Teixeira, Celorico de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Famílias

Teixeira, Celorico de Basto

#1785 | NISGM | 18 jan 2001 21:52

Alguém terá informações acerca dum indivíduo de nome Domingos Teixeira de Magalhães?

Domingos Teixeira de Magalhães casou com Maria Joaquina, filha de Manuel dos Santos e de Maria Teresa.
tiveram, pelo menos três filhos, no lugar da Lage, Freguesia de Arnóia:
1843-Joaquina
1844-Francisco
1845-António
o referido Domingos aparece, ora como filho de Manuel Martins e de Rosa do Lugar de Fermil(assentos de baptismo dos filhos Joaquina e de António)ora como filho de José de Magalhães e de Rosa Teixeira do Lugar de Fermil (assento de baptismo do filho Francisco)

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#3884 | ptm | 08 mai 2001 23:36 | Em resposta a: #1785

Há cerca de 5 anos que investigo as origens da minha família. Encontro-me agora a investigar o costado Teixeira e Silva que é natural de Celorico de Basto, inícios do século XIX. Peço que se souber algo, me informe.
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#7788 | NISGM | 09 ago 2001 11:28 | Em resposta a: #3884

embora com muito atraso informo que do apelido Teixeira em Celorico (Lugar de Fermil, Freguesia de Veade ?) só tenho, para já, a possibilidade de existência duma tal Rosa Teixeira que poderá ter sido casada com um tal de josé de magalhães.
isto tudo em finais do séc. XVIII inícios do XIX.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#7881 | NISGM | 14 ago 2001 14:46 | Em resposta a: #7788

de seguida segue transcrição de mensagem colocada por ptm a 09-08-2001 no seu tópico "Teixeira da Silva".


"Agradeço a sua resposta, mas este Domingos Teixeira de Magalhães não entronca nos Teixeira da Silva, uma vez que eu conheço a ascendência directa até 1722 e todos são Teixeira da Silva. Falta-me saber o nome do pai de Manuel Teixeira da Silva, que deve ter nascido entre 1690 e 1700 em Veade, Celorico de Basto, o qual deve ser filho de João Teixeira da Silva e neto de Domingos Teixeira."

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#7882 | NISGM | 14 ago 2001 14:49 | Em resposta a: #7881

de seguida segue transcrição de mensagem colocada por mim (no Tópico de ptm "Teixeira da Silva") em resposta à mensagem de ptm de 09-08-2001 no seu tópico "Teixeira da Silva".


«Confesso que não tenho grande esperança de encontrar ligações.
mas esta sua contra-resposta levantou-me algumas questões:


Parece-me que o facto de conhecer a ascendência directa até 1722 e todos serem Teixeira da Silva não implicará, necessariamente, que domingos de magalhães não seja com eles relacionado.
Consegue ter toda a DESCENDÊNCIA dos pais, avós e bisavós do indivíduo nascido em 1722?
Não se poderá dar o caso da tal rosa teixeira, uma das duas presumíveis mães de um domingos de magalhães, ser descendente ou parente desse indivíduo?
Eventualmente de João Teixeira da Silva ou de Domingos Teixeira ou presumívelmente de um Teixeira mais anterior?
a ausência do Silva poderá dever-se à transcrição do registo pelo pároco ou ser mesmo deixado cair por um dos ramos.

Se não se importa vou pôr a sua resposta, e esta minha também, no tópico Teixeira, Concelho de Celorico de Basto

Explico como surge este nome domingos de magalhães e das presumíveis mães e pais:

Num assento de baptismo (maximinos, braga, 1886) o
Indíviduo baptizado era filho de antónio de magalhães, nascido em arnóia, celorico de basto e neto paterno de domingos teixeira de magalhães e de maria joaquina.

Busca óbvia foi a de procurar algum antónio filho de domingos teixeira de magalhães e de maria joaquina.

Em microfilme, a forma mais entediante de pesquisar estas coisas descubro o baptismo dum antónio (arnóia, 1845).
Era filho de domingos de magalhães de fermil de veade e de maria joaquina. Note-se que não consta o teixeira.
Neto paterno de manuel martins e de rosa.
Neto materno de manuel dos santos e de maria teresa.
Depois descubro o baptismo de outro filho de domingos de magalhães e de maria joaquina em 1843.
Novamento neto materno e paterno dos mesmos.
A confusão está lançada ao encontrar em 1844 (entre os outros dois baptismos) um filho de domingos de magalhães e de maria joaquina:
A complicação vem de este filho intermédio do domingos de magalhães e da maria joaquina (filha de manuel dos santos e de maria teresa) ser neto paterno de josé de magalhães e de rosa teixeira
Complico mais a questão ao encontrar, na mesma localidade e freguesia, por volta de 1820 três filhos de um domingos de magalhães de fermil e de uma tomásia alves.
São netos paternos de josé de magalhães e de rosa teixeira.

Quando finalmente descobri o óbito de um domingos de magalhães este casara três vezes:
Com tomásia alves
Com maria joaquina
Com claudina coelho
No óbito é filho de manuel martins e de rosa.

Acabei por nunca ter tido tempo para procurar os casamentos e o seu nascimento

Posto isto tudo não sei se se chamava domingos teixeira de magalhães ou somente domingos de magalhães.
Noto no entanto que concomitantemente era filho de manuel martins e de rosa ou de josé de magalhães e de rosa teixeira.
Ignoro até, e por conseguinte, se os seus presumíveis apelidos seriam provenientes dos pais.


Atentamente
NISGM»

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#13875 | jnt | 07 dez 2001 12:32 | Em resposta a: #7882

A minha ascendência Teixeira é de Celorico de Basto.
Procuro relação de alguma família com os nomes: Aires Teixeira, Júlia Teixeira, Calos Teixeira, Américo Teixeira.
Agradeço eventuais respostas.
JNT

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#13893 | NISGM | 07 dez 2001 17:53 | Em resposta a: #1785

Pessoalmente e cf. descrito aqui no tópico, n~~ao tenho grande informação para dar.
apenas surge aquele apelido em assentos de 1886 e 1945, mas não confirmado.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#41143 | NISGM | 06 mai 2003 16:57 | Em resposta a: #1785

este Domingos poderá ter nascido em 1796 em Fermil de Molares, Celorico de Basto,e ser filho, como descrevo no tópico "Magalhães complicado em Braga e Celorico", de José de Magalhães e de Rosa Teixeira e neto pela parte paterna de Manuel Leite e Antónia de Magalhães da freguesia de S. Romão do Corgo e pela parte materna de José Teixeira e Ana Lopes da freguesia de Vale do Bouro. Foram padrinhos da criança Domingos Lopes e o padre João Teixeira, pároco de S. Romão do Corgo.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#133614 | pena | 09 nov 2006 15:56 | Em resposta a: #7788

a minha avó era Maria teixeira casada com Francisco Carvalho de Santa Tecla-Celorico de Basto

Resposta

Link directo:

Celorico Basto, Tecla, TEIXEIRAS E MOTAS

#143907 | Cristina C | 13 fev 2007 17:16 | Em resposta a: #13875

Caríssimos,

Não pude avançar nas minhas pesquisas genealógicas devido aos custos mas talvez tenha sorte de encontrar nesta comunidade alguém com antepassados em comum.

No concelho de Celorico de Basto, meus ascendentes são TEIXEIRA, MOTA PÔÇAS e OLIVEIRA. Se por acaso alguém tem estes sobrenomes na árvore, pode se trocar informações.

Na minha genelogia surge: Delphina da Motta, filha de Joaquim Marinho e Balbina da Mota, que casou com Joaquim Teixeira Poças. Ela natural da freguesia de Borba da Montanha e ele da de Moreira, ou Sta Maria de Moreira do Castelo. Tiveram ao menos uma filha, natural de Moreira, de nome Adelaide Teixeira Poças. Joaquim, da de Moreira, é filho de Domingos Teixeira e de Maria da Silva.

Noutro ramo surge Rosa de Oliveira, da freguesia de Infesta, que tem um irmão, António de Oliveira. Ambos são filhos do casal José de Oliveira e Maria Tomásia Teixeira. Rosa casou com Rodrigo Teixeira, exposto na Roda e baptizado na freguesia d S pEdro de Britelo. Tiveram ao menos um filho: António Teixeira, natural da freguesia de Tecla, onde os pais terão casado. Este filho nasceu em 1883.

Por acaso há por aí um parente ou alguém que tenha se deparado com estes nomes?

Muito agradecida!
Cristina C

Resposta

Link directo:

RE: Celorico Basto, Tecla, TEIXEIRAS E MOTAS

#145942 | Cristina C | 28 fev 2007 18:48 | Em resposta a: #143907

Reforço o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#146011 | FGJ | 01 mar 2007 01:20 | Em resposta a: #13875

Peço, a quem puder, que me informe sobre a ascendência de JERONYMO TEIXEIRA BOAVISTA, natural de Celorico de Basto, conhecido no Brasil do século 19 como Comendador Boavista.
Desde já agradeço a atenção q possam me dispensar.
FREDERICO GRINBERG JUNIOR em 28/2/2007 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT; Quingentole-IT; Sermide-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)
e LAURIA (BR/ITALIA/PORTUGAL).

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#156326 | Mousinho | 16 mai 2007 19:20 | Em resposta a: #3884

Procuro a familia de meu avô , de nome José Justino Leite Teixeira, nascido em data de 22/11/77, natural de Celorico de Basto, filho de José Leite de Oliveira e Maria Teixeira Lopes . Eram seus irmãos: João, Joaquim, Emilia e Avelino.
Agradeço antecipadamente por qualquer informação.
J.Mousinho Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#227900 | NISGM | 29 abr 2009 00:05 | Em resposta a: #41143

Em pesquisa na Torre do Tombo Online identifico a Diligência de habilitação de João Teixeira Álvares de Carvalho (padre) com a cota PT-TT-TSO/CG/A/8/2/2908.

O Documento data de 1772 e o clérigo, natural de S. Romão do Corgo, termo de Celorico de Basto, era filho de Manuel Rebelo Leite e de Verónica Álvares Barreira.

Será que o avô paterno do Domingos Teixeira de Magalhães referido supra seria este Manuel Rebelo Leite (que teria tido pelo menos um outro casamento com Antónia de Magalhães)?

Claro que não procuro uma opinião impressionista, mas sim fundamentação documental, que não tenho. E é bem possível que nada tenham uns a ver com outros.


Sobre este Domingos Teixeira de Magalhães veja-se ainda http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=226860

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#270844 | portugalMS1 | 17 fev 2011 23:30 | Em resposta a: #146011

A minha avó chamava-se Eufrasia Teixeira Boavista e o meu avó Avelino da Silva, de Codeçoso, Celorico de Basto.
Meu pai falava muito do Jeronimo Teixeira Boavista.

Gostava de saber mais dados da familia...

O meu nome é Manuel da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#271107 | FGJ | 21 fev 2011 20:57 | Em resposta a: #270844

Prezado MANUEL DA SILVA,Nada sei sobre tal família.
Sugiro escrever para o COLÉGIO BRASILEIRO DE GENEALOGIA e pedir q lhe indiquem algum genealogista q estude TEIXEIRA BOAVISTA.
Saudações,
FGJ

Resposta

Link directo:

Teixeira, Celorico de Basto

#427724 | bia2222 | 05 out 2020 01:40 | Em resposta a: #146011

Eu sei que esse post ja tem anos... mas por acaso encontrei o certificado de óbito do jeronymo aqui em casa... ele era meu tataravô. Ele morreu em 1922 com 81 anos de idade... viuvo de Maria Thereza Leite Boavista, natural de Portugal.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 17:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen