Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#18406 | orgc | 12 mar 2002 11:33

Ex.mos colegas
Procuro informações sobre pessoas e famílias dos séc.XVII e XVIII,de apelido:Carvalho,Denis,Jusarte,Queirós,Martins,Pereira e afins,do antigo concelho de Pedrógão Grande,e também dos de Goes e Miranda do Corvo.
Desde já os meus agradecimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#18499 | MABEL | 14 mar 2002 01:51 | Em resposta a: #18406

Rafael
Além das informações que os nossos colegas possam dispôr aconselho-o também a solicitar informação à Casa do Concelho de Pedrogão Grande que, ao que sei, possui um espólio interessante e poderá eventualmente ajudá-lo a obter mais alguns dados acerca das famílias que pretende.
Cumprimentos
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#18536 | orgc | 14 mar 2002 22:28 | Em resposta a: #18499

Anabela
Fiquei deveras satisfeito pela sua informação.Vamos ver se consigo alguma coisa.Mas se conseguir mais alguma informação agradeço-lhe muito.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#22340 | Maggie | 04 jun 2002 18:33 | Em resposta a: #18406

Tenho Carvalho da Freguesia de Semide, Miranda do Corvo, Francisco Luís de Carvalho, nasceu cerca 1851, filho de Manuel Carvalho e Marianna do Rosário.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#22346 | orgc | 04 jun 2002 20:25 | Em resposta a: #18499

Anabela
Mais vale tarde que nunca.Desculpe a minha falta de educação,por não ter agradecido,em tempo mais oportuno,a informação que me enviou;mas,embora tenha passado tanto tempo,penso aproveitar.
Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#22347 | orgc | 04 jun 2002 20:32 | Em resposta a: #22340

Maggie
Se tiver conhecimento de fam.-Pereira-daí,agradecer-lhe-ei também essa informação e, bem assim,de outros ramos ligados aos-Carvalho-a que se refere e a-Pereiras-que menciono agora.

Os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#51448 | carledu | 11 nov 2003 11:58 | Em resposta a: #18406

Caro colega

Minha bisavó, Balbina Rosa, nascida em 24/09/1848 em Pedrógão Pequeno, filha de João Dias Botas, de Pedrógão Pequeno e de Ana Joaquina, de Portela do Fojo. Neta paterna de Joaquim Dias, de Pedrógão Grande, e de Maria Antonia, de pedrógão Grande. Neta materna de Manoel Henriques Durão, de Portela do Fojo, e de Joaquina Maria, de Álvares.

Cumprimentos!

Carlos Eduardo Soares da Cruz
carledu@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#51530 | epossolo | 12 nov 2003 10:21 | Em resposta a: #18406

Caro Rafael Carvalho,
No Concelho de Miranda do Corvo existem, família Pereira em Chão de Lamas - freguesia de Lamas, Carvalho em Godinhela - freguesia de Miranda do Corvo e Pereira Carvalho em Albarrol - freguesia de Vila Nova.
Cumprimentos
E.Possolo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#51589 | rgc | 12 nov 2003 22:44 | Em resposta a: #51530

Caro Confrade E.Possolo
Tomei nota das informações que me enviou.
Sobre - Pereiras - de Miranda do Corvo,tenho conhecimento de uma família muito distinta deste apelido, em cuja descendência se encontra um dos grandes genealogistas portugueses, com muita e valiosa obra publicada.Os anos agora já lhe devem ir pesando bastante. Na altura era seu confrade, já lá vai muito tempo,ainda trocámos correspondência e conversámos,e também falámos na probabilidade dos seus Pereiras, serem dos mesmos dos meus - Dinis Pereira, da freguesia de São Domingos da Castanheira-Pedrógão Grande, mas hoje do concelho de Castanheira de Pêra.
Aliàs, o ilustre senhor que recordo também tem ascendência no concelho de onde sou natural e com apelidos que nos são comuns.
Os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#51592 | rgc | 12 nov 2003 23:07 | Em resposta a: #51589

Caro confrade
Uma pequena observação, que me parece pertinente: a maneira como introduzi este e outros tópicos semelhantes, só terá alguma utilidade, quando pensamos em investigar alguns ramos familiares que nos parecem ter ramificações em zonas limítrofes e assim, antecipadamente,antes de consultarmos os respectivos livros, tomamos logo algum conhecimento de apelidos iguais na eventualidade de parentesco.
De contrário, temos de ser precisos e indicarmos tal e tal pessoa, ou família e com dados de nasc.º, cas.º,etc.,para algum resultado definido e não vago.
Reconheço isso, mas na lista telefónica, não encontramos complemento desejável, para melhor averiguação e com ete processo poderemos, eventualmente, colher informação desjável.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#51594 | rgc | 13 nov 2003 00:21 | Em resposta a: #51448

Caro colega

Os meus agradecimentos e ao dispor.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#51630 | epossolo | 13 nov 2003 18:30 | Em resposta a: #51592

Caro confrade,
Por acaso aprendi muito com o Dr. Ferreira do Amaral sobre as fontes em Genealogia, eu só referi as freguesias porque é de momento os únicos dados que tenho, este fim de semana estarei com um Pereira Carvalho natural do Concelho M. do Corvo. Logo que tiver dados genealógicos mais consistentes, enviarei uma mensagem.
Cumprimentos.
Ernesto Possolo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#51637 | rgc | 13 nov 2003 21:07 | Em resposta a: #51630

Caro confrade
Foi isso mesmo que eu reconheci e daí o meu maior agradecimento, por ter tido a paciência e boa vontade de me responder, sem considerar a forma vaga que utilizei, na abertura deste tópico, tendo explicado ontem o motivo, porque o tenho feito algumas vezes, aparentemente de forma ociosa.
E considero o Dr. Ferreira do Amaral, um geanologista muito distinto e também lhe devo a amabilidade, de ter-me dado, aqui no Forum, há tempo,umas informações muito úteis.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#51638 | rgc | 13 nov 2003 21:09 | Em resposta a: #51637

Ressalvo: genealogista
RC

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do

#51732 | luis262 | 14 nov 2003 18:41 | Em resposta a: #18406

Caro Rafael Carvalho:

Um 6º avô meu, referido em "Freires de São Gião" de Nuno Canas Mendes, Vicente António de Paiva Manso,capitão mor de Miranda do Corvo, Fid. da C.R.,FSO, Cav. da Ord. de Cristo, n. a 5.4.1721 em Miranda do Corvo, era neto materno de Simão Esteves de Carvalho, de Penela e de Domingas Simões de Chão de Lamas. Era igualmente sobrinho , pelo lado materno, do Rv.ºDr. Manuel Esteves de Carvalho, cura de Lamas, freguesia anexa à de Miranda do Corvo e de seu irmão José Esteves de Carvalho, sargento mor de Ordenanças de Miranda e Podentes, os quais instituiram um morgado no lugar de Chão de Lamas, em 19.9.1749. e nomearam para primeiro administrador dos bens que vincularam, o seu sobrinho, Vicente Antonio de Paiva Manso. Ver obra cit. pág. 120.
Não sei se estes elementos lhe interessarão. Se assim fôr, e não possuír o livro, estou à sua disposição para lhe enviar mais informações.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do

#51746 | rgc | 14 nov 2003 23:04 | Em resposta a: #51732

Caro Luís Piçarra

Muito obrigado pelas suas informações.E a primeira vez que o "vi aqui", no Forum,ao ler o seu apelido lembrei-me logo do célebre Luís Piçarra, que eu gostava muito de ouvir cantar.
Eu nasci e também tenho ascendência do B.xo Alentejo. Os meus-Carvalho-com origem no actual concelho de Castanheira de Pêra,penso que serão outros sem parentesco com os que refere,pois não apresentam relevo ou principalidade por aí além. A maioria seriam pequenos lavradores;alguns ocuparam cargos nas Ordenanças e no vulgar clero rural.
Apenas, que eu saiba, sobressaem os -Denis Pereira,e dos mais antigos, como os Queirós, não sei nada.Contudo é sempre bom a troca de informações, porque a genealogia traz-nos sempre muitas surpresas, porque há ramos que decaem, outros se elevam e depois aqueles vão perdendo a identidade que unia a estes que subiram ou se ilustraram. Hoje,infelizmente isso sucede com os chamados "parentes pobres", socialmente desfavorecidos a que outros no topo ignoram, para não dizer mais...e o parentesco esfuma-se aos poucos, cuja descendência perdida, agora também, no anonimato das cidades, ou na emigração, vão perdendo,por completo, as suas raízes e por vezes modificando os próprios apelidos e desconhecendo a língua, quanto mais saberem dos avós!
Mas, voltando atrás,já no séc. XIX, alguns dos que me pertencem do concelho de Castanheira de Pêra,para governarem a vida migraram para o Ribatejo e deles é descendente o famoso ex-matador de touros,Mário Coelho; outros fixaram-se nos concelhos de Odemira, Aljustrel,Ourique,Elvas ( orig.os Torres de Carvalho,que são desc. de um tio-trisavô meu) e os de Santana da Serra, do meu avô paterno.Mas só tenho contacto com estes, dos outros apenas sei da sua existência, por acaso e por onde se espalharam,e os de Elvas, através de confrades e de obra publicada.
É provável que neste tópico ou noutros já tenha falado nisto, mas agora não fui rever as outras mensagens e se calhar estou a repetir-me. As minhas desculpas se for maçador.
Sobre os-Paiva Manso-família ilustre de que tenho conhecimento, possuo um pequeno apontamento,se o encontrar envio-lho, mas como foi retirado de um Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris é natural ser do seu conhecimento.
Reconhecido pela atenção.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do

#51818 | luis262 | 16 nov 2003 11:24 | Em resposta a: #51746

Caro Rafael de Carvalho:

Antes do mais, queria agradecer-lhe as suas amáveis palavras sobre meu pai, infelizmente já falecido.
Se lhe fôr possível, sem muito trabalho, encontrar essas notas sobre os Paiva Manso, agradecia a disponibilidade que manifestou de me os enviar, pois como não conheço esse boletim, podem sempre ter elementos que desconheça.

Com os melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Pedrógão Grande,Goes e Miranda do Corv

#132124 | Madelia | 25 out 2006 11:01 | Em resposta a: #18406

Caro Rafael,
só agora vi a sua mensagem, e repondo pois a minha paterna chamava-se Palmira Alves Deniz de Carvalho. Sei que nasceu por volta de 1891.
Casou no concelho de Figueiró dos Vinhos com Francisco Rodrigues Ferreira.
Sei também que era filha de um segundo casamento de minha bisavó, que teve tanto de um casamento como de outro 5 filhos.
Os meus tios avós são : Numa Pompilio Deniz de Carvalho, tendo este ido viver para Vila Viçosa, João Deniz de Carvalho, advogado e notário em Figueiró dos Vinhos, António Deniz de Carvalho, que faleceu novo, e Herminia Deniz de Carvalho. Todos eles já falecidos e tendo todos eles deixado descendência.
Caso tenha algumas infomações complementares agradeço desde já.
Esperando ter dado algum contributo para a sua pesquisa, com os meus cumprimentos
Maria Adélia A. Deniz Ferreira Ludovice Moreia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 20:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen