Senhores de Entre Homem e Cávado

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Famílias

Senhores de Entre Homem e Cávado

#17518 | artur41 | 22 fev 2002 00:50

Caros colegas


Poderá algum de vós me dizer quem foi Manuel Machado, senhor de Entre Homem e Cávado?
Este meu antepassado casou com Joana da Silva *c. 1450, e tiveram uma filha, Francisca da Silva *c. 1515, que se veio a casar com Francisco de Abreu *c. 1510, senhor de Regalados.


Com os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Entre Homem e Cávado

#17521 | 1947 | 22 fev 2002 01:45 | Em resposta a: #17518

Caro Artur Camisão Soares
Se encontrar os meus apontamentos sobre a obra do marquês de Montebelo talvez lhe possa responder amanhã, tentarei
cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Entre Homem e Cávado

#17522 | S.João de Rei | 22 fev 2002 01:51 | Em resposta a: #17518

Torres Vedras, 2002-02-22


Caro Artur Camisão Soares

De acordo com José de Sousa Machado, 1928 :

Manuel Machado de Azevedo, 3º senhor de Entre Homem e Cávado (cartas régias de 3 de Julho de 1520 e de 22 de Maio de 1530) comendador de Sousel, cuja vida escreveu e imprimiu o Marquês de Montebelo, seu bisneto. (1) Fez a capela de Santa Margarida e viveu na casa de Crasto, tendo sido o 3º varão dos Machados a possuir esta casa e quinta, confiscada a Lopo de Azevedo, filho de Lopo Dias de Azevedo (1º senhor de S. João de Rei), por se encontrar do lado do infante D..Pedro na batalha de Alfarrobeira (1449).
Foi casado com Joana da Silva, dama da rainha D. Leonor e filha de Manuel da Silva e Sousa, do conselho del-Rei D. Manuel e seu Aposentador- mor e de sua mulher Inês da Cunha, da casa de Pombeiro. Morreu velho, porque ainda vivia em 1559, sua mulher faleceu a 3/10/1555, como se lia na inscrição da sua sepultura, na capela de Stª Margarida, onde jazia com o seu marido.

(1) Nesta obra, hoje rara e geralmente apreciada pelos bibliófilos, como em todos os escritos do Marquês de Montebelo, as inexactidões são tão numerosas que prejudicam as verdades.

O 2º senhor de Entre Homem e Cávado foi Francisco Machado e o 1º Pedro Machado, se quiser as biografias e irmãos do 2º e 3º senhor, posso facultar-lhe por “mail” .

Cumprimentos,


José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Entre Homem e Cávado

#17527 | artur41 | 22 fev 2002 04:33 | Em resposta a: #17522

Caro José de Azevedo Coutinho


Agradeço-lhe imenso o envio destes dados. No que diz respeito às biografias e irmãos de Francisco Machado e de Pedro Machado, aceito de bom grado.



Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
arturcamisao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Entre Homem e Cávado

#17528 | artur41 | 22 fev 2002 04:38 | Em resposta a: #17521

Caro Manuel Lamas de Mendonça


Muito obrigado pelo seu propósito.



Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
arturcamisao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Entre Homem e Cávado

#17634 | artur41 | 25 fev 2002 04:13 | Em resposta a: #17527

Caro José de Azevedo Coutinho



Desculpe-me, evenualmente, a insistência, mas agradecia-lhe muito o envio do email.



Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Entre Homem e Cávado

#17640 | S.João de Rei | 25 fev 2002 13:34 | Em resposta a: #17634

Torres Vedras, 2002-02-25


Caro Artur Camisão Soares


Ontem Domingo, entre as 10:00 e as 11:00 da manhã, enviei-lhe e em simultâneo a Carlos P.M. Machado da Silva, cinco “email” .
Esta quantidade, deveu-se aos ficheiros serem pesados (após ter feito a digitalização). Resolvi mandar cada um com cerca de +/- 900 Kb, correspondendo o total a cerca de 22 páginas.
Se não tiver recebido, por favor confirme-me com o seu próprio email. De qualquer maneira acho estranho, pois quando existe um extravio o operador envia de volta a mensagem, e até ao momento nada recebi.

Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

jacoutinho@oninet.pt

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Entre Homem e Cávado

#17646 | artur41 | 25 fev 2002 16:07 | Em resposta a: #17640

Caro José de Azevedo Coutinho


Realmente não o recebi, deve ter havido qualquer problema. De qualquer das maneiras, desde já o meu obrigado.
Vou-lhe confirmar por email.



Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Entre Homem e Cávado

#17715 | artur41 | 27 fev 2002 00:20 | Em resposta a: #17518

Caros colegas


Apenas para dizer que recebi, por email, as biografias por mim pedidas: o José de Azevedo Coutinho teve a amabilidade de mas fornecer: irei sugerir, na respectiva página, a inclusão de vários elementos da família Machado: Senhores de Entre Homem e Cávado.


Com os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Entre Homem e Cávado

#17770 | arezdasilva | 28 fev 2002 01:56 | Em resposta a: #17640

meus caros como descendente de jaoquim mª machado de mendonça meu 6º avo ,por seu filho joao machado de mendonça ,cuja filha ana mª frederica machado de mendonça casou com o meu 4º avo joão cabral de estefique governador de macau 1830 33. trata -se dum filho natural de D.jorge machado de mendonça de eça castro e vasconcelos neto do 2º marquez de montebelo
correspondendo ao chamado ramo de macau que aparece nas familia macau do jorge forjaz
tambem gost

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Entre Homem e Cávado

#17779 | artur41 | 28 fev 2002 16:12 | Em resposta a: #17770

Caro colega


Confesso que não entendo bem o que pretende: quer que eu reencaminhe os e-mail para si, ou quer saber exactamente situações relacionadas com o ramo de Macau?
De momento, o que posso fazer é reencaminhar o acervo documental que me foi, gentilmente, fornecido. Deixo-lhe o meu endereço electrónico: contacte-me, se assim o desejar.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
arturcamisao@netcabo.pt

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 21:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen