Gen. José Chelmicki

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

Gen. José Chelmicki

#17660 | ftalmeida | 25 fev 2002 22:29

Descendo do general Chelmicki por sua filha Emília Laura, casada com Gustav Liebermeister.
Estava interessado em conhecer outra descendência do general, agradecendo a quem me queira responder para o Forum ou para o meu e-mail "ftalmeida@mail.telepac.pt".
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Gen. José Chelmicki

#17731 | Paulo | 27 fev 2002 11:10 | Em resposta a: #17660

Caro Francisco Tavares de Almeida,

Para o estudo biográfico do general Chelmicki recomendo-lhe o contacto com a Dr.ª Eva Von Kemnitz, do IPPAR.
Quanto à ascendência e descendência do general, o Dr. Augusto Ferreira do Amaral é possuidor e autor de um trabalho de investigação genealógica desta mesma família à qual estará também ligado.

Melhores cumprimentos

Paulo Alcobia Neves
jpan@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Gen. José Chelmicki

#17759 | ftalmeida | 27 fev 2002 22:50 | Em resposta a: #17731

Caro Paulo Alcobia Neves
Muito obrigado pelas suas informações. De facto o Augusto Ferreira do Amaral é casado com uma Balsemão que pelo lado materno é Chelmicki Liebermeister, mas não sabia que ele tinha estudado os Chelmicki.
Quanto à Dra. Eva, penso ser a mesma pessoa que deu ou dá aulas de literatura polaca mas que não sabia nem como se chamava nem como contactá-la.
Mais uma vez obrigado.
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Gen. José Chelmicki

#17803 | manuelr | 01 mar 2002 00:24 | Em resposta a: #17660

Caro Francisco Tavares de Almeida

Já viu no Genea? Pelo menos encontra uma neta, Maria Sofia Libermeister de Vasconcelos Guimarães cc José Caldeira d'Ordaz da Cunha Pinto Cardoso. São pais da Maria Sofia e da Filipa Maria, mas não sei os nomes completos, dos maridos ( um Sousa Refóios e outro Garret, salvo erro) e dos filhos. Ambas vivem em Lisboa.
Já agora, tem algum parentesco com o Tavares de Almeida, oficial de Cavalaria? ( +- 56 anos)

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

PS_Mandei uma mensagem para o seu e-mail, mas não consegui confirmar o envio.

Resposta

Link directo:

RE: Gen. José Chelmicki

#17828 | ftalmeida | 01 mar 2002 11:57 | Em resposta a: #17803

Caro Manuel da Silva Rolão
Obrigado pelo seu interesse. Por acaso no Genea encontro mais netos do que a minha tia-avó Sofia, mas são do mesmo ramo Liebermeister. Eu procuro os eventuais descendentes de outras irmãs da minha trisavó Emília Laura porque creio que o Gen. teve 6 filhos. De qualquer forma creio que o Dr. Augusto Ferreira do Amaral, referido na primeira resposta que obtive me poderá elucidar.
Quanto ao Cor. de Cavalaria que creio ser o mesmo que, como capitão esteve preso em Timor e é irmão de um oficial da armada que foi ajudante do almirante Leitão não é meu parente.
Melhores cumprimentos.
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Gen. José Chelmicki

#17837 | JTaval | 01 mar 2002 13:31 | Em resposta a: #17828

Caro Primo Francisco,

Também me perguntaram já várias vezes se esses TA, que actualmente são militares, eram da nossa família.
O que consegui apurar, junto da filha de um deles, é que se trata de uma família que associou o Almeida ao Tavares no início do séc. XX, precisamente na pessoa no primeiro militar dessa família. A este facto não será certamente alheio a existência de vários TA, esses sim da nossa família, que foram militares e inclusivamente fundadores e directores do Colégio Militar, mas noutros tempos.
Assim, parece-me que a associação dos dois apelidos nesta família mais recente é tudo menos inocente, embora inofensiva.

Um grande abraço,
JTA

Resposta

Link directo:

RE: Gen. José Chelmicki

#20376 | jamachado | 01 mai 2002 19:30 | Em resposta a: #17660

Caro Francisco Tavares de Almeida

A minha mulher, Sofia Vasconcelos Guimarães, é descendente do General Chelmick.
Foi por minha insistência pessoal que o General Chelmicki foi acrescentado ao Genea Portugal.
Vou enviar-lhe um artigo curioso que foi publicado recentemente no jornal interno do Big Gdansk Bank.

cumprimentos
José Alves Machado

Resposta

Link directo:

RE: Gen. José Chelmicki

#149280 | Sanvisil | 20 mar 2007 13:10 | Em resposta a: #17660

Segundo me contou a minha avó, Laura Chelmicki di Sigmaringen - nascida em Pernambuco - Brasil em 1888 e veio para Portugal em 1910 - sua mãe chamava-se Maria Laura Chelmicki que teria nascido na Irlanda e casado com António(?) di Sigmaringen. Maria Laura era filha de José Carlos Conrad de Chelmicki.
Infelizmente e segundo me foi dado a conhecer já meu avô teria tentado descobrir mais dados sobre a minha avó. Não o conheci pois faleceu em 1945 e os poucos dados que me chegaram de nada serviram.
Sei ainda que a minha bisavó, Maria Laura, terá voltado a casar em Portugal com um senhor de apelido Costa do qual teve dois filhos, João e António.
Se me puder dar alguma indicação fico-lhe muito agradecido.
Rodrigo Viegas Silva

Resposta

Link directo:

RE: Gen. José Chelmicki

#149309 | feraguiar98 | 20 mar 2007 16:45 | Em resposta a: #149280

Caro Rodrigo Viegas Silva,

Tenho algumas pistas que dificilmente se compatibilizam com a sua informação. Mas o meu conhecimento é muito indirecto e só por acaso tenho estes elementos a maioria de um artigo sobre o general publicado na Revista Militar (nº 2381/2382 de Junho/Julho de 2000)

O gen. Chelmicki teve 6 filhos, João Carlos (de que não vi indicada descendência e cuja última notícia o colocava na África Oriental em 1874) Sofia, cas.c. Karl Dulheuer (c/descendência Dulheuer), Matilde Paulina c.c. Guilherme Afflalo (c/desc. Afflalo) Emília Laura, c.c Gustav Liebermeister (c/desc. Liebermeister) Júlia, c.c. João Daniel Gil Pessoa (s/descendência) Josefina, c.c. António Casimiro Júdice Samora (s/descendência) e Maria Wanda, fal. em Paris, solteira e com 18 anos.

Se as informações de sua avó estão correctas, o gen. terá tido uma 7ª filha até aqui desconhecida o que seria de certa forma surpreendente.

Há vários descendentes que foram para o Brasil, mas não seria possível uma data de nascimento em 1888. A única hipótese que vejo, na descendência conhecida seria pelo casamento de Matilde Paulina com Guilherme Afflalo, de que houve, pelo menos dois filhos um dos quais não usava o apelido paterno mas apenas Chelmicki e um (que não sei se foi o mesmo) que também foi para o Brasil. Mas nada mais sei nem já recordo os nomes próprios desses dois.

Chelmicki é um apelido muito antigo - inícios do séc. XIV - com descendência até à actualidade e o general teve, pelo menos um irmão de que nem o nome sei e quando esteve exilado em Paris tinha lá diversos parentes entre os quais um Vicente Chelmicki que o ajudou. Há Chelmickis na Polónia, Estados Unidos e Inglaterra.
Suponho que tenha de tentar obter o registo de baptismo de sua avó para poder ter certezas.

De apontamentos tirados de jornais, suponho que serão seus parentes próximos, Hernâni Chelmik di Sigmaringue dos Santos-Viegas, nasc. em S. Sebastião de Lisboa a 31.5.1920 e D. Eitel Chelmicki di Sigmaringen, que foi casada com o artista Attila Mendly Velyemy, fal. em 17.1.1964.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Gen. José Chelmicki

#149320 | Sanvisil | 20 mar 2007 18:05 | Em resposta a: #149309

Será talvez importante, antes de mais, informar que minha avó faleceu em 1982, com a bonita idade de 94 anos. Minha mãe era a filha mais nova (1932) - irmã de Hernani (1920-1991) e de Eitel (1924-1992), sendo no total 6 irmãos - e, tendo eu nascido em 1954, apesar de desde muito novo ter curiosidade sobre os meus antepassados, quando minha avó faleceu eu "apenas" tinha 28 anos.

Existe mais um dado que é estranho mas... segundo a minha avó me dizia a sua avó, mãe de Maria Laura, chamar-se-ia Maria de Jesus.
Uma das probabilidades que vejo sobre a questão desta sétima filha (Maria Laura)do General será talvez ser filha ilegítima, situação que me parece a única possível pelos dados que me enviou.
Quanto ao registo de baptismo de minha avó já tentei por vários meios obtê-lo mas nunca o consegui. Nada consta sobre a sua existência nos registos brasileiros. Sei que meu avô, Francisco Santos Salvador Viegas (1886-1945), também o terá tentado obter mas sem resultados.

Em relação a este meu avô já enviei alguns dados e uma sua foto para completar os dados que sobre ele estão na Genea.

Já agora umas pequenas correcções, o apelido de Átila era Vetyemy (com t), e o nome completo de minha tia é Eitel Chelmick di Sigmaringue dos Santos Viegas.
Uma outra curiosidade, provavelmente aceitável para a época, é a diversidade com que escrevem (nos registos de nascimento) os apelidos dos diferentes irmãos: Chelmik, Chelmick e Chelmicki e o mesmo em relação a Sigmaringue, Sigmaringne e Sigmaringen. Mais curioso ainda é sendo todos os irmãos filhos do mesmo pai e da mesma mãe o avô materno, marido de Maria Laura, aparecer nums como António di Sigmaringen e noutros como Francisco di Sigmaringen.
Como vê as coisas não estão fáceis.

Se entretanto descobrir qualquer dado que lhe pareça que me pode ajudar ficar-lhe-ei muito grato. Se também lhe puder ser útil nalgum dado que precise e esteja ao meu alcance estou ao seu dispor.

Os meus cumprimentos
Rodrigo Viegas Silva

Resposta

Link directo:

RE: Gen. José Chelmicki

#149380 | Duarte CB | 20 mar 2007 22:42 | Em resposta a: #17837

Caro JTA,

Realmente era director Mário Delfim Guimarães Tavares de Almeida, em 2000/2001, na altura major-general.

Peço desculpa pela inoportuna interferência no tópico.

Cumprimentos,
Duarte CB

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 04:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen