Familia Machado de Miranda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Machado de Miranda

#183 | canivari | 21 set 2000 16:10

Gostaria de obter informações acerca da familia Machado de Miranda que residiu na Quinta da Freiria em S.João da Ponte, Guimarães. Gostaria de saber qual a filiação da Dª Esperança Machado de Miranda, casada com
Simão Francisco e mãe de Jerónimo Machado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#250 | mbp | 26 set 2000 10:52 | Em resposta a: #183

Caro amigo

Terá que consultar os registos paroquiais desde o início.É a melhor forma de fazer genealogia.No entanto se está interessado nesta família procure no livro "A Vereação Seiscentista da Vila de Guimarães" editado se não estou em erro pela Cãmara.Estão lá vários membros da família.

Cumprimentos

Mbp

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#508 | canivari | 13 out 2000 11:54 | Em resposta a: #250

Caro Amigo (MBP)

Estou-lhe grato pela informação que me prestou.

Melhores Cumprimentos,
CARLOS PINTO MACHADO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#536 | mbp | 16 out 2000 11:11 | Em resposta a: #183

Caro amigo

Na sequência do seu pedido passo a informar o seguinte.Se consultar o Nobiliário das Famílias de Portugal de José Manuel Felgueiras Gaio em "Machados" encontrará a família Machado de Miranda.Em "Ferreira de Eça" pode encontrar também alguns Machados de Miranda por casamento,a partir do SEC.XVII.Tambem na Pedatura Lusitana obra da autoria de Alão de Morais referente ás famílias do Entre-Douro e Minho aparece este ramo na cidade de Guimarães.São obras sérias e que permitem por vezes encontrar alguns parentes.

Cumprimentos
Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#611 | canivari | 20 out 2000 10:27 | Em resposta a: #250

Carissimo Pimenta Brandão,

Já consultei a obra que me fez o favor de aconselhar " a Administração Seiscentista ..."
que me permitiu obter mais nomes de familiares directos e colaterais.


Respeitosos Cumprimentos,

CARLOS PINTO MACHADO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#710 | Vasco Jácome | 29 out 2000 17:13 | Em resposta a: #250

Caro Carlos Augusto

Se tem acesso fácil à obra "A Vereação Seiscentista da Vila de Guimarães", será que me pode verificar se é mencionado um João Mendes de Vasconcelos, da 1ª metade do séc. XVII e morador na Rua dos Gatos?

Antecipados agradecimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#712 | mbp | 30 out 2000 10:26 | Em resposta a: #710

Tenho comigo o livro pretendido.Posso ver-lhe isso em casa.

Cumprimentos
Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#714 | canivari | 30 out 2000 16:39 | Em resposta a: #536

Carissimo Brandão Pimenta,

Mais uma vez agradeço a sua simpática ajuda.

Melhores Cumprimentos,
Carlos Pinto Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#717 | Vasco Jácome | 30 out 2000 21:07 | Em resposta a: #710

Caro Miguel

Realmente agradecia que me visse o que peço. Tenho também a informação de que este meu antepassado teria sido também Alcaide de Guimarães. Será que esse livro também se refere a esse cargo?

Antecipados agradecimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#723 | mbp | 31 out 2000 10:26 | Em resposta a: #717

Caro Vasco

Vi o livro Administração Seiscentista do Municipio Vimaranense.Entre 1600 e 1650 aparecem apenas o Corregedor André Cabedo de Vasconcelos (1627),o Dr. Pero de Almeida de Vasconcelos,Comissário do real de água do vinho e carne (1640)e o Capitão Gonçalo de Vasconcelos(1640).Relativamente a este último o livro não dá indicação do cargo.Penso que não era o capitão-mor uma vez que este cargo era ocupado,se não me falha a memória,por Manuel Machado de Miranda.Em 1660 aparece o Dr Estevão Mendes de Vasconcelos como Juiz de Fora.Esta figura diz-lhe alguma coisa?A pessoa que procura poderia ter ocupado um cargo entre 1644 e 1655,mas o livro não refere esta época,dada a degradação dos documentos.O livro refere principalmente os vereadores mas surgem de quando em quando outras figuras importantes como por exemplo os capitães-mores.É provável que mencione algum alcaide ,mas não me recordo de nenhum Mendes Vasconcelos.Irei reler o livro com mais atenção.

Cumprimemtos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#738 | Vasco Jácome | 31 out 2000 21:16 | Em resposta a: #723

Caro Miguel

Nenhum dos que menciona corresponde a quem procuro. De qualquer modo, muito obrigado pela informação.
Resta acrescentar que este João Mendes de Vasconcelos terá morrido em Braga a 2-3-1660, pelo que realmente pode ter exercido cargos nesse período mais “nubloso”.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#745 | mbp | 02 nov 2000 10:28 | Em resposta a: #738

Caro Vasco

Consultei de novo a Administração Seiscentista e no ano de 1657 no dia 15 de Maio aparece mencionado o seguinte:Em 15.V sabendo-se que as forças mandadas pelo general de Trás-os -Montes João Mendes de Vasconcelos devem seguir para o Minho,passando por aqui,foi ordenado que se lhe preparasse alojamento e se desse aos soldados pão e vinho e às pessoas de mais conta,um refresco.

Cumprimentos

Miguel B. Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#751 | Vasco Jácome | 02 nov 2000 21:19 | Em resposta a: #745

2000-11-02
Caro Miguel

Se esse João Vasconcelos era General de Trás-os-Montes, não devem ser a mesma pessoa. Já os pais do que procuro deviam ser vimaranenses, ou pelo menos aí residentes há vários anos:

MARGARIDA MENDES (DE VASCONCELOS) c. c. GASPAR FRANCISCO (PEREIRA), moradores na Rua dos Gatos em 1606. Filhos:

1-JOÃO MENDES DE VASCONCELOS c. c. FRANCISCA PEREIRA DA SILVA de Braga C.G. descria em Felgueiras Gayo, título de Lagos, §9 N11.
2-ANTÓNIO MENDES (possivelmente, com descendência no Brasil)
3-CATARINA MENDES c. c. MANUEL COELHO TOSCANO

De qualquer modo, obrigado pelo esforço.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de Miranda

#217033 | aascb | 02 jan 2009 01:05 | Em resposta a: #714

Tenho em minha familia um Antonio Machado de Miranda, natural da freguesia de São Pedro da Ribeirinha, Ilha Terceira, Açores, Portugal, filho de outro Antônio Machado de Miranda e de Maria Catarina de Jesus. Aquele faleceu a 09.04.1815, com testamento de 09.02.1815, redigido em sua Fazenda do Campo Alegre, que ele fundou em Lagoa Dourada-Minas Gerais, onde também construiu a Capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões. Casou-se por volta de 1792, com Ana Joaquina de Rezende batizada a 05.07.1759, na Capela da Fazenda Olhos D"Água, filial da Matriz de Nossa Senhora de Congonhas do Campo, MG, sendo seus padrinhos o Governador José Antônio Freire de Andrade e D. Josepha Maria de Rezende.
Será que descende da mesma familia de Guimarães, de João Machado de Miranda?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 09:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen