Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

#17944 | valadares | 03 mar 2002 11:33

Por algumas gerações, a linhagem cristã-nova dos “Veiga” foi uma dinastia de médicos palacianos. O Dr. Tomás da Veiga foi médico dos “Reis Católicos”, o seu filho, Dr. Rodrigo da Veiga, foi médico de D. Manuel, dentre outros “Veiga” médicos palacianos. Mestre Tomás da Veiga casou-se com Constança Coronel, de outra família de cortesãos espanhóis, cujo tronco foi Abraham Senior, último Rabino-mór de Castela, que junto a sua família convertera-se ao Catolicismo, em 1497, tomando para si e para os seus descendentes o apelido Coronel, que estava extinto em Espanha.
Como não conheço nenhuma genealogia completa dos “Coronel” e dos “Veiga” resolvi esboçar uma, baseado nas informações que possuo, e que submeto a crítica e as sugestões dos participantes deste “forum”, sabendo que ela está longe da forma final. Ei-la:


I – Abraham Senior, último Rabino-mór de Castela, n. em Segóvia (1412-1493). Conselheiro da rainha Isabel, encarregado das finanças do país. Forçado, converteu-se ao catolicismo, adotando o nome “Fernán Núñez Coronel”, sendo batizado no Monastério de Guadalupe, em 15 de junho de 1492, apadrinhado pelos “Reis Católicos” e pelo cardeal Mendoza. Pai :

1 (II) – Solomon b. Abraham, i.é Juan Pérez Coronel, que segue.
2 (II) – Iñigo López Coronel, que segue.
3 (II) – Uma filha, que segue.
4 (II) – Um filho, que segue.
5 (II) – Dr. Pablo Coronel, professor de hebraico em Salamanca.

II – Solomon b. Abraham, i.é Juan Pérez Coronel, prefeito (mayor) de Segóvia (em 1495), c.c. Maria de Castro de Leão, pais de :

1 (III) – Nicolau Coronel, que segue.
2 (III) – D. Pedro de Castro, abade.
3 (III) – Maria Coronel, c.c. António de Leão (primo), c.g.

III – Nicolau Coronel, físico da rainha Isabel c.c. Joana de Castro (prima), pais de :

1 (IV) – Anna c.c Ruy de Niza (Geração: os Mesquitas da Casa de Lordelo, em Vila Real, Portugal).
2 (IV) – Brites Vaz Coronel c.c. Diogo Castro do Rio (Geração: Viscondes de Barbacena).
3 (IV) – Leonor c.c Dr. Leonardo Nunes, físico-mór de João III (geração: Correios-mores de Portugal).
4 (IV) – Catarina c.c. Francisco Taveira, c.g.

II – Iñigo López Coronel, secretário dos “Reis Católicos”, prefeito (mayor) de Segóvia, falecido em 1522. Pai de :

1 (III) - Tristão Reymão Coronel [avô ? de António Gomes de Elvas Coronel, ancestral dos Correios-mores de Portugal].

II – Uma filha, c.c. Rabino Meir Melamed, i.é Juan Pérez Coronel, falecido em 1499, c.g.

II – Um filho [por hipótese]. Pai de :

1 (III) – Constança Coronel, que segue.

III – Constança Coronel, c.c. Mestre Tomás da Veiga, médico de câmara dos “Reis Católicos”. Pais de:

1 (IV) – Mestre Rodrigo da Veiga, que segue.

IV – Mestre Rodrigo da Veiga, médico de câmara de el-rei D. Manuel, pai de :


Agradeço qualquer sugestão,

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

#17972 | alentejo | 03 mar 2002 23:27 | Em resposta a: #17944

Caro Paulo,

O facto de Diogo de Castro do Rio ter casado na família Coronel é novidade para mim. tenho-o casado com D. BEATRIZ VAZ, falecida na Quinta de São Silvestre, junto a Coimbra, a 04-X-1580, e que contribuiu com 6.000 cruzados para a passagem a Marrocos preparada por D. Sebastião, filha de Duarte Tristão, flamengo, rico comerciante lisboeta que entre 1509 e 1511 comprou especiarias na Casa da Índia num valor que excedeu os seis milhões de cruzados, e de sua mulher Maria Francesca.

Retirou esse "entrocamento" de algum documento coevo? ou é informação de nobiliário manuscrito?
Cumprimentos,

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

#17973 | alentejo | 03 mar 2002 23:35 | Em resposta a: #17944

Mais uma informação que refere uma irmã de Beatriz Vaz.

No Memorial Histórico ou Colecção de Memórias sobre Oeiras, vol. II, pode ler-se a págs. 135 o seguinte: “5ª Quinta = Dita que foi de Leonor Francesca, Dona viúva de Diogo Gil, sita no Reguengo de a-par-de Oeiras (12-XII-1575). A qual Quinta, com outras fazendas, ela dita Leonor Francesca, Vinculou em Morgado e duou a seu sobrinho Duarte de Castro do Rio (25-V-1576) e ficou em seus descendentes até D. Marta de Castro. Desta passou para o Visconde de Barbacena e seus descendentes e destes para o Marquês de Pombal”.

Este Duarte de Castro do rio, foi filho de Beatriz Vaz e de Diogo de Castro do Rio. Acérrimo defensor do prior do Crato foi executado na Ilha Terceira (cf. Sentimentalismo e História, de Camilo Castelo-Branco)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

#18137 | valadares | 06 mar 2002 11:23 | Em resposta a: #17973

Caro Dr. Borrego:
Saudações ! Fiquei feliz em ter um contato contigo. O Dr. Dória recomenda muito os seus trabalhos. Como estou fora do meu domicílio. Quase duzentos Km distante dele. Não tenho comigo as informações corretas. Mas acredito que estas informações foram retiradas do genealogista vilarealense, Julio Teixeira, no seu trabalho sobre as famílias de lá, principalmente a Niza de Mesquita. Como já adiantei, sei muito pouco da genealogia do Rabino espanhol, estou tentando criar uma, principalmente para verificar a posição parental de Constança Coronel, ancestral de algumas famílias brasileiras. Além deste material, estou com algum de procedência israelense e levantando alguma coisa de Espanha. Muito obrigado pelas informações constantes de sua resposta.
Atenciosamente,

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógi

#18344 | doria_gen | 10 mar 2002 21:43 | Em resposta a: #17973

Agradecendo ao Paulo Valadares pela referência amável, aproveito para perguntar ao prezado amigo Nuno Borrego como posso adquirir seu recente livro s/ as famílias alentejanas.

E fico na oitiva - desde que descendo destes Castros do Rio, no ramo dos Dias de Meneses que se fixa na Bahia. (Outros descendentes; Chico Buarque de Holanda, Clementino Fraga Filho, vários Novises, muita, muita gente na Bahia e no Brasil todo.)

fa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

#18345 | gonçalo calheiros | 10 mar 2002 22:00 | Em resposta a: #18137

Caro Sr.
Na ascendencia de minha mulher existe um Dr.João de Ornellas Gamboa,F.C.R.em 1/05/1683,e falecido em 1708 em Beijós,Carregal do Sal,casado com uma D.Joana da Veiga.É filha de Manuel Roiz da Veiga,por sua vez filho de Luis Roiz da Veiga e neto de Simão Roiz da Veiga c.c.D.Antónia de Sousa e Mello,que suponho ser da zona de Viseu.Curiosamente exerceram o cargo de Correios-Mores desta cidade.Nâo serâo dos mesmos?
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógi

#18476 | valadares | 13 mar 2002 16:21 | Em resposta a: #18344

Caros, Calheiros e Dória:
Saudações ! Desculpem-me o atraso da resposta. È que só vejo este sítio as quartas-feiras e domingos. Confirmando: a maioria destas informações que coloquei em discussão, vieram do segundo volume do livro de Júlio Teixeira sobre as famílias vilarealenses. Como já escrevi, ainda estou organizando a descendência do rabino Abraham Senior.
1) Para o Sr. Calheiros. Não tenho elementos para confirmar ou negar o parenstesco destes Veigas com os da dinastia médica.Mas estarei atento se surgir novas informações.
2) Para o Dr. Dória. É um prazer reencontrá-lo. Acabei de ler o seu livro, sobre a Catarina Paraguassú, parabéns mais uma vez.


Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógi

#18766 | alentejo | 21 mar 2002 18:18 | Em resposta a: #18344

Meu caro Francisco,


Vou-lhe enviar 1 livro de Portalegre. A morada que tenho é antiga, talvez com 10 anos qdo trocámos as 1.ªs impressões, que é a Univ. Federal do RJ. Diga se prefere q envie para outro lado. Hoje falou-me o Cau Barata, que não consegui antender por estar em reunião, a propósito da reedição (parceria Tó Mattos e Silva, Lourenço Correia de MAtos, nosso ilustre e brilhante confrade no fórum, e minha), do livro Privilégios da Nobreza e Fidalguia de Portugal, do dr. Luís da Silva Pereira e Oliveira. Esta obra interessa de sobremaneira ao Brasil colonial.

o meu mail é nunoborrego@iol.pt

Grande abraço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga&"

#47889 | SEBROF | 17 set 2003 12:22 | Em resposta a: #17972

Caro Senhor

Sou leigo nestas andanças.Tenho uma certidão de uma parte da minha familia que gostava de aprofundar que passo a descrever:-

baptismo 1873 de Antonio em Lisboa
filho de Manuel Henrique Serrão da Veiga tenente regimento infantaria nr. 10, natural de Elvas e de D.maria da Gloria Amalia Serrão da Veiga natural do bispado do Algarve,neto paterno de Tristão maria Toze Serrão da Veiga(1803?) e de D.Maria do carmo Ana xavier da Silva, materno de Pedro da Conceição e de D.Anna Frazão da Veiga
Pensa que se pode estabelecer alguma ligação

Muito obrigado pela sua resposta

Cumprimentos
José Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

#47990 | SEBROF | 18 set 2003 12:30 | Em resposta a: #17944

Caro Senhor

Sou leigo nestas andanças.Tenho uma certidão de uma parte da minha familia que gostava de aprofundar que passo a descrever:-

baptismo 1873 de Antonio em Lisboa
filho de Manuel Henrique Serrão da Veiga tenente regimento infantaria nr. 10, natural de Elvas e de D.maria da Gloria Amalia Serrão da Veiga natural do bispado do Algarve,neto paterno de Tristão maria Toze Serrão da Veiga(1803?) e de D.Maria do carmo Ana xavier da Silva, materno de Pedro da Conceição e de D.Anna Frazão da Veiga
Pensa que se pode estabelecer alguma ligação

Muito obrigado pela sua resposta

Cumprimentos
José Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

#64320 | nuno27 | 06 mai 2004 22:22 | Em resposta a: #17944

Caro Paulo Valadares,
Tenho antepassados VEIGA, da região de Tomar, que não sei onde entroncam:

1- Isabel da Veiga (c.1580) c.c. João Tomás (c. 1580), viveram na freguesia de S. Pedro da Beberriqueira, conc. Tomar.
Tiveram:
----
2- Cristóvão da Veiga (c. 1610), Escrivão, viveu na Praia do Ribatejo e Constância. 1ª vez c.c. Isabel de Azevedo, 2ª vez c.c. Leonor Vicente Pinhão.

2- João Tomás (c. 1615), c.c. Luísa Manuel (c. 1620), viveram na freguesia de S. Pedro da Beberriqueira, conc. Tomar.
Tiveram:
---
3- António Tomás (c. 1645), teve Carta de Cirurgia, doada por D. Afonso VI em 1672. C.c. Maria Garcia, viveram na freg. de S. Pedro da Beberriqueira, c. g.

3- Maria da Veiga (c.1650), c.c. Manuel Rodrigues. Tiveram:
---
4- Pe. João da Veiga (c. 1690, freg. S. Pedro da Beberriqueira).

A título de curiosidade, existiu em Tomar, até à conversão forçada, uma relevante comunidade judaica, sendo a sinagoga dessa cidade seu testemunho.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

#64469 | nuno27 | 08 mai 2004 11:14 | Em resposta a: #17944

...

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

#327560 | deborabb | 18 abr 2013 00:10 | Em resposta a: #64469

Jerônimo Veiga, cc Maria da Cunha, filho de Estácia Antunes e Belchior Costa da Veiga, pai de Balthazar Costa Veiga, seria também desse mesmo tronco?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

#327614 | GoldenDays | 18 abr 2013 22:48 | Em resposta a: #17944

Boa Noite,

Por acaso "tropecei" hoje neste tópico e alguns dias atrás tinha "tropeçado" nos ascendentes de um apelido "Coronel" num site francês que nos leva até 1386 e famílias judias. A curiosidade é que verifiquei que alguns dos nomes estão referenciados e são comuns a ambos os tópicos.

Assim sendo (e porque nada directamente me liga ao assunto) aqui deixo o link a quem possa interessar:

http://gw0.geneanet.org/bernatelnobi?lang=en&m=D&p=x+.......&n=seneor&sosab=10&color=&t=A&v=14

Para entrar no referido site é necessário fazer o respectivo registo que é gratuito.

Cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Coronel" e "Veiga": Esboço genealógico

#346207 | ruimendes | 13 mai 2014 12:22 | Em resposta a: #17972

Viva,

Pergunto se este "Duarte Tristão, flamengo, rico comerciante lisboeta que entre 1509 e 1511 comprou especiarias na Casa da Índia num valor que excedeu os seis milhões de cruzados, e de sua mulher Maria Francesca", pais de D. Maria Vaz, mulher de Duarte Castro do Rio, teria alguma coisa a ver com Jozepe Cayro, que em 1497 era Tabelião dos Judeus em 1515 se chamava Duarte Tristão .... há quem associe os dois ....

Resposta

Link directo:

Famílias

#385206 | Conde | 08 out 2017 13:26 | Em resposta a: #17944

Manuel da Veiga Serrão, de Redondo, casado om Antónia Teresa, foi Pai de João a Veiga "O Passaricos", n. Redondo. casou 3 vezes na Matriz de Redondo a 1ª a 8.1.1775 com Maria do Carmo Falardo, a 3ª a 10.2.1793 com Josefa Maria de Figuera de Borgos, Nª SRª da Conceição de Badajoz filha de Juan Garcia e de sm. Francisca Miz. Begana. Do 3º casamento nasceu Bento Maria da Veiga que casou duas vezes também. Serão da mesma família? Alguém conhece?

Resposta

Link directo:

Famílias

#385398 | Samuel C O Castro | 16 out 2017 17:24 | Em resposta a: #17944

Prezado Paulo Valadares,

Em sua mensagem inicial, citas este trecho:

"III – Nicolau Coronel, físico da rainha Isabel c.c. Joana de Castro (prima), pais de :

1 (IV) – Anna c.c Ruy de Niza (Geração: os Mesquitas da Casa de Lordelo, em Vila Real, Portugal).
2 (IV) – Brites Vaz Coronel c.c. Diogo Castro do Rio (Geração: Viscondes de Barbacena)".

Na mensagem seguinte, o colega Nuno Borrego, o questiona a respeito da divergência da ascendência da citada Brites Vaz (Beatriz Vaz). E ele complementa informações na 3a. mensagem.

Na 4a. mensagem, informas que estava em viagem e longe de seus apontamentos.

A confirmação desta informação, me poderá ser extremamente útil, portanto, se puderes fazer a gentileza de esclarecer tal dúvida, citando possíveis fontes bibliográficas de onde coletaste tais dados, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Se por acaso tiveres a ascendência da Joana de Castro (c. c. Nicolau Coronel), e puder me informar, agradeço.

Meus agradecimentos. Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Famílias

#442051 | Jorgeignacio | 16 jul 2022 20:37 | Em resposta a: #17944

Estimado Paulo Valadares,

Le agradezco mucho si tienes una referencia bibliográfica que soporte la linea genealógica que anuncias en el foro de la familia del médico Nicolau Coronel, a sus padres e hijos. Estoy necesitando esa referencia para soportar un informe genealógico de la linea Coronel en Colombia.

Muito obrigado

Jorge Saldarriaga

Resposta

Link directo:

Famílias

#449541 | Aboaccon | 18 ago 2023 08:25 | Em resposta a: #17944

Thanks for the info here. https://tiny-fishing.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 02:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen