A Famiília Breves do Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

A Famiília Breves do Brasil

#17389 | dduque | 19 fev 2002 12:17

Amigos do Fórum
Encontrei um maravilhoso site sobre a família Breves, a família mais rica do Brasil no século XIX. O mais importante deles, Joaquim José de Souza Breves, chegou, conforme descrito no site, a possuir mais de seis mil escravos e a produzir 1,45 % de todo o café brasileiro.
A grande contradição (que espero que alguém possa explicar) é que apesar de toda esta riqueza, não conseguiu nenhum título de nobreza (era apenas Comendador), dado no Brasil também a grandes proprietários rurais. Será que o imperador D. Pedro II não gostava dele ?
O site é http://sbreves.cjb.net.
Diego Duque

Resposta

Link directo:

RE: A Famiília Breves do Brasil

#17391 | Ricardo de Oliveira | 19 fev 2002 15:03 | Em resposta a: #17389

Caro amigo

O Joaquim de Souza Breves esteve envolvido no famoso caso do Bracuhy, em 1853. Souza Breves foi acusado de tráfico ilegal de africanos. O Império do Brasil tornou ilegal o tráfico desde 1850 e houve um grande rigor para que efetivamente se encerrasse esta atividade. Todos os responsáveis por esta ação criminosa foram de certa maneira prejudicados. Recomendo o capítulo "O Caso do Bracuhy", de Martha de Abreu, no livro "Resgate. Uma Janela Para o Oitocentos".

Saudações

Resposta

Link directo:

RE: A Famiília Breves do Brasil

#153606 | gregorylima | 24 abr 2007 15:59 | Em resposta a: #17391

Esto de America e não posso bem falar portuguêse...por favor desculpe-me.

A família da minha avó, Marianna (Breves/Brebes) Lima era de Jorge de São. Veio a América (Califórnia) em aproximadamente 1900 e casou o meu avô em 1905. Sei que algum da sua família de Breves foi a Brasil, e há um povoado Breves chamado.

Tem informação sobre a família de Breves?

Obrigado para a ajuda.

Saudações,
Greg Lima

Resposta

Link directo:

RE: A Famiília Breves do Brasil

#177923 | leandro_ec | 27 dez 2007 15:03 | Em resposta a: #17389

Parece que Dom Pedro II se recusou a dar títulos de nobreza a todos os envolvidos com tráfico no Brasil, o contrário do seu avô Dom João VI. E isso não ocorreu só com o Joaquim Breves. O fazendeiro de Bananal que também esteve envolvido no caso chegou a fazer um pedido de Baronato e foi recusado. É interessante observar que seu irmão José Breves, que era tão rico quanto ele, também não recebeu nenhum título.

Resposta

Link directo:

RE: A Famiília Breves do Brasil

#177924 | leandro_ec | 27 dez 2007 15:07 | Em resposta a: #153606

cara de uma olhada nesse site, nele tem todas as informções sobre o ramo da família Breves que se instalaou no Brasil por volta de 1750: http://www.brevescafe.oi.com.br
Existe uma cidade no Pará fundada por um Breves que acabou se chamando mesmo Breves, mais um ramo muito grande da familia se estabeleceu no Rio de Janeiro onde participaram da fundação de diversas cidades, e através de casamentos se uniram as principais famílias do Brasil Império.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen