"D. Afonso Henriques - Romance quase histórico..."

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

"D. Afonso Henriques - Romance quase histórico..."

#17777 | sapeca | 28 fev 2002 13:20

Caríssimos participantes deste fórum:
É meu desejo manifestar aqui, publicamente, a minha total solidariedade, alicerçada por um enorme respeito e admiração, pelo estudo, a todos os títulos magistral, elaborado pelo ilustre Amigo e insígne investigador medievalista, Prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo, intitulado "D. Afonso Henriques - Romance quase histórico de Diogo Freitas do Amaral".
Publicado no nº 17 (Novembro de 2001) da revista "Raizes & Memórias", é minha intenção alertar aqui todos os participantes para a necessidade de dar a maior divulgação a este estudo, atenta a circunstância de se mostrar imprescindível desmascarar o pretenso carácter histórico do “romance” do Prof. Diogo Freitas do Amaral.
Na verdade, e embora tratando-se de figura de inegável destaque público e personalidade de alta craveira intelectual, o Prof. Diogo Freitas do Amaral (não sei se por inocência e puro desconhecimento, se por intenções menos transparentes, mais ou menos dissimuladas) torna-se num perigosíssimo veiculo de divulgação de “patranhas” históricas, que deverão ser desmascaradas.
Assim sendo, parecer-me-ia importantíssimo que o estudo do Prof. Luiz de Mello Vaz de São Payo fosse divulgado de forma muito mais visivel, maxime com a possibilidade (que se me afiguraria relevante) de o ser feito através de uma editora de renome e projecção.
Independentemente de tudo o mais, peço a todos que, no caso de não conhecerem quer o livro de Freitas do Amaral, quer o de Luiz Vaz de São Payo, os leiam sem perda de tempo, e construam a vossa própria opinião sobre a matéria. O interesse nacional e da verdade histórica a isso nos obriga.
Os melhores cumprimentos para todos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Cunhas Pignatelli, de S.to Estevão, Sortelha, e de

#17778 | 1947 | 28 fev 2002 15:43 | Em resposta a: #17777

Meu Caro Amaral Frazão
Muito e muito obrigado pelas informaçõe e pertinentes observações. Tem V. toda a razão, por um raciocionio simplista admiti que recebendo bens de D. Leonor Teresa, Luís da Cunha Pignatelli e Pina tivesse que ser seu fº
Mas se o fosse, não seia Pignatelli...
Em meu poder certidão do seg. assento:
em os 8-3-1788, nesta igreja matriz de N.S.ra da Assunção de S. Vicente da Beira, celebraram solenemente o matimónio por palavras de presente, na presença do vigário e de muitas outras pessoas que estavam presentes, João António Robalo da Cunha Pignatelli, soltº, nat. de S. Vicente da Guarda, fº legitº de João António Robalo da Cunha Pignatelli ( sem Figueiredo) e de sua mer Dona Ana Dionísia Viçoso Baracho e Silva, da dita cidade da Guarda (pelo menos ele). Com efeito os Barachos que conheço são ribatejanos. ... e Dona Maria Benedita Simões Feyo de Carvalho, fª do Dr. Cláudio António Simões, e de sua mer Dona Rita Teresa Feio de Carvalho, desta vila de S. Vicente. E ela foi posta em depósito até correrem os banhos em casa de Dona Maria de Brito Mousinho, viúva de Lopo José.
Quanto ás duas Marias da Cunha e ao macróbio João baptista (casou 3 vezes) gostaria de ter o seu Email e o do Álvares de Carvalho e Silva Rolão para enviar a última versão desta genealª para podermos trocar impressôes sobre ela. Seu muito grato
Manuel Lamas de Mendonça.

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas Pignatelli, de S.to Estevão, Sortelha, e de

#17787 | manuelr | 28 fev 2002 21:25 | Em resposta a: #17778

Caro Fernando de Sá Monteiro

Concordo com o que disse, embora não tenha lido o estudo do Prof Luiz de Mello Vaz de São Paio. A minha maior dificuldade com o livro do Prof Freitas do Amaral, foi saber a que público ( etário e cultural) ele se destinava.

Penso que Manuel Lamas de Mendonça se enganou na colocação da mensagem, no entanto aqui vai o meu Email

manuelr@netcabo.pt

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas Pignatelli, de S.to Estevão, Sortelha, e de

#17811 | jaf | 01 mar 2002 01:41 | Em resposta a: #17778

Caro Lamas de Mendonça

Grato estou eu por disponibilizar esta avalanche de dados, já não falando do contacto do Dr.Maurício Fernandes, que é fundamental. Não sei como vei aqui parar a sua mensagem, mas, como não quero engordar um tópico com o meu nome, deixo aqui a resposta. O email já ficou na mesg dirigida a si e a LSoveral Varella nos #Furtados das Ilhas#.

Ainda sobre os Pigntelli: nesse caso o João Robalo, marido de D.Maria Benedita,é irmão da D.Maria Xavier casada com o José da Cunha Freire. Era o que me parecia decorrer duma sua anterior mensagem.

Em relação à casa da Graciosa, aguardo contacto seu para combinar se fotocópia ou transcrição do texto.

Com simpatia,
João Amaral Frazão

p.s. não sei se o GP pode recolocar estas mensagens no tópico devido ou se esta já lá irá ter …

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas Pignatelli, de S.to Estevão, Sortelha, e de

#17812 | jaf | 01 mar 2002 01:41 | Em resposta a: #17778

Caro Lamas de Mendonça

Grato estou eu por disponibilizar esta avalanche de dados, já não falando do contacto do Dr.Maurício Fernandes, que é fundamental. Não sei como vei aqui parar a sua mensagem, mas, como não quero engordar um tópico com o meu nome, deixo aqui a resposta. O email já ficou na mesg dirigida a si e a LSoveral Varella nos #Furtados das Ilhas#.

Ainda sobre os Pigntelli: nesse caso o João Robalo, marido de D.Maria Benedita,é irmão da D.Maria Xavier casada com o José da Cunha Freire. Era o que me parecia decorrer duma sua anterior mensagem.

Em relação à casa da Graciosa, aguardo contacto seu para combinar se fotocópia ou transcrição do texto.

Com simpatia,
João Amaral Frazão

p.s. não sei se o GP pode recolocar estas mensagens no tópico devido ou se esta já lá irá ter …

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen