Lobo da Gama, Lobo de Sampaio - Tânger

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia

Lobo da Gama, Lobo de Sampaio - Tânger

#17881 | rmfrp | 02 mar 2002 00:01

Boa noite.

Procuro informações sobre a origem da família Lobo de Sampaio, de Tânger.

Ao consultar o nobiliário de Manso de Lima verifiquei que nele constam, na parte dedicada à família Lobo mas desligados do tronco, Tomásia Lobo e seu marido Diogo Fernandes de Sampaio (erradamente indicado como Manuel), que terão nascido cerca de 1560 e dos quais apenas tenho documentado um filho, João Lobo de Sampaio, que casou e teve descendência em Tânger.

Este nobiliário diz ser Tomásia Lobo filha de um N... Lobo da Gama que viveu em Tânger, sendo ainda indicados os nomes de um irmão de Tomásia, Bento Lobo da Gama, que "foi secretário da Junta de Coudelaria", e uma filha de Tomásia Lobo, D. Joana Lobo da Gama, "mulher do Desembargador João Cardoso Leitão, filho de Simão Cordeiro".

Manso de Lima enquadra ainda nesta família Diogo Lobo Pereira, Governador de Loulé no início do século XVIII, à qual de facto pertencia, se bem que não estabeleça o parentesco correcto.

Algum dos participantes tem informação relativa a estes Lobos?

Agradeço desde já qualquer informação.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Lobo da Gama, Lobo de Sampaio - Tânger

#17886 | LSV | 02 mar 2002 00:22 | Em resposta a: #17881

Caro Rui Pereira

Um pouco à pressa porque estou de saída posso adiantar-lhe que João Lobo de Sampaio, fº de Diogo Fernandes de Sampaio e de Tomázia Lobo (moradores em Lisboa) casou em Tânger a 2.8.1618 com Isabel Alvares Pereira fª de Jerónimo Borges e de Ana Roiz Pereira (já defunta), sendo ttªs Diogo Camelo, Duarte Borges, Francisco Leote. (registos paroquiais da Sé de Tânger).
Amanhã vou tentar dar-lhe mais notícias
Um abraço
Luís Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Lobo da Gama, Lobo de Sampaio - Tânger

#17888 | rmfrp | 02 mar 2002 00:38 | Em resposta a: #17886

Caro Luís Soveral Varella:

Já tinha conhecimento do registo do casamento de João Lobo de Sampaio e Isabel Álvares Pereira, que são meus 12os. avós.

O facto de Diogo Fernandes de Sampaio e Tomásia Lobo serem dados nesse registo como moradores em Lisboa levou-me a pensar que João Lobo de Sampaio seria o primeiro da família em Tânger, mas as informações de Manso de Lima sugerem que talvez não seja assim.

A verdade, porém, é que na primeira metade do século XVII já existiam "Lobo de Sampaio" em Estremoz, sem que eu saiba como lá chegaram - se é que são da mesma família.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Lobo da Gama, Lobo de Sampaio - Tânger

#76930 | Lobo | 10 nov 2004 14:58 | Em resposta a: #17881

Caro Rui Pereira

Desde 2.03.2002 até agora conseguiu qualquer informação suplementar? Os Lobo da Gama ou Gama Lobo interessam-me muito por laços familiares.

Ficar-lhe-ei muito grato se me der alguma "dica" sobre os Gama Lobo alentejanos, particularmente os que vêm de Olivença.

Com os melhores cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Lobo da Gama, Lobo de Sampaio - Tânger

#76956 | jliberato | 10 nov 2004 19:56 | Em resposta a: #76930

Caro A. de Sepúlveda,
Encontrei há tempos um Lobo Infante português em Zafra, Espanha.
Ver tópico "famílias de Zafra".
Cumprimentos
Jliberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Lobo da Gama, Lobo de Sampaio - Tânger

#76967 | rmfrp | 10 nov 2004 22:38 | Em resposta a: #76930

Caro A. de Sepúlveda:

Infelizmente pouco mais consegui descobrir sobre a origem dos meus Lobos. No entanto, na Chancelaria de D. Filipe III há uma mercê de 1622 a João Lobo de Sampaio, filho de Diogo Fernandes de Sampaio - com estes dois nomes, são claramente as pessoas que pesquiso - em que se diz que a Diogo tinha sido feita em 1602 uma mercê por casar com Catarina Lobo, filha de João Varela. Catarina, e não Tomásia. Serão Catarina e Tomásia a mesma pessoa, estando um dos documentos errado? Terá Diogo Fernandes de Sampaio casado duas vezes? Com duas irmãs? Não sei.

É interessante verificar que João Varela teve um ofício em Tânger, o que sugere que, mesmo morando em Lisboa à data do casamento do filho João, Diogo Fernandes de Sampaio e Tomásia/Catarina Lobo poderiam ser originários de Tânger, o que imediatamente coloca a questão de um possível parentesco com os outros ramos Lobo existentes em Tânger na mesma época.

O que me foi possível confirmar foi que na descendência de Diogo Lobo Pereira (por mim referido na mensagem com que abri este tópico) há algumas pessoas que usaram "Gama Lobo" nos séculos XVIII/XIX, não tendo eu encontrado qualquer justificação para o uso do apelido Gama.

Sobre os Lobo da Gama que são referidos por Manso de Lima como sendo do mesmo ramo dos meus nunca cheguei a obter informação.

A pista de Estremoz, dois irmãos Lobo de Sampaio que encontrei nas habilitações para ordens eclesiásticas do Arquivo Distrital de Évora, revelou-se infrutífera: a ligação Lobo-Sampaio não é a mesma.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Lobo da Gama, Lobo de Sampaio - Tânger

#76994 | Lobo | 11 nov 2004 09:57 | Em resposta a: #76967

Caro Rui Pereira

Agradeço a sua mensagem. Pode ser que da união de esforços possamos esclarecer a situação.

Com os melhores cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Lobo da Gama, Lobo de Sampaio - Tânger

#76995 | Lobo | 11 nov 2004 09:59 | Em resposta a: #76956

Caro Jliberato

Agradeço a sua mensagem. Ainda não fui ver ao tópico que refere. Vou fazê-lo de imediato.

Com os melhores cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 03:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen