Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Regiões

Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#1737 | mbp | 17 jan 2001 15:46

Agradecia informações sobre a existência actual desta casa e sobre os actuais proprietarios.
Também sobre os antepassados De Bernardo Pereira de Vasconcelos Cardoso de Menezes c.c.D.Maria Nogueira da Mota ,de Gestaçô e que tiveram
_Bernardo Pereira de Vascocelos e Menezes casado em 19.9.1717 na Quinta da Foz em Lamego c. D.Violante Maria de Sousa e Castro Vilhena (da Casa de Balsemão).


Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#1744 | rafael mião | 17 jan 2001 19:35 | Em resposta a: #1737

Experimente consultar .Os Boletins de Trabalhos Históricos-do Arquivo Municipal de Alfredo Pimenta -Guimarães-os trabalhos sobre" Velhas Casas-da autoria de Maria Adelaide Pereira de Moraes-na minha opinião,trata a Genealogia com vida e consegue dar uma panorâmica apreciável das éocas e famílias tratadas;é um regalo ler estes trabalhos a que não falta rigor histórico e farta bibliografia e fontes.
Cumprimentos amigos Rafael Carvalho email:bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#2525 | mbp | 08 mar 2001 12:17 | Em resposta a: #1737

Tenho a acrescentar que este Bernardo Pereira de Vasconcelos Cardozo de Menezes casou a 31,7.1678 em Gestaçô ,tendo morrido a 12.8.1716.Nasceu na Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros e infelizmente o registo de casamento existente no A.D. Porto está incompleto.Agradeço informações.


Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#2543 | 163287 | 08 mar 2001 21:55 | Em resposta a: #2525

Prezados Senhores:
Estou a seguir, com atenção, as informações que se produzirão neste site, porquanto, sendo também "Cardoso Mesquita", de descendência de Santa Maria de Barrô (da Torre), do antigo conc. de S. Martinho de Mouros e hoje Resende,
cujos Mesquitas casaram com Cardosos, de Resende, serão potencialmente afilados à Honra dos Cardosos.
Cumprimentos e obrigado antecipadamente.

António

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#2546 | JPL | 08 mar 2001 23:37 | Em resposta a: #2543

Um amigo meu, com quem estou permanentemente, pertence à casa de Margaride, chama-se Luis José Magalhães Cardoso de Macedo de Menezes, sendo um primo direito do pai dele o actual representante do Título de Conde de Margaride. Caso ele me possa informar acerca daquilo que pesquisa, terei imenso gosto em dar-lhe conhecimento.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#2602 | 163287 | 10 mar 2001 13:56 | Em resposta a: #2543

Caros amigos:
Os donos do arruinado edificio que foi solar e nicho medieval da "Honra dos Cardosos", hoje do actual concelho de Resende, sãos os titulares do "Conde de S. Martinho" (de Mouros, mas que não houve a coragem de assumir por eventuais conexões, linguisticas, com impuros cristãos!), na posse da família dos "Siqueira Freire", segundo alvará de D. Miguel, de 1829!, cuja anacronia parece evidente. Duvido, todavia, que tal privilégio simbolize a verdadeira estirpe dos "Cardosos". Interesso-me com eventuais provas ou eclarecimentos que aqui venham produzir-se. Um abraço. António

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#2676 | mbp | 12 mar 2001 17:57 | Em resposta a: #2602

Caro António
Muito agradeço as suas informações.Pelas suas palavras penso que o tal solar arruinado será a Casa de Cardozo localizada em S. Martinho de Mouros.Ou estou enganado?Se é esta a casa, onde fica exactamente?Qual a ligação desta família Siqueira Freire aos Cardozos de Menezes e aos Cardozos de Mesquita?Os Cardozos de Menezes vieram da Casa de Cardozo(pelo menos o meu ramo),e quanto ao seu ramo?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#2702 | 163287 | 13 mar 2001 12:10 | Em resposta a: #2676

Caro Amigo Miguel Brandão:
Sem pretender estabelecer-lhe uma metodologia de trabalho, resumo alguma bibliografia elementar:
Para o Brasão iluminado - G.Enc. Verbo, top. "Cardoso";
Genealogia - este próprio site, secção "Indices de Famílias Portuguesas", top. "Siqueira e Cardoso";
História geral - Pinho Leal, top. "S. Martinho de Mouros e "Resende e sua História",de Joaq.Correia Duarte, editado pela Câmara de Resende e "Pedatura Lusitania", de Cristóvão A.de Morais;
História local - complementar com fotografia actual do velho solar, no lugar de "Cardoso", em Resende;
Se está na área de Lisboa, veja na T.Tombo, "Familiares do SAnto Ofício" com pesquisa orientada em nomes próprios, "António",José, "Manuel" e daí localizar os "Cardosos"; já com maior dificuldade, localizar árvore apresentada, no inicio do séc. XIX ao Rei D. Miguel para que fosse concedido o título condal de S. Martinho.
Esta pesquisa, de âmbito mais científico, devida ser complementada com "Tribunal do Santo Ofício, em Lamego, com pesquisa no Cartório da Nobreza, Secretaria das Mercês, dos Negócios do Reino, etc.
Um abraço e boa sorte.António

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#2742 | mbp | 14 mar 2001 17:05 | Em resposta a: #2702

Caro António

Muito obrigado pelas informações.Na verdade tenho por hábito,quando tenho tempo,deslocar-me ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo onde tenho encontrado alguns documentos interessantes.Recentemente encontrei uma inquirição para a Ordem de Malta que diz respeito ao meu ramo Cardozo.Essa é a razão do meu interesse pela Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros porque o documento( sec XVIII) refere o velho solar.

Um Abraço

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#2743 | mbp | 14 mar 2001 17:30 | Em resposta a: #2546

Caro JPL
Obrigado pela sua ajuda.Contudo parece-me não ser a mesma familia embora possa existir um parentesco muito remoto.O ramo de S. Martinho de Mouros vem no Felgueiras Gayo em Cardozos,como sendo os da casa de Cardozo,que confirmei através de registos de baptismo,óbito e casamento e também através de uma inquirição para a Ordem de Malta em boa hora descoberta.Os que refere são de Margaride.De qualquer das formas se me conseguir saber alguma coisa fico-lhe muito agradecido.

Cumprim4entos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#3348 | 163287 | 11 abr 2001 22:55 | Em resposta a: #2602

Caro Brandão Pimenta:
Não descure aprofundar este assunto.
Em Barrô(Stª Maria de), conc. de Resende actual, houve uma Comenda da Ordem de Malta.Nos
finais do séc. XVIII, salvo erro, uma filha do rendeiro da Comenda de Barrô casou com um dos "Mesquitas" da Torre (Barrô)e, posteriormente um "Mesquita" veio a nascer nas "Casas da Comenda" e transfere-se para Lamego (cidade).
Como o tempo tem tendência a melhorar, logo que possa, vou fotografar as ruínas do que foi a "Honra dos Cardosos", actual conc. Resende, para melhor análise e com o objectivo de partilhar consigo. No entanto, o Caro Amigo podia "cavar" na TT, principalmente ler o requerimento e a arvóre gen. que justificou o título de "Conde de S. Martinho" e depois, seguir, a partir até aos Siqueiras, que é fácil.
Um abraço, um obrigado e Boa Páscoa.
António

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#3361 | mbp | 12 abr 2001 11:59 | Em resposta a: #3348

Caro António

Este é um assunto que ando a investigar.Já estive em Lamego 4 dias mas limitei-me a consultar os arquivos paroquiais para fazer as minhas ligações.Na torre do Tombo encontrei uma habilitação para a Ordem de Malta que mdeu mais alguma informação.Penso voltar a Lamego quando tiver tempo para fotografar algumas casas entre as quais a de S, Martinho de Mouros.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#3363 | 163287 | 12 abr 2001 18:50 | Em resposta a: #3361

Caro Amigo Brandão Pimenta:
Com certeza, em Lamego, esteve na Cúria. Conseguiu ler os Livros de Genere? Julgo que perde tempo aí, já que o arquivo está muito incompleto. Mais frutuoso será o Arquivo Distrital, em Viseu, que possui um processo sobre a Ordem de Malta e o maior nùmero de livros paroquiais.Tenha em atenção que na TT, em Lisboa, estão livros que transitaram da Diocese de Lamego.
Um abraço.
António

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#3367 | JPL | 12 abr 2001 22:27 | Em resposta a: #2743

Caro Miguel Brandão Pimenta,
Visitei recentemente os trabalhos que o Sr. Dr. Manuel Abranches Soveral tem disponíveis na web. No tópico Casa da Trofa, tem muita informação acerca dos Cardoso de Meneses, de quem o Autor da página é familiar, julgo que o ramo que procura é o dos Senhores da Casa de Mundão que lá vem descrita.

Um Abraço e Feliz Páscoa,

José Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#3396 | Vasco Jácome | 15 abr 2001 20:02 | Em resposta a: #2676

Caro Miguel Brandão Pimenta

A ligação entre a Solar e Honra de Cardoso e os Condes de S. Martinho está explicada no Vol. III, a partir da pág. 740, mais concretamente da 749, do “Livro de Oiro da Nobreza”.
Curiosamente, essa ligação passa por Braga, pela imponente Casa de S. Sebastião das Carvalheiras, dos Magalhães e Meneses, cujo lado nascente dá para o Largo Paulo Orósio e quase em frente aos Bombeiros Voluntários, dentro do pátio murado. Até há não muitos anos atrás a Casa ainda era dos S. Martinho, como aliás pode verificar nas “Pedras de Armas e Armas Tumulares do Distrito de Braga”, de Artur Vaz Osório da Nóbrega, Vol. I, Tomo II. Encontra também informação curiosa sobre esta gente no trabalho da Drª Ana Maria da Costa Macedo “A freguesia de S. Tiago da Cividade e as famílias elite em meados do século XVIII” publicado na MÍNIA – 3ª Série – Ano I – 1993 – pág. 153 e seguintes.

De qualquer modo, esta ligação está descrita no Gayo no ttº de Cardosos §1 N14, ttº de Magalhães §2 N14 e §3 N15 onde já encontra os Siqueira Freire.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#3429 | mbp | 17 abr 2001 10:14 | Em resposta a: #3363

Caro António
Estive em Lamego há alguns meses na Cúria junto á Igreja de Almocave.Na ocasião procurei apenas os registos paroquiais situados entre 1700 e 1760.Não consultei nenhuma Inquirição.Contudo,mais tarde,já em Braga ,contactei Lamego,por telefone e fui informado que poderia consultar as inquirições ali existentes.Como sabe os registos paroquiais da região estão divididos entre
Lamego e Viseu e provavelmente o mesmo acontece relativamente aos restantes documentos.Como lhe disse penso voltar a Lamego para consultar os arquvos.Nessa ocasião irei fotografar algumas casas aproveitando também para conhecer a gastronomia regional

UM abraço

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#3430 | mbp | 17 abr 2001 10:20 | Em resposta a: #3367

Caro José Pedro

Espero que tenha tido uma boa Páscoa.
Já visitei os citados trabalhos.Muito obrigado pela informação.

Um abraço

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#3431 | mbp | 17 abr 2001 10:24 | Em resposta a: #3396

Caro Vasco Jácome

Mais uma vez os meus agradecimentos pelas informações prestadas.Aproveitarei o próximo sábado para fazer uma ronda pelas citadas casas.

Cumprimentos

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#5196 | mbp | 21 mai 2001 12:26 | Em resposta a: #3429

Caro António

Este fim de semana resolvi dar um passeio pela região de Lamego e é claro que fui a S.Martinho de Mouros.Dada a hora da minha chegada não consegui dar com a casa de Cardozo(anoiteceu rapidamente).Consegui no entanto saber algumas coisas:A casa é uma completa ruina ,fica no lugar de Cardoso e parece que ninguem lhe dá importancia( são três os actuais proprietários ).Penso voltar a Lamego e a S.Martinho desta vez um pouco mais cedo.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#5204 | 163287 | 21 mai 2001 20:40 | Em resposta a: #5196

Caro Amigo Miguel B.Pimenta:
Estou atento às suas investigações e notícias.
Obrigado.
António

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#7680 | mbp | 02 ago 2001 11:58 | Em resposta a: #5204

Caro António

Voltei a S. Martinho de Mouros e desta vez visitei o lugar de Cardozo.Acontece que ninguem sabe ao certo onde fica a casa de Cardozo.Falei com um senhor que me disse que muitas pessoas visitam o local na procura do mesmo.O mesmo senhor disse-me também que a casa, vendida há muito em Lisboa,ficava no lugar do Paço,no centro de Cardozo.De facto no lugar do Paço existe uma boa casa mas já completamente alterada e estragada`,tratando-se provavelmente do velho solar de Cardozo.

cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#23584 | mbp | 29 jun 2002 12:42 | Em resposta a: #5204

Caro António

Voltando a este assunto.Encontrei na Biblioteca de Braga um livro chamado Rezende e a sua História e que fala da Casa de Cardozo nestes termos:
já no principio do século um pardieiro sem beleza...Em frente da porta de entrada tinha uma capela hoje convertida em palheiro.É a residência actual dos agricultores da quinta de Cardozo pequena parte dos domínios de que outrora o solar foi cabeça...

A avaliar pelo texto a casa de Cardozo (tal como muitas outras)desapareceu.Deve ser esta a que eu vi em tempos.

Se ainda está com ideias de a fotografar,penso que não vale a pena.

Um abraço ...se ainda anda pelo fórum

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#23611 | amtf | 29 jun 2002 18:42 | Em resposta a: #23584

Exmos. Senhores,

João Agostinho de Barbosa Novais Rangel da Silveira Cardoso de Meneses, Bacharel formado em Direito, Juíz de Fora na Guarda, senhor das casas de Arada, Ançã e Carril, nasceu em 1788. Era filho de Francisco Barbosa da Silveira Cardoso de Meneses e de sua mulher D. Maria Isabel Rangel de Quadros.
Casou em 1818 com D. Joana Leopoldina de Meireles Leite de Mascarenhas e Quadros.

Estes Cardoso de Meneses não terão, eventualmente, nada a ver com os que são referidos neste Fórum, no entanto, será que alguém conhece a sua ascendência e onde seriam as citadas Casas de Arada, Ançã e Carril ?
Grato antecipadamente por qualquer ajuda.
Melhores cumprimentos

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#23614 | magalp | 29 jun 2002 18:50 | Em resposta a: #23611

António Maria

Creio que a tua Avó Maria Isabel era Soares de Alvergaria pela mãe... agora não posso confirmar, mas creio ser assim.
Abraços!
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#23733 | traquina | 02 jul 2002 09:43 | Em resposta a: #23614

Caríssimos

A minha Família Paterna é Robalo Cardoso de Idanha-a-Nova, gostaria de saber, se existe possibilidade desta ter ligações com a de S. Martinho de Mouros.
As pequenas investigações que realizei levam-me a supor que todos os Cardoso tenham uma origem comum, e esta em S. Martinho de Mouros, com João Pais Cardoso. Facto curioso é que todas as gerações da minha família Paterna apresentem ainda hoje pelo menos um João.

Agradeço desde já a vossa ajuda no destrinçar destas pequenas dúvidas

samoT osodraC

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#23736 | magalp | 02 jul 2002 11:03 | Em resposta a: #23611

Antonio Maria

Creio bem que Arada, Ançã e Carril, pertencem ao concelho de Ovar, distrito de Aveiro. De Arada e Ançã tenho boa ideia, mas de Carril nem tanto. Boas terras de lavoura e muito bravio. Há trinta anos atrás havia por lá boas e antigas casas de senhorio ainda em razoável estado de conservação. Não me lembra de serem armoreadas. Hoje é uma zona onde há muita idústria, na sua grande maioria em decadencia, moribunda. Foi ali "plantada" dum modo selvagem e desordenado, dando lugar a uma tremenda especulação imobiliária. Creio bem que os actuais maiores proprietários ali, são o BCP, a CGD e a Segurança Social...
Abraços
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#23748 | aeiou2 | 02 jul 2002 13:04 | Em resposta a: #23611

Exmo Senhor
O que lhe posso indicar é :Maria Amália Rangel de Alpoim de Quadros Mascarenhas ,da Casa do Carmo,Aveiro,n.1799(?)cc 1851 com o General Gonçalo Cardoso Barba de Menezes,cujos pais eram de Armamar e Srs da Casa da Vitória no Porto.
De momento é o que sei.Tenho um livrinho onde constam mais indicações sobre vários solares,mas não sei onde está.Logo que o encontre,pois está fora do sítio lhe darei mais indicações.
cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#23762 | aeiou2 | 02 jul 2002 17:17 | Em resposta a: #23611

Os nomes das quintas são: casa de S.Miguel em Viseu de que é dono Álvaro de Mesquita Barba Cardoso de Menezes e S.José de Barrilar,em São Joanino,Armamar onde viveu o citado General e hoje em ruínas e que tem o brasão dos Cardosos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24313 | amtf | 13 jul 2002 17:43 | Em resposta a: #23762

Exmª. Senhora,

O limitado horário de acesso ao Fórum não me permitiu agradecer-lhe mais cedo as suas informações.
Maria Amália Rangel de Alpoim de Quadros Mascarenhas, deveria ser parente de minha 4ª Avó, Joana de Meireles Leite de Mascarenhas e Quadros, a qual era bisneta de Diogo Luís Perestrelo Rangel de Quadros e Veiga, “Senhor da nobre Casa do Carmo” em Aveiro.

Quanto aos antecedentes de meu 4º Avô, João Agostinho de Barbosa Novais Rangel da Silveira Cardoso de Meneses, fico grato se alguém no Fórum me puder esclarecer.

Renovados agradecimentos e melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24314 | amtf | 13 jul 2002 17:47 | Em resposta a: #23736

Caro Manuel Maria,

Fiz uma pequena busca e encontro a freguesia de Arada no concelho de Ovar e, curiosamente, há (ou houve) um lugar de Arada na freguesia de Molares, concelho de Celorico de Basto. Ançã deve ser a de Cantanhede, que dá o nome à pedra calcária usada para esculpir. Carril, há vários lugares com este nome, em Celorico e Cabeceiras de Basto, Montemor-o-Velho, etc.
Um abraço

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24685 | aeiou2 | 20 jul 2002 11:41 | Em resposta a: #24313

Caro António Maria Fevereiro
É filho do Médico Veterinário Dr.Fevereiro?
Mas não é por ainda não saber a resposta que lhe vou fazer uma surpresa:
Nos QUADROS,Morgados da Arada F.G.,vol.IX,§ 4 N 12

1.N...irmãos e irmãs

2.João Agostinho de Barbosa Novais Rangel da Silveira Cardozo de Menezes,n.1.2.1788,formado na Universidade,Sr.das Casas da Arada e anção.Esta solteiro em 1814.
3.D.Joana Leopoldina de Meirelles Leite de Mascarenhas e Gundar(Quadros?)

4.Francisco Barbosa da Silveira (Cardoso de Menezes),Sr do Morgado da Arada Anção e Carril
5.sua prima D.Mª Izabel Rangel de Quadros
6.Francisco de Meirelles Sequeira leite,FCR sr da Casa de Sant'Antoninho,vive na Casa do Campo em Molares ttºRibeiros § 14 8
7.Francisca Rangel de Quadros que casou em Basto

8.Mateus da Silveira
9.Catarina Bernarda de Barbosa e Quadros,casou na Qta da Arada,que fora de seu avô M.el Soeiro Cardoso (58)
10.António Rangel de Quadros,n.1750,foi Juiz de Fora de Pombal e ouvidor em Alenquer,casou
com sua sobrinha
11.D.Joana Inês de Távora sua sobrinha
12.António Luiz Alz Pinto de Andrade e Carvalho
13.sua prima D.Izabel Luiza Leite da Maya ,que veio a ser herdeira de seu Pai,Bernardo Joze Pereira de Meirelles (Casa Sant'Antoninho e Caza do Campo)por morte de sua irmãbD.Luiza cc mas sg
14.Domingos M.el Soares de Albergaria dos Reis,H.Cap.Mor de Oliveira de Azeméis e da 2ªm.er
15.D.Inês Antónia de Mascarenhas,n.1758 casou em Oliveira de Azeméis

16.João Gomes da Silveira =116
17.Jacinta Coelho Cardozo =117
18.António Barboza de Novaes,cap.mor de Anção
19.D.Antónia da Veiga e Quadros,casou em Anção
20.M.el de Castanheda Cabral Bello de Moura e Orta,COX,sr.do Prazo de S.Silvestre e seu Padroado por compra que fez ao marquês de Marialva
21.D.MªCustódia de Quadros
22.Simão pedro da Costa e Távora ttºTávoras § 2 10
23.Brites Izabel Varela
24.Torquato Alz de Carvalho, de Molares,brasileiro rico Sr da Qta.do campo e com acções muito honradas
25.Maria Leite
26.Bernardo Joze Pereira de Meirelles,Sr de toda a casa de seu Pai,Sant'Antoninho por morte de 3 irmõas cap.do conc.de Unhão onde casou
27.D.Madalena da Maya ,H.
28.Salvador José dos Reis ,COX,FSO,cap.mor da Terra da Feira
29.Isabel Teresa Maria Soares de Albergaria
30.Diogo Rangel Perestrelo de Quadros,n.1700 sucedeu na Casa de seu pai e Morgado dos Rangéis,cc 1722 em Torres Novas
31.D.Catarina Inácia Mascarenhas Pereira da Silva


32.
33.
34.
35.
36.Agostinho Barbosa de Novaes
37.Elena de Moraes Rego
38.António Rangel de Quadros,casou 1659
39.Ana Veiga Cardozo,H.
40.Francisco Cabral Bello ,Cap. de Mar e Guerra
41.Maria da Castanheda e Moura e Orta
42.António Rangel de Quadros casou em 1659 com o dote de 7$50 cruzados(julgo que 750 000 reis )
43.D.Ana da Veiga Cardozo,H.
44.
45.
46.
47.
48.Francisco Alz de Carvalho,que viveu em Molares
49.D.Maria Teresa de Carvalho do Tretulhal,freguesia de Gagos
50.Damazo Ribeiro de Andrade,Sr.da Casa de S.Tomé de Estorões,Con.lo de Montelongo
51.D.Catarina de Paços
52.António de Meirelles Pereira,Cap.de Infª,sr da Qta.do Passo,no Conc.lo de Serva
53.sua prima D.Luiza Machado,Sra da casa de Sant'Antoninho,em Cabeceiras de Basto
54.António de Maya Machado,Cap. de Unhão ,sr. da Qta. de Valinhas
55.Izabel Machado ttºbarros § 4 N 12
56.Miguel Correia de Quadros,sucedeu em parte da Casa de seu Pai e no Ofº de Juiz dea Alfândega de Aveiro
57.D.Luiza de Almeida
58.Manuel Soeiro Cardozo,Sr da Qta.da Arada=86
59.D.Antónia da Veiga=87
60.Luiz Francisco Rangel Perestrelo de Quadros,COX,3ºadministrador do Morgado dos Rangéis de Aveiro casou com sua prima
61.D.Inês Perestrelo Rangel,H.
62.João de Mesquita da Silva moço FCR,Com.or das Gontijas e valada na OX
63.D.Joana Luiza Maria de Mascarenhas Pereira,n.Vila Viçosa.

64.a 111 não sei ou ainda não procurei
112.António Rangel,Juiz da Alfândega de Aveiro,casou em 1588 com sua prima em 2º grau com dispensa de Xisto V
113.Catarina Correia da Veiga
114 a 115 não sei ou ainda não procurei
116.=16 João Gomes da Silveira
117=17 D.Jacinta Coelho Cardozo
118 a 171 não sei ou ainda não procure
172.João Gomes da Silveira =116
173.D.Jacinta coelho Cardozo =117
174 a 223 não sei ou ainda não procurei
224.Miguel André Rangel
225.D.Maria Pericão
226.André Ribeiro FCR
227.D.Brites Henriques Correia,casou 2ªvez sg do 1ºcas.
Depois continuo com o que encontrar entrando com a respectiva numeração
Maria Oom Vale Henriques de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24697 | aeiou2 | 20 jul 2002 13:52 | Em resposta a: #24685

Atenção tenho correcções a fazer e faço-as com a continuação.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24702 | amtf | 20 jul 2002 16:11 | Em resposta a: #24697

Exmª. Senhora Dª. Maria Oom Vale Henriques de Oliveira Martins,

Não sei como retribuir sua amabilidade por dar-me a conhecer a ascendência desse meu Avô, João Agostinho de Barbosa Novais Rangel da Silveira Cardoso de Meneses!
Apesar da minha ignorância, creio que serei capaz de descodificar a sequência das gerações pela numeração atribuída e, assim, com a extensa informação que fez o grande favor de me passar, vou ter muito com que me entreter.

Tenho dois veterinários na família, o Tio (primo) Artur Cotrim de Torres Fevereiro, que infelizmente morreu no ano passado com 76 anos, e seu filho, da minha geração, Miguel Agostinho de Sousa Pinto de Torres Fevereiro. Conhece-os?

Fui vizinho, condiscípulo no Liceu Pedro Nunes, e amigo de infância do Guilherme Oliveira Martins (ex-M.F.) e de seus irmãos Francisco e Afonso. São seus parentes?

Os meus melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24706 | aeiou2 | 20 jul 2002 17:17 | Em resposta a: #24702

Caro António Maria Fevereiro
Em primeiro lugar chamo-lhe a atenção que cometi alguns erros quando passei,mas que vou corrigir quando acrescentar o que falta.
As gerações são:O 1.a pessoa de quem se faz o costado depois multiplicar por 2 para o lado paterno e +1 para o lado materno 2.e 3. II geração,III geração 4. e 5. 6. e 7. IV ger.8.9. 10.11. 12.13. 14.15.
V ger.16.17 .....31 que é o dobro de 15+1
VI ger 32.....o dobro de 31 +1=63 e....
O meu irmão era muito amigo e colega de seu Tio e que também tive o prazer de ter conhecido.
O O.M. é primo de umas primas minhas,mas nada ao meu marido.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24709 | amtf | 20 jul 2002 17:59 | Em resposta a: #24706

Cara Maria de Oliveira Martins,

Assim com a "chave" fica muito mais fácil. Agradeço, desde já, a prometida correcção mas, por favor, faça-a quando não tiver nada melhor para se ocupar.
Esta minha curiosidade genealógica é muito recente mas, com a desinteressada ajuda de alguns participantes neste Fórum, já tenho reunida uma grande quantidade de informação que vou ordenando paulatinamente.
Muito obrigado, de novo, pela sua disponibilidade. Se, de alguma forma, lhe puder ser útil, por favor disponha.

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24714 | aeiou2 | 21 jul 2002 11:58 | Em resposta a: #24709

Caro António Maria Fevereiro

Nestes primeiros dias de férias a genealogia de há anos para cá tem-me servido de descompressão e como estou à espera de documentos para prosseguir a minha geneologia vou fazendo outras pesquisas e com todo o gosto principalmente para alguém que até sabemos quem é.
Primeiro as correcções.Estes costados tornan-se difíceis porque se casam entre primos e tios e de várias gerações.Há um deles António Rangel de Quadros 38.que tem 3 filhas e que todas casam com primos.Era a época.
Assim:
6.da Casa de Sant'Antoninho em Basto,vive na sua Qta.Casa do Campo em Molares

11.sua sobrinha,fica mais correcto,casou com seu Tio

14....dos Reis vasconcelos,Cap.Mor da Vila da Feira e aparece noutro lado Cap.Mor de Oliveira de Azeméis

22.Simão Pedro da Costa e Távora,Sr.do Morgado dos Santos Mártires de Aveiro e da Capela de S.José da cidade de Évora,ttºdos Quadros § 2 10

23 sua prima D.Brites Izabel Varela de Quadros,H.
56.e 57.são um casal,não deviam estar separados e são da mesma geração
56.e 57. estão errados são
56.Salvador dos Reis ,Cap.das Ordenanças
57.D.Izabel Soares
58. e 59.estão errados são
58.Mateus Afonso Soares,corregedor do Cívil,
Dz.mor do Porto
59.D.Brízida Josefa Gomes da Costa

60. ...casou com sua prima e 1ªm.er

112....Juiz da Alfândega de Aveiro que levou como dote,...

116.2 117 errados são
116.Ldº Mateus Afonso Soares
117.D.Maria Soares

118 errado é
118.LdºAntónio Gomes (não sei o que quer dizer Ldº)

Agora alguma coisa do que falta:

Estes são do Vínculo dos Santos Mártires de Aveiro
44.Manuel Jorge da Costa
45.D.Maria Joana de Távora e Azevedo 2ª m.er do 44.
46.Miguel Rangel de Quadros ,n.1685
47.D.Mariana Pereira Varela

90.Miguel da Silva Chamorro
91.D.Mariana de Távora Velozo
92.António Rangel de Quadros ,casou 1659 com o dote de 7$50 cruzados e que é o 38.
93.D.Ana da Veiga que é a 39.
94.Manuel Varela Pacheco
95.D.Barboza

120.Miguel Rangel de Quadros
121.D.Inês de Pestrelo(deve ser Perestrelo)de Oliveira
122.Diogo Oliveira Rangel.H.(Herdeiro)
123.D.1ª m.er D.Catarina Correia Rangel de Quadros
176.Miguel Correia de Quadros,sucedeu na Casa de s.Pai e no Ofício de Juiz da Alfândega de Aveiro
177 D.Luiza de Almeida
178.Manuel Soeiro Cardozo,Sr da Qta da Arada=86.=78.
179.D.Antónia da Veiga=87.=79.
184.=176.
185.=177.
198.Manuel dos Reis Vidas
199.D.Antónia Pereira
226.André Ribeiro ,FCR
227.D.Brites Correia

240.Francisco Henriques de Quadros
241.D.Madalena Viegas de Macedo
242.Francisco Oliveira Rangel.1ºmarido
243.D.Sabastiana Pestrelo(Perestrelo)n.Alenquer
246.António Rangel de Quadros casou 1659com o dote de 7§50 cruzados=156.=16.
247.D.Ana da Veiga =157.=17.

354.Manuel Jorge da Costa
355.D.Jerónima da Costa de Almeida
356.João Gomes da Silveira
357.D.Jacinta Coelho Cardozo

368.António Rangel=112
369.D.Catarina da Veiga=113
450.Pedro Anes de Pericão
452.Manuel Ribeiro
453.D.Maria Anes
454.Francisco Henriques de Quadros
455.D.Catarina Correia
480.António Rangel de Quadros casou 1588 com a prima do 2º grau e disp.Xisto V,já acima
481.D.Catarina Correia da Veiga,já acima
482.António Rabelo Queimado
483.D.Felipa de Macedo Viegas ttºdos Pinhos

536.=226.
537.=227.

904.João Alz Ribeiro
905.D.Izabel Paes
908.Vasco Henriques Esteves da Veiga ttºEsteves da Veiga
909.D.teresa Gomes de Quadros
910.Vicente Correia Montenegro,FCR
911.D.Maria Paes Cardozo

962.André Ribeiro ,FCR
963.D.Brites Henriques Correia

1810.Gomes Paes de Barros,juiz da Alfandega do Porto,ttºCarneiros,ttº Pintos,ttºdos Pericões

1816.Henrique Esteves da veiga
1817.Felipa Nunes Cardozo
1818.Ayres Gomes de Quadros ,da Casa do Infante D.Pedro,Escrivão dos Contos de Aveiro e Vedor da Fazenda do Rei D.Afonso V=11906
1819.D.Brites Gil Barreto
1822.Jorge Fz Cardozo
1823.D.Izabel de Figueiredo

1924.Manuel Ribeiro=452
1925.D.Maria Anes=453
1926.Francisco Henriques de Quadros=454.
1927.D.Catarina Correia=455.
3636.Alonso de Quadros,Fidalgo ilustre que passou a este reino por um homicídio no tempo em que governava o Inf.D.Pedro,sendo alcaide Mor de Sevilha e 24 da terra; outros dizem passara a este Reino por querer matar o Rei D.Pedro Cruel,assim como outros fidalgos que eram parciais a seu irmão=23812
3638.André Gil Barreto
3639.D.Antónia de Melo tt Barreto

3620.Fernão Ribeiro=7696=3780
3780.Fernão Ribeiro
3848.João Alz Ribeiro=904
3849.D.Izabel Paes=905.
3854.Vicente Correia Montenegro=910
3855.D.Maria Paes Cardozo=911

5852.Vasco Henriques Esteves da Veiga =908.
5853.D.Teresa gomes de Quadros=909
7272.Pedro Ilhão=47624.
7273.D.Urraca Pires de Quadros=47625.
7696.Fernão Ribeiro=3620

7698.Gomes Paes de Barros Juiz da Alfandega do Porto=1810
7710.João Fz Cardozo=1822
7711.D.Izabel de Figueiredo=1823

11704.Henriques Esteves da Veiga=1816
11705.D.Felipa Nunes Cardozo=1817

11906.Ayres Gomes de Quadros=1818.
11907.D.Brites Gil Barreto=1819.

23812.Alonso de Quadros.=3636

23814.André Gil Barreto=3638
23815.D.Antónia de Melo=3639

47624.Pedro Ilhão=7272
47624.D.Urraca Pires de Quadros=7273

A 225.D.Maria Pericão é irmã de Miguel Pires Pericão cc D.Izabel ou Catarina Migueis Rangel fª de Miguel Fz Rangel e D.Antónia Pires,cg e ambos filhos de Pedro Anes Pericão

Espero que não haja incorrecções e se as encontrarem façam o favor de as corrigir.
Com um abraço da
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24721 | amtf | 21 jul 2002 16:47 | Em resposta a: #24714

Cara Senhora Dª. Maria Oliveira Martins,

Um grande bem haja pelo trabalho a que se deu.
Vou agora pegar nestes elementos, relacioná-los com os que já tenho ácerca destes meus antepassados e me fôram cedidos por MAGALP (MEIRELLES LEITE, de Cabeceiras de Basto), e avançar (ou, neste caso será retroceder?)na ascendência de meu Avô João Agostinho.

Reconhecido e respeitoso abraço,

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24725 | aeiou2 | 22 jul 2002 08:58 | Em resposta a: #24721

Caro António Maria
Primeiro peço-hle para me tratar só por Maria pois é como sou conhecida familiarmente e aqui no forum devemos deixar as formalidades.sássinei com o nome todo para me poder"localizar"com facilidadeno tempo e no espaço.
Já tem algum programa informático para "meter" o seu ficheiro familiar?
Eu uso o PAF 4.0 que já recomendei ao Manuel Maria M M de Magalhães e de que por acaso sou prima da mulher.Não há nada como começar a arrumar,porque depois dá uma trabalheira,
localizar fontes,notícia histórica ...se não tivermos a papelada bem arrumada.
Sempre ao dispor
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24727 | amtf | 22 jul 2002 10:58 | Em resposta a: #24725

Cara Maria,

Quando, há meses, me entusiasmei por esta matéria fui buscar aos mormons o PAF 5 onde tenho estado a inserir toda a informação que vou recolhendo; nomes, dados biográficos, fontes.
Até agora tem sido fácil porque uma parte dos meus antepassados está identificada em obras de genealogia, algumas das quais adquiri e outras fôram transcritas por pessoas de boa vontade, como a Maria. O problema vai ser com aqueles dos meus avós sobre quem nada se sabe e, para os reconhecer, terei de os procurar nos diversos prováveis arquivos. Penso que isso será a parte mais divertida (desculpe a palavra mas isto da genealogia, tornou-se, para mim, num jogo fascinante).

Obrigado pelas suas atenções e melhores cumprimentos,

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24728 | aeiou2 | 22 jul 2002 11:04 | Em resposta a: #24727

E é mesmo um jogo divertido e fascinante e permite-nos esquecer tudo o resto...
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24730 | G. P. de Almada | 22 jul 2002 11:28 | Em resposta a: #23762

Exma. Senhora

Acabo de ler a mensagem em que refere a Casa de São Miguel, em Viseu, sobre a qual diz possuir alguns elementos. Como uma minha bisavó era natural de Viseu e estava relacionada com a dita casa, agradecia-lhe mais dados a este propósito. Desculpe-me o atrevimento e aceite os meus melhores cumprimentos.

Gonçalo Portocarrero de Almada

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24734 | aeiou2 | 22 jul 2002 13:58 | Em resposta a: #24730

Exmo Senhor
O que tenho da Casa de São Miguel,são apenas umas notas num livrinho(Ramos escondidos entre as frondes da árvore,Lisboa 1999,Apostilhas ao livro Notas genalógicas no Ano Internacional da Famíla (Lisboa,1994).Maçãs,Delmira.Uma prima minha por afinidade e sobre uns primos (dela)afastados.Eu ajudei a fazer várias árvores de costados e a fazer a respectiva revisão e lá está,esta mas noutra forma:

1.Dr Alvaro de Menezes e seus irmãos,D.Teresa Manuel,Miguel Diogo e D.Sofia Maria

2.Álvaro de Mesquita Barba Cardozo de Menezes,Sr da Casa de S.Miguel n.12.1.1922
3.D.Maria Manuela de Nogueira Pires,n.Porto


4.Dr.Álvaro de Menezes
5.D.Sofia Cardozo de Mesquita Barba de Menezes
6.
7.

8.Dr.Albano Pinto de Mesquita de Carvalho e Gama,m.29.12.1899,que comprou a Qta.de S.José do Barrilar em s.Joanicoa seu cunhado Gonçalo Cardozo Rangel Barba de Menezes e que posteriormente vendeu,hoje em ruínas mas na frontaria da Capela conserva o brasão dos Cardozos.
9.D.Maria Joana Cardozo Rangel Barba de Menezes,Srªda Casa da Vitória no Porto e da Qta.da Torre Bela em Gaia,m.2.3.1932
10.
11.
12.
13.
14.
15.

16.Gonçalo Cardozo Barba de Menzes,General e Ajudante de Campo de D.Miguel,Comendador da O .N.S.da Conceição de Vila Viçosan.10.3.1791
m.12.10.1866
17.D.Maria Amália Rangel de Alpoim de Quadros de Mascarenhas,da Casa do Carmo,Aveiro(já localizei no F.G.mas ainda não tratei)

18.......31

32.Gaspar Cardozo de Carvalho da Fonseca e Vasconcelos,FCR,Com.da O.C.,Provedor da Companhis dos Vinhos do Alto douro,Sr.da Casa da Vitória no Porto,Sr.da Qta.de Copacabana,Moledo e de Jesus Maria José,Armamar,casou 1788(um dos 13 filhos)
33.D.Maria Joana Barba de Menezes
34.......63.

64.José Cardozo de Carvalho da Fonseca,n.6.11.1744 ,m.e sepultado no Porto,Mosteiro de S.Bento dos Frades
65.D.Luiza Angélica Teles de Menezes Sotomayor Montenegro(Tiveram 13 filhos)
66.Tadeu Lopes ,Sr.de Negrelos
67.D.Ana de Menezes

Dos Barba já localizei mais qualquer coisa,mas têm ido sendo ultrapassados e estão em fila de espera.

Espero que encontre alguém da sua família .No tal livrinho há uma fotografia da referida Qta. de S.Miguel.Logo`a noite um dos meus filhos vai digitalizá-la e se quizer fazer o favor de telefonar para o 93 664 65 41 para me dar o seu end.electrónico logo lha enviarei.
sempre ao dispôr.Trate-me por Maria,sff.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24765 | aburma | 23 jul 2002 17:41 | Em resposta a: #24725

Cara Maria (comentários extensíveis ao Confrade António Fevereiro),

Reparei nas vossas observações acerca dos PAFs. De certeza que já depararam com dificuldades em inserir os proverbialmente longos nomes lusos (especialmente do séc. XVIII para cá - os nossos avoengos dos séc. anteriores eram mais parcos em onomástica:)).
Eu pelo menos tive esse problema, e posso-me gabar, modéstia à parte, de já ter "vasculhado" tudo o que é software genealógico, tendo recentemente topado com um programa dedicado a genealogia e história da família, on de são permitidos mais de 100 caracteres por nome, o que nos simplifica imenso a vida, mesmo que nos chamemos "Miguel, Gabriel, Rafael". Para não infringir possíveis regras do forum, farei chegar à Maria por email os dados acerca desse programa, com o qual estou muito satisfeito, e que também já tive ocasião de recomendar ao nosso amigo "Portuguez".

Um abraço a ambos
Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24768 | RCRCA | 23 jul 2002 18:32 | Em resposta a: #24765

Exmo. Senhor,

Caso não seja abuso, gostaria de ter a referência desse software (exactamente pelas razões que enunciou) e para tal peço ao GENEA que o informe do meu e-mail.
Desde já agradeço a atenção dispensada, atentamente
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24771 | vbriteiros | 23 jul 2002 18:44 | Em resposta a: #24765

Caro Alexandre.
Parece-me que devo acrescentar aqui neste tópico:
1- A Casa de Ançã que referem como sendo em Cantanhede deve ser então a Casa da Familia Azevedo Coutinho, que entrou na posse da Familia Azeredo da Casa de Penalva .
Nas " Casas de Baião" de António de Azeredo , pag 74 lê-se : Catarina de Macedo (viuva de Diogo Borges de Azeredo) foi julgada , por sentença de 10.5.1684, como herdeira de seu sobrinho Miguel de Azevedo Coutinho e como tal foi senhora da casa de Ançã em Cantanhede.
Foi seu herdeiro seu filho único António de Azeredo Pinto, que foi senhor das Casas de Penalva (Ancede), Granja ( Sta. Marinha do Zêzere) e Ançã ( Cantanhede).
Esta Casa de Ançã mateve-se na posse dos Azeredo Pinto até ao Dr Álvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo ( autor do livro), nascido a 6.3.1870 e falecido na década de 30 sem geração. De momento não tenho indicação dos sucessores desta Casa de Ançã , mas posso averiguar.
A Casa de S. Miguel em Viseu vem descrita nas Nobres Casas de Portugal de Antonio Lambert Pereira da Silva,Vol 3, pags 101-103.
Possuo a obra e posso alguns elementos mais.
Cumprimentos de boas férias e até 24.
Um grande abraço , mas devagarinho para não magoar a clavícula, que espero esteja a melhorar

Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24772 | aeiou2 | 23 jul 2002 18:45 | Em resposta a: #24765

Caro Alexandre
Muito obrigada,mas não sei se tenho paciência para passar tudo para putro programa.Haver vamos.
Encontrei mais alguns "avós" que em tempo lhos faço chegar por e-mail,pois este hórário nem para quem está em casa.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24797 | amtf | 25 jul 2002 11:05 | Em resposta a: #24765

Caro Alexandre Burmester,

Só agora acuso sua msg porque estive ausente nos dois últimos dias.
Fico com curiosidade pelo software que descobriu. Estou numa fase inicial dos meus trabalhos e, portanto, na melhor altura para mudar de programa, se fôr caso disso. Entretanto, sabe-me dizer se esse software é compatível com o utilizado por GP para integração de ficheiros na sua base de dados?
Caso tenha disponibilidade, pode enviar-me os dados para o meu mail no escritório:
antfeve@megaco.pt

Um abraço
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24855 | aeiou2 | 26 jul 2002 18:14 | Em resposta a: #24730

Exmo Senhor
O Sr.da Casa de S.Miguel,em Viseu foi no sec.XIX Manuel Diogo Cardoso de Melo Meneses Girão,cc D.Maria da Conceição de Sousa Alvim e Lemos,da casa de Santar, avós do actual Sr. da referida casa Álvaro Cardoso de Lemos Barba de Menezes que eu tenho como Álvaro de Mesquita Barba Cardoso Menezes casado com D.Maria
Manuela Couto de Nogueira Pires
Enviei-lhe uma mensagem mas não resultou
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24890 | G. P. de Almada | 28 jul 2002 16:30 | Em resposta a: #24855

Muito prezada Maria

Muito obrigado pela sua mensagem, que só agora tive oportunidade de ler. Suponho que o Senhor da Casa de São Miguel a que se refere é Miguel Diogo Cardoso de Melo Meneses Girão, e não Manuel, e que o mesmo não chegou a casar com a referida sua prima D. Maria da Conceição de Sousa Alvim de Lemos e Carvalho, da qual teve, contudo, José Álvaro de Meneses, que foi também Senhor da Casa de São Miguel e é pai do actual proprietário. Desculpe-me estas achegas, mas é para comprovar se os meus apontamentos estão correctos.
Aproveito também para lhe agradecer a sua disponibilidade e para lhe reiterar o prazer que me proporcionou quando me deu a honra de lhe falar, por telefone. Fiquei muito interessado na história da sua ascendência materna. Se tiver mais dados sobre estes Cardosos de São Miguel, em Viseu, fico-lhe grato pelas informações que me possa proporcionar e, na esperança de também lhe poder ser útil,despeço-me com amizade.

Gonçalo Portocarrero de Almada

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#24895 | aeiou2 | 29 jul 2002 08:53 | Em resposta a: #24890

Caro Gonçalo
Se bem percebi o que quer são os Cardoso da casa de S.Miguel que talvez sejam primos dos Cardoso da casa da Vitória.O que tenho:
I-Nos Carvalho de basto vol IV,§18.º/a,pag.101

Casa de Barreiros,na Correlã,Ponte de Lima
D.Sofia Augusta Cardoso de Mesquita Rangel Barba de Menezes,n.22.12.1885,na Qta da Torre Bela,Oliveira do Douro,Vila N.de Gaia e fal.4.1.1961 na casa de S.Miguel,em Viseu,filha do Dr.Albano Pinto de Mesquita de Carvalho e Gama e de sua m.er D.Maria Joana Cardoso Rangel Barba de Menezes e Alpoim (casa da Vitória no Porto)cc 8.11.1912 na Capela da Qta.de Barrilar,em Armamar c o Dr.José Álvaro de Menezes n.21.10.1881 em Sto.Ildefonso ,Porto e fal.12.1.1948,na casa de S.Miguel em Viseu,filho de MANUEL DIOGO CARDOSO DE MELO MENEZES GIRÃO (pode ser um engano e que haja um Miguel),Sr.da casa de S.Miguel e de sua m.er D.Maria da Conceição de Sousa Alvim e Lemos,da casa de Santar,neto paterno de José Cardoso de Menezes Girão Melo e Lemos e de sua m.er D.carlota de Barros da casa da Moita e mat dos Srs.da casa de Santar.Tiveram 4 filhos sendo o 4ºÁlvaro Cardoso de Lemos Barba de Menezes n.12.1.1928 Santa Maria ,Oriental,Viseu cc 19.3.1955 na Ig.da Conceição,Porto,D.Maria Manuela de Nogueira Pires,n.23.6.1929,Aldoar,Porto e tiveram 4 filhos.
Sei que os arquivos da casa de Santar estão a ser tratados actualmente por uma das senhoras da casa,que por acaso é minha prima.Não é muito acessível mas telefone e peça.Não nada como tentar.
Sempre ao dispor
Maria
P.S.O primeiro esquema que lhe dei dos ligados há casa de S.Miguel e feitos pela DR.ªDelmira Maçãs estão muito imcompletos em relação ao que encontrei no C.de Basto,Casa da Vitória

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#25002 | JCouceiro | 02 ago 2002 17:58 | Em resposta a: #24702

Caro António Maria Fevereiro

Caso queira veja o tópico Pericões/Rolões de Aveiro que encontrará informação muito útil sobre a varonia dos Rangeis (de Aveiro); quero no entanto fazer notar que o Gaio seguiu o "linhagista" Luiz da Gama Ribeiro Rangel de Quadros e Maia que é muito pouco fiável.

ao seu dispôr

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#25005 | gonçalo calheiros | 02 ago 2002 18:22 | Em resposta a: #24765

Meu Caro
Já regressei!Interessa-me também saber desse soft..
Até 24
Abraço
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#25031 | amtf | 04 ago 2002 16:45 | Em resposta a: #25002

Caro José Couceiro da Costa,

Muito obrigado pela sua remissão para o tópico "Pericões/Rolões de Aveiro".
Na verdade já o tinha notado e guardado as informações relativas aos Pericões e Rangéis para as relacionar com as que aqui recebi, fruto da generosidade de Maria de Oliveira Martins.
Deixe-me dizer que, no tópico acima citado, muito me impressionou a preocupação pelo rigor na investigação genealógica manifestada pelos diversos intervenientes, nomeadamente pelo meu amigo.

Melhores cumprimentos

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#25037 | JCouceiro | 04 ago 2002 23:35 | Em resposta a: #25031

Caro António Maria Fevereiro,

Agradeço as suas palavras, mas tal qual como na vida a genealogia só pode ser feita com o rigor e a honestidade, razão pela qual fiz o reparo ao Luís da Gama.
Fico ao seu inteiro dispôr para o que julgar conveniente.

Cpt

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#25598 | traquina | 23 ago 2002 13:36 | Em resposta a: #25005

boa tarde

gostaria que me ajudassem na procura de um tronco comum com a família Cardoso em Idanha-a-Nova.

Paulo Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#25707 | artur41 | 28 ago 2002 14:16 | Em resposta a: #25598

Caroa colegas


Pretendo saber a ascendência de D. Margarida Cardoso, minha antepassada.
Casada com Pedro Saraiva, teve como filha a D. Florentina Saraiva que contraíu matrimónio com João de Magalhães Cardoso (filho de Vasco Paes Cardoso e de Leonor de Barros). Daquele casamento, nasceu, entre outros, D. Brites de Magalhães, mulher de Pedro Barros; foram pais de Diogo Barbosa, Desembargador da "Casa da Suplicação" e Ouvidor Geral da Índia, o qual casou, em segundas núpcias, com D. Brites Soares; foi seu filho, entre outros:

Sebastião de Barbosa, Ouvidor Geral da Índia e Desembargador do Paço, casado com D. Briolanja de Sousa (filha de Gaspar da Nóbrega). Sua filha D. Mariana Barbosa de Sousa casou com Manuel Pereira da Silva, senhor de Fermedo.


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#25726 | vbriteiros | 29 ago 2002 12:53 | Em resposta a: #23611

Caro António Maria Fevereiro
Na obra Azeredos de Mesão-Frio, do Dr. Alvaro de Azeredo, a págs. 99 vem citada a Casa de Ançã no actual concelho de de Cantanhede.
Segundo este autor é através desta Casa que advem aos Azeredos da Casa Penalva os Apelidos Azevedo Coutinho, no sec XVII. Falei exactamente sobre este tema ,no passado sábado durante o almoço em S. João de Rei, ao José Azevedo Coutinho. Ele já conhecia o assunto. Talvez lhe possa indicar a genealogia dessa Casa de Ançã
Cumprimentos
vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#25746 | artur41 | 29 ago 2002 16:15 | Em resposta a: #25726

Caríssimo Vasco


Como sabe, com muita pena minha, não pude estar, convosco, no "Victor".

Chegaram a algumas conclusões?

Peço-lhe o favor de me enviar um e-mail.


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#26875 | magalp | 19 set 2002 09:43 | Em resposta a: #24725

Maria, muito estimada e querida Prima, "prima inter pares"

Por causa da minha prolongada ausencia deste Fórum não acompanhei no devido tempo o desenvolvimento deste muito interessante tópico.
Penitencio-me por tal.
Sobretudo pelos Rangéis da Casa de Aveiro e do Porto (Traz da Sé), bem como pelos (noutro local famosos) Soares de Albergaria, onde a informação q. tenho é escassa.

Posto isto, não poso calar o meu mais veemente protesto em relação à sua notícia sobre o seu parentesco c/ a minha mulher! Claro que é verdade! Mas, não é menos verdade que tb. é minha prima, pois sou tão Alves do Valle quanto minha mulher! A propósito, saberá que no passado 24 de Agosto, dia dos "diabos à solta", um pequeno grupo de seus incondicionais admiradores fez uma excursão gastronómica e cultural a Tondela, onde o nosso Vasco Briteiros é Príncipe Consorte. Ali, mostrou-me o VB a primitiva casa dos Valle. Nessa mesma noite jantei com o Toi - Antonio Carlos S. Cabral - ficando então a saber q. há fortes probabilidades de ser ali o nosso berço Valle. Note q. me refiro à casa pequena e não à grande, actual Centro Cultural e que suspeito ter pertencido à Companhia de Jesus, antes da expulsão destes pelo Marquez de Pombal. Aliás foi o meu filho que me chamou à atenção para o IHS de topo, bem como a colocação duma menos antiga pedra d'armas (Valle em pleno) num retábulo onde possívelmente estivera S. Francisco Xavier, ou outro qualquer santo Jesuíta.
Com muita amizade
Manel

PS-Correm rumores de que o proximo encontro da "Tertúlia de Lobão" será nos Açores, homenageando os nossos Avós Liberais, Cartistas façanhudos, malhados... estou pronto!

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#27068 | amtf | 21 set 2002 18:56 | Em resposta a: #26875

Cara Maria,

Não sei se em resultado dos elementos que para aqui passou, já consta na base de dados GP parte da ascendência do meu Avô João Agostinho Barbosa Novais Rangel da Silveira Cardoso de Meneses, seguindo Felgueiras Gayo, ttº de "Quadros"!

Melhores cumprimentos

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#27069 | amtf | 21 set 2002 21:13 | Em resposta a: #25726

Caro Vasco Briteiros,

Peço desculpa por só hoje acusar sua mensagem, mas a verdade é que me passou despercebida.
Quanto à Casa de Ançã, induzi-o em erro porque creio que o nome correcto da Casa de meu Avô tenha sido Anção.
Ançã aparece em “Os Morgados do Cruzeiro” de António de Sousa Brandão, mas as transcrições de F. Gayo, acima, denominam-na de Anção, o que me parece mais acertado dado que este meu antepassado era, por sua vez, neto de António Barbosa de Novaes, Capitão-mor de Anção.
Agradeço, mesmo assim o seu oferecimento.
Já agora, sabe-me dizer onde seria esta terra de Anção? Procurei por vários lados mas nada encontrei.

Melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#316721 | Melo Bento | 06 nov 2012 23:41 | Em resposta a: #27069

Estou a fazer a história das primeiras famílias que povoaram os Açores e dei com os nomes de Guilherme Cardoso e João Vaz Cardoso eram dos Senhores da Honra de Cardoso, de S. Martinho de Mouros em 1474. Gostaria de ilustrar esta parte do trabalho com uma foto do que resta do solar dos Cardosos será que se arranja?
Carlos Melo Bento

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#322043 | jmbarata44 | 28 jan 2013 13:41 | Em resposta a: #25598

Penso que os Cardosos daí podem ser descendentes de Álvaro Cardoso que em 1510 recebeu um privilégio de D. Manuel I como recbedor dos dinheiro das obras da fortaleza e muralhas de Castelo Branco. Estou interessado nessa pesquisa, tenho andado a pesquisar essa família e tenho um livro para sair em Abril, "Cardosos e Castilhos albicastrense- à volta dos palácios".
Mas também pode ser descendente doutro Cardoso que tenha vindo da região de Viseu para aí. Comece por subir nas gerações dos seus antepassados mais próximos (avós, bisavós, etc.) a começar pelo registo civil, passe ao Arquivo Distrital de Castelo Branco para Registos paroquiais anteriores à República e via chegar-se à informação pretendida. Diga-me o que consegur apurar, eu posso ajudar em Castelo Branco, já que estou interessado em completar a minha pesquisa, abrangendo os actuais Cadosos no Distrito, dos concelhos próximos de Castelo Branco.
José Martins Barata de Castilho

Resposta

Link directo:

Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#445542 | davidcard | 01 fev 2023 05:58 | Em resposta a: #1737

Excelentíssimos Senhores::
Há muitos anos, era eu, ainda, estudante universitária, li na Enciclopédia Luso-.Brasileira que o Conde de Cardozo era um Grande Senhor , muito poderoso e muitíssimo honesto. E, assim sendo, manteve-se fiel a El--Rei Dom Sancho II, tendo perdido influência e poder. A referida enciclopédia dizia, ainda, serem os "Cardozos" ou "Cardosos" descendentes do Conde de Cardozo. A povoação de Cardoso é uma localidade pertencente à freguesia de São Martinho de Mouros, do Concelho de Resende. Falei nisto a meu Pai, David Cardoso, natural de Vila Verde, outra povoação da frequesia de São Martinho de Mouros. Meu Pai sorriu, modestamente, e nada disse, pois não fomos educados na convicção de pertencermos a tão Ilustre Senhor.
Aqui fica o meu depoimento, com a indicação da Enciclopédia Liso-Brasileira, onde colhi os dados que envio..
Apresento os meus cumprimentos. . Maria Irene Bernardo Cardoso

Resposta

Link directo:

Casa de Cardozo em S. Martinho de Mouros

#445543 | davidcard | 01 fev 2023 06:01 | Em resposta a: #24730

Há muitos anos, era eu, ainda, estudante universitária, li na Enciclopédia Luso-.Brasileira que o Conde de Cardozo era um Grande Senhor , muito poderoso e muitíssimo honesto. E, assim sendo, manteve-se fiel a El--Rei Dom Sancho II, tendo perdido influência e poder. A referida enciclopédia dizia, ainda, serem os "Cardozos" ou "Cardosos" descendentes do Conde de Cardozo. A povoação de Cardoso é uma localidade pertencente à freguesia de São Martinho de Mouros, do Concelho de Resende. Falei nisto a meu Pai, David Cardoso, natural de Vila Verde, outra povoação da frequesia de São Martinho de Mouros. Meu Pai sorriu, modestamente, e nada disse, pois não fomos educados na convicção de pertencermos a tão Ilustre Senhor.
Aqui fica o meu depoimento, com a indicação da Enciclopédia Liso-Brasileira, onde colhi os dados que envio..
Apresento os meus cumprimentos. . Maria Irene Bernardo Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 04:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen