Familia Crespo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Crespo

#1754 | José Santos Cobra | 18 jan 2001 12:21

Gostaria de saber qual a origem deste nome, e possiveis ramos, e actual descendência ou pelo menos meiod s de localização para efectuar a pesquisa.Sei que estão associados aso Magalhães Crespo, Quevedo Pessanha Crespo, Santos Crespo, Ferreira Crespo.
Cptos
José Santos Cobra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#7294 | mlpgc | 21 jul 2001 01:59 | Em resposta a: #1754

Prezado Senhor
A origem do nome é,a princípio,proveniente de alcunha.Entretanto,e acho que esse pode ser o meu caso,pode,sobretudo para famílias que emigraram para o Brasil,ter origem toponìmica.Meu antepassado, que me deu o nome, veio de Requião,freguesia de Vila Nova de Famalicão onde há uma aldeia de nome Crespo.Segundo Pinho Leal há outras localidades em Portugal com esse nome.
Sei que existe uma família Crespo em Leiria e descobri outros ao norte,perto de Chaves.
Um bom começo seria pesquisar esses arquivos distritais.
Com meus melhores cumprimentos,
Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo
Rio de Janeiro-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#7298 | José Santos Cobra | 21 jul 2001 11:02 | Em resposta a: #7294

estimado Senhor,

muito me apraz encontrar pessoas desta família. Poderei informar que o lado da família de minha avó paterna descende de um ramo de Leiria, onde detinham imuneros vinculos de suma importância, pouco mais ei, na medida, em que pelo menos 6 gerações que este ramo veio para Alcácer do Sal unindo-se a algums prestigiadas familias alentejanas.
caso disponha alguma sinformações sobre o ramo de Leiria desde ja lhe agradeço a atenção. Segundo sei tb, a este meu ramo pertencem familia Magalhães Crespo, Quevedo Pessanha Crespo, e vaz de carvalho crespo. estarei ao dispôr para troca de outra quaisquer informação.

cordialmente

jose santos cobra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#7317 | mlpgc | 22 jul 2001 00:10 | Em resposta a: #7298

Prezado Senhor
Esses Vaz de Carvalho Crespo têm origem no casamento do poeta António Cândido Gonçalves Crespo com Maria Amália Vaz de Carvalho.O António Cândido nasceu no Rio de Janeiro e chegou a ser deputado em Portugal.Seu avô(ou bisavô)nasceu em Vieira do Minho,Ruivães,Zebral c.de 1775.A informaçào está nesse próprio site que freqüentamos.Não sei exatamente onde fica Vieira do Minho.Supostamente seria perto de Braga.Seus descendentes estão em Portugal.Penso em um dia tentar um contacto para saber se eles têm algum pesquisa sôbre a família.O nome Pessanha é muito comum na região para onde meu antepassado Crespo foi no Brasil,Campos dos Goytacazes.
O senhor já encontrou o nome composto Gomes Crespo em suas pesquisas?
Cordialmente
Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#53587 | s.crespo | 12 dez 2003 15:00 | Em resposta a: #1754

estou procurando pela mesma familia,se desejar podemo trocar informações, a medida que cada um for conseguindo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#53589 | jorge a soirefmann | 12 dez 2003 15:06 | Em resposta a: #1754

Apenas como colaboração informo que no estado do Rio Grande do Sul existe uma grande e antiga família Crespo. Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#53684 | Txispa | 14 dez 2003 07:49 | Em resposta a: #1754

O apelido Crespo tem origens diversas na Galiza, pressumivelmente como alcunha. Encontra-se espalhado por toda a geografia nacional galega. Desde o século XVI estão fixados em Redondela, a 30 kilómetros ao norte do rio Minho...muito perto da cidade de Vigo. Ainda que se encontra por toda a Galiza.
Um saudo
Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#53781 | s.crespo | 15 dez 2003 11:58 | Em resposta a: #53589

Muito Obrigado pela informação
Espero que consiga o que procura.

Sérgio Crespo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#53792 | NISGM | 15 dez 2003 13:04 | Em resposta a: #7298

Se se confirma de facto que os Vaz de Carvalho Crespo são da mesma família de Maria Amália Vaz de Carvalho e do poeta Gonçalves Crespo a origem do apelido Crespo pode ser mesmo a alcunha. O poeta nasceu nos arredores do Rio de Janeiro, Brasil, vindo para Portugal com dez anos de idade e era de origem africana. pode ser que do tipo de cabelo lhe viesse a alcunha que se tornou apelido, possivelmente de um ascendente.
tem também Crespos no Alto Alentejo (Portalegre e Marvão)mas tenho muito pouca informação sobre eles.

atentamente
nuno magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#53830 | abribas | 15 dez 2003 17:05 | Em resposta a: #53684

Caro Celso Milleiro

Meu 5º Avô, José Mariano Ribas, natural de Barcelona 1771 e falecido no Porto em 15-1-1835, casou aprox. em 1795 em Palência com Maria Chrespo, natural de Palência.
Penso que, apesar da diferente grafia, ela também seria uma Crespo não galega.

Cumprimentos e Boas Festas
Antonio Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#53849 | Txispa | 15 dez 2003 18:33 | Em resposta a: #53830

Caro António Ribas,

O apelido Crespo tem um brasão em Castela e pressumivelmente tenha origem ou tal vez origens nestas terras.

Cumprimentos e Boas Festas

Celso Milleiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#55397 | s.crespo | 14 jan 2004 17:25 | Em resposta a: #1754

CRESPO
CRESPO ORIGEN Y SIGNIFICADO Según los estudiosos consultados, el apellido Crespo procede de la zona castellana, de las montañas de Burgos. Concretamente, Fernando González-Doria señala dicha procedencia y añade que a lo largo de su historia, el apellido se repartió por otras tierras de la Península Ibérica y también por diversos países de América Latina. El apellido probó su nobleza en las Órdenes de Santiago y Carlos III. APELLIDOS DERIVADOS A veces, por razones fonéticas o de tipo lingüístico, de un apellido proceden diversos derivados. Todos ellos tienen la misma historia y escudo de armas que la forma primitiva. En el caso del apellido Crespo, no existen apellidos derivados. LINAJE E HISTORIA Cabe señalar que el origen del apellido Crespo procede de los lejanos tiempos de la Reconquista en los cuales diversos caballeros prestaron sus servicios a reyes y nobles españoles que lucharon contra los musulmanes. Las tierras que se ocupaban en las conquistas eran otorgadas a estos valerosos caballeros que establecieron el linaje familiar en dichos lugares. Es castellano. De las montañas de Burgos. No obstante, su origen es discutido, hay cronistas que lo consideran procedente de la época romana y otros que sitúan su origen en Galicia. Posteriormente, miembros de la familia Crespo se trasladaron a otras zonas de la Península Ibérica. Cabe señalar, como aspecto remarcable, que el apellido estuvo presente en diversos países de América Latina (Argentina y Colombia) desde los primeros años de la conquista. La existencia, en aquellos lugares, de topónimos llamados Crespo demuestra la implantación del apellido desde los primeros años. DATOS GENEALÓGICOS SOBRE EL APELLIDO Recogemos algunos de los datos genealógicos más antiguos procedentes de partidas de defunción, bautismo y matrimonio de los registros parroquiales. Indicamos datos de la zona de España y de otras zonas del mundo. Dichos datos pueden ser útiles para la elaboración de un árbol genealógico y para la localización de antepasados en diferentes parroquias. Dichos datos aparecen publicados en internet (www.familysearch.org) y se refieren a la International Genealogical Index, que es una entidad que ha recogido datos parroquiales hasta el siglo XIX. En dicha página se pueden encontrar más datos, de los que por su antigüedad y localización destacamos los siguientes: Alonso CRESPO nacido y bautizado el 13 Jan 1733 Sardon De Duero, Valladolid; Ana CRESPO nacida y bautizada el1705 Vezo De Lona Del Monte, Orense; Dominga CRESPO nacida y bautizada Abt 1785 Lugo, Galicia; Agueda Antonia CRESPO nacida el 05 Feb 1773 Villanueve, De, Yerri, Navarra; Agustin HERNANDEZ CRESPO bautizado 12 Sep 1681 Navarrevisca, Ávila...... ARMAS Las armas principales del apellido, según detalla Fernando González-Doria, son: en campo de oro, una torre de piedra, y, en su homenaje, un hombre armado, con un cuchillo en su mano diestra. Estas armas se encuentran relacionadas en el "Diccionario heráldico y nobiliario de los reinos de España", en la página 505. Otros: En campo de oro un castillo de gules. También: En campo de oro un roque de gules. En Canarias: En campo de plata dos leones de gules afrontados y riñendo. PERSONAJES CRESPO DESTACADOS EN LA HISTORIA -Felipe Crespo, concertista de trompa y clarín nacido en Valencia en el siglo XVIII. -Francisco Crespo, teólogo nacido en Valladolid en el año 1594. -Joaquín Crespo, político venezolano nacido en San Francisco en el año 1841. -Matías Crespo, escultor aragonés de la Orden de los trinitarios. -Antonio Crespo y Neve, poeta nacido en Sevilla en el año 1749. TOPONIMIA Al no tratarse de un apellido toponímico, los topónimos no son muy frecuentes. Sin embargo, existen topónimos del apellido relacionados con pueblos y villas tanto de España como de diversos países de América Latina. No hemos encontrado topónimos de tipo geográfico. Crespo es un caserío de Colombia, una población de Argentina y un rancho de México. EL APELLIDO HOY El apellido Crespo es abundante en la geografía española, aunque es más frecuente en la región de donde procede. Sin embargo, está extendido por la mayoría de Comunidades Autónomas. En toda España hay unas 13.000 familias que tienen el apellido. Cabe destacar que el apellido enraizó desde lejanos tiempos en tierras de América Latina, y en la actualidad se encuentra ampliamente representado en el Nuevo Continente, principalmente en Argentina y Colombia. BIBLIOGRAFIA Indicamos algunos de los estudios de heráldica y genealogía donde es posible encontrar información sobre el apellido. -Blasones de Armas y Linajes de España, de Diego Urbina, - -Blasones, de Juan Francisco de Hita, - -Estudios de Heráldica Vasca, de Juan Carlos de Guerra.- -Nobiliario de Aragón, de Pedro Vitales.- -Nobiliario, de Jerónimo de Villa.- -El Solar Catalan, Valenciano y Balear, de A. y A. García Carraffa con la colaboración de Armando de Fluvià y Escorsa de la "Sociedad Catalana de Estudios Históricos".- -Apuntes de Nobiliaria y Nociones de Genealogia y Heráldica.- -Diccionario Etimológico de los Apellidos Españoles-. -Nobiliari General Català, de Félix Domenech y Roura-. -Armería del Palacio Real de Madrid-. -Blasonario de la Consanguinidad Ibérica.- -Nobiliario Español, de Julio de Atienza.- -Observaciones Histórico Críticas a las Trovas-. -Armería Patronímica Española.-

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#55399 | s.crespo | 14 jan 2004 17:36 | Em resposta a: #7298

Sou da Família Crespo Argibay, de Madri, meu bisavô é Manoel Crespo Argibay, se tiver alguma informação será bem vinda

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#55548 | José Santos Cobra | 16 jan 2004 13:03 | Em resposta a: #55397

Muchas gracias por la mensagen de usted. Pero mi español no es lo mas correcto, espero que usted entenda mi mensage. Gostaria de saber se esta familia Crespo, segundo li de origen galega, possui pedras de armas ou carta de brazão, e onde poderei encontrar a mesma, pois na minha família Crespo temos com elementos de outras famílias, mas pretendo averiguar a origem de pedras Crespo inicial.
agradecia portanto a sua ajuda
muchas gracias
jose santos cobra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#66179 | Vimpério | 30 mai 2004 00:48 | Em resposta a: #53792

Apenas a guisa de comentário sobre o que disse Nuno Magalhães, há algumas mensagens atrás, associando o apelido do poeta à origem africana de sua mãe, vale dizer que o pai de António Cândido Gonçalves Crespo chama-se António José Gonçalves Crespo, nascido em Portugal. Assim, nesse caso, não existe, necessàriamente, essa ligação com a origem africana pois seu pai já trazia o apelido, embora o fato de ter nascido em Portugal não exclúa essa pssibilidade da alcunha.
A alcunha pode provir do cabelo mas também do temperamento de um antepassado. Alguém de temperamento encrespado ou ameaçador.
Cordiais saudações,
Marcos L. P. G. Crespo - Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#306361 | Maria Janz | 20 mai 2012 13:32 | Em resposta a: #55548

Caros confrades ,

estou a fazer o estudo da família Alves Crespo , da zona de Montalegre. Já cheguei a 1700, ao casal que António Crespo e sua mulher Maria Alvares, do Soutelinho , que viriam a ter numerosa descendência.Cada geração deparo-me com Párocos da família a fazer os baptismos desta freguesia.
Alguém me pode dizer se haverá registo dos mesmos na Câmara Eclesiástica da zona? Mais ainda, alguém me poderia dar informações sobre este tema?

Obrigada!

Maria João Janz

Resposta

Link directo:

RE: Familia Crespo

#324093 | Oya | 26 fev 2013 06:15 | Em resposta a: #7317

Muito interessante a pesquisa do meu sobrenome CRESPO. Meu bisavô era Arnaldo Crespo e a família era de Campos dos Goytacazes, RJ. Moramos em Macaé, RJ. A matriarca da família é minha avó Maria Da Penha Crespo, filha do meu bisavô Arnaldo Crespo (in memorian). Só sei de uma coisa, sangue Crespo é sangue quente!!!! Somos difíceis de lidar, porem temos um coração imenso... onde tem um Crespo, tem gente feliz!!! Muito prazer amigos e me arrisco dizer parentes...
Carinhosamente: Amanda Crespo.

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#353028 | IvanCrespo | 20 dez 2014 15:09 | Em resposta a: #1754

Estou procurando meus antepassados Gomes Crespo de Campos dos Goytacazes.

É só por curiosidade mesmo, uma pesquisa que quero deixar para os meus filhos, mas está sendo muito difícil encontrar informações.

Meu avê se chamava Domingos Gomes Crespo (nasceu por volta de 1880) e era casado com Conceição Gomes Crespo. Meu bisavô era o Jose Gomes Crespo (acredito que tenha nascido por volta de 1840/50) e era casado com Maria Gomes Crespo.

A minha meta é ir traçando a árvore genealógica até chegar a Gregório Gomes Crespo.

Se alguém puder me ajudar....

Abraço,

Ivan

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#355193 | Felipe 1991 | 01 mar 2015 18:38 | Em resposta a: #1754

Boa tarde galera!

Meu patriarca da região de campos dos goytacazes é Gregório Gomes Crespo . Só que o crespo da geração que fui até agora e da minha bisavó que foi Maria Crespo e sei que Crespo veio dela, agora queria saber de onde veio o alcunha crespo.

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#413667 | erasmo96 | 05 abr 2019 15:18 | Em resposta a: #1754

Bom dia. Sou descendente de Ambrósio Crespo, nascido nas Ilhas Canárias, casado com Margarida Ramosna. Tiveram por filho Juan Crespo, casado com Gabriela Josefa Robaina, também natural das ditas ilhas. Creio eu que imigraram para o Uruguai, onde nasceu seu filho André Luciano, que posteriormente veio para o Brasil, onde casou em Piratini, com Francisca da Conceição, filha de Francisco da Conceição e Manoela da Silva naturais das mesmas ilhas. Estou montando a genealogia deles. Qualquer dado ou fonte de pesquisa podem me enviar por e-mail erasmobonotto@gmail.com.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#416633 | carlacrespo | 27 jul 2019 15:30 | Em resposta a: #1754

Alguém conhece o ramo ferreira crespo de Campos dos Goytacazes? Meu avô era Nelson Ferreira Crespo e meu bisavô josé ferreira crespo. Quem souber outros ascendentes poderia me informar como encontro por gentileza. Atenciosamente Carla crespo

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#416634 | carlacrespo | 27 jul 2019 15:35 | Em resposta a: #7298

Olá sabe dizer se o ramo “Ferreira crespo” também veio de Leiria, ou de outro lugar? Eles se estabeleceram em Campos dos Goytacazes obrigada

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#416635 | carlacrespo | 27 jul 2019 15:39 | Em resposta a: #324093

Olá meu avô Nelson ferreira crespo era de Campos dos Goytacazes e era filho de José ferreira crespo. Vc teria notícias desse ramo? Obrigada

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#416636 | carlacrespo | 27 jul 2019 15:41 | Em resposta a: #353028

Olá sabe dizer se tem ligação com a família ferreira crespo de Campos dos Goytacazes. Meu avô era Nelson ferreira crespo filho de José ferreira crespo .obrigada

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#419706 | VELU | 28 nov 2019 20:58 | Em resposta a: #353028

Ivan,

Meu avô chamava-se João Gomes Crespo. Tinha um irmão por nome de José Gomes Crespo, duas irmãs gêmeas. Uma delas tinha o apelido de Tatá, mas seu nome era Conceição. A outra, eu não lembro o nome.
Eram de Mimoso do Sul, Espirito Santo.

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#424621 | Salescrespo | 01 jun 2020 03:26 | Em resposta a: #1754

Saudações à todos os pesquisadores que aqui chegam por informações dos seus antepassados! Não desistam! Só por meio da nossa curiosidade, intuição e muita insistência nas pesquisas conseguiremos resultados! Meus irmãos queridos! Venho aqui em 31/5/2020, em meio essa pandemia que atinge nosso Brasil. Meu bisavô FRANCISCO SALES CRESPO e sua esposa BARBARA ANA DA SILVA, residiam no Bairro do Fundão em Campos dos Goytacazes. Seus filhos eram: José Sales Crespo, Geraldo Sales Crespo, Maurício Sales Crespo e mais uma irmã. Se caso alguém conhecer essa linhagem de "Sales Crespo" e quiser dar alguma informação sou o Rodrigo Salles da Costa aqui de Mauá, SP. Whatsapp 11983251115. Deus abençoe a todos!

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#424622 | IvanCrespo | 01 jun 2020 03:46 | Em resposta a: #419706

Oi VELU,

Você sabe se eles se mudaram para Campos? Digo isso porque meus avós eram de Campos mesmo. Porém não sei se meus bisavós por parte da minha avó moraram no ES. Sua resposta é uma luz, pelo menos no tocante à minha avó, porém só se confirmaria se eles tivessem se mudado para Campos. Caso contrário serão apenas homônimos.

E desculpe por responder apenas agora, não tinha visto.

Abraco

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#424624 | IvanCrespo | 01 jun 2020 04:26 | Em resposta a: #419706

VELU,

Ivan novamente. Acabei de verificar a certidão de nascimento do meu pai. Então, não tem como Tatá ser a minha bisavó visto que ela não era originalmente Crespo. Contudo, o meu bisavô era José Gomes Crespo. Aí sim podemos ter alguma luz ao fim do túnel. Meu bisavós eram de Campos. Se o José mencionado por você (ou os pais) tiver ido para Campos, pode ser o mesmo.
José é um nome comum demais ????

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#424783 | IvanCrespo | 08 jun 2020 18:48 | Em resposta a: #419706

Velu!

Acabei de descobrir!! Você está falando com seu primo - de verdade! Seu avô era irmão do meu avô, não do meu bisavô! Seu avô até conheceu o meu pai e passou um tempo na casa da minha avó no Rio de Janeiro, capital.

Meu avô (Domingos Gomes Crespo) tinha os seguintes irmãos: José Gomes Crespo, João Gomes Crespo, Conceição Gomes Crespo, Amaro Gomes Crespo dentre outros que meu pai não se recorda. Até porque meu avô desencarnou quando meu pai era criança. Mas ele teve contato com alguns tios. Meu pai também confirmou que alguns dos tios foram de Campos para Mimoso do Sul.

Ou seja, não tenho dúvidas mais... somos primos!

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#424784 | IvanCrespo | 08 jun 2020 18:50 | Em resposta a: #1754

A propósito, minha avó tinha o mesmo nome de sua cunhada: Conceição Gomes Crespo. Eis a confusão.

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#428497 | didbor | 30 out 2020 13:34 | Em resposta a: #1754

Caso possa ajudar:

Fernandes Crespo de Cidadelhe – Pinhel

Francisco Fernandes Crespo, falecido a 28/01/1645 em Cidadelhe, Pinhel. Casou com Ana Fernandes e tiveram:
- Margarida, nascida antes de 1639.
- Domingos Fernandes Crespo, nascido antes de 1639, casou a 1° vez com Maria Martins a 02/09/1663 em Cidadelhe. Casou a 2° vez com Maria André a 18/02/1674 em Cidadelhe.
- António, batizado a 16/02/1642 em Cidadelhe.
- Francisco, batizado a 14/08/1644 em Cidadelhe.
- Isabel, batizada a 10/08/1645 em Cidadelhe.

Domingos Fernandes Crespo, falecido a 12/12/1656 em Cidadelhe, casou com Ana Fernandes, falecida a 02/12/1650 em Cidadelhe. Tiveram:
- Ana, batizada a 21/02/1648 em Cidadelhe.
- Susana, batizada a 08/01/1653 em Cidadelhe.
- Catarina, batizada a 16/02/1642 em Cidadelhe. Casou a 15/07/1674 com Belchior Lopes, filho de Simão Fernandes Figueiro e Maria Nunes.

Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#430101 | soniacrespo25 | 02 jan 2021 11:03 | Em resposta a: #1754

Bom dia. meu Nome é sonia regina de melo crespo. Sou neta de carlos duarte crespo, que nasceu em àgueda. Ficamos, aqui no Brasil, apenas eu e meu primo. Gostaria de encontar alguem de minha familia . se você sabe algo sobre esta familia e puder me informar, agradeço. a familia de meu avô viveu em águeda e tinha uma padaria. Minha tia, falecida em Agueda, chamavasse Maria Agueda da rocha Crespo.

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#436891 | LEQP | 07 out 2021 19:10 | Em resposta a: #1754

Sou de Campos dos Goytacazes, e pelas árvores genealógicas existentes em vários sites gratuitos, seria descendente de Gregório Gomes Crespo.

Gostaria de ter contato com alguém que possa confirmar a ascendência e a descendência do Gregório, para que eu possa ter a certeza de que realmente sou descendente dele.

Att, Luiz Eduardo Quitete Póvoa

Resposta

Link directo:

Familia Crespo

#443171 | cristiane.crespo | 15 set 2022 18:03 | Em resposta a: #1754

Meu pai é Ferreira Crespo e de Campos dos Gaytacazes.
Gostaria de saber de qual cidade da Europa vieram...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 00:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen