1000 | 14 dez 2018 13:19 | Em resposta a: #392286

Não foi o confrade Filipe quem lhe respondeu...

Quem sabe uma conversa com seus primos, filhos de Antonio e Dagmar, descubre a freguesia do nascimento dele. Há chance de sua avó ter nascido no mesmo local.
Com o nome da freguesia, poderá consultar os livros on line do Porto.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410464 | FilipeFlard | 14 dez 2018 13:35 | Em resposta a: #410436

Cara Cristina,

Creio que não terá se atentado: Quem localizou o seu tio foi a Mila, não eu.

Pude encontrar até agora um casal Bernardo Rodrigues Laranjeira e Adosinda Ferreira Martins, casados em Santo Ildefonso, Porto, em 20 de setembro de 1902. Chamou-me a atenção pela possível combinação "Martins Laranjeira".
Aliás, parece haver muitas pessoas com o apelido Laranjeira em Santo Ildefonso, motivo por que essa me parece uma boa freguesia para dar início às investigações...

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410469 | Christinna Costa | 14 dez 2018 15:33 | Em resposta a: #410431

Desculpe Sra. Mila por não haver prestado atenção que havia sido a Sra.
Lhe agradeço muito.

Sobre perguntar à minha prima , filha do tio Antonio...não resultará pois a única coisa que me passou foi o ano , 1926 e estava errado pois a Sra. encontrou a data completa e o ano não confere com o que ela me passou.

Minha familia tinha o péssimo hábito de não dar valor a essas memórias e genealidade da familia.

Pela certidão que encontraste do meu tio Antonio, não se vê a freguesia que foi registado?
Muito grata.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410471 | Christinna Costa | 14 dez 2018 15:45 | Em resposta a: #410469

Sra. Mila....

Com as datas de nascimento de meus avós que a Sra. achou , não aparece a freguesia?

Muito grata.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410473 | Christinna Costa | 14 dez 2018 16:08 | Em resposta a: #410464

Sr. Filipe....
Com os nomes dos avós de minha mãe que lhe enviei conforme pediste...não lhe ajudou?

Esse casal que falas que casaram em 1902 , não podem ser pais dos avô de minha mãe , claro, pois o avô dela nasceu em 1902...conforme a Sra. Mila encontrou. Talvez laços de parentesco.

Os Laranjeira , pelo que vi em uma lista aqui na Europa...são cristãos novos.
Portanto nem em lista de judeus devem constar. Minha mãe, seus pais e seus avós eram super catolicos.

O Sr. encontrou a minha mensagem de 18 e 22 de maio desse ano sobre meu avô Herculano Teixeira? São as mesmas datas que enviei sobre minha avó e que a senhora Mila encontrou como data de nascimento dele 14/10/1902.
E tenho os nomes dos pais dele:
Justino Teixeira e Anna Teixeira da Costa
(na certidão de nascimento de minha mãe o nome da avó dela esta assim...com dois "n")

Tenho que tentar também pelo lado de meu avô já que tenho dois caminhos, por favor.

Vou tentar ver nessa freguesia que falaste.
Muito grata.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410482 | FilipeFlard | 14 dez 2018 17:40 | Em resposta a: #410473

Sr.ª Cristina,

Procurei pelos nomes dos seus avós e bisavós, mas não encontrei ninguém com os apelidos combinados "Martins Laranjeira" em Portugal.
Encontrei o cartão de imigração de um certo Joaquim Martins Laranjeira, filho de Antônio Pires Laranjeira e de Maria Ramos de Azevedo, que nasceu em Póvoa de Varzim no dia 24 de dezembro de 1910.
Sabe de quem se trata?

Informações sobre a ancestralidade mais remota são importantes porque é muito mais fácil pesquisar assentos de casamento do que assentos de batismo e geralmente esses não tardam a aparecer quando encontramos aqueles.

Quanto a Herculano Teixeira, é mais difícil porque os casamentos dos distritos que constituem a antiga província de Trás-os-Montes não estão indexados e não fazemos a menor ideia de por onde começar a procurar esses Teixeiras...

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410493 | mila1000 | 15 dez 2018 08:59 | Em resposta a: #392286

Cristina,

Converse com seus primos, filhos de Antonio, pois, algum deles pode saber o nome da freguesia onde ele nasceu. Sem isso, pesquisar nas centenas de freguesias do Distrito do Porto torna-se impossivel.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410505 | Christinna Costa | 15 dez 2018 19:52 | Em resposta a: #410493

Olá Mila...

Como lhe falei só tenho essa prima filha do tio Antonio e que não se lembra do dia e mês de nascimento do pai....me havia passado com "certeza", o ano que era 1926.
E podes ver que pelo que encontraste do meu tio, estava errado. Achaste até o casamento dele com minha tia Dagmar.

No topo da pirâmide agora está ela...minha mãe e todos os tios já faleceram.

Desculpe a pergunta que pode ser meio estúpida...mas encontraste as datas de nascimento de meus avós pela do meu tio? Porque não compreendo se com as datas de nascimento deles , não se pode encontrar as certidões...pelo menos de minha avó que é mesmo do Porto

Outro ponto que não entendo....achaste minha avó como Maria Teixeira...nome já de casada. Por isso que lhe perguntei se foi pela certidão de meu tio.
E se assim foi, não aparece o lugar de registo de meu tio?

Muito grata.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410506 | Christinna Costa | 15 dez 2018 20:08 | Em resposta a: #410482

Sr. Filipe...

Não tenho ideia sobre esse Joaquim ...e não entendo como pode ter Martins no nome se o pai era Pires Laranjeira e a mãe Ramos de Azevedo.

Como ele nasceu em 1910, talves o pai ,Pires Laranjeira ,possa ter parentesco com minha avó. Se teve filho em 1910, pode ser um irmão ou primo mais velho.
Conseguirias ver o pai desse Pires Laranjeira pra vermos se confere com os pais de minha avó?

Meu avô nasceu em Trás os Montes mas foi bem pequenino para o Porto.
Eles se casaram no Porto.

E eu nem sei se ele foi registado no Porto pois já me disseram que naquela época, se registavam muitas crianças bem depois do nascimento já que nasciam em aldeias afastadas.

Meu avô tinha um irmão que foi para o Brasil e também para o Rio de janeiro.
Ele era meu padrinho. Hoje enviei mensagem para a igreja onde fui batizada à pedir o primeiro nome dele pois me deu um branco e não consigo lembrar.
Pode ser que esse meu tio tenha nascido no Porto. Pode ser um irmão mais novo.

Achas que ajuda essa informação quando a tiver? Pois pensei que poderiamos procurar os Teixeira no Porto.

Muito grata.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#410507 | FilipeFlard | 16 dez 2018 00:55 | Em resposta a: #410506

Sr.ª Cristina,

Nessa época, essas inconsistências de apelidos não eram incomuns.

Joaquim pode até ser um parente, mas não há elementos que permitam chegar a essa conclusão.
Para saber se ele é sobrinho da sua avó, seria preciso investigar os livros de casamento das freguesias do concelho de Póvoa de Varzim de 1911 para trás a ver se aparece o casamento de António Pires Laranjeira com Maria Ramos de Azevedo. Muitos desses livros, porém, não estão disponíveis on-line e nem índice têm. É procurar agulha no palheiro, talvez para nada...

Terá de investigar mais junto aos seus familiares para ver o que descobre.
Considerando que seus avós nasceram em Portugal, sugiro que procure as certidões de nascimento de todos os filhos de Herculano Teixeira e de Maria Martins Laranjeira nascidos no Brasil. É possível que em alguma delas conste algo mais do que "portugueses casados em Portugal"...

A sua certidão de batismo pode sim conter alguma informação útil. Quem sabe pelo padrinho não encontra alguma coisa? Não pode descartar nada nessa investigação.

Quanto a procurar os Teixeiras no Porto, não aconselho por ora. Se nos Laranjeiras, que devem ser em número muito menor, não achamos pistas, com inúmeras famílias de apelido Teixeira por pesquisar será mais complicado...

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Concelhos e freguesias de minha avó e meu avô

#411508 | Christinna Costa | 23 jan 2019 13:17 | Em resposta a: #410507

Sr. Filipe...baseado nas datas de nascimento de meu tio Antonio encontrado pela Sra. Mila...uma das filhas de minha prima no Rio, encontrou com a ajuda de outra pessoa, a certidao de nascimento de meu tio a qual tem as informaçoes dos concelhos e freguesias de meus avós.

Como o senhor havia dito, as incongruências de apelidos eram muitas no passado.
Podes ver os nomes reais de meus avós em Portugal.
Podes ver os nomes reais de meus bisavós em Portugal.
E deduzi que meu avô viajou antes de minha avó...pois no local de onde ele residia no momento do nascimento de meu tio está Brasil...e no de minha avó está Portugal.

Espero que o senhor ou a Sra. Mila possam encontrar agora as certidoes de meus avós.
Vou escrever toda a certidao pois nao tenho como enviar anexos e nao estou a conseguir copiar.
Não entendi a data do pedido dessa certidão (2014)...

Muito grata.

Conservatoria do Registo Civil/Predial/Comercial Arouca
Assento de Nascimento nº 211 do ano de 2014
____________________________________________________________
Nome próprio Antônio ***
Apelidos: Teixeira de Sousa ***
Sexo: Masculino ***
Hora e data do
nascimento: 04 horas e 30 minutos, do dia 06 de Outubro de 1922 ***
Naturalidade: Freguesia de Santa Eulália ***
concelho de Arouca ***

Pai___________________________________________________________________
Nome: Herculano Teixeira de Sousa ***
Idade: 23 anos ***
Estado: Casado(a) ***
Naturalidade: freguesia de Santa Eulália ***
concelho de Arouca ***
Residência
habitual: Brasil ***

Mãe___________________________________________________________________
Nome: Maria Teixeira da Conceição ***
Idade: 23 anos ***
Estado: Casado(a) ***
Naturalidade: freguesia de Escariz ***
concelho de Arouca ***
Residência
habitual: Lugar de Santa Maria do Monte, freguesia de Santa Eulália ***
concelho de Arouca ***
_____________________________________________________________________
Avós paternos: Justino Teixeira dos Santos e Ana da Costa Neves
Avós maternos: José Gomes Martins Laranjeira e Maria Joaquina Teixeira
_____________________________________________________________________
Declarante(s): ***
Mençoes especiais: ***
Testemunha(s): ***
Data de assento: 28 de Janeiro de 2014 ***
______________________________________________________________________
O/A Escriturário Superior , Isabel Maria Costa Ferreira Pinho , Por competência própria
Processo nº 536 / 2014

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidao de minha avo Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#411933 | Christinna Costa | 05 fev 2019 21:31 | Em resposta a: #411508

Boa noite .
Sr Filipe ou Sra Mila...os senhores viram minha mensagem enterior , de data 23 de janeiro?

Enviei os concelhos e freguesias de meus avós que os srs diziam ser de extrema importancia para encontrar as certidoes de ambos. Estao na certidao de nascimento de meu
tio, que meus parentes no Rio conseguiram encontrar e que transcrevi na mensagem.

Como ano passado tide problemas com o site, e por isso os srs viram minhas mensagens muito depois de meu envio, gostaria de saber se receberam pois se nao , terei que entrar em contato novamente com a pessoa que faz a manutencao do site. Com a minha assinatura nao há problema pois está válida até maio desse ano.
Grata

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#411969 | mila1000 | 06 fev 2019 13:46 | Em resposta a: #392286

Christinna,

Com base no documento que enviou, fui em buscados batismos de Maria e Herculano. Maria era de Escariz, Herculano de Santa Eulália. Constatei que as datas que informei antes, com base no casamento em Nova Iguaçu- RJ, não são as dos batismos.

Batismo 43 - Maria, 16 10 1898
freguesia Escariz
Imagem 47.tif
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1082266



batismo 48- Herculano em 28/10/1900
Santa Eulália
imagem 52.tif

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1185239


Eles devem ter casado em Santa Eulália . Antonio nasceu em 1922, seria o primogênito? Já solicitou o casamento na Conservatória?

Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#411983 | Christinna Costa | 06 fev 2019 17:27 | Em resposta a: #411969

Olá Mila

Obrigada pelos novos caminhos.

Duas perguntas: as certidoes de Batismo nao eram de mesmo significado que as de nascimento para a época? Hoje nao servem mais?

Com as datas de nascimento , concelhos e freguesias corretas...nao é mais facil procurar as certidoes de nascimento de minha avó em Escariz e meu avô em Santa Eulalia?

O pedido da certidao de casamento na Conservatoria de Santa Eulalia é pedido direto á eles ou online?

Sim...meu tio Antonio era o primogenito. O unico nascido em Portugal. Todos os outros nasceram no Brasil.

Grata se puderes me responder.
Christinna.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#411998 | mila1000 | 06 fev 2019 19:53 | Em resposta a: #392286

Christinna,

Você clicou no link? Selecionou a imagem do lado esquerdo? Pode baixar esse documento no seu computador.
O batismo era a certidão de nascimento até final de Março de 1911. O registo civil passou a existir após o Abril de 1911. O que lhe enviei foi o batismo, ou seja, a certidão da época.
Se Antonio era o primogenito, Herculano deve ter casado em 1921. Escreva à Conservatória, solicite o documento, informe o nome dos noivos , filiação. Diga que o casamento pode ter ocorrido em Santa Eulália, ou, em Escariz.

Conservatória dos Registos Civil e Predial
R. Dr. Gil Costa
4540-134 Arouca
Telefone: 256944138
Arouca – Aveiro – Portugal
crcpcom.arouca@dgrn.mj.pt

Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar certidão de minha avó Maria Martins Laranjeira, natural do Porto

#412005 | Christinna Costa | 06 fev 2019 21:18 | Em resposta a: #411998

Mila

Cliquei e vi sim ,e como amigos portugueses haviam me dito sobre , dependendo da época, as certidoes de batismo terem o valor da de nascimento, por isso lhe perguntei.

Vou entrar em contato com a Conservatoria pois preciso da de casamento para fechar o círculo.

Com 4 netos , estou proxima de me tornar portuguesa. Muito orgulho de meus avós e do que conseguiram no Brasil com seu trabalho e da grande familia que formaram.

Muito...mas muito obrigada de coraçao!

Christinna.
- lhe darei um retorno assim que consiga.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 14:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen