Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Direito | Famílias | Pessoas

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403759 | MSD | 07 jun 2018 01:28

Boa noite!

Sou nova por aqui, então ainda estou aprendendo como utilizar esta ferramenta de pesquisa.

Agradeço muito se puderem me ajudar de alguma forma.

Minha família começou a se reunir em torno do assunto cidadania portuguesa e com isto, a criar a árvore genealógica, marcar encontros de família para conhecer as pessoas, trocar informações, escrever livro, heráldica, enfim, muitos interesses diversos e bacanas. Mas todo mundo muito ocupado no seu dia-a-dia acabou deixando um pouco de lado a cidadania de fato, já que o assunto envolve muita pesquisa, tempo e dedicação e por vezes muita frustração também.

Na verdade pouco temos em termos de documentação (nascimento, casamento, óbito), mas ainda assim, acredito que o encontrado, até agora, seja valioso para a continuidade da pesquisa.

Preciso encontrar os registros do cidadão português, que no caso é meu bisavô materno:

*Manuel Gonçalves Esteves, natural de Fragoso, São Pedro, Barcelos, nascido (supostamente) no ano de 1861. Cujo passaporte foi registrado e se encontra inscrito no tombo.pt

Estive pesquisando e verifiquei que seu registro de nascimento pode se encontrar no livro de número 6 da Paróquia de Fragoso, porém, o mesmo é o único que não está digitalizado, talvez, suponho eu, pelo seu mau estado de conservação ???????

Alguém poderia me ajudar a avançar um pouco mais nas minhas pesquisas?

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403761 | malimo | 07 jun 2018 02:07 | Em resposta a: #403759

Caro (a) MST,

Parabéns pelo seu interesse pela genealogia da família.
Uma riqueza inestimável.
Quando um documento não está digitalizado é necessário entrar em contato com o Arquivo do Tombo para saber se ainda será digitalizado ou se foi destruído.
O endereço e telefone estão disponíveis na internet.
Boa sorte.

Meus cumprimentos,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403762 | MSD | 07 jun 2018 02:17 | Em resposta a: #403761

Prezada, Maria Alice

Muito obrigada por seus comentários e ajuda. Vou verificar sua indicação.

Seguindo na busca.

Atenciosamente,

MSD

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403764 | MSD | 07 jun 2018 02:29 | Em resposta a: #403759

Na realidade, hoje mais cedo, estive pesquisando exatamente por endereços, telefones e emails, mas o que encontrei me deixou ainda mais confusa. Para quem está no Brasil, é um pouco complicado entender esta organização, tombo, arquivo, torre do tombo. Como funciona? É um arquivo só que guarda tudo, tem um endereço só ou mais de uma sede? Me desculpa se são dúvidas muito básicas. Para quem conhece tudo parece bem óbvio, mas para mim é como se estivesse ouvindo uma pessoa falar grego pela primeira vez.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403766 | malimo | 07 jun 2018 03:14 | Em resposta a: #403764

Cara MSD,

A Torre do Tombo ( de tombado ), fica em Lisboa.
É o Arquivo Nacional ( Central ) ao qual estão ligados os Arquivos Distritais de Portugal.
Portugal se divide em Regiões, Distritos (Estados), Concelhos ( Municípios ) e Freguesias.
Barcelos é um Concelho do Distrito de Braga, Região Norte de Portugal. Fragoso é uma freguesia de Barcelos.
Realmente, o único livro não disponível para os batismos de Fragoso é o que compreende o período de 1837 a 1866. Portanto o mais indicado seria ligar para o Arquivo Distrital de Braga pois só lá saberão informar o que aconteceu. Pode ser inclusive que no período mencionado os batizados estivessem sendo relaizados em outra freguesia, por algum motivo.

Os e-mails e telefones do Arquivo de Braga:
sec@adb.uminho. pt ( geral ) tel para informações : 253601070
adb@adb.uminho.pt ( pesquisas e reproduções ) tel : 253601080
É preciso observar o horário de funcionamento porque Portugal está com 4 horas de diferença pelo fuso horário.

Como descobriu que o seu parente nasceu por volta de 1861 ? É bom ter certeza antes de telefonar.

Meus cumprimentos,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403767 | MSD | 07 jun 2018 03:37 | Em resposta a: #403766

Prezada, Maria Alice

Confesso que estou até emocionada em saber tantas coisas importantes que desconhecia e com tanta presteza. Muito obrigada por seu interesse em me ajudar. Isto me acendeu uma luz de esperança.

Neste registro de passaporte consta que ele tinha 30 anos, então fazendo as contas...achamos o ano de 1861 que seria o de seu nascimento.

Atenciosamente,

MSD

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403771 | PAIVAMANSO | 07 jun 2018 09:23 | Em resposta a: #403767

Caro/a MSD
Antes de mais, peço-lhe que informe pelo menos o seu primeiro nome, porque isto de o/a tratar por MSD não dá jeito nenhum.
Vejo que já está a ser ajudado/a pela nossa estimada Confreira Maria Alice, mas estando Ela no Brasil, e eu em Portugal, acredito que poderei talvez ser útil nesta pesquisa.
Gostaria de tentar ajudar, telefonando para o Arquivo Distrital de Braga, pedindo se consta na página número 6 o Assento do Baptismo de Manuel Gonçalves Esteves, Natural da Paróquia de Fragoso, Concelho de Barcelos, Distrito de Braga, onde terá sido Baptizado no ano de 1861.
Acontece que em princípio só lá constará o primeiro Nome Dele ....... Baptizei um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Manuel, Filho legítimo de ....(Nome do Pai), e de, (Nome da Mãe)......
Estou a seguir os dados que MSD deu, mas como disse (e muito bem) a Maria Alice, devemos fazer os pedidos de pesquisas com o maior e melhor conjunto de dados possível, para facilitar os trabalhos de quem terá de pegar nos Livros e procurar os Assentos/ Registos.
Diga se sabe os nomes dos Pais desse seu Bisavô.
Pode digitalizar e enviar em anexo de e-mail os documentos que tem em seu poder? Para começar o Registo do Passaporte Dele, porque poderá vir a ser necessário solicitar as Xerox do Processo de Pedido de Passaporte, que é raro aparecer, mas quando aparece, geralmente diz lá quase tudo.
Se não quiser a minha ajuda tudo bem, mas sugiro que não faça contacto com o Arquivo Distrital de Braga, sem antes saber ao pormenor como deve fazer o seu pedido da melhor maneira possível.
Repito: Diga se sabe os Nomes dos Pais desse seu Bisavô !
Cumprimentos para MSD e para Maria Alice
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403774 | MSD | 07 jun 2018 12:34 | Em resposta a: #403771

Bom dia, Prezado Sr. Jorge

Claro que aceito sugestões e indicações, toda ajuda neste momento é bem-vinda, visto que quase nada tenho e mais ainda pela distância geográfica que só dificulta a busca. Agradeço muitíssimo a todos que se interessem em me ajudar. Foi por isto mesmo que entrei neste fórum, pois percebi que de fato as pessoas trocam informações úteis.
Então se não se sentem a vontade com minha "sigla" podem me tratar por Ms.Angélica a partir de agora.

Na verdade, observe, por favor, que é livro 6 e não página 6.

Não temos nada palpável, além de foto antiga e o número de registro do passaporte (Foi o que encontramos até o momento) ou seja, praticamente nada.

O número do registro de passaporte que se encontra em arquivo (sinceramente não sei em qual arquivo especificamente, pois ainda estou aprendendo sobre esta estrutura) é:
PT/UM-ADB/AC/GCBRG/H-D/026/0007/21254

Aguardando por mais notícias. Agradeço.

Atenciosamente,

Ms.Angelica

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403780 | PAIVAMANSO | 07 jun 2018 14:08 | Em resposta a: #403774

Cara Angélica Não respondeu se sabe os Nomes dos Pais desse seu Bisavô. Se souber diga porque isso é muito importante, e também o Nome do seu Avô ou da sua Avó que é Filho ou Filha desse seu Bisavô.Vou tentar encontrar a página do Livro do Registo desse Passaporte, a partir dos dados PT/UM-ADB/AC/GCBRG/H-D/026/0007/21254. Diga-me se já contactou o Arquivo Distrital de Braga, ou se prefere que seja eu a fazer isso, porque não fará sentido duplicar o pedido de pesquisa. Esse Livro número 6 da Paróquia de Fragoso… onde leu a referência a esse Livro com esse número? Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403792 | MSD | 07 jun 2018 16:04 | Em resposta a: #403780

Caro, Jorge

Não sei te responder. Não tenho a informação sobre os nomes dos pais do meu bisavô.
O que tenho é este registro de passaporte do bisavô, o nome da bisavó (esposa dele - mas não faço idéia de onde e quando se casaram) Thereza Gonçalves Maciel e a certidão de casamento da minha avó que era filha dele e que, foi registrada aqui no Brasil (Laurinda Gonçalves Maciel - brasileira) que se casou com meu avô Emmanuel Jardim da Cruz (também brasileiro) filho de Justino Barboza da Cruz e Lydia Jardim da Cruz (provavelmente portugueses também), mas sobre estes sei menos ainda. Na verdade nada, só a foto.

Quanto ao livro 6, cheguei a esta conclusão por mim mesma, observando a informação "idade de 30 anos" que está escrita no registro de passaporte.

Com relação ao contato junto ao arquivo de Braga, não fiz. A intensão, primeiramente era saber o que aconteceu a este livro, pois é o único não digitalizado. E depois, conforme a informação, pedir a pesquisa. Pois não adianta pedir uma pesquisa se o livro não existe ou está em outro local, enfim. Justamente o livro que compreende o possível período de nascimento de meu bisavô. Fazer o quê? A busca continua.

Atenciosamente,
MS.Angelica

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403793 | mila1000 | 07 jun 2018 17:14 | Em resposta a: #403759

Peço desculpas pela intromissão, mas, no Heritage algum familiar possui mais dados.

Vale a pena ir atrás de documentos em Santa Madalena, Campos dos Goitacazes e Trajano de Moraes. Só se chegará a alguma coisa se possuir documentos dos descendentes.

Emmanuel Jardim da Cruz, 1891 - 1964
Emmanuel Jardim da Cruz was born on month day 1891, at birth place, to Justino Barbosa da Cruz and Lidia Barbosa da Cruz (born Jardim da Cruz).
Justino was born 1860?.
Lidia was born 1860?.
Emmanuel married Laurinda Maciel da cruz (born Gonçalves Maciel) on date, at marriage place.
Laurinda was born on March 29 1898, in Portugal.
They had 13 children: Laurinda Maciel Teixeira, Mario Jardim da Cruz and 11 other children.
Emmanuel passed away of cause of death on month day 1964, at age 72 at death place.
He was buried at burial place.


Maria Lídia Jardim Couto (born Jardim Maciel), 1926 - 2001
Maria Lídia Jardim Couto (born Jardim Maciel) was born on month day 1926, at birth place, to Emmanuel Jardim da Cruz and Laurinda Maciel da cruz (born Gonçalves Maciel).
Emmanuel was born on December 6 1891, in Santa Maria Madalena RJ.
Laurinda was born on March 29 1898, in Portugal.
Maria had 12 siblings: Laurinda Maciel Teixeira, Mario Jardim da Cruz and 10 other siblings.
Maria married Acacio Gomes do Couto on month day 1948, at age 21.
Acacio was born on September 8 1923, in Trajano de Moraes Rj.
They had one child.
Maria passed away of cause of death on month day 2001, at age 75 at death pl


Anna Manoel da Silva (born Maciel da Cruz), 1921 - 2016
Anna Manoel da Silva (born Maciel da Cruz) was born on month day 1921, at birth place, to Emmanuel Jardim da Cruz and Laurinda Maciel da cruz (born Gonçalves Maciel).
Emmanuel was born on December 6 1891, in Santa Maria Madalena RJ.
Laurinda was born on March 29 1898, in Portugal.
Anna had 12 siblings: Laurinda Maciel Teixeira, Mario Jardim da Cruz and 10 other siblings.
Anna married Jair Manoel da Silva on month day 1942, at age 20 at marriage place.
Jair was born on June 6 1915, in Santo Eduardo de Campos, Rio de Janeiro, Brasil.
They had 8 children: Manoel Carlos da Silva, Nilça Angela da Silva Reis and 6 other children.
Anna passed away of cause of death on month day 2016, at age 94 at death place.
She was buried at burial place.


Quanto ao livro que não está digitalizado, creio que somente o Arquivo de Braga poderá responder.


Passaporte Manuel
Imagem 32.tif numero 129 (é o ultimo)
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1194964

Se Laurinda, nascida em 29 de Março de 1898 em Portugal, foi registrada como brasileira , já verificaram se ela pediu cidadania brasileira? Verifique junto ao cartório do casamento os documentos apresentados. Faça a mesma coisa junto à igreja. Se eles tiveram 13 filhos, pode constar o local de nascimento de Laurinda...

Boa sorte

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403796 | MSD | 07 jun 2018 18:44 | Em resposta a: #403793

Prezada, Mila

Intromissão alguma, imagina. Agradeço a toda informação nova que chegar, assim vou montando pouco a pouco este quebra-cabeças.

Sim. Hoje mais cedo conversei com o funcionário do cartório de Sta. Maria Madalena e enviei o pedido da certidão de inteiro teor do casamento de minha avó Laurinda Gonçalves Maciel. Esta
mesma certidão mais simplificada é um documento que temos cópia, mas lá consta que ela era brasileira bem como o marido dela, meu avô. Será que ela tem 2 registros? Onde está o documento que diz que ela era portuguesa? Desconhecemos. Tens o paradeiro deste registro?
Se pediu a cidadania? Não. Com certeza Não, veio p o Brasil muito criança ou até mesmo no ventre materno, não sei precisar.

Desculpa, o que é Heritage?

Quanto às outras pessoas, tem os bisavô e bisavó do lado do meu avô e as demais são tias e tios, irmãos de minha mãe que está viva. E seus respectivos maridos/esposas e filhos(as) que também conheci e conheço.

A questão central é onde estão os documentos dos meus avôs e avós para trás, os portugueses?

A folha do registro de passaporte do bisavô foi uma descoberta e tanto. Muito obrigada Mila.

Continuo buscando!

Atenciosamente,
MS. Angelica

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403799 | MSD | 07 jun 2018 19:07 | Em resposta a: #403759

Boa tarde Prezados,

Desculpem minha ignorância, estou aprendendo....Mas, saberiam me dizer a diferença entre as opções responder, responder a este tópico, responder a mensagem que aparecem nesta plataforma?

Atenciosamente,
MS Angelica

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403804 | saintclair | 07 jun 2018 19:52 | Em resposta a: #403799

Resposta a esta mensagem [resposta especifica] a uma determinada mensagem.
Resposta a este tópico [resposta sem especificação] de nº mensagem, mas sim resposta
ao tópico como um todo.
> Responder a este tópico||- Responder a esta mensagem ||- Iniciar novo tópico
Sc.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403809 | PAIVAMANSO | 07 jun 2018 21:21 | Em resposta a: #403804

Cara Mila 1000 Sou um dos seus admiradores aqui no Fórum. Começo por dizer que telefonei há poucas horas para o Arquivo Distrital de Braga. Falei com o sempre simpático e competente Senhor Filipe, que face ás minhas perguntas esclareceu o seguinte:

Infelizmente não consta que lá esteja o Processo do Pedido de Passaporte de Manuel Gonçalves Esteves, e por esse caminho não podemos seguir.
Mas está lá o Livro de Baptismos da Freguesia de Fragoso, do Concelho de Barcelos, Distrito de Braga entre 1837 e 1866. Por alguma razão que não foi possível esclarecer no momento, o disco com as digitalizações do Livro, é que ainda não estará pronto e por isso ainda não foi disponibilizado à consulta online.

Outra informação dada pelo Senhor Filipe, e confirmada pela imagem que a Mila mostrouatravés do link do Livro do Registo que prova que foi concedido o Passaporte a Manuel Gonçalves Esteves, em 21 de Janeiro de 1891 e que teria 30 anos de idade e seria Natural de Fragoso, Barcelos, Braga …é que infelizmente, dos Nomes dos Pais Dele nada consta, e naquele Livro, não havia espaço para registar os Nomes dos Pais de ninguém.

Torna-se necessário que a Angélica procure mais documentos e nos informe quais os Nomes dos Pais do Bisavô Dela, porque como sabemos, é provável que apareçam 5 a 10 Crianças Baptizadas com o nome de MANUEL naquela Freguesia de Fragoso, entre as datas tidas como aceitáveis, e é preciso saber os nomes dos Pais de Manuel Gonçalves Esteves para que quem for pesquisar no Livro de Baptismos, saiba exactamente de qual MANUEL andamos á procura.

No Baptismo, talvez diga; Manuel Gonçalves… mas isso é extremamente improvável, e além disso a Angélica deve fazer a interligação documental entre o Bisavô e a Avó, Laurinda Gonçalves Maciel, tal como a Mila nos mostrou e seria bom que Angélica encontrasse o Registo de Nascimento dessa Avó na esperança que lá esteja o Nome dos Avós Paternos de Laurinda, ou seja; os Pais de Manuel Gonçalves Esteves.

A não ser assim, corre-se dois riscos; a pesquisa ser inútil, e pior ainda, o Arquivo Distrital de Braga eventualmente cobrar a pesquisa, por muito incerta e demorada pela falta de dados.

Peço à Mila, que por favor explique mais ou menos como a Angélica pode procurar alguns documentos Brasileiros de Manuel e de Laurinda, por exemplo as Carteiras de Identidade ou os Cartões de Registo de Imigrante, ou outros, para tentar encontrar os Nomes dos Pais do Bisavô de Angélica.

Peço desculpa, mas por cansaço mental, escrevo muito para dizer quase nada.
Respeitosamente
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403820 | MSD | 08 jun 2018 01:01 | Em resposta a: #403759

Hoje cedo, liguei para o cartório de Santa Maria Madalena, onde se encontra a certidão de casamento de Laurinda e Emmanoel (meus avôs) e em seguida, enviei e-mail. Agora estou aguardando para saber se há alguma informação nova.

O que ainda não entendi é como e onde a cara Mila encontrou que Laurinda é portuguesa, pois por muito tempo na família se acreditou que ela era mesmo portuguesa, porém desta certidão de casamento que temos cópia, consta que nasceu no Brasil.

E continuando, prezado sr Jorge, entendi seu ponto em relação a haver homônimos de Manuel Gonçalves Esteves e o cuidado e prudência antes de pedir as informações. Uma questão que me resta é se há alguma esperança deste tal livro 6 ser ainda disponibilizado para consultas online no futuro?

Att,

MSD Angelica

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403835 | mila1000 | 08 jun 2018 12:12 | Em resposta a: #403759

Estimado Jorge,

Muito me alegrou vendo-o participar no Forum. Minha gratidão e admiração. Abraço.


Angélica,

No Heritage.com poderá ver a arvore genealógica que algum familiar seu postou. Como Laurinda teve 13 filhos, quem sabe algum neto tenha mais informações do que você. Vale a pena conversar com seus familiares.


Laurinda pode ter solicitado cidadania brasileira, isso só poderá saber se pedir o processo junto ao Arquivo Nacional no RJ. Faça isso pessoalmente, é muto mais rápido. Poderá pedir também o processo de registro de imigrante em nome do pai, da mãe e da própria Laurinda. Se ela era portuguesa, deve ter comparecido aos órgãos publicos, pois, a lei de G. Vargas, era para que todo estrangeiro se identificasse,e, que fizesse sua carteira de identidade de estrangeiro.

O cartório só irá emitir a certidão em inteiro teor. Peça para que lhe digam os documentos apresentados pelos noivos. Esse arquivo poderá estar no Arquivo nacional.

Mencionou que Laurinda era brasileira, aproveite e, peça ao cartório se existe algum registro tardio dela, por ocasião do casamento. Já vi muitos que não possuiam documetos, se registrando quando adultos, pois, também havia um decreto que assim permitia.

Mais uma vez afirmo que uma boa conversa com seus familiares, poderá fazer com que obtenha alguma pista. Uma familia numerosa ,como a de Laurinda, é bem possivel que algum familiar idoso saiba "contar" fatos que desconheça.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403836 | mila1000 | 08 jun 2018 12:31 | Em resposta a: #403759

Seu familiar que possui fotos ,e, informa a data de nascimento de Laurinda no Heritage:

MyHeritage Family Trees
Família Jardim Web Site, managed by Tania Ribeiro


Converse com Tania, pois, para informar uma data de nascimento, deve possuir algum documento.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403838 | MSD | 08 jun 2018 12:49 | Em resposta a: #403835

Bom dia, Mila!

Obrigada pelas dicas, foram ótimas.

A família é bem grande mesmo, já conseguimos encontrar cerca de 300 pessoas, mas são todas relativamente jovens. As tias mais velhas, irmãs de minha mãe já se foram. Minha mãe (ainda viva) com 82 já é uma das mais jovens e diz que ninguém falava isso com criança, não se conversava sobre "esses assuntos". Eram muito reservados. Principalmente, por que pelo que parece, o casal não veio junto para o Brasil. Ela, a bisavó Thereza veio primeiro e depois é que ele veio a procura dela. Tem também uma história que surgiu de a vovó Laurinda ser gêmea de um menino que morreu. E outras histórias também que ouvi e que não batem com as datas.

Veja, neste número de 300 pessoas, apenas 12 estão no grupo Whatsapp ligados aos assuntos da cidadania e ainda assim, apenas 3 respondem ou participam das conversas. Efetivamente sinto que um está esperando pelo outro. Então só restou eu mesma.

Mas seguirei um dia após o outro nesta busca. É um estudo que me interessa e motiva desde muito cedo e agora com as facilidades tecnológicas estou certa de que conseguirei realizar este sonho.

Vou seguir para o Arquivo Nacional como mencionou e ver o que consigo.

Muito obrigada.

Atenciosamente,
MS. Angelica

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403840 | MSD | 08 jun 2018 13:02 | Em resposta a: #403836

Ah sim....o aplicativo. Acho que a nacionalidade está errada, pois não há documento que diga que ela é portuguesa e sim brasileira, do RJ. Muito me espanta esta informação, de alguém ter um documento dizendo que ela é portuguesa. Este documento não existe. Acho que aí é mais a vontade, o desejo, o imaginário da prima Tânia que a vovó Laurinda fosse mesmo portuguesa. Enfim....

Seguindo em frente. Obrigada e um abraço.

MS. ANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403843 | MSD | 08 jun 2018 14:16 | Em resposta a: #403759

Bom dia, Prezados!

Chegou ao meu conhecimento que antigamente (século XIX) haviam algumas regrinhas para registrar uma criança para que não houvessem pessoas com exatamente o mesmo nome em determinada região. Poderiam me confirmar isto? Seria verdade? Alguém sabe como funcionava?

Atenciosamente,

MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403846 | PAIVAMANSO | 08 jun 2018 15:21 | Em resposta a: #403843

Cara Angélica
É excelente termos a Mila a ajudar-nos, e apesar de me parecer que Laurinda Gonçalves Maciel não era Portuguesa, (o apelido Maciel não é Português) e Ela era Filha de Manuel Gonçalves Esteves e de Thereza Gonçalves Maciel, por prudência, não excluo a hipótese Dela ter Nascido em Portugal e em adulta ter pedido a Nacionalidade Brasileira. Ainda por cima a sua família não dizia que Laurinda era Portuguesa ?
Algo não bate certo e não me entenda mal, a minha intenção não é encontrar dificuldades, mas sim ajudar mas pense comigo ao ler as suas palavras “ Se pediu a cidadania? Não. Com certeza Não, veio para o Brasil muito criança ou até mesmo no ventre materno, não sei precisar. “
Se chegou ao Brasil talvez muito Criança, quem garante que não terá sido Baptizada em Portugal antes da perigosa viagem ?
Não percebo inglês mas nos textos do My Heritage que a Mila mostrou, parece que Laurinda Nasceu em Portugal em 29 de Março de 1898 ? Se for verdade, a pergunta chave será : Em que Freguesia foi Baptizada?
Imaginemos que Manuel chega ao Brasil ainda solteiro, casa com a Brasileira Thereza Gonçalves Maciel e visitam Portugal em 1898 no mês em que Nasce a Filha, a quem é posto no Nome os apelidos do Pai e da Mãe e mais tarde, antes de Casar, Ela pede a Nacionalidade Brasileira !?
Outra questão:
Fiquei sem perceber….. Afinal a Angélica já tem a cópia da Certidão de Casamento de Laurinda ? O que diz essa cópia do Casamento ? “ Agora estou aguardando para saber se há alguma informação nova.”
Como assim ? Pediu a Certidão do Registo do Nascimento Dela?
Pego nas suas palavras para explicar melhor: “ Uma questão que me resta é se há alguma esperança deste tal livro 6 ser ainda disponibilizado para consultas online no futuro? “ Sim o que foi dito é sim, mas é preciso saber os Nomes dos Pais do Manuel, seu Bisavô, porque vão aparecer vários Manuel, e como ter a certeza de qual deles é o se Bisavô ?

Em tombo.pt é o Livro 12 e não o 6, de um total de 15 Livros de Baptismos da Freguesia de Fragoso, desde o ano de 1562 a 1911, mas o importante não é o número, e sim o facto de que naqueles tempos, nos Baptismos, só ficava escrito o Primeiro nome das Crianças, por exemplo, Manuel, ou Maria, ou Joaquim, ou José e muito raramente escreviam por exemplo Manuel Gonçalves, ou Maria de Jesus, ou Joaquim Martins, ou José de Sá, e nomes ainda mais completos como por exemplo Manuel Gonçalves Esteves, só em caso de Crianças de famílias com alto estatuto social, de gente muito rica, e por isso quase de certeza não vai aparecer nenhum Baptismo a dizer : Baptizei Manuel Gonçalves Esteves… Mas apenas : Baptizei Manuel….. Filho de (nome do Pai) e de (nome da Mãe)….. e mais à frente os Nomes dos Avós Paternos e Maternos. Ou seja vão aparecer vários MANUEL mas como saber qual deles pode ser ou não o seu Bisavô ?
Pedindo ao Arquivo Distrital de Braga o Baptismo do seu Bisavô Manuel sem sabermos os Nomes dos Pais, só deve ser feito em último caso, na esperança de aparecerem apenas 5 ou 10 Baptizandos ….. MANUEL…. na Freguesia de Fragoso, no ano de 1861 e de que só um Deles tenha nos nomes dos Pais e ou dos Avós, os apelidos Gonçalves e Esteves, mas não acredito que o Arquivo Distrital faça uma pesquisa demorada e incerta, talvez inconclusiva, sem cobrar os 25 euros / hora que a lei determina.
Estou a tentar encontrar outros caminhos nesta investigação mas são muito difíceis de abrir, muito improváveis, já fiz mais telefonemas e irei fazer ainda mais e pelo menos dois e-mails….. mas para não cair no ridículo não digo por agora para quem foram / serão dirigidos.
Insisto: Precisamos dos Nomes dos Avós Paternos de Laurinda, ou seja; dos Pais de Manuel Gonçalves Esteves.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403847 | mila1000 | 08 jun 2018 15:28 | Em resposta a: #403759

Angélica,

Converse com sua prima Tania, pergunte onde conseguiu a data de nascimento de Laurinda. Quem sabe algum familiar tenha uma carteira de identidade de estrangeiro. Coisas sem importância que guardam...

Não descarte nada do que ouviu, procure saber desse irmão gêmeo, nome, quando faleceu. Saina que pode ser surpreendida com fatos novos, mesmo que pergunte a mesma coisa a cada dia...

Sabe se Laurinda casou na igreja?
Ela faleceu na cidade do Rio ou em Santa Madalena ?

Isso de registrar crianças com mesmo nome, nada sei da tal regra. Se fosse assim, eu não teria 2 tios com o mesmo nome...

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403852 | PAIVAMANSO | 08 jun 2018 15:55 | Em resposta a: #403846

Estimada Mila Um dos meus passatempos é visitar os novos e antigos tópicos e apreciar tanta gente semeando esperança amizade e alegria ao ajudar desconhecidos. A Mila é uma dessas maravilhosas pessoas que iluminam este excelente Fórum.
Estou a participar no Fórum quase por descuido, pois mas cada vez tenho menos capacidades físicas e mentais, e por isso receio estorvar muito mais, do que conseguir ajudar. Receba um Abraço de Amizade, deste seu humilde fã, pela sua competência, generosidade e simpatia aqui no Fórum. Respeitosamente
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403853 | MSD | 08 jun 2018 16:05 | Em resposta a: #403759

Caro, Jorge

Entendo todas as suas colocações e por isto mesmo, estou a seguir suas indicações/recomendações e as de Mila, pois me parecem pessoas com experiência no assunto. Sou apenas uma novata nas pesquisas.

Sinceramente, considero 2 possibilidades: 1 - que a vovó Laurinda nasceu em Portugal e veio ao Brasil por volta dos seus 6, 7 anos.... esta seria uma ótima solução, se ela fosse portuguesa, porém mais difícil ainda pela falta de conhecimentos básicos como onde nasceu, documentos....que realmente não temos
2 - ou que a bisavó Thereza estava grávida e teve a criança Laurinda a caminho do Brasil.
De qualquer forma, parece que a bisavó Thereza veio "fugida" de Portugal e o marido Manuel veio depois justamente a procura de Thereza e Laurinda. O quanto de verdade ou de fantasia há em ambas as versões, não sei.

Soube há pouco por uma prima que o cartório aqui onde poderia haver alguma documentação mais detalhada dela, pegou fogo. Mas ainda não desisti. Continuo pesquisando.

Com certeza, concordo com o que argumentaste, não vamos pedir nenhuma pesquisa e documento em Portugal antes de ter o máximo de informações certas por aqui. Fique tranquilo, não queremos atropelar nada nem ninguém, vamos subir cada degrau, avançar em cada etapa necessária até chegar ao fim do caminho. E com sucesso.

Na próxima semana seguirei para o Arquivo Nacional daqui, como sugeriu Mila. E ainda hoje acredito conseguir falar novamente com o cartório que não está atendendo a ligação, no momento.

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403854 | MSD | 08 jun 2018 16:18 | Em resposta a: #403847

Olá, Mila!

Pois é, este fato de irmão gêmeo é uma novidade para mim. Nunca tinha ouvido falar disto. Para ser sincera nem acredito, acho que é mais um daqueles "telefone sem fio".

Vovó faleceu aqui no Rio. Tive contato com ela poucas horas antes de ter o AVC e ser internada. Temos a certidão de óbito dela.

Estou tentando pesquisar o Arquivo nacional, mas não sei como funciona direito. Estou pensando em passar algum tempo lá na próxima semana.

Obrigada.

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403856 | MSD | 08 jun 2018 16:32 | Em resposta a: #403846

Caro, Jorge!

A bisavó Thereza era com certeza portuguesa, tinha sotaque distinto, minha mãe a conheceu e conviveu com ela. Não conheceu o bisavô Manuel, pois já havia falecido.
Tiveram outros filhos por aqui, mas tiveram outros filhos antes em Portugal também, pois minha avó Laurinda não era nem a mais velha nem a mais nova.
Ao que parece, o casal vivia mais separado do que junto, pois ele trabalhava na Cidade do Rio de Janeiro e ela morava em Santa Maria, uma outra cidade do mesmo estado.

Cordialmente,

MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403858 | mila1000 | 08 jun 2018 17:43 | Em resposta a: #403759

Angelica,

Nem sempre a informação é telefone sem fio...pense nisso.

Esses outros irmãos de Laurinda, procure saber com sua mãe o nome dos tios, se vieram para cá, se tinha primos no Rio. Como se diz: dê corda, deixe sua mãe falar do passado, da infãncia, da familia...

Já lhe disse, toda vez que mencionar algo novo, como a certidão de óbito de sua avó, queira dizer data do óbito, local, cartório. Algum confrade pode auxiliar na sua busca, são muitos que passam por aqui, muitos são "expert", super capacitados, experientes, que muitas vezes desenrolam esse novelo.

Outra coisa, procure responder o que lhe é perguntado. Não se faz buscas ao vento...


Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403859 | mila1000 | 08 jun 2018 17:50 | Em resposta a: #403759

Estimado Jorge,

Quão grata é essa sua participação " por descuido" no fórum. Saiba que não atrapalha em nada, apenas, contribui com seu conhecimento , experiência.
Aprendi muito com o amigo!
Tudo de bom para si.

Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403868 | malimo | 08 jun 2018 21:36 | Em resposta a: #403759

Caros confrades,

No momento não disponho de muito tempo mas me ocorreu que embora os registros de 1837 a 1866 não estejam digitalizados e disponíveis online, há registros de batismo de 1867 a 1888 e principalmente os casamentos de 1872 a 1903.
Se o Manuel Gonçalves Esteves nasceu em 1861 é possível que o casamento dos pais esteja disponível. Casamento de um Gonçalves com Esteves. Não exatamente me 1861 mas num período de alguns anos antes ou depois.
Era comum o casal ter filhos a cada dois anos e começavam a partir do casamento.
Alguns ficavam 20 anos tendo filhos já sendo avós.
Pelos sobrenomes encontrados nos casamentos e também pelos batismos a partir de 1867, podem aparecer os tais pais do bisavô.

Meus cumprimentos,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403869 | FilipeFlard | 08 jun 2018 21:54 | Em resposta a: #403759

Caros confrades,

Os nomes dos pais de Manuel Gonçalves Esteves muito provavelmente aparecerão nos registros de nascimento dos filhos dele, especialmente dos filhos que nasceram no Brasil depois de 1889.

Se a Angélica não sabe onde encontrar as certidões de nascimento desses filhos, deve procurar as certidões de casamento deles, das quais poderá obter dados como data e local de nascimento.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403871 | PAIVAMANSO | 08 jun 2018 23:39 | Em resposta a: #403869

Cara Angélica Lembrei de procurar na base de dados deste Syte do Geneal, e para meu grande espanto, encontrei centenas de Nomes Portugueses com o apelido MACIEL
Se me diz agora que “ Thereza Gonçalves Maciel era com certeza Portuguesa, e que teve Filhos em Portugal antes de ir para o Brasil, deve ter Casado em Portugal. A sua parente Tânia Ribeiro diz que Laurinda Gonçalves Maciel Nasceu em Portugal em 29 de Março de 1898, e a ser verdade faltam saber as Freguesias e as Datas correctas, do Baptismo de Laurinda e do Casamento dos Pais Dela. Acho estranho Manuel chegar ao Brasil em 1891e a esposa Dele, Thereza, dar à luz em Portugal em 1898. Esta data do Nascimento de Laurinda em Portugal, estará errada e o certo seria em 1888, três anos antes de Manuel emigrar para o Brasil?
Na Certidão do Casamento de Laurinda diz a idade da noiva? Casou em que ano? Faça as contas, veja se bate certo o ano em que Ela Nasceu e diga-nos o resultado.
Tal como disse a Mila, seria bom perguntar á Tânia Ribeiro, quais são os documentos em que Ela se baseia para dizer que Laurinda Nasceu em Portugal e nessa data... e outros que Ela possa ter.
O Baptismo de Manuel terá sido em 1860 ou 1861. Fiz mais telefonemas, as respostas podem demorar 4 dias a chegar e as hipóteses de sucesso são escassas, mas tentei … e vamos aguardar com alguma esperança.
Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403874 | PAIVAMANSO | 09 jun 2018 03:01 | Em resposta a: #403871

Cara Maria Alice Por favor não entenda mal eu pegar nas suas palavras. Faço-o para reflectir e tentar explicar o que me parece melhor opção.
Eu já tinha pesquisado para saber quantas Crianças foram Baptizadas na Freguesia de Fragoso no ano de 1867, e quantos Manuel houveram nesse ano e se havia Pais compatíveis.
Em 1867, foram Baptizados 27 Crianças e só 3 são Manuel, nos Assentos n.º 6 … n.º 23 … n.º 26. Dei umas olhadelas pelos Pais dessas 27 Crianças, á procura de um Pai Gonçalves e uma Mãe ou Padrinho Esteves…… de Esteves nada encontrei, e Gonçalves anotei 4 mas nada nos diz que alguma dessas Crianças seja Irmã de Manuel.
Eu compreendo a Maria Alice quando na ânsia de ajudar disse: “Se o Manuel Gonçalves Esteves nasceu em 1861 é possível que o casamento dos pais esteja disponível. Casamento de um Gonçalves com Esteves. Não exatamente em 1861 mas num período de alguns anos antes ou depois. “

Cara Maria Alice,Também pensei nisso, mas temos vários problemas: Pode não ser um Gonçalves com uma Esteves. Não sabemos em que Freguesia Eles Casaram… porque os Casamentos eram regra geral nas Freguesias onde tinha Nascido e residido a Noiva, e não nas Freguesias do Noivo. Como saber a Freguesia onde Nasceu e residia a Noiva, se nem sabemos o Nome Dela? Se Manuel fosse o Filho primogénito, o Casamento dos Pais seria menos difícil de encontrar, mas tudo somado, temos aqui um conjunto de dificuldades extremas!
“também pelos batismos a partir de 1867, podem aparecer os tais pais do bisavô ! “ ...... Sim Talvez Apareçam, num Baptismo de um Irmão ou Irmâ de Manuel… mas estarão perceptíveis? Ainda só vi os Baptismos de 1867 ….. e se a Joaquina do Assento n.º 5 de 1867 for Irmã de Manuel ? ..… Joaquina - filha natural de Joaquina Gonçalves, solteira…… isso seria muito mau. Vamos esperar por algo melhor, por exemplo, como disse a Maria Alice; um Gonçalves com uma Esteves.
Já vi no ano de 1867=27 Baptismos. Nenhuma pista forte e credível ! Falta ver: No ano de 1868 = 38 Baptismos… No ano de 1869= 25 Baptismos… No ano de 1870= 33 Baptismos… No ano de 1871=20 Baptismos… No ano de 1872=28 Baptismos. Talvez amanhã, se houver disponibilidade e saúde, apareça alguma pista que nos anime.
Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403875 | MSD | 09 jun 2018 03:09 | Em resposta a: #403871

Caro Jorge, concordo

"Acho estranho Manuel chegar ao Brasil em 1891e a esposa Dele, Thereza, dar à luz em Portugal em 1898. Esta data do Nascimento de Laurinda em Portugal, estará errada e o certo seria em 1888, três anos antes de Manuel emigrar para o Brasil?"....

exatamente por esta incompatibilidade de datas que questiono minha primaTania, neste momento. Por isto também que presumi 2 caminhos possíveis anteriormente, sem ter noção de qual deles é o correto: ou Laurinda é portuguesa e não foi registrada ou seus documentos por algum motivo se perderam e então providenciou-se um novo registro no Brasil. Ou por outro lado, ela nasceu mesmo no Brasil.

O que estou tentando agora junto ao cartório de casamento de Laurinda e Emmanuel é a certidão de casamento em inteiro teor e saber quais foram os documentos apresentados pelos noivos à época do matrimônio e quais ficaram retidos em arquivo para saber se há novas informações.

A vovó Laurinda nasceu mesmo na data mencionada no MyHeritage, inclusive eu mesma lembro dela falando sobre isto, me lembro em uma de nossas conversas em que ela contava a moda da época e eu perguntando sobre quando ela nasceu. Lembro como se fosse hoje que ela respondeu 1898 e jamais esqueci esta data, pois se tratava do século passado ao que eu nasci e achei fantástico conhecer uma pessoa do século anterior ao meu. Coisa de criança!.

Respeitosamente,

MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403877 | PAIVAMANSO | 09 jun 2018 03:22 | Em resposta a: #403874

Caro FlipFlard Concordo consigo. Angélica deve procurar dessas maneiras, os Nomes dos Pais de Manuel Gonçalves Esteves, mas creio que só a partir de 1891 o ano em que Manuel chegou ao Brasil. Certo? Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403878 | PAIVAMANSO | 09 jun 2018 03:42 | Em resposta a: #403877

Cara Angélica Muitas dúvidas persistem.Vamos aguardar para ver se aparecem notícias mais completas, na tal Certidão de Inteiro Teor, e nos documentos que serviram de base no Casamento de Laurinda. Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403879 | MSD | 09 jun 2018 04:10 | Em resposta a: #403869

Prezado sr Filipe,

Conversei com minha mãe que vai ter com uma(s) prima(s) dela, filha(s) ainda viva(s) de um dos irmãos de vovó Laurinda a respeito das certidões de casamento deste(s) irmão. Como o sr. sugeriu.

Ainda não consegui as informações que pedi ao cartório daqui, sobre a certidão de casamento de vovó Laurinda. Continuo aguardando a resposta do e mail.

Cordialmente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403880 | MSD | 09 jun 2018 04:34 | Em resposta a: #403878

Caro sr Jorge,

Sim, muitas dúvidas mesmo. E cada vez que converso com os parentes, fico mais confusa ainda. Mas também me lembro de conversas com as tias que já se foram.
Hoje falando com minha mãe ela mencionou a Ilha da Madeira de que minha avó Laurinda falava muito, não sei exatamente o que e nem porque, mas falava da Ilha da Madeira. Será que tem alguma relação ou faz algum sentido neste quebra-cabeça?

Aguardando por boas novas

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403886 | Luis K. W. | 09 jun 2018 11:21 | Em resposta a: #403846

PAIVAMANSO,
Desde quando *MACIEL não é português*??
Admito que este, como muitos nomes apelidos não tenham "origem portuguesa". MAS eu tenho antepassados MACIEL desde, pelo menos, o século XIV !
- Gonçalo Pita Maciel "sepultado em 1526 na igreja da villa de Caminha", filho de
- Brites Gonçalves Maciel "casada em 1476, em Ponte de Lima", casada com João Pita de Ortigueira e filha de
- Bartolomeu Gonçalves Maciel, "comendador do mosteiro de Palme", filho de
- Gonçalo Anes Maciel, Alcaide Mor de Vila Nova de Cerveira, etc.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403887 | Luis K. W. | 09 jun 2018 12:05 | Em resposta a: #403875

MSAngélica,
1. LINK
A "referência" que deu do passaporte do seu Manuel Gonçalves Esteves obriga a entrar na página do Arquivo Distrital de Braga (/Universidade do Minho), procurar em "Passaportes" e, em "Mobilidade Geográfica" procurar na pasta 026, e o passaporte número 21254.
UFFFF!
O link mais rápido para chegar ao passaporte do seu Manuel é: ( http:// ) pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1334706

2. FRANCISCO
Procurei outro "Gonçalves Esteves" em Fragoso e descobri o passaporte de FRANCISCO, em 1912, de 40 anos de idade (nascido cerca de 1872), viúvo, FILHO DE MARIA GONÇALVES.
Poderá ser um irmão do seu Manuel...?
Em ( http:// ) pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1401466.
Quando não diz o nome do pai, suspeitamos que seja filho de mãe solteira.
Curiosamente, há um Francisco Gonçalves Estevão(*) em ( http:// ) pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1558148, filho da mãe solteira Maria Gonçalves Estevão, natural de Fragoso-Barcelos, em 1897...
(*) ver nota sobre "Estevão", em baixo.

3. ESTEVÃO/ESTEVES?
As pessoas não têm a noção que, como muitas vezes as viagens eram PAGAS PELO PAÍS DE ACOLHIMENTO (EUA, Canadá, Austrália e, até Brasil), os emigrantes portugueses só tinham de pagar a viagem desde o porto de chegada /partida de Portugal até à terrinha. E, às vezes, nem isto.
Pelo que EU TENHO antepassados que viajaram DEZ VEZES para o Brasil (outros SETE, outros TRÊS, etc.)!

Como o seu Manuel Gonçalves Esteves tinha 30 anos em Jan/1891, quer dizer que nasceu em 1860.
Curiosamente, há um passaporte de MANUEL GONÇALVES ESTEVÃO*, de 28 anos, Natural de FRAGOSO, Sao Pedro-BARCELOS. Destino Rio de Janeiro, em 21-5-1888 (portanto, também nascido em 1860).
Podia ser O MESMO.
Este Manuel é filho de Joaquim Gonçalves ESTEVÃO*.
Portanto, não exclua consultar este passaporte ( em http://) pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1330884. Ref.: PT/UM-ADB/AC/GCBRG/H-D/026/0005/17554

Não se admire com a diferença no nome Esteves/Estevão.
Ainda esta semana descobri um emigrante que quando foi para o Brasil se chamava Manuel Pereira Rosas, mas quando o filho (brasileiro) dele nasceu já se chamava Manuel Pereira da Rosa.
No registo de baptismo aparece apenas "Manuel, filho de Joaquim de Sousa Pereira e de Joaquina de Jesus". De onde apareceu o "Rosas"/"da Rosa"?? O pai dele, Joaquim, era conhecido pela alcunha de "o Rosas"!! :-)
Além disso, as pessoas eram "um bocadinho" analfabetas, e ainda não havia a mania de termos apenas um conjunto de nomes do princípio ao fim da vida (se nos chateávamos com o nosso pai, passávamos a usar os apelidos dos avós maternos; Se ficávamos mais devotos, acrescentávamos "de Jesus"; etc.).

4. CONCLUSÃO
Peça ao ADBraga para lhe orçamentarem e enviarem (por PDF) cópias desses passaportes. Pode ser que tenham mais informação relevante.
E (se eles fizerem uma busca) para lhe enviarem cópia de TODOS os registos de BAPTISMO de MANUEL, dos anos Jan/1860 a Jan/1861, de Fragoso-Barcelos. Não hão-de ser mais de 5 ou 6...

Boa sorte!
Luís
Lisboa-Portugal

PS: Ainda estou perplexo com aquela do "Maciel não é português". :-)
Eu tenho um antepassado, Gonçalo Pita Maciel, enterrado em 1526 cujo BISAVÔ também está documentado como "Maciel"!! Nascido no séc XIV !! E esse apelido perdurou na minha família até ao séc. XIX.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403888 | Luis K. W. | 09 jun 2018 12:17 | Em resposta a: #403767

MSD,
Faça melhor as contas! :-)
Se em JANEIRO de 1881 o Manuel Gonçalves Esteves tinha 30 anos, é porque nasceu entre JANEIRO de 1860(!!) e Janeiro de 1861.

Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403889 | Luis K. W. | 09 jun 2018 12:24 | Em resposta a: #403792

O Manuel Gonçalves Esteves casou com uma MACIEL??

Se há coisa que não falta é o apelido "Maciel" em Barcelos!! :-)

Aliás, só POR CURIOSIDADE, vejam o inventário por óbito, em 1921, deste (será OUTRO!) *Manuel Gonçalves Esteves* cuja inventariante é Maria Rosa MACIEL. Em ( http:// ) pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1134258.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403893 | Luis K. W. | 09 jun 2018 14:12 | Em resposta a: #403856

MsAngélica.
A sua bisavó Thereza/Teresa Gonçalves Maciel podia, perfeitamente, ser portuguesa.

Até eu tenho antepassados com esse apelido. :-)
Para além do Bartolomeu Gonçalves Maciel, que viveu em 1500's (pai de uma Maria Gonçalves Maciel), tenho um 7.º avô, Sebastião Gonçalves Maciel, (1629-1717), de Darque-Viana do Castelo.

Por isso, seguindo a filiação por sangue, a sua avó Laurinda (filha de pais portugueses) tinha, naturalmente, direito à nacionalidade portuguesa.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403894 | MSD | 09 jun 2018 14:20 | Em resposta a: #403893

Prezado Luis,

Sim, sim, minha bisavó Thereza era de fato portuguesa. Minha mãe a conheceu e conviveu com ela e diz que era uma típica portuguesa. Quanto a isto não temos dúvidas, só não temos os documentos.
A dúvida está em se a vovó Laurinda era ou não portuguesa.

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403895 | MSD | 09 jun 2018 14:25 | Em resposta a: #403888

Caro Luis,

Na realidade o registro de passaporte que encontramos é datado de 1891 (com 30 anos), por isto fizemos as contas e achamos o ano de 1861 como sendo de nascimento.

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403932 | PAIVAMANSO | 09 jun 2018 20:53 | Em resposta a: #403895

Caro Luis K. W. Antes das suas criticas e perplexidades, já eu tinha explicado que o meu regresso a este fórum foi um erro meu. Por grave falta de saúde já me tinha despedido em 2013. Não devia ter voltado, pois estou em queda livre nas minhas capacidades físicas e psicológicas. Mesmo sabendo disso, descuidei-me e avancei. Erramos e aprendemos até morrer!
Não fique perplexo; Vejo que o Senhor não leu as mensagens que coloquei antes das suas. Se as tivesse lido, não estaria tão perplexo com as minhas falhas, que depois fui rectificando, antes do Senhor entrar neste tópico.
Estive a pesquisar à minha maneira e só há instantes voltei para ler aqui tantas mensagens novas. Constato que as suas pesquisas andam muito perto das minhas, embora por outros caminhos. Os nomes, as deduções, estamos quase lado a lado, e só não revelo o que encontrei com receio de lançar falsas expectativas, porque preciso de mais tempo para concluir as minhas rudimentares pesquisas, e estou à espera de duas respostas. Não me envergonho dos progressos que já fiz nesta minha humilde tentativa de ajuda à procura da solução. Justificadamente perplexo ficaria o Senhor se conhecesse as minhas limitações e a minha degradada condição.
Muito mais lhe poderia dizer, mas não lhe quero roubar mais tempo. Cordialmente Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403937 | PAIVAMANSO | 10 jun 2018 02:01 | Em resposta a: #403932

Cara Angélica Quero dizer-lhe que o Livro onde deverá estar o Assento do Baptismo do seu Bisavô já foi fisicamente localizado, e em breve será feita a pesquisa. Não lhe posso dizer mais do que isto, porque para a ajudar, dependo da disponibilidade e da bondade de uma excelente mas muito ocupada pessoa. Recebi esta notícia exactamente há 9 horas atrás, mas hesitei em lhe dar conhecimento antes do documento ser encontrado. Apesar de nos faltar os Nomes dos Pais do seu Bisavô, espero que tudo corra bem. Respeitosamente. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403944 | Luis K. W. | 10 jun 2018 11:20 | Em resposta a: #403932

Caro Jorge Santos,
Errei, e peço-lhe publicamente desculpa. Só depois de ter escrito a minha perplexidade (sobre os Maciel) é que li que o Jorge Santos já se tinha apercebido, e corrigido o lapso.
A impetuosidade, seguramente devida à minha juventude, leva-me a cometer erros destes.
Para mais, eu tinha acabado de intervir num outro Fórum cheio de brasileiros novatos nestas andanças, em que cada um "desajudava" mais que outro (o que me estava a deixar um bocadinho aborrecido).
Para terminar, peço-lhe que não se sinta diminuído ou melindrado pelo meu desbocado comentário, Este(s) Fórum precisa de pessoas como você, que ajudam os outros desinteressadamente, apenas pelo prazer de dar uma alegria aos outros, e da descoberta.
(Alguma coisa - prazer da Descoberta - nos terá ficado dos nossos egrégios avós!!).
Um grande abraço.
Luís
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403946 | Luis K. W. | 10 jun 2018 11:36 | Em resposta a: #403895

MsAngélica.
:-)
Eu entendi tudo, e fiz as mesmas contas. Por isso INSISTO!
(releia o que escrevi).
Se em Janeiro de 1891 o Manuel Gonçalves Esteves tinha 30 anos, é porque nasceu entre Janeiro de 1860 e Janeiro de 1861.
O ANO que tem de explorar é o de 1860 (mais UM MÊS de 1861).

Por isso, e por ter muitas dúvidas que na mesma freguesia tenham nascido DOIS "Manuel Gonçalves Estev.... (esteves ou estevão)", é que me parece que o Manuel G Estevão de 28 anos em Maio/1888 TAMBÉM seja o seu bisavô. Isto é, terá viajado (pelo menos) duas vezes para o Brasil.
Pelas mesmas contas, "este" Manuel terá nascido entre Maio/1859 e Maio/1860.

(E *SE* estes dois Manuéis forem - como suspeito - a mesma pessoa, o seu bisavô nasceu entre JANEIRO/1860 e MAIO/1860).

Com a maior simpatia,
Luís
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403947 | Luis K. W. | 10 jun 2018 11:39 | Em resposta a: #403946

PS. Complementando o que escrevi em cima:
«Por isso, e por ter muitas dúvidas que na mesma freguesia E NO MESMO ANO tenham nascido DOIS "Manuel Gonçalves Estev.... (esteves ou estevão)...»

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403953 | MSD | 10 jun 2018 14:41 | Em resposta a: #403946

Bom dia, Sr. Luis

Então estamos muito bem na pesquisa, se conseguimos eliminar todos aqueles Manoéis e ficaram só 2...... ;-) e ainda assim os 2 parecem ser um só..... ;-))))

Entendi o seu ponto. Minha mãe não o conheceu, mas diz que ele viajou várias vezes a Portugal, então o sentido inverso também é verdadeiro mesmo sem saber a qual época isto se refere.

Estou pesquisando os registros de imigrantes e navios nos arquivos do Arquivo Nacional daqui, mas não consigo encontrar nada. Talvez eu não saiba fazer as perguntas certas ou não seja tão boa pesquisadora em se tratando de Arquivo Nacional.

A partir de amanhã vou insistir com o cartório da certidão de casamento da vovó Laurinda, na esperança de encontrar a informação dos nomes dos avós dela.

Com gratidão eterna,

MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403958 | PAIVAMANSO | 10 jun 2018 18:45 | Em resposta a: #403953

Cara Angélica
Pego em algumas palavras suas, para poder dar a minha humilde opinião.
“ Caro Jorge cada vez que converso com os parentes, fico mais confusa ainda… minha mãe mencionou a Ilha da Madeira de que minha avó Laurinda falava muito, não sei exatamente o quê… Será que tem alguma relação ou faz algum sentido neste quebra-cabeça? “

Cara Angélica, receio errar. Por vezes, falha-me a memória do que li horas antes, e digo disparates, mas ouso questionar: Laurinda G. Maciel, seria Neta de Madeirenses ?

Numa das minhas mensagens do dia 08 disse-lhe; “ O Baptismo de Manuel terá sido em 1860 ou 1861. Fiz mais telefonemas, as respostas podem demorar 4 dias a chegar e as hipóteses de sucesso são escassas, mas tentei … e vamos aguardar com alguma esperança. “

Ainda me custa acreditar que as hipóteses de alcançar sucesso, deixaram de ser escassas, e serão agora cerca de 80% ! Persiste a incerteza dos Nomes dos Pais de Manuel Gonçalves Esteves, e isso constitui uma dificuldade. Veja que ainda ontem recebi a primeira parte da resposta; o Livro foi localizado mas numa 1ª consulta condicionada por falta de tempo, não apareceu um Baptizando Manuel, em que os Pais, Avós ou Padrinhos, tivessem o apelido Esteves. Dentro de 2 ou 3 dias irá ser feita a 2ª pesquisa, mas desta vez mais demorada, sem stress, com mais rigor.

Também ontem, investi umas horas a ler os Assentos de Baptismo entre 1867 e 1872 e num Deles encontrei um Manuel Gonçalves Estevão, talvez Avô do seu Bisavô. Falta investigar aquela pista.

Não pedi os Baptismos de Fragoso 1860 / 1861 ao Arquivo Distrital de Braga porque isso implicaria custos e descrença por falta de alguns dados fundamentais.

O Luís K. W. está a fazer um excelente trabalho, pesquisando e trazendo importantes dados que espero potenciar, e estou ansioso para ver se a 2ª pesquisa nos trará a solução inteira.

Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403960 | MSD | 10 jun 2018 21:37 | Em resposta a: #403937

Prezado Sr. Jorge,

Só agora vi esta postagem.

Uau! ????

Desculpa esta incomum manifestação aqui neste Fórum, mas é por que muito me alegra a notícia destes novos fatos. O senhor é um mágico, um mago! Jamais deve abandonar ou se aposentar desta tarefa. O senhor é realmente muito bom nisto. Parabéns!!! E meu eterno obrigado.

Respeitosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403968 | PAIVAMANSO | 11 jun 2018 10:46 | Em resposta a: #403960

Cara Angélica
Mágico coisa nenhuma. Estou preocupado e receoso, à espera que aquela Bondosa Pessoa que fez a 1ª pesquisa à pressa, possa fazer uma 2ª pesquisa mais abrangente, com mais tempo, menos stress, naquele Livro dos Baptismos de Fragoso nos anos de 1860 e 1861 e que desta vez apareça o Assento de Baptismo compatível com os dados pessoais que temos do seu Bisavô.
Não quero assustá-la; mas ainda é demasiado cedo para tanta alegria. Tenho esperança que no Livro do Registo do Passaporte, os dados que ficaram declarados por Manuel Gonçalves Esteves; Nome, Naturalidade e Idade, tenham sido baseados em documentos credíveis. Mas Falta ter a certeza.
Esperemos que aquele Livro volte a estar nas Mãos daquela Pessoa Bondosa que nos está a ajudar, e nos chegue a notícia positiva que tanto desejamos, mas o sucesso ainda está longe de ser garantido.
Vamos aguardar. Estamos dependentes do coração, dos olhos e das mãos, que irão voltar a folhear aquele Livro e a ler ansiosamente por nós.
Respeitosamente Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403970 | MSD | 11 jun 2018 12:09 | Em resposta a: #403968

Prezado Sr Jorge,

Por favor não se ofenda com a palavra mágico, se assim o digo é por que valorizo tanto estes esforços e descobertas, de coisas com mais de 100 anos, esquecidas no passado tão distante e sem nenhuma referência documental por squi, que o Sr não pode nem imaginar a minha surpresa e alegria. É uma luz de esperança muito grande que me faz acreditar ser possível algo que já tinha desistido. Quase uma mágica.
E de qualquer forma, 80% é muito mais que 8%.
Entendo suas preocupações, são as mesmas minhas. Agora estou menos eufórica e de volta à realidade de não ter, se quer, visto os documentos que o Sr viu.

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403973 | MSD | 11 jun 2018 12:39 | Em resposta a: #403958

Saudações Sr Jorge

Posso estar errando feio, passando muito longe mesmo, mas agora eu que me pego em suas palavras:

Cara Angélica, receio errar. Por vezes, falha-me a memória do que li horas antes, e digo disparates, mas ouso questionar: Laurinda G. Maciel, seria Neta de Madeirenses ?
E para esta pergunta, faço outras: filha de madeirenses (a mãe dela)? Ou por outra, ela mesma não seria madeirense?

Se o bisavô Manuel veio ao Brasil algumas vezes, quem garante que não estava vindo para sondar as possibilidades de trazer a família?

Outras questões: minha avó Laurinda tinha uma habilidade incrível com o croché e bordados e lembro dela "reclamar" das linhas do Brasil, exaltando sempre as linhas da Ilha da Madeira.
Sei hoje que aqueles bordados da minha avó são algo genuinamente português.
De certo, ela não ouviu falar deles por causa do casamento da princesa!
E em estando no Brasil, no ínício do século passado, num lugarejo agrícola no interior do interior, do interior, com 13 filhos para criar, de certo não teria tido tempo de aprender tal atividade que necessita de tanto tempo, dedicação e delicadeza para atingir a qualidade que ela conseguiu atingir. É algo pregresso, que ela aprendeu e praticou anteriormente a áquela época, na convivência com portuguesas.

Fica aí a pulga atrás da orelha, como se diz por aqui.

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403978 | PAIVAMANSO | 11 jun 2018 15:10 | Em resposta a: #403973

Cara Angélica o que eu queria dizer é que não passo de um simples aprendiz, um amador, um fraco aluno neste excelente fórum, e isto não é falsa modéstia da minha parte. Olhe aí dois exemplos:
Aproveitei na sua mensagem do dia 07: “ Não temos nada palpável, além de foto antiga e o número de registro do passaporte (Foi o que encontramos até o momento) ou seja, praticamente nada. O número do registro de passaporte que se encontra em arquivo (sinceramente não sei em qual arquivo especificamente, pois ainda estou aprendendo sobre esta estrutura) é PT/UM-ADB/AC/GCBRG/H D/026/0007/21254 “

Depois aproveitei na mensagem da Mila 1000 ….. no mesmo dia: “ Passaporte Manuel
Imagem 32.tif numero 129 (é o ultimo)……. no final dessa página 30
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1194964

Ainda não pude aprofundar as importantes informações que o Luís K. W. nos deu. O que lhe estou a dizer é que sem os outros, nós somos quase nada. Neste tópico todas as mensagens são importantes, todas as Pessoas que ajudam os outros, são esperança e luz. Eu apenas tento fazer parte deste imenso conjunto de Pessoas e dar as minhas microscópicas e humildes contribuições, para deste modo, poder fugir da escuridão.
Um pirilampo sozinho no meio da noite escura é coisa pouca, mas se lhe se juntarem muitos outros à volta… as luzes todas juntas podem talvez nalguns casos da noite, dia, parecendo magia !
Sinto prazer ao “investigar” mistérios, procurar as soluções, tentar ajudar desconhecidos……. Mas tenha em atenção que tudo o que já escrevi neste tópico e todos os telefonemas que fiz para falar com várias Pessoas que nem conheço….. não servirão de nada, não passarão de conversa inútil, se o Assento de Baptismo do seu Bisavô não aparecer de facto !
Respeitosamente Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403985 | MSD | 11 jun 2018 17:13 | Em resposta a: #403978

Caro Sr Jorge,

Sim. Sim. Tanto o Sr quanto o Sr Luis, a Sra Mila e outros que passaram ou ainda passarão por aqui têm um dom especial, carregam em si a mágica do universo de colocar em contato as pessoas certas, na hora certa. O Sr mesmo disse certa vez que já havia se despedido deste fórum e passou aqui quase que por descuido.... então isto não é mágica? A "pessoa bondosa" que vai se dedicar a pesquisar o livro, que aguardamos com tanta expectativa? Tudo isto para mim é mágico. Espero há anos encontrar alguma informação relevante, que meus familiares não encontraram e até acredito, desistiram por nada encontrar.
Eu mesma, passei várias vezes por este fórum, totalmente descrente, achava uma piada num mau sentido e nunca me cadastrei. Até o dia em que me dediquei a ler algumas postagens e percebi que haviam conversas sérias e produtivas. Tomei coragem. Me cadastrei, me expus colocando meus assuntos e pedindo ajuda. Pois então a porta se abriu.
Derrepente, não mais que derrepente tenho pessoas que nem conheço, que não me conhecem, me ajudando. Se isto não é mágica....

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403987 | LAMBERT | 11 jun 2018 18:21 | Em resposta a: #403985

https://www.escavador.com/diarios/644696/DJRJ/editais-e-demais-publicacoes/2018-04-17?page=357

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403988 | LAMBERT | 11 jun 2018 18:25 | Em resposta a: #403985

http://memoria.bn.br/pdf/030015/per030015_1986_00037.pdf

PAG.26 - EMANUEL JARDIM DA CRUZ

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403991 | cesarmaluf | 11 jun 2018 19:42 | Em resposta a: #403759

Peço, ajuda para encontrar a certidão de nascimento do meu Bisavô
Nome: Augusto Ferreira
Pai: Francisco Malta
Mãe: Emilia Ferreira
Data de Nascimento: 22 de Abril de 1888
Freguesia: Coimbra->Penacova->Oliveira do Mondego (Antigamente chama-se Oliveira do Conhedo)

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#403994 | MSD | 11 jun 2018 20:03 | Em resposta a: #403991

Prezado Cesar,

Por favor, acredito que o melhor a fazer neste caso é criar o seu próprio tópico na aba "novo tópico" para então começar sua busca, pois neste tópico aqui, já se está tratando de assuntos de outra família.
Espero ter podido ajudá-lo com isto. Boa sorte.

Atenciosamente,
MSD

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404113 | MSD | 13 jun 2018 17:30 | Em resposta a: #403759

Saudações!

Ainda aguardando resposta do cartório.

Pesquisando por Manuel Gonçalves aqui neste site "pesquisa de pessoas" http://pagfam.geneall.net/P/
Na aba [31-60], n° 2780, encontrei:
Pai - Manuel Gonçalves
Mãe - F. Esteves
Filho - António Corrêa que se casou com Domingas Barbosa e tiveram os filhos Maria Barbosa e Manuel Gonçalves.
Seriam estes o Gonçalves que se casou com uma Esteves?
Seriam eles o avô e avó do meu bisavô Manuel Gonçalves Esteves?

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404114 | MSD | 13 jun 2018 17:34 | Em resposta a: #404113

....continuando

Desculpem, o link não funciona, mas enfim, pesquisei Manuel Gonçalves em pessoas por aqui mesmo. (nesta plataforma).

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404120 | MSD | 13 jun 2018 19:13 | Em resposta a: #403987

Boa tarde Sr./Sra.

Poderia me informar do que se trata este link? E em qual site podemos consultar as informações completas, visto que aparece um homônimo, não exatamente igual, ao de meu avô, pessoa já falecida há mais de 50 (cinquenta) anos? E os casos parecem ser datados recentemente de 2004? Além disto, sinceramente não faço idéia do que têm haver com a pesquisa genealógica em questão aqui neste Fórum. Aguardando explicações.

Atenciosamente,

MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404122 | MSD | 13 jun 2018 19:15 | Em resposta a: #403988

Prezado(a),
Do que se trata?
Não consegui correlacionar seu link com a pesquisa genealógica aqui em questão.

Atenciosamente
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404274 | PAIVAMANSO | 18 jun 2018 08:54 | Em resposta a: #404122

Caro Luís K. W. Peço desculpa de só hoje (8 dias depois) responder à sua mensagem. Confesso que me é difícil e doloroso aceitar a realidade da minha velhice. Assim que me apercebo que errei, vou corrigir, quando ainda é possível. Claro que é verdade que fiquei magoado com o seu comentário, mas isso foi apenas por fragilidade minha. Pela minha revolta contra mim próprio. Por várias razões, ainda não pude tentar aprofundar e desenvolver as suas excelentes ajudas neste tópico, mas espero poder fazer isso em breve. Quero retribuir as suas palavras simpáticas e vejo que o Luís tem o mesmo gosto de ajudar os outros e uma boa capacidade para o fazer. Deixo então aqui publicamente o meu pedido de desculpas ao Luís K. W. a quem envio um Abraço de Amizade. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404275 | PAIVAMANSO | 18 jun 2018 09:34 | Em resposta a: #404274

Cara Angélica Faz amanhã 10 dias que Aquela Pessoa muito simpática me deu a notícia de que iria fazer uma pesquisa ainda mais completa no Livro. Ele disse para eu não telefonar, pois Ele mesmo telefonaria em breve para mim, a dar-me os resultados da segunda pesquisa. Estou muito preocupado, porque os dias foram passando e a ansiedade aumentando. Será que Ele não tem boas notícias para nos dar ? Não é qualquer Pessoa que aceita fazer o que eu pedi, e por isso, tenho feito um grande esforço para aguardar o tempo necessário, mas não vou conseguir resistir mais, e amanhã ao fim da tarde, irei telefonar. Pedirei desculpas pela minha pressa, na esperança de obter uma resposta muito alegre. Detesto receber e dar más notícias. Vamos aguardar mais dois dias: Hoje e amanhã. Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404289 | MSD | 18 jun 2018 12:57 | Em resposta a: #404275

Prezado Sr. Jorge

Ok, sem problemas. Eu também por aqui, continuo a aguardar o desarquivamento do processo de casamento de minha avó Laurinda, que me foi prometido para quinta-feira passada, mas não ocorreu e remarcaram para hoje. Também estou bem ansiosa para ver se há boas novas ou não, mas nestes casos sempre dependemos da boa vontade de outras pessoas e nos resta torcer.
Neste meio tempo surgiram mensagens estranhas neste fórum que não consegui entender e até as questionei, sem resposta.
Também estive pesquisando por aqui em "Geneall Plus" > "Páginas Familiares" > "Pesquisa de Pessoas" > Nome: Manuel - Família: Gonçalves e para minha grande surpresa encontrei:

Na aba [31-60], n° 2780,

Pai - Manuel Gonçalves
Mãe - F. Esteves

Filho - António Corrêa que se casou com Domingas Barbosa e tiveram os filhos Maria Barbosa e Manuel Gonçalves.

Seria este o Gonçalves que se casou com uma Esteves?
Seriam eles o avô e avó do meu bisavô Manuel Gonçalves Esteves? E ainda, a mãe e pai dele que estamos a procurar?

Saberia me dizer como sigo estas pistas? Onde ficam estas informações que encontrei e em que documentos se baseiam?

Sei que estamos em uma pesquisa muito difícil e ainda precária para se animar demais, mas sinto que tudo existe e está a nossa disposição, só faltam alguns elos esquecidos para ligarmos toda a corrente. Neste momento estou menos empolgada, mais cautelosa, mas ainda esperançosa.

Desejo que tenhamos mais sorte nos próximos dias.

Meus cumprimentos,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404318 | PAIVAMANSO | 18 jun 2018 18:43 | Em resposta a: #404289

Cara Angélica Estou à espera do que consta na certidão do Casamento de Laurinda, para saber a Data, e a Idade que Ela tinha quando Casou. Isso dirá em que ano Nasceu e talvez algo mais que desconhecemos.

Essas “mensagens estranhas” foram colocadas pelo Celso Lambert, que contactei por e-mail, e me explicou que aqueles processos talvez tenham informações relevantes, mas como ter acesso a eles? Nem Ele, nem eu sabemos como entrar naqueles processos, mas uma coisa eu sei; O Celso Lambert é boa pessoa e postou as mensagens de boa fé e para tentar ajudar.

A Angélica escreveu; “Estive pesquisando por aqui em "Geneall Plus" > "Páginas Familiares" > "Pesquisa de Pessoas" > Nome: Manuel - Família: Gonçalves e para minha grande surpresa encontrei: Na aba [31-60], n° 2780, Pai - Manuel Gonçalves -- Mãe - F. Esteves Filho - António Corrêa que se casou com Domingas Barbosa e tiveram os filhos Maria Barbosa e Manuel Gonçalves.”

Pesquisei nas “Páginas Familiares” mas nada encontrei. Porquê não sei
.
A Angélica tem algum Bordado feito por sua Avó Teresa G. Maciel ? Seria interessante fotografar a frente e o verso, e enviar as fotos para o Museu do Bordado e do Artesanato da Madeira, para onde telefonei, e ficou de pé a possibilidade de tentar avaliar se Teresa Gonçalves Maciel dominava a técnica dos Bordados da Madeira, o que em caso afirmativo indiciaria a probabilidade de Teresa ou a Mãe Dela serem Madeirenses.

Por agora é tudo. Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404338 | MSD | 19 jun 2018 00:41 | Em resposta a: #404318

Prezado, Sr. Jorge

Finalmente o e mail esperado!
Lá constam as informações que a funcionária do cartório, gentilmente pesquisou:

Laurinda nascida em 29/03/1898.
Filha de Manoel Gonçalves Estevão e Thereza da Costa Maciel.
Neta Paterna - Joaquim Gonçalves Estevão e Anna de Lima Pereira
Neta Materna - Antonio da Costa Maciel e Roza da Costa Maciel

Quanto aos processos, achei muito estranho datarem de 2004 em relação a uma pessoa falecida há mais de 50 anos, de qualquer forma passei a informação à minha tia que é advogada para que verifique do que se trata, pois não tenho acesso às informações e deste assunto nada entendo mesmo.

Dos bordados, vou perguntar a minha mãe se ainda existe alguma coisa, acho pouco provável, pois minha avó já se foi há mais de 30 anos e a maioria das tias também. Minhas primas não se ligam a nada disto. Acham uma "velharia". Acho que se surgir alguma evidência neste sentido, será como que por milagre.

Por hora é o que consegui de mais concreto.

Atenciosamente,

MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404345 | LAMBERT | 19 jun 2018 05:26 | Em resposta a: #404338

Angelica:

espero que esta não seja "mensagem estranha" como disse meu amigo Jorge Santos:

http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1330884

Lambert

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404355 | MSD | 19 jun 2018 13:34 | Em resposta a: #404345

Prezado, Sr. Lambert

Muito obrigada por sua ajuda. Estamos caminhando nesta busca. Aos poucos vamos encontrando as peças do quebra-cabeça.

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404359 | MSD | 19 jun 2018 15:06 | Em resposta a: #404345

Caro, Sr. Lambert

É este o nosso Manuel. O Senhor o encontrou!
Agora podemos ter certeza, depois de receber as informações do cartório daqui.

O que faço agora?

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404377 | LAMBERT | 20 jun 2018 04:33 | Em resposta a: #404359

Angelica

http://www.adb.uminho.pt/uploads/PAR%C3%93QUIAS-BARCELOS%20_indice_.pdf

Na página 13, consta os REGISTROS PAROQUIAIS DE FRAGOSO - LIVRO Nº 374 = 1837 - 1866

Lambert

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404398 | PAIVAMANSO | 20 jun 2018 13:34 | Em resposta a: #404377

Caro Amigo Celso Lambert Existem dois Livros: O Original e a Cópia. O Original está no Arquivo Distrital de Braga mas ainda não disponibilizado à consulta on line e por não sabermos os Nomes dos Pais de Manuel a pesquisa teria de ser paga e eu não posso ir por aí. Fui atrás do Livro da Cópia, mas a Pessoa a quem pedi o especial favor de me pesquisar os 5 ou 6 Assentos de Baptismo de Crianças com o Nome "MANUEL" nos anos de 1860 e inícios de 1861, na Freguesia de Fragoso " (sejam quais forem os Nomes dos Pais e dos Avós),disse-me ontem, que hoje vai ver outra vez e depois me dirá. Como compreende, nada posso "exigir" a quem nos está a tentar ajudar graciosamente. Nessa relação consta o Livro, que também consta on line como estando na Arquivo...... mas para o ler é preciso ser presencialmente. Estou a 200 quilómetros de distância desses Livros e não posso fazer melhor do que esperar pela bondade daquele Senhor a quem pedi ajuda.
Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404401 | PAIVAMANSO | 20 jun 2018 13:58 | Em resposta a: #404398

Cara Angélica Não leve a mal por lhe ter dado notícias através da mensagem anterior que aqui deixei ao meu Amigo Celso Lambert, mas esqueci de acrescentar o seu nome nos destinatários. Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404402 | LAMBERT | 20 jun 2018 14:06 | Em resposta a: #404398

Jorge:

eu tenho uma anotação aqui que os pais do Manuel são JOAQUIM GONÇALVES ESTEVÃO e ANA DE LIMA PEREIRA.

Será que me confundi?

Lambert

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404403 | PAIVAMANSO | 20 jun 2018 14:26 | Em resposta a: #404402

Caro Celso Lambert o Amigo já me conhece. Ando a pesquisar para três pedidos de ajuda diferentes e passou-me essa informação fundamental que já tinha lido, mas também sem querer havia esquecido. Vou dar seguimento fazendo o telefonema que se impõe.
Receba um Abraço de Amizade e Agradecimento.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404574 | MSD | 24 jun 2018 17:35 | Em resposta a: #404401

Prezado Sr. Jorge

Sem problema. O quotidiano nos obriga a dar conta de tantos a fazeres que por vezes nos esquecemos de alguns detalhes, acontece comigo também.

Deixa eu resumir para ver se entendi até aqui tudo que aconteceu:

1- Alguns primos meus, interessados em obter a cidadania portuguesa, mesmo sem muitos conhecimentos, chegaram até um registro de passaporte do nosso bisavô Manuel Gonçalves....

2- Passado muito muito tempo mesmo, sem que a pesquisa se quer evoluísse, decidi assumir o desafio e pedi ajuda aqui neste fórum. Logo fui acolhida pela Sra. Maria Alice que me explicou vários detalhes que desconhecia, inclusive que o registro original de batismo do meu bisavô estaria no Arquivo Distrital de Braga;

3- Então surgiu a Sra. Mila com mais informações sobre o "Passaporte Manuel
Imagem 32.tif numero 129 (é o ultimo)
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1194964 " para nos auxiliar;

4- Segui algumas das indicações de pesquisa recomendadas, sem contudo obter sucesso. Pedi o registro de casamento completo de meus avós aqui no Brasil;

5- Tempo..... muito tempo...... surgiram outras pessoas no fórum tentando nos ajudar também;

6- As informações do casamento da vovó Laurinda revelaram o nome correto do bisavô Manuel Gonçalves Estevão, nascido em Fragoso-Barcelos por volta de 1860/61, bem como o dos pais dele: Joaquim Gonçalves Estevão e Anna de Lima Pereira;

7- Então com a continuidade das pesquisas dos caros amigos Srs. Jorge e Lambert, chegamos ao livro nº 374 que seria o tal arquivado em Braga, original que contém o assento de batismo do bisavô Manuel que precisamos. E que não está totalmente digitalizado e indisponível online até o presente momento. É isto??????

8- E que antes de pedir uma certidão oficial, precisamos ainda aguardar mais um pouco, com paciência a graciosidade de uma pessoa boa que nos vai fornecer as informações da exata página deste livro e do exato número do registro????

Por favor, me respondam se entendi tudo ou se estou errada em algum ponto. Obrigada.

Atenciosamente,

MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404576 | LAMBERT | 24 jun 2018 18:46 | Em resposta a: #404574

2 - ...., inclusive que o registro original de batismo do meu bisavô estaria no Arquivo Distrital de Braga

= "DEVERA ESTAR"

Garimpando, garimpando:

a) ACHAR O LIVRO, depois

b) ver se o registro está la !

Se sim = fim.

Lambert

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404577 | MSD | 24 jun 2018 19:25 | Em resposta a: #404576

Caro, Sr. Lambert

"DEVERÁ ESTAR", entendo, pois ainda não o vimos com nossos próprios olhos.

"garimpando"....torcendo, torcendo

Se tudo acontecer como esperamos = fim ..... em termos. Fim da primeira parte.

De qualquer forma, as perspectivas ainda são boas. Muito obrigada.

Atenciosamente,

MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#404614 | PAIVAMANSO | 25 jun 2018 20:31 | Em resposta a: #404577

Cara Angélica O Senhor a quem pedi ajuda para pesquisar no Livro Cópia, tem-se mostrado simpático e interessado em nos ajudar, mas ainda não me telefonou a dar as notícias da segunda pesquisa, e por uma questão de respeito, tenho de aguardar mais uns dias, pois é essa a minha obrigação, até porque o interesse é nosso, e é Ele quem está a fazer um favor.
Pedi ajuda no dia 09 e voltei a pedir no dia 19 tendo o Senhor António dito que não encontrara nenhum Baptismo de um Manuel cujo Pai e Mãe ou Avós ou Padrinhos indiciasse ser o Assento de Baptismo de Manuel Gonçalves Esteves, mas que iria ver melhor. No dia 20 (alertado pelo meu Amigo Celso Lambert) telefonei a informar que Manuel Gonçalves Esteves, (que talvez conste apenas como Manuel), era Filho de Joaquim Gonçalves Estevão e de Ana de Lima Pereira. O Senhor António pediu-me mais uns dias e disse para eu não telefonar, pois Ele telefonará quando tiver a resposta. Vamos aguardar mais uns dias e esperar por boas notícias. Cumprimentos Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#405575 | PAIVAMANSO | 19 jul 2018 21:28 | Em resposta a: #404614

Cara Angélica Finalmente recebi a digitalização do Assento de Baptismo do Seu Bisavô Manuel Gonçalves Esteves, que vou enviar para si em anexo de e-mail. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Procurando por documentos, certidões, etc de antepassados portugueses

#407955 | MSD | 23 set 2018 13:07 | Em resposta a: #405575

Caríssimos Senhores e Senhoras,

Venho por meio desta mensagem informar a todos que por aqui passarem que este fórum é de extrema seriedade e serventia. Nunca, jamais em qualquer época ou situação, pude imaginar que tal organização na internet, pudesse funcionar na prática. O fórum é capaz de, de fato, conectar pessoas de altíssimo valor e conhecimento. Estou muito grata por tudo que consegui saber até agora a respeito de meus antepassados. Sem a ajuda de vós, nada teria conseguido. Há tantas décadas tenho o sonho de encontrá-los, seus registros, saber quem eram e se quer sabia seus nomes, mas agora tudo está sendo desvendado. Graças aos que considero verdadeiros amigos, pessoas desconhecidas que apareceram para me ajudar através deste fórum. Agradeço muito a todos. Principalmente ao Sr. Jorge Santos, uma pessoa de alma iluminada, um senhor simpático e abnegado, de uma eficiência sem par. Que colocou o assento de batismo de meu bisavô em minhas mãos e ainda continua a me ajudar. E neste caminho vão aparecendo outras pessoas e situações que nos impulsionam e nos ajudam a ter esperança na busca. O que parecia impossível, se tornou, para mim, uma mágica. Então digo a todos: acreditem, acreditem, se têm de fato a boa intenção e seriedade de propósito em fazer uma pesquisa genealógica, aqui é o lugar. Aqui é o oásis. Encontramos os registros originais e ainda estamos encontrando outros antepassados. Muito obrigada. Muito obrigada mesmo. Minha eterna gratidão e respeito.

Atenciosamente,
MSANGELICA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen