Familia Gonçalves(familia minhota)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Gonçalves(familia minhota)

#1761 | PP2000 | 18 jan 2001 13:37

Alguém tem pistas para eu começar uma pesquisa? Eu sei que é nome que bastante utilizado, por isso qq ajuda é bem vinda, em referancias do sec. passado ou antes.
Obrigado,
PP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#5447 | Americo | 01 jun 2001 21:13 | Em resposta a: #1761

Gonçalves pela parte do meu pai :
Déolindo Da Costa Gonçalves 1940 - Nasceu em Vila Cova da Lixa (Concelho Felgueiras / Douro, mas partilha om a Regiao do Minho)

Avo : Manuel Gonçalves 1904

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#5832 | Aragon | 15 jun 2001 05:55 | Em resposta a: #1761

Sou Gonçalves e sou do Minho.
Vou procurar saber nomes dos meus antepassados e na 1ª oportunidade mandàr-tos-ei.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#5856 | António Forjó | 16 jun 2001 11:48 | Em resposta a: #1761

Estou a iniciar a pesquisa de Manuel António Gonçalves que nasceu na freguesia de Riba de Mouro, concelho de Monção, em 22 de Abril de 1858. Era filho de Felisberto Gonçalves de Castro e de Rosa Maria Esteves.
Mas Gonçalves é patronímico de Gonçalo pelo que haverá muitas famílias Gonçalves que não são parentes.
Deste, conheço a descendência e espero brevemente vir a conhecer a ascendência. Se lhe interessar, diga.
Cumprimentos:-)

António

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#11469 | alf | 19 out 2001 19:18 | Em resposta a: #5856

Caro António,
Tenho um familiar que se chama Francisco António Gonçalves, mas não sei a naturalidade. Sei que uma filha de nome Cândida Perpétua Gonçalves nasceu em São Julião-Valência. Se´rá que tem alguma relação?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#11534 | António Forjó | 20 out 2001 23:07 | Em resposta a: #11469

Caro alf

Não tenho ainda informação referente aos outros filhos de Francisco António Gonçalves.
Sabe o nome da mulher dele?
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#11591 | alf | 22 out 2001 13:23 | Em resposta a: #11534

Este senhor efoi casado com Maria Joaquina Correia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#21825 | areal | 22 mai 2002 23:57 | Em resposta a: #11591

Investigo também um trisavô José Francisco Gonçalves de S.Estevam do Penso, Braga c.1803, falecido em Pontével, Cartaxo, Santarém em 21.6.1874, era filho de José Gonçalves e Maria Rosa daquela localidade minhota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#25137 | alf | 08 ago 2002 12:07 | Em resposta a: #11534

António,

Peço desculpa por responder tão tardiamente, mas outros afazeres impediram-me de tal.
O Francisco António Gonçalves(1860???) casou com Maria Joaquina Correia também de São Julião. Ele era filho de António José Gonçalves e Maria Joaquina Barbosa, ambos naturais de São Julião-Valença, enquanto que a mulher é filha de Francisco José Correia e Maria Rosa Correia ambos de São Julião.
Como vê esta familia estabeleceu-se em São Julião perto de 1800-1820???. Quantos aos irmão destes, não tenho conhecimento de nenhum.

Abraço

Alfredo Jesus

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#55023 | pbm | 09 jan 2004 09:42 | Em resposta a: #1761

Caro Confrade,
Sou descendente de duas famílias Gonçalves, que sei agora que são do norte de Portugal bem que as informações que tenho mostra bem que são de duas famílias distintas. Pode obter mais informações se lê a correspondência em "Bastos Gonçalves" neste fórum.
Cumprimentos
Philip Bastos Gonçalves Martin

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#55038 | AnaM | 09 jan 2004 11:39 | Em resposta a: #1761

Olá,
Os meus apelidos são Gonçalves Marcão.
Gonçalves pela parte da mãe e Marcão pelo pai.
Pelo que consegui saber o meu avô materno nasceu em Viana do Castelo, mas os pais (João e Rita) eram da Galiza!!! O seu apelido era Gonzales...
Quando o filho nasceu em Portugal terão "aportuguesado" o nome...
Contudo o meu pai também é Gonçalves, pela parte da minha avó... que era da Região de Reguengos de Monsaraz. Não há (à partida)nenhuma ligação entre as 2 famílias!
Embora o meu objectivo seja contruir a "minha árvore genealógica", tenho-me dedicado mais ao lado do meu pai (por ser mais fácil) para ver se ganho experiência para me dedicar aos Gonçalves... que me parece mais complicado por haver muitos e, tal como referi, sem ligação explícita entre eles!
Boa Sorte
AnaM

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#59921 | ptm | 09 mar 2004 11:37 | Em resposta a: #1761

Caro PP,
eu tenho alguns familiares Gonçalves na freguesia de Bela, Monção, a partir do século XVI.
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#60647 | palmeida | 17 mar 2004 21:15 | Em resposta a: #59921

Caros Confrades:

Tambem tenho alguns familiares Gonçalves, mas, embora do Norte, são de Celorico de Basto e Felgueiras (Unhão).

Os nomes são António Gonçalves e José Maria Gonçalves, respectivamente.

Será que há alguma relação?
Alguem se cruzou com estes nomes durante a pesquisa?

Desde já agradeço a vossa atenção.

Cptos,

Paula Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#62265 | PP2000 | 09 abr 2004 18:19 | Em resposta a: #55038

De facto, é um nome tão frequente que - a não ser pelo Adão - nem todos estão aparentados. Lá vou eu ter que ir aos registos paroquiais para ver se passo de 1850 na minha árvore. Logo que tenha nomes que possa cruzar com os deste forum coloco-os aqui.
Boa Páscoa a todos.
PP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#62362 | Jurema | 12 abr 2004 00:25 | Em resposta a: #60647

Caros colegas...

Tbm tenho em minhas pesquisas, duas familias de "Gonçalves" :

Manoel Gonçalves casado com Thereza Maria Moreira, da freguesia de Beiriz, Póvoa de Varzim. Nascidos por volta de 1790 / 1800.

Maria Gonçalves, casada com Manoel Fernandes de Faria, da freguesia de Sta. Maria da Estella, tbm da Póvoa. Nascidos mais ou menos 1790 / 1800.

Quem souber......

Abço,
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves

#62628 | tonyjeff | 15 abr 2004 22:10 | Em resposta a: #1761

Olá a todos!

Estou começando agora a pesquisar as origens de minha família, também Gonçalves.

Sou de brasileiro de São Paulo, mas sei que meu ramo vem de Niterói, no Rio de Janeiro, com quem perdemos contato há quase um século.

Tentarei reestabelecer esse contato; neste meio-tempo acompanharei este fórum atentamente!!!

abraços a todos
Thomas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#62638 | anibalteixeira | 16 abr 2004 00:24 | Em resposta a: #59921

Caros Srs:

A familia da parte da minha avó materna tem o apelido Gonçalves Ribeiro e segundo sei são originários de Fafe, mas foram para Monção no sec XVIII ou pricipios do sec XIX, mais precisamente para a freguesia de Ceivães Monção. Moraram na quinta da Boucinha tambem em Ceivães, que agora pertence a uma prima minha.
O meu bisavô foi administrador do concelho de Monção em 1919, chamava-se Manuel Gonçalves Ribeiro (teve um tio que era padre chamado José Joaquim Gonçalves Ribeiro) e o seu pai António Goncalves Ribeiro.

Cumprimentos,

Anibal Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#63892 | PP2000 | 30 abr 2004 11:23 | Em resposta a: #62362

Olá Jurema,

Há descendência desses casamentos?

PP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#63903 | Jurema | 30 abr 2004 16:22 | Em resposta a: #63892

Olá pp,

O casal Maria Gonçalves e Manoel Fernandes de Faria, ( antepassados diretos) tiveram os seguintes filhos:
(nào sei se tiveram mais, só encontrei esses)

***Manoel Fernandes de Faria
Antonio Fernandes de Faria
Joaquina Fernandes
Leonarda Gonçalves
Thereza Maria Fernandes
Anna Fernandes

O outro casal, Manoel Gonçalves e Thereza Maria Moreira, só encontrei uma filha, que vem a ser antepassado direto:

***Thereza Maria Moreira.

*** Os filhos destes dois , ( Manoel Fernandes de Faria, e Thereza Maria Moreira, casaram-se em 1825, aproximadamente)

[ ] '
Jurema

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves(familia minhota)

#63905 | Jurema | 30 abr 2004 16:26 | Em resposta a: #63892

Retificando:

Quem casou foram os filhos dos 2 casais:

Manoel Fernandes de Faria e Thereza Maria Moreira.

[ ] '
Jurema

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves

#68814 | Vieira-SimõesIII | 03 jul 2004 16:50 | Em resposta a: #62628

Caros srs:
A minha tetravó chamava-se Maria Gonçalves e era de Monção, mais concretamente de S.Martinho de Parada, isto é, foi nessa feguesia que nasceram os filhos. Ela nasceu nos 1840s.
Alem disso, um outro meu antepassado, chamado João Avelino Alves Barbosa, que nasceu certamente pela mesma altura, era de Christello Covo, freguesia de Valença. Será este Barbosa relacionado com a Maria Joaquina Barbosa de que fala Alf?

Obrigado
VS

Resposta

Link directo:

Familia Gonçalves(familia minhota)

#430718 | CelesteVaz | 27 jan 2021 14:31 | Em resposta a: #1761

Não herdei Gonçalves como apelido, mas o nome existe tanto do lado paterno como do lado paterno, este último descoberto recentemente ao fazer a minha árvore genealógica.
Um vem da localidade Cabeceiras de Basto e Montalegre e outro de Monção (Lugar de Pisco- Moreira).

Resposta

Link directo:

Familia Gonçalves(familia minhota)

#430720 | natercia7 | 27 jan 2021 15:49 | Em resposta a: #1761

Caro confrade,


Pela minha avo materna, Cândida SENDIM de RIBAS LIRA, tenho gente em Parada Monçao, que se chama GONCALVES. O mais "antigo" é um Antonio Gonçalves, filho de um outro Antonio e de uma Maria BARBOSA. Casaram em Parada, em 13/02/1702. Pode ver o que sei deles, lendo a minha ficha. Cpts Natércia

Resposta

Link directo:

Familia Gonçalves(familia minhota)

#431109 | Celtanya | 10 fev 2021 18:42 | Em resposta a: #1761

Boa tarde.

Venho pedir ajuda para localizar os meus bisavós do Minho do ramo Gonçalves, por favor. Há anos que tento, mas sem sucesso.

O meu avô chamava-se António Gonçalves, nasceu em Refojos, Cabeceiras de Basto, em 1885. Era oficial de diligências do Tribunal da Comarca de Valpaços, Trás-os-Montes. Faleceu em dezembro de 1952, em Santo António, Barcelos.

Casou-se com Maria da Luz (Duarte de Faria) Gonçalves, nascida em 1900 em Barcelos.

Antecipadamente grata pela atenção dispensada.

Tânia

Resposta

Link directo:

Familia Gonçalves(familia minhota)

#440247 | Aeioucaradecu1983# | 30 mar 2022 12:08 | Em resposta a: #1761

Sou Gonçalves e a família do meu pai é da Guarda,cerdeira

Resposta

Link directo:

Familia Gonçalves(familia minhota)

#440412 | SergioFres | 11 abr 2022 15:01 | Em resposta a: #431109

Boa tarde,

Já encontrou?

Resposta

Link directo:

Familia Gonçalves(familia minhota)

#440803 | SergioFres | 02 mai 2022 14:02 | Em resposta a: #431109

Boa tarde.

Sou de Cabeceiras de Basto. Já encontrou?

Resposta

Link directo:

Familia Gonçalves(familia minhota)

#440804 | SergioFres | 02 mai 2022 14:14 | Em resposta a: #431109

Ele nasceu em 11.05.1885 e era o quinto filho de Joaquim Gonçalves, carpinteiro e de Teresa de Jesus, moradores no lugar do Monte, Refojos de Basto, neto paterno de José Gonçalves e de Ana da Conceição (???) e materno de José de Sousa e de Maria da Conceição.
Faleceu em 19.12.1952 em Barcelos e casou em 17.05.1923.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 12:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen