Família THEMUDO BARATA

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família THEMUDO BARATA

#1818 | 19466 | 19 jan 2001 19:21

Gostaria de entrar em contacto com quem iniciou a construção da árvore genealógica desta família (Algum familiar de Filipe José Freire Themudo Barata?). Há nela alguns dados menos correctos que terei todo o gosto em esclarecer.

Caso prefira poderá contactar-me pessoalmente por e-mail:

serpabrandao@hotmail.com

Cumprimentos
Francisco Serpa Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#3394 | JMBM | 15 abr 2001 19:42 | Em resposta a: #1818

Caro Francisco Serpa Brandão
Estou a tentar fazer a árvore dos themudos , themudos baratas ... é uma tarefa gigantesca , mas com paciência penso que um dia vou lá chegar.
gostaria de lhe mostrar o que tenho , pois pode ter interesse para si.
o meu contacto : jmbm@netcabo.pt
José Manuel Bela Morais ( a minha mãe era themudo barata )!

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#3397 | Vasco Jácome | 15 abr 2001 21:54 | Em resposta a: #3394

Caro José Manuel Bela Morais

Suponho que já conhece o que é dito na Árvore Nº 1 dos “Costados”, de D. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa (CGVS nas “fontes” deste site)? Aí é referida a família Temudo Barata, oriunda de Alcains (Baratas) e Esgueira e Aveiro (Temudos). Vai até aos bisavós do Coronel Filipe José Freire Themudo Barata.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#3398 | JMBM | 15 abr 2001 22:42 | Em resposta a: #1818

Caro Vasco Jácome
sim conheço essa página dos costados.
obrigado de qualquer maneira.
josé manuel bela morais.

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#3400 | GML | 15 abr 2001 23:26 | Em resposta a: #3398

Caro Primo JMBM,

Escrevo só para lhe dar as boas vindas ao Forum de genealogia do Sapo.

Um abraço,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#3403 | 19466 | 16 abr 2001 05:39 | Em resposta a: #3394

Caro José Manuel,

Presumo que seja filho de D.Maria Emília Themudo Barata Ivens Ferraz e de Adelino Bela Morais. Assim, será meu parente também! Como já referi neste site - ver «Família Freire Themudo» - estou a reunir elementos sobre esta família para obra a publicar sobre a vida e a família do Arcebispo de Braga D.Frei Caetano Brandão. Terei todo o gosto em o contactar pessoalmente dando-lhe conta do projecto.

Francisco Serpa Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#3405 | Vasco Jácome | 16 abr 2001 11:47 | Em resposta a: #3403

Caro Francisco Serpa Brandão

Se está a preparar um trabalho sobre a vida e obra de D. Frei Caetano Brandão (seu parente?), não deixe de consultar, se é que não o fez já, as “Memórias Particulares”, de Inácio José Peixoto. O livro está amplamente anunciado em www.adb.pt.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#3409 | 19466 | 16 abr 2001 18:30 | Em resposta a: #3405

Caro Vasco Jácome:

Obrigado pela informação, mas tenho já esse curioso livro.

Cumprimentos
Francisco Serpa Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#3438 | LAV | 17 abr 2001 17:10 | Em resposta a: #1818

Quanto aos Themudos, tenho um 8° avô que se chamava Simão Dias Themudo, Dr. familiar do Santo Ofício (1674), casado com D. Filipa de Gouvêa Rangel, filho de Pedro Fernandes Themudo (este tinha irmão Lic. Frei Clemente Fernandes Themudo - comissário do Tribunal do Santo Ofício) e de Isabel Simões.

Filho deste casal Simão/Filipa foi filho Afonso de Gouvêa Themudo, FSO (1731), do casal de Pedro Vaz, freg. da Ega, concelho de Condeixa-a-Nova. CG

Cumprimentos

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#8355 | Cau Barata | 28 ago 2001 23:19 | Em resposta a: #1818

CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA

Rio de Janeiro, 28.08.2001

Ilustres pesquisadores da Família Barata:

Sou o autor do Dicionário das Famílias Brasileiras, mencionado por Antono Antunes, e membro da Família Barata, que venho pesquisando há pelo menos 30 anos. Embora meu ramo, como e de todos vocês, pertença a regiões de Oleiros, Tomar, Alvaro, Alcains, etc., minha família chegou no Brasil por volta de 1780. Isto não me impediu de continuar pesquisando os Barata, em suas raízes lusitanas, onde fiquei estacionado na mencionada Leonor Esteves Barata, de meados do séc. XV.

Evidentemente, com muita alegria, tenho interesse em trocar informações e, ao mesmo tempo, obter as atualizações de suas genealogias, desde seus patriarcas mais longínquos até hoje.

Com relação as origens da Família Barata, parte dela acabo de ver que foi graciosamente utilizada pelos organizadores da Geneall, o que me deixa honrado, transcrevo o que escrevi naquele verbete:

Sobrenome, possivelmente tomado de uma profissão: o comerciante, o negociador. Em Portugal, barata, antigo título de dívida; contrato; permuta. Em Itália, baratta, do verbo «barattare», cambiar, comprar e revender. Consta da bibliografia genealógica corrente que a família Barata, de Portugal, tem sua origem, mais remota em França. Tal versão decorre do fato de que o Brasão de Armas da família Barata, de Portugal, é idêntico ao da família Barate, da França (os Barates de Canteloup, Normandia). Há uma outra versão (conforme uma Memória conservada por José de Mello, de Arganil), de que os Baratas portugueses seriam oriundos do Reino de Aragão. Tal versão, todavia, não conflita com a anterior, já que Aragão era um reino ibérico, na fronteira com a França, junto aos Pirineus. Em França, documentou-se no séc. XII, Poncius Barate [Montpelier, c.1150], Pierre Barate [Nomenque, 1183]. Ainda em França, em 1279, quando do testamento do barão de Rozet, foi testemunho B. Barate. Na Itália, difundiu-se por todo o norte, na forma Baratta. Documentado em Gênova [1150]. Em Portugal, documentou-se, nas inquirições do Rei Afonso III, de 1236, um Pedro Barata, proprietário do Casal de Folgasela de Cima, na Comarca de Viseu. Entretanto, a genealogia desta família, traçada com segurança e bem documentada, tanto em Portugal como no Brasil, procede de Leonor Esteves Barata (oriunda da Sertã, na Beira Baixa, e instituidora de uma Capela para seus descendentes), que estimamos ter nascido por volta de 1465. Deixou numerosa descendência do seu casamento com Álvaro Afonso Lameira (Manso Lima, Tít. Barata).

Brasil:
Na Bahia, entre outros, registramos três ramos: I - os Barata de Almeida (v.s.); II - os Amado Coutinho Barata: procedentes de Manuel Coelho Amado (Coutinho Barata), casado, c.1785, com Joaquina de Sant’ana do Sacramento. O casal se estabeleceu em Salvador; e III - os Gonçalves Barata: que procedem de Júlio César de Vasconcelos Barata, casado, c.1852, com Ana Joaquina Gonçalves. Esse grupo se estabeleceu, parte em Salvador, e, parte, em Caravelas. Deste último ramo, procedem Dr. Júlio de Carvalho Barata, Ministro do Trabalho, e Fernando de Carvalho Barata, Secretário de Educação do Rio de Janeiro.

Em Mato Grosso, registra-se a família do capitão Paulo Luiz Barata [c.1756, Tomar - a.1820], que deixou numerosa descendência do seu casamento, c.1800, em Mato Grosso, com Maria Francisca da Conceição.

Para o Pará, ver a família Barata Freire (v.s.).

Em Pernambuco, procede de Manuel Nascimento Barata [c.1755- ?], casado com Felipa Josefa de Jesus. Desta união descendem os Hilarião Barata, do Recife, que passaram para o Rio de Janeiro, por volta de 1810. São antepassados do Dr. Francisco Alvares Barata [29.11.1894, Rio, RJ -], médico, diplomado pela Faculdade de Medicina, RJ [1919]. Membro do Sindicato Médico do Rio de Janeiro. Com geração do seu cas. com Ercília Azevedo Castro. Ainda, em Pernambuco, registra-se José Carlos Barata Sobreira, nat. do Recife, Familiar do Santo Ofício [1774].

No Rio de Janeiro, entre outros, registramos quatro ramos: I – os Henriques Barata: procedentes de João Henriques Barata [nasc. Tomar]. Casado no Brasil, c.1741, com Rosa Maria de Valadares [nasc. RJ], estabelecidos em Tinguá, RJ; II - os Fernandes Barata (v.s.): procedentes de Manuel Fernandes Barata [n. Tomar], que passou ao Rio de Janeiro, antes de 1773, onde casou com Maria Ignácia do Nascimento [n. Rio de Janeiro, RJ]; III – os descendentes de Sebastião José Barata [nasc. Tomar], que passou ao Rio de Janeiro, onde casou, em 1791, com sua prima Ana Maria de Jesus [nasc. Jacutinga, RJ]; e IV - os Hilarião Barata: vindos de Pernambuco, que descendem de Felix José Hilarião Barata [n.c.1780, Recife, PE - 1838, RJ], casado em 1815, no Rio de Janeiro, com Bonifácia Rosa de Jesus (Macedo).

No Rio Grande do Sul, o ramo Sarmento Barata, procedente de Sebastião Teixeira de Sá Sarmento, nat. de Portugal, que deixou numerosa descendência do seu casamento, c.1844, com Júlia Mafalda da Costa Barata, nascida por volta de 1824. Segundo tradição corrente, este ramo é aparentado com o Marques de Pombal. Entre os filhos do casal, registram-se: Zeferino Sarmento de Sá Barata [1845, Portugal -], que passou ao Rio Grande do Sul, onde casou, em 1873, em São Gabriel, com Luiza Francisca Fernandes de Carvalho, nat. de São Gabriel. Filha de Cirino José de Carvalho e d Ana Cândida de Carvalho Farinha.

No Acre, encontramos Martinho Barata, de provável origem paraense, que, juntamente com João Gabriel de Carvalho e Melo, foi um dos primeiros povoadores do interior do Amazonas, já estando estabelecido na região do Vale dos Purus, em 1858 – rio em que se reuniam mais de 1.000 pessoas, vindas de pontos diversos (Castelo Branco, Acreania, 159).

Heráldica (de Portugal): em campo negro, três mãos direitas de ouro, postas com as palmas para fora e em roquete. Timbre: uma das mãos; (da Normandia): “de sable à trois mains dextres d'or 2 e 1”. Ainda, em Portugal, receberam Brasão de Armas: João Barata da Guerra Costa da Cunha (19.11.1782); João Macedo Pereira Coutinho Barata da Guerra (16.06.1784); Manuel José da Fonseca Barata (18.02.1787); Manuel Dias Barata de Carvalho (21.06.1802); e Francisco José Rodrigues Barata Freire (1801).

ESPERO PODER MANTER CONTATO COM TODOS VOCÊS.

Carlos Eduardo de Almeida Barata
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#8400 | Cau Barata | 29 ago 2001 22:49 | Em resposta a: #1818

Família Pereira de Souza Castilho Feyo

Ilustres integrantes da Família Themudo Barata, venho participado deste site, já com algumas contribuições nos temas Baltazar da Silveira, Barata, Themudo Barata. Marinho Falcão e Montanha, que já se encontravam sendo abordados nos tópicos gerais.

No entanto, acrescentei um novo tópico, referente à uma família, de Lisboa, da qual também descendo - família Pereira de Souza Castilho Feyo - sobrenome composto que assim passou ara o Brasil, estabelecendo-se no Norte, no Estado do Pará, e que se perpetuou por quatro gerações, até ser diluído por entre os sobrenomes Marinho Falcão, Barata e Chermont.

Repito aqui, os dados que registrei no novo tópico, afim de obter ajuda nesta questão genealógica:


CASTILHO FEYO - Família de origem portuguesa estabelecida no Pará.

A união dos dois sobrenomes teve princípio no Capitão Jacinto Corrêa Castilho, capitão-mor da Vila de Vimieiro, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo, que deixou descendência, em Lisboa, de seu cas., por volta de 1708, com Custódia do Sacramento Feyo.

Foram pais de Theresa Josepha do Sacramento Feyo, natural de Lisboa, freg. dos Mártires, que deixou geracão do seu cas. com João Pereira de Souza, nat. da Vila de Barreiro, freg. de Santa Cruz, Distrito de Lisboa, filho de Fernando Pereira Cardoso, Capitão de Ordenanças da Vila de Barreiros e proprietário do Ofício de Escrivão da Câmara, e de Antonia Pereira de Siqueira, nat. da Vila do Barreiro, freg. de Santa Cruz, Distrito de Lisboa.

Foram avós do cap. Manuel Joaquim Pereira de Souza Castilho Feyo [1733, Vila de Barreiro. freguesia de Santa Cruz, Distrito de Lisboa - 11.04.1787, Pará], que passou ao Brasil, estabelecendo-se no Pará.

Assentou Praça em Lisboa [21.09.1751]. Passou ao Pará, em 1753, como praça da Companhia de Granadeiros do 1.º Regimento da Cidade do Pará [Belém].

Nomeado para o posto de Ajudante de Sala do Governo do Estado. Cabo de Esquadra. Sargento do número de Granadeiros.

Capitão de Infantaria agregado ao Regimento do Coronel Álvaro José de Mendonça [Dec. 22.09.1763].

Sargento-Mor de Infantaria na Praça do Pará, com vencimentos do dito posto, com o exercício de Ajudante das Ordens do Governador e Capitão-General do Estado [Dec. 24.03.1767].

Tenente-Coronel do regimento de Infantaria da Cidade do Pará [1772].

Coronel Comandante do Regimento da Cidade de Belém [Decreto 22.08.1783]. Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo [Dec. 10.07.1767].

Deixou numerosa e importante descendência, do seu casamento, em 1761, no Pará, com Catarina Clara Cordeiro, filha de João Gomes Cordeiro, natural de Lisboa.

Entre os descendentes de Manuel Joaquim Pereira de Souza Castilho Feyo e de Catarina Clara Cordeiro, registram-se:

I - a filha, Ana Margarida Victoria Pereira de Souza Castilho Feyo [1762, PA - ], que foi a matriarca da família Marinho Falcão, do Pará.

II - a neta, Ana Joaquina de Mello [c.1780 -], que foi a matriarca da família Barata, do Pará.

III - o quarto neto, Carlos Eduardo de Almeida Barata, utor deste Dicionário das Famílias Brasileiras, que aqui escreve.

Grato pela atenção,

Carlos Eduardo de Almeida Barata
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#80666 | FIGUEIRA | 03 jan 2005 14:44 | Em resposta a: #1818

Olá!

Vamos lá a ressuscitar este tópico!

Um membro da família Barata,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#94184 | ppcouceiro | 23 jun 2005 17:29 | Em resposta a: #80666

Sou da mesma opinião do Nuno Figueira, vamos lá ressuscitar isto, que anda muito parado. Estou a completar um ficheiro da Família Themudo (Ramo de Cacia), onde tenho referenciados, cerca de 580 . Na semana passada estive nos Açores com o Álvaro Themudo da Ponte,descendente de Luiz Augusto da Silveira Freire Themudo que me deu dados, os quais terei imenso gosto de partilhar, sobre todo o seu ramo. No próximo Domingo irei encontrar-me em Ponta Delgado com um outro Themudo também deste ramo. Os Themudo Valadão dos Santos da Ilha Terceira também aqui entram.

Saudações

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

THEMUDOS

#94187 | José | 23 jun 2005 18:10 | Em resposta a: #94184

Vamos lá ver se alargo o meu conhecimento sobre os Themudos.
Já uma vez iniciei aqui um thread para conhecer os antepassados do meu Avô materno, José Bernardo de Almeida Themudo, n. Elvas 1882.

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#94249 | 6099 | 24 jun 2005 10:25 | Em resposta a: #94184

Caros participantes neste tópico:

Informo que em 2 de Junho último, foi apresentado o interessantíssimo livro "D. Frei Caetano Brandão (1740-1805) - O testemunho da Fé; A Família" pela "Dislivro" e por Francisco Manuel Ponces de Serpa Brandão, seu autor. Esta obra, contempla para além da descendência de José Maria Pereira do Couto Brandão, também as de suas irmãs, D. Ana Augusta e D. Maria Amália, que tendo ambas casado com dois irmãos, José Fortunato e Fortunato Augusto da Silveira Freire Themudo de Vera, deram origem à larga descendência Themudo que alí se desenvolve com grande cuidado, rigôr, fiabilidade, qualidade, profundidade e abrangência. Aconselho vivamente a sua consulta e leitura.
Melhores cumprimentos.
José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#94256 | ppcouceiro | 24 jun 2005 11:28 | Em resposta a: #94249

Confirmo inteiramente as palavras do José Paulo Bandeira de Figueredo, acrescentando que esta obra vem documentada com imensas fotografias.

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família THEMUDO BARATA

#95091 | ppcouceiro | 04 jul 2005 11:35 | Em resposta a: #94256

Quem me pode fornecer dados, sobre a descendência de PEDRO ELÍSIO DA SILVEIRA FREIRE THEMUDO DE VERA, que terá ido para Vila Nova de Gaia.

Saudações

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 18:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen