Évora-Arquivo Distrital

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Évora-Arquivo Distrital

#17478 | manuelr | 20 fev 2002 23:46

Há alguém de Évora que me possa fazer o favor de me consultar 3 documentos de Ordenações no Arquivo Distrital?

Com os melhores cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#17493 | JCC | 21 fev 2002 11:27 | Em resposta a: #17478

Faça uma visita à página do António CArlos Janes Monteiro,creio que ele tem lá o email e poderá falar directamente com ele.

(...)

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#17557 | manuelr | 22 fev 2002 23:28 | Em resposta a: #17493

Caro João Cordovil Cardoso

Grato pela informação. Vou tentar.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#19853 | ant.perestrelo | 19 abr 2002 19:54 | Em resposta a: #17478

Caro Manuel Rolão,

Já fui ao Arquivo de Évora e consultei aquilo que me pediu.Como não tenho ido á TT resolvi deixar-lhe aqui os dados referentes aos processos.Não estão muito completos e pouca coisa diziam.

Em relação ao processo de João Leitão, filho de Manuel João e Leonor Leitão(Mç 55, nº 552), não vem á leitura porque está de "quarentena" segundo me disse a funcionária.Fica para a próxima.

Sobre João Antunes Rolão não diz nada a ser que é natural do Louriçal(Mç 8 processo 80)

Manuel Vaz Louro, filho de Manuel Vaz Louro e Maria Gonçalves natural de Alcains.Neto paterno de Manuel Vaz Louro e Ana Lopes e materno de Alvaro Simão e Maria Gonçalves todos de Alcains.

Cumprimentos

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#190737 | MA1QE2 | 02 abr 2008 16:00 | Em resposta a: #17478

Agradeço ajuda na procura dos nomes dos pais de Manuel Joaquim de Sant´Ana Alferes, nascido em 1861 ou 1862 em Bencatel, concelho de Vila Viçosa.

Muito obrigada

Ausenda Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#191688 | Maria M Luz | 08 abr 2008 21:23 | Em resposta a: #190737

Gostaria de obter a lista das Vilas que pertenciam ao Bispo de Évora por volta de 1730. Gostaria de Encontrar José de Miranda casado com Francisca Henriques (?) pais de Guiomar Henriques, que vivia viúva no Rio de Janeiro em 1794.

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#191706 | ffarrajota | 08 abr 2008 22:45 | Em resposta a: #19853

Caros Senhores:
Como poderei ter uma lista dos beneméritos, falecidos em Évora fins anos 50 a 60.
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#191783 | JCC | 09 abr 2008 14:40 | Em resposta a: #191688

Cara Maria da Luz

Pelo que li noutro tópico esta sua pergunta relaciona-se com o facto de ter referências ao local de nascimento como "vila de qualquer coisa acabada em iche" do bispado de Évora.

Deixe-me esclarecê-la que o termo bispado significa o mesmo que diocese, ou seja, não se trata de localidades que pertenciam ao Bispo mas sim de uma localidade situada na área geográfica da dioceses de Évora. A diocese de Évora é, seguramente a maior de Portugal, pelo que não será fácil ajudá-la deste modo.

Não terá possibilidade de colocar a imagem digitalizada do assento num local em que possa ser consultada?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#191899 | Maria M Luz | 10 abr 2008 04:21 | Em resposta a: #191783

Caro João C. Cardoso
Agradeço sua gentil e pronta resposta ao fórum. No documento que encontrei no Arquivo Eclesiástico de Florianópolis, o nome desta nenhum mapa de Portugal. Poderia ser Ourique, Monchique???. Não sei se essas vilas tinham as freguesias que pertenciam na época ao referido bispado. Essa é (sobrenomes) fosse mais fácil de saber de onde eles poderiam advir. Obrigada e até breve.

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#191977 | JCC | 10 abr 2008 16:24 | Em resposta a: #191899

Cara Mazria da Luz

Não compreendi totalmente o seu texto, fiquei co idiea qua havia linhas trocadas.

De qualquer modo creio que Ourique não foi do Bispado de Évora, mas sim de Beja e Monchique é do Bispado do ALgarve.

Não haverá outras leituras?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#191985 | MA1QE2 | 10 abr 2008 16:35 | Em resposta a: #191899

Exmos Senhores

Gostaria imenso de satisfazer a vontade à minha sogra, Felicidade da Conceição Alferes de Fontes, que tem quase 91 anos, de saber o nome dos pais de um seu ascendente de nome Manuel Joaquim Sant´Ana Alferes, natural de Bencatel- Vila Viçosa. Este Senhor era pai de António Joaquim Alferes, nascido em Alandroal em 1861 ou 1862.
Se houver despesas a pagar pela pesquisa agradeço que me informem da quantia a
pagar e da melhor forma de fazê-lo.

Grata pela atenção

Ausenda Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#192001 | Maria M Luz | 10 abr 2008 18:43 | Em resposta a: #191977

Caro João. Você tem razão. Acho que quando fui fazer a correção da minha digitação, supri algumas palavras sem querer. Deixa prá lá... agora é tarde. O importante é que já fui respondida em parte por você. Como lhe falei o que eu entendi do que estava escrito no documento que encontrei porque estava muito comido pelas traças e pelos cupins foi Vila de Covaliche, mas acho que esta nunca existiu. Você consegue para mim a lista de freguesias de Beja desta época? Talvez em mapas antigos de Portugal. Quem sabe até no Arquivo desta cidade. Será que estou lhe pedindo demais? Não se acanhe em me dizer não. Fica sempre dentro de suas possibilidades me fornecer alguma ajuda. Está Bem? Um grande abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#192200 | MMacas | 11 abr 2008 22:59 | Em resposta a: #192001

Cara Senhora,

Neste site há um conjunto de mapas antigos:

http://arkeotavira.com/Mapas/

Alguns dos mapas não funcionam bem, mas não desista porque não são todos.

Cumprimentos,

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#202001 | lvsitano | 01 jul 2008 11:16 | Em resposta a: #192200

Exma Ausenda Ribeiro
Tem alguma indicação à cerca da data de nascimento de Manuel Joaquim Sant´Ana Alferes? já conseguiu encontrar alguma coisa á cerca do mesmo ?
Ofereço a minha disponibilidade para os procurar.

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#202002 | lvsitano | 01 jul 2008 11:18 | Em resposta a: #202001

Errata
Tem alguma indicação à cerca dos pais de Manuel Joaquim Sant´Ana Alferes ?
obrg

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#202552 | M. Olinda | 07 jul 2008 23:26 | Em resposta a: #190737

CARA AMIGA AUSENDA
Acabo de ler a sua mensagem e estou ao seu dispor para tentar descobrir o nome dos pais deste senhor, mas seria muito mais fácil se soubesse o nome da esposa e a data aproximada do casamento. Eu não tenho muito tempo mas dar-me-ia imenso prazer poder ajudá-la.

Um abraço
MARIA OLINDA

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#202556 | M. Olinda | 07 jul 2008 23:43 | Em resposta a: #202552

Como verifiquei que sabe o nome do filho António Joaquim Alferes diga-me se possível a data de nascimento, aproximada, deste senhor que iria facilitar imenso a pesquisa.

MARIA OLINDA

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#202559 | M. Olinda | 08 jul 2008 00:06 | Em resposta a: #191985

Fui notificada por me ter sido mandada uma mensagem que efectivamente não recebi. Suponho que seria da senhora. Agradeço que me confir-me Se era a suaresposta .

Obrigada
MARIA OLINDA

Resposta

Link directo:

RE: Évora-Arquivo Distrital

#202564 | A-Pereira | 08 jul 2008 01:00 | Em resposta a: #202552

Cara Prima ausenda

Vejo-a por aqui. Ainda bem!
O Manuel Joaquim de Sant'Ana alferes é o irmão de José Joaquim Alferes? É que se é, é o tio do meu busavô Afonso e eu tenho notícias.
Diga qualquer coisa para aqui ou para o meu mail, que a prima tem.

saúde e um abraço.
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 02:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen