familia Assumpcao/ Assuncao

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

familia Assumpcao/ Assuncao

#1735 | Maria da Conceicao | 17 jan 2001 15:25

Agradeco qualquer informacao sobre origens, etc.

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#3582 | np76ok | 24 abr 2001 16:36 | Em resposta a: #1735

O Major Luis Ignacio da Assumpção, meu tio bisavô, foi o fundador da cidade da Beira (finais do Seculo IXX).
Um seu filho, Carlos da Assupção foi professor da Faculdade de Ciências, em Lisboa.
Vbranco

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#3583 | np76ok | 24 abr 2001 16:38 | Em resposta a: #1735

O Major Luis Ignacio da Assumpção, meu tio bisavô, foi o fundador da cidade da Beira (finais do Seculo IXX).
Um seu filho, Carlos da Assumpção foi professor da Faculdade de Ciências, em Lisboa.
Vbranco

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#3721 | jcabec | 02 mai 2001 08:46 | Em resposta a: #3583

Cara Senhora,
Tenho um ramo, com este apelido, na minha família. Residiam nos arredores de Faro, no sec. XIX. Se o desejar, posso partilhar consigo, as minhas informações. Com amizade, J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#3769 | MABEL | 04 mai 2001 01:29 | Em resposta a: #1735

cara Maria da Conceição
Acabei de receber umas certidões onde referem os nomes das minhas bisavós e tetravós, que tinham em comum o nome Assumpção.
Não tive ainda oportunidade de investigar se se tratam de nomes próprios (uma vez que era usual no século XIX as raparigas só serem registadas com nomes próprios, não lhes sendo atribuído o apelido que era normalmente atribuído ao varão) ou se se tratarão eventualmente de apelidos.
De qualquer modo, como desconheço qual a origem geográfica dos ramos a que se refere não lhe poderei dizer se têm ou não ligação com a sua família.
Cumprimentos
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#3790 | Maria da Conceicao | 04 mai 2001 20:13 | Em resposta a: #3769

Cara Mabel, Na minha familia, o nome Assumpcao, era talvez nome de familia, e da parte materna. Marianna Asumpcao casou com Jose Antonio da Costa(tambem nalguns documentos conhecido como Feliz, Felix). Aos filhos foi-lhes dado o nome da Costa, as filhas Assumpcao. Isto nos anos 1700's. Marianna da Assumpcao era filha de Manoel da Costa e de Fedina Assumpcao. A este ponto nao sei de que area possam ter vindo, so sei que depois deste casamento, se radicaram na area do Cadaval. Sei tambem que se casavam com pessoas dum circulo muito pequeno em numero (primos entre si). Nao sei se dar ao sexo feminino o nome materno e masculino o nome paterno era pratica comum em Portugal nessa epoca, alias conitnuou na minha familia atravez dos tempos ate recentemente. O meu email e MVS24@aol.com

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#3795 | Maria da Conceicao | 04 mai 2001 20:28 | Em resposta a: #3721

Caro J. Cabecinha, favor leia a mensagem que enviei a Mabel. Nao sei se nos 1700's vieram do Reino dos Agarves, mas o mais interessante e que na minha familia, o nome de Ignacia e muito frequente, e creio que fazia parte dum dos nomes com quem minha familia da Costa Penha se casavam.Ha a possiblidade dos Assumcao terem vindo de Almada? e os Ignacios, area de Rio Maior e antes da area de Coimbra, Lamego e ate Espanha. A minha familia casava tambem com da Roza da area de Lisboa.Sei que vieram familias de Silves, reino dos Algarves, antes de 1833 para a area do Cadaval.POrtanto os filhos das familias, da Assumcao, do Carmo, da Roza, Domingues, Soares, Gomes, Cipriano , Ignacio e da Costa, casavam entre si. As vezes tambem os nomes eram alterados e so mais tarde voltaram a ser usados, tal como Penha.Creio que sintomas politicos da varias eras. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#3840 | jcabec | 07 mai 2001 08:49 | Em resposta a: #3795

Cara Maria da Conceição,
Lamento comunicar-lhe mas a minha pesquisa neste ramo da minha família ainda está muito "verde", no entanto digo-lhe que este meu apelido cá no Algarve, está durante todo o sec. XIX, circunscrito ás freguesias da Conceição de Faro e da Sé de Faro. Julgo no entanto que por engano, aparece também escrito por Ascenção. Assim que tiver mais alguma coisa sobre o assunto, lhe direi. Está combinado?.José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#104170 | analuciaassun | 31 out 2005 00:40 | Em resposta a: #1735

Sou brasileira. Meus bisavós Manoel da Assumpção Fonseca e Izabel Rosa de Jesus, pais de José Bernardes de Assumpção, vieram para o Brasil para construção de uma estrada de ferro.

Outras informações, contatar-me analucia.lopes@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#104172 | FS | 31 out 2005 07:48 | Em resposta a: #3840

Bons Dias Caro Confrade
Desculpe meter a foice em seara alheia, mas sabe de onde são originários os seus Ascenção, é que eu tenho um ramo de Ascenção no Baixo Alentejo, zona de Serpa, e que já nos fins do sec XVII residiam aí não sei é a origem deles, mas como na zona existiam várias família algarvias não sei se eles terão vindo do Algarve.

Cumprimento
FS

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#104332 | Lourval | 02 nov 2005 02:51 | Em resposta a: #3795

Cara Maria da Conceição.
Tenho uma tetravó de nome Maria d´Assumpção, casada com Firmino Esteves. O problema é que ela é mãe de Ana Luisa Esteves a qual casou com Júlio Teixeira. O casal Júlio Teixeira e Ana Luisa Esteves é um mistério para mim em relação à naturalidade deles. Sei que são portugueses e que devem ter nascido ao redor de 1860. O primeiro filho do casal já nasceu aqui no Brasil em 1887. A informação perdeu-se entre os que ainda estão vivos. Alguns ´acham´ que eles eram de Lisboa ou Coimbra mas minha avó sempre dizia que a família dela era de Trás-os-Montes e eu nunca descobri ninguém de Trás-os-Montes em minha família. Será que eles eram de Trás-os-Montes?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#104333 | Lourval | 02 nov 2005 03:16 | Em resposta a: #104170

Oi Ana Lucia.
De onde eram os seus Assumpções? Tenho uma tetravó Maria d´Assumpção de quem desconheço a naturalidade. Ela é portuguesa.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#104358 | Conceicao | 02 nov 2005 13:54 | Em resposta a: #104332

Lourval, vai ver que encontrara o sitio. O importante e ir pedindo documentos relativos aos seus antepassados, ate encontrar de onde vieram. Geralmente as certidoes Portuguesas dao os avos e tambem as terras de todos envolvidos.Mas se a sua Avo dizia que a familia era de Tras os Montes, e porque era. Porque razao iria ela dizer tal, senao por ter ouvido ou lhe ser dito?
Os meus Assumpcao sao; Marianna da Assumpcao, casou a 9Nov 1753 com Felix da Costa na area do Cadaval, Lisboa. Era filha de Manoel da Costa e Thereza da Assumpcao. Portanto seguiu o nome da Mae, mas tambem nao sei se era apelido.
Nao desista. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#104404 | analuciaassun | 03 nov 2005 00:02 | Em resposta a: #104333

Imagino que queira saber a cidade exata de onde eles eram, mas não sei. Com certeza eram portugueses. Meu avô, José Bernardes da Assumpção nasceu aqui no Brasil,´por volta de 1900. então imagino que meus tataravós Izabel e manoel, tenham nascidos por volta de 1850. Não tenho outras informações. Iniciei essa pesquisa muito recentemente. Nem imaginava obter um retorno tão rápido.

Outro dia me espantei quando encontrei informações no google, a partir de uma pesquisa com o nome de minha avó (Hermengarda Pimentel da Assumpção). Isso me despertou a curiosidade, pois imagino que tenha outra pessoa de mesma ascendência que a minha procurando parentes... Essa minha avó, a propósito, não é de origem portuguesa, apenas se casou com o José Bernardes da
Assumpção, filho do Manoel...

Muito louco, né?

Vou procurar mais informações. Você tecla de onde?

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#107974 | A. Fabris | 25 dez 2005 19:03 | Em resposta a: #104172

Oi FS,

Tambem tenho antepassados como sobrenome Assumpçã em Serpa. Poderiamos trocar informações?

Cumprimentos,

A. Fabris

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#155742 | CrisAssunção | 11 mai 2007 00:40 | Em resposta a: #104404

Caros,
Também sou Assunção. O meu Tio já falecido, João da Assunção Jorge, foi prior do crato e depois destacado para a Venezuela.
Penso que neste caso o Assunção tenha sido derivado da igreja, de Nossa Sra da Assunção, sendo que na família predomina muito o apelido Jorge Duque.
Se alguém souber algo mais, agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#155907 | LILIANAGS | 12 mai 2007 15:53 | Em resposta a: #3840

Caro sr José Cabecinha
Estou procurando por minha Bisavó : ASCENÇÃO DE JESUS, filha de Francisco fernandes e Joana Maria.Por acaso seria da mesma família ?
Lilian

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#156050 | josécyr | 14 mai 2007 08:36 | Em resposta a: #155907

Cara Lilian,
Lamento, mas com os poucos dados que dá, não consigo saber.
Cumprimentos,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#156060 | LILIANAGS | 14 mai 2007 11:42 | Em resposta a: #156050

Prezado
Que dados eu poderia fornecer pra que vc pudesse fazer a comparação?
Sei que ela veio pro Brasil antes de 1918.Sei tb que tinha uma irmã por nome OLYMPIA MARIA FERNANDES que nasceu em Abreiro em 14/08/1943, que tb veio para o Brasil(porto de Santos EM 24/09/1910).

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#156163 | josécyr | 15 mai 2007 08:33 | Em resposta a: #156060

Cara Liliana,
O que aqui colocou confirma que não a poderei ajudar uma vez que os "Assunção" que estudei estão ligados ao sul de Portugal e creio que os seus ao norte. Pode ser que algum outro confrade lhe possa valer. lamento muito.
Cumprimentos,
ZÉ Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#156254 | 08061966 | 16 mai 2007 09:06 | Em resposta a: #104333

Caro Lourval
desculpe a intromissão mais eu tambem tenho antepassados do meu lado paterno de nome de Assumpção estes sendo oriundos de Santa Maria da Feira.
Minha avô :Maria de Assumpção:1913Lourosa
Bis avô :Maria de Assumpção:1875Lourosa
Trisavô:Margarida de Assumpção:1837 Lourosa
4°avò:Fransisco José de Assumpção -Lourosa
5°avo:José Fransisco de Assumpção -São Miguel do Soûto
6°avo :José Fransisco de Assumpção ?
Mais alguem tem este nome na mesma zona?

Cumprimentos
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#198922 | LS | 02 jun 2008 10:16 | Em resposta a: #156254

Bons Dias,

Tambem tenho antepassados como sobrenome Assunção. Num assento de baptismo que recebi agora, vi duas quintas-avos (cinquième ayeules) que deviam ser nascidas nos anos 1820 (sem certeza).

-Rosa de Assunção dos Ambrozim casada com Manuel Carreira, viveram em Cadima
-Angèlica de Assunção dos Andrades casada com Antonio da Costa, viveram em Tocha,
Cantanhede.

Mais alguem tem este nome na mesma zona?

Cumprimentos,
LS

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#202985 | Emeli Gomes Assunção | 11 jul 2008 23:35 | Em resposta a: #198922

Olá,
Por ter sobrenome tambem Assunção,gostaria de saber se alguem conhece meus antescedentes.Meu bisavô_Jose Gomes Assunção,minha bisavó_Maria Jose de Assunção.Sei que meu bisavo tem uma descendencia italiana e minha bisavò,portuguesa.Agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#210420 | mjgl | 13 out 2008 06:25 | Em resposta a: #3795

Caros Confrades

A minha família, muito próxima é Callado d'Assumpção. Até onde consegui investigar, são oriundos da Amora, pequena vila perto de Almada, distrito de Setúbal.
O nome de meu bisavô é Augusto José Callado d'assumpção, natural da Amora, concelho do Seixal, distrito de Setúbal.
Filho legítimo de Francisco José d'assumpção e de Maria Joanna dos Santos Callado.
Até agora foi o que consegui apurar.
Cumprimentos
Maria João

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#210424 | paulobsilva | 13 out 2008 11:51 | Em resposta a: #3795

Por acaso tenho na minha árvore o apelido Assumpção que por acaso a descendencia vem de vários Ignácios, de Setúbal e Azeitão. Será que são dos mesmo ramos?

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#210440 | Conceicao | 13 out 2008 16:15 | Em resposta a: #3769

Os meus familiares, eram da area , ou melhor foram para a area do Cadaval. Obrigada. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#210441 | Conceicao | 13 out 2008 16:16 | Em resposta a: #210420

Tambem tive familiares da antiga area de Almada. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: familia Assumpcao/ Assuncao

#307078 | Tatianacbarros | 29 mai 2012 05:19 | Em resposta a: #104358

Procuro irformaçoes de Jovita Assunção de almeida , casada com Domiciano antão de Souza. Grata

Resposta

Link directo:

familia Assumpcao/ Assuncao

#384033 | svicente | 30 ago 2017 21:52 | Em resposta a: #3840

Cara Maria da Conceição, meu avô era português e dizia ter nascido na região trasmontana e vindo pra cá com dois anos de idade.
Mas nunca me disse a cidade, a vila... ou eu é que me esqueci, pois era um jovenzinho quando me contou tais coisas.

Tenho imensa vontade de ir até "Trás-Os-Montes" e resgatar essa história. Você conseguiu avançar na pesquisa, saber de onde eles vieram.

Ele chegou aqui, no Brasil, com a sua mãe - Maria Ferreira d'Assumpção - em 1906.

Saudações.
Paz.

Resposta

Link directo:

familia Assumpcao/ Assuncao

#413644 | ricardocrvg89 | 04 abr 2019 19:02 | Em resposta a: #104404

meu nome é Ricardo Rafael Vieira D'Assumpcão e gostaria de saber a origem do meu último sobrenome. Se puderem me ajudar agradeço.

Resposta

Link directo:

familia Assumpcao/ Assuncao

#435288 | cris.salles18 | 23 jul 2021 21:01 | Em resposta a: #413644

Assumpção é portugues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 00:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen