Távora Dantas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Távora Dantas

#17748 | Freire de Andrade | 27 fev 2002 17:10

Caros Amigos
Alguém tem informações acerca de uma família Távora Dantas radicada no Porto nos séc.s XVII e XVIII e de quem tenho as seguintes referências:

1.Gonçalo de Távora Dantas, cidadão e escrivão da cidade do Porto, c.c.
2.Pascoal de Távora Dantas, cidadão e procurador no Porto c.c. Maria de Lima Vilas Boas, moradores na Rua Chã, freguesia do Porto.
3.D.Madalena Teresa de Távora c. a 02.01.1702 na ermida do Calvário da Cordoaria, freguesia de S.to Ildefonso, Porto com Manuel António da Silva, solicitador, escrivão da conservatória dos ingleses, almotacé na cidade do Porto (Maio, Junho de 1714) e irmão de 1ª condição da Misericórdia do Porto, filho de Manuel António, alferes de ordenanças da companhia de Águas Santas e de Maria Antónia.
4.D.Caetana Maria de Távora Dantas n. a 28.02.1702, na Rua dos Ferradores, freguesia de S.to Ildefonso, Porto?
Fico muito agradecido a quem me possa adiantar qualquer pista sobre a origem destes Távoras.
Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Távora Dantas

#17841 | 2910 | 01 mar 2002 14:00 | Em resposta a: #17748

Caro Luís
Julgo que no ultimo livro do Dr.Jorge Forjaz "Teixeiras de Sampaio", fala de uns Távoras,do Porto.

Abraços
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Távora Dantas

#17849 | Freire de Andrade | 01 mar 2002 17:40 | Em resposta a: #17841

Caro Óscar Caeiro Pinto

Obrigado pela dica. Com efeito, vou investigar e ver o que por lá se diz sendo certo que possuo o livro que refere. Todavia, creio que os Távoras Dantas de que falo neste tópico não serão os mesmos que se encontram por ex. ligados à Casa de Campo Belo. Efectivamente inclino-me para que estes estejam relacionados com a denominada Comenda de Távora mais concrectamente com a freguesia de S.ta Maria de Távora perto da Arcos de Valdevez e não se aparentem com os "verdadeiros" Távoras ligados a Trás-Os.Montes. Aliás, a colagem do apelido Dantas ao Távora também faz desde logo inculcar esta ideia. Como sabe a família Antas ou Dantas está muito ligado a Paredes de Coura ou seja a uma localidade não muito distante dos Arcos de Valdevez.Entretanto, a minha intenção ao colocar este tópico foi atrair investigadores genealógicos nortenhos (nomeadamente portuenses) que porventura já alguma vez tivessem deparado nas sua pesquizas com esta família, tanto mais que se tratam de pessoas que desempenharam cargos da principalidade (no Porto).
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Távora Dantas

#17879 | 2910 | 01 mar 2002 23:53 | Em resposta a: #17748

Caro Luís
Alguma novidade nos nossos Freires de Andrade de Carapito ?

Abraços
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Távora Dantas

#17994 | Freire de Andrade | 04 mar 2002 09:02 | Em resposta a: #17879

Caro Óscar Caeiro Pinto

Estive para fora no passado fim de semana e só hoje vi a sua mensagem.
Por motivos profissionais não me tem sido possível avançar nos Freire de Andrade de Carapito. Aliás o que, no meu entender, há daqui para a frente para investigar, quanto a este tema, está no A.N.T.T., ora como vivo e trabalho no Porto, tal torna-se muito difícil. Com efeito, só quando dou umas escapadelas a Lisboa (e com tempo) é que consigo avançar...
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Távora Dantas

#52248 | Freire de Andrade | 21 nov 2003 15:12 | Em resposta a: #17748

Caros Confrades

Dois anos após ter introduzido este tópico no Forum volto à liça para perguntar o seguinte: Então não há niguém no Porto que me dê notícias desta família?

Grato de antemão por qualquer achega,

Cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Távora Dantas

#262014 | Carlos Silva | 12 set 2010 18:24 | Em resposta a: #17748

Caro Luís Freire de Andrade,

Muito provavel que tenha progredido na sua investigaçào sobre os Tàvoras Dantas. Nao sei se viu e conhece o casamento no Porto (na Sé) no 15 de julho de 1725 de Manuel de Tàvora Dantas, filho de Inacio de Tàvora e Maria Moreira, natural de Valbom, mas residente julgo na calçada da Relaçào velha, com Rosa Pereira Cabral (n. 1693), filha de Manuel Pereira Pinto Cabral e de Ana Clara de Carvalho.
Foi testemunha o Pe Manuel de Tàvora Coutinho.
Note que na familia da mulher tambem aparece o apelido Tàvora, mas nào sei por que via.
Contudo às cunhadas deste Manuel de Tàvora Dantas eram Maria Pereira Cabral de Tàvora (n. 1699) e Bernarda Pereira Cabral de Tàvora (n. 1695), naturais da rua dos Canos.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Távora Dantas

#262078 | Freire de Andrade | 13 set 2010 12:47 | Em resposta a: #262014

Caro Carlos Silva

Muito grato pela sua achega.

Com efeito, sou conhecedor de um outro Manuel Távora Dantas, bapt. na Sé do Porto, Cav. da Ordem de Cristo, Contador dos Contos do Reino, filho de Pascoal Távora Dantas (Procurador e Almotacé na cidade do Porto) e de Maria de Lima e neto de Gonçalo Távora Dantas e de Margarida de Castro. (vide Proc de Hab. S.to Ofício -1737).

Provavelmente este Manuel Távora Dantas será primo direito do que me ora indica. Na verdade, pelas datas há a possibilidade de Pascoal e Inácio serem irmãos.

Grato mais uma vez pela ajuda,

Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

Uns Távora do Porto

#264563 | tfp | 30 out 2010 00:58 | Em resposta a: #262078

Caro Luís Freire de Andrade,

Poderia informar-me relativamente às paróquias e períodos q pesquisou? Pretendo averiguar se uns Távora que estou a estudar se ligam a estes Távora Dantas.

O ramo que estou a estudar é o seguinte:

Rosa Angélica de São Boaventura Cabral, filha de Mateus Afonso Soares e de Bernarda Pereira Cabral de Távora (b. 1695, na Sé), neta materna de Manuel Pereira Pinto Cabral e de Ana Clara de Carvalho.

Pelas suas mensagens aqui no forum verifico que já os pesquisou quer na Sé, quer em Santo Ildefonso, poderia indicar-me os intervalos temporais e se não for abuso, a data de baptismo na Sé do Manuel Távora Dantas?

Agradeço antecipadamente

Queira, por favor, pedir o meu contacto ao moderador se achar mais conveniente para a troca de dados

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 15:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen