Família Medeiros

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Medeiros

#1763 | catarina | 18 jan 2001 13:42

Estou a iniciar pesquisa relativa à Família Medeiros. Tenho o apelido Medeiros, sou transmontano e gostaria de saber a origem deste apelido.

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#7027 | jsarmento | 14 jul 2001 17:45 | Em resposta a: #1763

Tanto quanto julgo saber os Medeiros eram os Morgados de Valpaços.

Para mais informação consultar "Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo" de Júlio A.Teixeira e "Memórias Arqueológico-históricas do Distrito de Bragança" do Abade de Baçal

José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#7717 | BP | 03 ago 2001 20:02 | Em resposta a: #7027

Caro Sr José Sarmento:
Sabe se "D. Luiza Maria Lemos Teixeira Loureiro de Medeiros" entronca nessa família Medeiros de Valpaços? Suponho que terá nascido por volta de 1750, mas não disponho de mais dados.
Agradeço antecipadamente,

Benedita Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#7765 | vilhegas | 07 ago 2001 16:22 | Em resposta a: #1763

Cara Catarina:
Para uma boa busca deve ir à Torre do Tombo.
Nos Açores existem várias Famílias Medeiros .
Por exemplo: Medeiros Ferreira .
Há um Deputado na Assembleia da República que
é açoriano e tem este apelido. Escreva-lhe, talvez ele possa ajudar.
boa sorte na busca: Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#7778 | Manoel Furtado | 08 ago 2001 15:21 | Em resposta a: #7765

Prezada Catarina,

Tenho também interesse nos Medeiros. Os meus são Tavares de Medeiros da ilha de São Miguel nos Açores, assim como os meus Furtados (Furtados de Sousa), de lá também. É a linha materna de meu avô Manoel Furtado, filho de açoreanos de S. Miguel que emigraram para o Estado de São Paulo, aqui no Brasil, em 1891.

Cordialmente,
Manoel Cesar Furtado

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#7782 | vilhegas | 08 ago 2001 18:20 | Em resposta a: #1763

Cara Catarina:
A História dos Medeiros está-se compondo:
Existem desde Valpaços, passando pela Madeira e continuando pelos Açores e Brasil.
Só nos Açores estão situados 4 Títulos: Condes da Praia da Vitória, Condes da Praia e Monforte, Viscondes da Vila da Praia e os Marqueses da Praia e Monforte, segundo DFP,pag 248

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#10503 | Luiz | 08 out 2001 21:06 | Em resposta a: #7782

Prezados Catarina, Manoel, ...

Sou também da família Medeiros, e gostaria de participar de eventual pesquisa ou coleta de dados que contribuam para encontrar o ascendente que emigrou para o Brasil. Desconheço se estariam disponíveis aí em Portugal listas de passageiros do séculos XIX e XX. Como saber ?

Minha família particularmente está ligada a região de Petrópolis-Rio de Janeiro. Caso possa ajudar ou ser ajudado, estarei acompanhando novas notícias de vocês.

Abraços,

Luiz Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#112895 | mjgomes74 | 25 fev 2006 16:15 | Em resposta a: #10503

Bom dia (e quase 5 anos depois),

Sei que os meus avós estiveram no Brasil onde inclusivé alguns tios meus nasceram. O meu avô, João Baptista Gomes era filho de Justina Maria Lopes de Medeiros (nascida em 1845 em Freguesia dos Valles de Trás da Serra concelho de Valpaços).

Será que ajuda?

MJG

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#113124 | fppnovais | 01 mar 2006 00:08 | Em resposta a: #1763

existem tambem medeiros em Vila Real com Origem nos Sr Jaime Medeiro ja falecido q era da zona do Nordeste Transmontano (creio que perto de alfandega da Fé ou torre de Dona Chama)casou com Manuela Pimentel (lordelo- vila real)) ja falecida, tem um irmão ainda vivo No Porto a viver na zona da Boavista. Teve 4 filhos que vivem em vila real. O sr jaime medeiros teve muitos anos emigrado no Congo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#114541 | Luiz | 20 mar 2006 13:49 | Em resposta a: #112895

Caro MJG

Obrigado por renovar o assunto. Os Medeiros pesquisados em Portugal estão concentrados nos Açores. Ainda não deparei com qualquer registro envolvendo a freguesia e concelho citados. Guardo a sua informação como referência para eventual consulta futura.

Cumprimentos,

Luiz Medeiros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#114542 | Luiz | 20 mar 2006 13:53 | Em resposta a: #113124

Obrigado pelas informações. Quando fui ao Porto, tive a informação que em região próxima chamada Valongo haveria alguma relação do sobrenome, mas a pista não evoluiu. Talvez estejam relacionados.

Cumprimentos,

Luiz Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#114570 | GML | 20 mar 2006 19:02 | Em resposta a: #114541

Caro Luiz Medeiros,

No decurso de um trabalho que tenho vindo a desenvolver nos últimos tempos pesquisei muitas freguesias do concelho de Valpaços e posso afirmar que o apelido Medeiros é consideravelmente comum naquela região. É-o pelo menos ao ponto de entre várias pessoas contemporâneas usando esse mesmo apelido não se conseguir perceber qualquer parentesco proximo.

Os Morgados de Valpaços usaram o apelido nalgumas gerações e o primeiro quartel da pedra d'armas da sua casa é precisamente de Medeiros.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#114590 | mjgomes74 | 20 mar 2006 22:33 | Em resposta a: #114541

Caro Luiz,

Engraçado, tenho um primo Luis (deste ramo dos Medeiros) a viver em São Paulo...

Bom, passo a informação genealógica que tenho do meu ramo Medeiros:

Justina Maria Lopes de Medeiros nascida a 11 Jan 1845 na Freguesia dos Valles de Trás da Serra concelho de Valpaços, filha de Benigno José Lopes e de Luiza Joaquina de Medeiros, esta última natural da então vila de Mirandela, neta Materna de Francisco de Medeiros (natural de Quintela) e de Victória de Negreiros (natural de Mirandela).

Ainda não andei mais para trás neste ramo, mas assim que houver evoluções escrevo para o forum.

Cumprimentos,

Maria José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#114836 | Luiz | 23 mar 2006 18:26 | Em resposta a: #114570

Caro Gui Maia de Loureiro,

Obrigado pela interessante informação, até então desconhecida. Estarei atento à evolução dos registros que possam conciliar o ramo açoreano com alguma referência àquela região.

Cumprimentos,

Luiz Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#312855 | NEUZA MEDEIROS | 31 ago 2012 01:46 | Em resposta a: #114542

Olá à todos!
Estou a montar a árvore genealógica de minha família MEDEIROS TAVARES-CAPELAS-PONTA DELGADA
-MEU BISAVÔ - ANTONIO MEDEIROS TAVARES
- MEU AVÔ - JOSÉ MEDEIROS TAVARES - DATA NASC. 07/11/1880 OU 1881 VEIO PARA O BRASIL por volta de 1887 juntamente com seu irmão MANOEL MEDEIROS TAVARES.
Meu bisavô ANTONIO MEDEIROS TAVARES teve 4 filhos no Brasil, cujo nome da mãe é MARIA JOSÉ REGO. Pela anotação da família, deveria ser MARIA DE JESUS TAVARES, só que achei um óbito numa cidade aqui no Brasil, SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP, de MANOEL MEDEIROS TAVARES, que consta o mesmo nome do pai (ANTONIO MEDEIROS TAVARES), só que a mãe JOANA DO REGO MEDEIROS. Aí é que fiquei mais confusa ainda.
Mais continuo minha investigações. Se alguém tiver algum dado que possa me ajudar, eu agradeceria.
Meu email: medeirosneuza@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#320235 | Marcos A.B.Medeiros | 05 jan 2013 22:42 | Em resposta a: #114542

Minha Família de sobrenome Medeiros é originária de Mossoró..e eu gostaria mto de saber se ainda existe alguém por lá..
Meu Pai se chamava Severino Praxedes de Medeiros.

Grato,
Marcos Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#320237 | Marcos A.B.Medeiros | 05 jan 2013 22:49 | Em resposta a: #1763

Prezada Catarina, minha família é originária do Rio Grande do Norte e o meu pai q é de Mossoró e seu nome era Severino Praxedes de Medeiros.

Vc sabe me informar algo sobre?

Obrigado
Marcos Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#320262 | MABF | 06 jan 2013 19:11 | Em resposta a: #1763

Prezada Catarina
Sou açoreana, a minha linha materna de S.Miguel é entre outros Medeiros, tenho algumas coisas sobre os Medeiros, mas como o meu avô além de Medeiros tinha Ferreira Raposo de Medeiros, ainda não segui por sobrenomes individualmente, sei que sou descendente de Gonçalo Velho, o descobridor da Ilha de Santa Maris e S. Miguel por linha materna., ou seja, Gonçalo Velho era o meu 19º avô. Descobri também que um dos 1ºs Medeiros em Portugal, foi alcaide mor de Évora, cito" Rui Gonçalves de Medeiros assumiu a alcaidaria-mor de Évora, depois dos tumultos que ... 1420-1450, Pode procurar num motor de busca da internet, pelo nome de Medeiros e aparece muita informação.
Bom trabalho.
Maria Adriana Bettencourt Figueiredp

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#326749 | Concy | 05 abr 2013 19:17 | Em resposta a: #320235

Caro Marcos, eu sou Medeiros, nascida em Mossoró e pesquiso sobre a família. Talvez possamos juntos, identificar alguns ascendentes seus. Tenho um blog "Medeiros dos Ausentes" que voce poderá acessar e ler alguma coisa. E pode fazer contato direto no mcms@supercabo.com.br. Quando escrever, informe o nome do seu avô paterno, por gentileza.
Conceição Medeiros

Resposta

Link directo:

Família Medeiros

#376006 | Jesantos | 08 dez 2016 15:11 | Em resposta a: #1763

Boa tarde,

Estou em busca de parentesco na região de Monte Santo - MG
Bisavô Saturnino Felipe de Medeiros
Avó Benedita Saturnina de Medeiros.
Minha avó nasceu em 1923, já falecida. Acreditamos que o pai dela Saturnino veio para trabalhar na lavoura de café, muito comum na região. Alguém da região que possa ajudar?

Resposta

Link directo:

Família Medeiros

#376009 | saintclair | 08 dez 2016 15:58 | Em resposta a: #376006

-
Estes Medeiros poderão ser das Ilhas; Madeira ou Açores.
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Medeiros

#405629 | HeMedeiros | 21 jul 2018 17:00 | Em resposta a: #1763

Olá a todos! Estava aqui a gastar o tempo e encontrei este sítio/tópico. Queria apenas registrar que minha família é Medeiros Maia, do nordeste brasileiro, mais precisamente de Pernambuco. Porém alguns se espalharam por Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Paraíba. As informações são escassas acerca da árvore genealógica, mas há infos de que alguns vieram de Portugal em meados do séc. XIX.
Sou neto de Adalzira Medeiros Maia e João Medeiros Maia.

Resposta

Link directo:

Família Medeiros

#426201 | lucastavaresdemelo | 05 ago 2020 13:39 | Em resposta a: #1763

Olá meu nome é Lucas, estou a procura de informações de Maria Magdalena de Medeiros, Ou Maria Magdalena Constância de Medeiros, casada com José de Mello Souza. Mãe de Francisco de Mello e Souza e Augusto de Mello Souza. Pelas poucas informações que tenho eles vieram dos açores. Meu bisavô francisco nasceu por volta de 1878. Eles se estabeleceram no Vale do Paraíba em São paulo e aparentemente podem ter ido também para o rio região de Itatiaia. Se tiverem alguma informação sobre esse ramo, ou se alguém souber me dizer onde os medeiros eram concentrados nos açores seria de grande ajuda. Estou a procura do registro do meu bisavô francisco e não tenho nenhuma pista de onde possa estar. Meu email é lucasjtmelo@gmail.com, podem me enviar um email com qualquer pista que tiverem. Desde já muito obrigado a todos.

Resposta

Link directo:

Família Medeiros

#440257 | jvitormedeiros | 30 mar 2022 18:29 | Em resposta a: #1763

Boa tarde a todos!

Me chamo João Vitor Teixeira Leite Medeiros e estou pesquisando meus antepassados.

O que eu sei é que os pais do meu avôs são da Ilha de São Miguel, creio que de Faial da Terra. Os nomes dos pais da minha bisavó eram Mariana Clemente de Freitas e Manuel de Freitas da Fonseca.

Meus bisavôs chamavam-se Maria de Lourdes Freitas de Medeiros (falecida em 2013 em Niterói, Rio de Janeiro) e Francisco Vieira Medeiros (não sei quando faleceu, sei que foi antes da Maria de Lourdes), vieram por volta de 1945 ao Brasil fugidos da guerra. Não me recordo exatamente se meu avô nasceu em Portugal, no navio ou no Brasil, mas ele se chamava Valter Manuel de Freitas Medeiros (falecido em 2007 em Niterói, Rio de Janeiro).

Quando a Maria de Lourdes Freitas de Medeiros e Francisco Vieira Medeiros vieram ao Brasil, ficaram na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, local que residiram até seus falecimentos. Eu sei que alguns irmãos da Maria de Lourdes foram para o Canadá, todavia não em recordo os nomes.

Já o Valter Manuel de Freitas Medeiros casou-se com Artêmia Rabelo Medeiros e tiveram um único filho, chamado Klausner Rabelo Medeiros, meu pai.

Caso tenham mais informações e detalhes mais acurados, adoraria recebê-los!

Muito obrigado!

João Vitor Teixeira Leite Medeiros

Resposta

Link directo:

Família Medeiros

#440260 | jvitormedeiros | 30 mar 2022 22:27 | Em resposta a: #440257

Consegui achar uma ficha do Consulado Geral do Brasil em Lisboa datada de 06 de março de 1947 em que autorizava meu bisavô, Francisco Vieira Medeiros, a vir para o Brasil. Ele era filho de Francisco Vieira Pereira e de Emília Cabral de Melo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 03:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen