Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#403819 | AlessandraVidal | 08 jun 2018 00:38

Caro Tibério, seguindo a sua sugestão, estou abrindo um novo tópico para o assunto.

Conforme havia dito a você anteriormente, eu dei entrada no cartório na 2a via do registro de nascimento do meu avô. Ficaram prontas hoje, tanto a certidão quanto a cópia da lavratura no livro de nascimentos.

Foi uma grande frustração para mim, ter pago 413,00 e não constar lá as informações preciosas que tanto necessito. Transcrevo:

"Aos vinte e seis de março de mil novecentos e vinte, e em meu Cartório, compareceu Avelino Teixeira, da Maternidade e ali findo papeleta da mesma, declarou que ali no dia vinte e trez ás vinte e trez horas, ELISA HELENA FERNANDES, espanhola, com vinte e oito anos, casada com SYLVERIO de OLIVEIRA VIDAL, deu a luz á uma criança, masculino, que terá o nome de PAULO, filho legítimo; neto paterno ALVARO DE OLIVEIRA VIDAL e JOANNA DE ALMEIDA e maternos: MANOEL FERNANDES e GENEROSA FERNANDES...."

Eu tinha esperanças de que viessem informações sobre a nacionalidade de meu bisavô... Mas aí nem consta que o declarante foi ele... Foi o funcionário da maternidade que também fez o registro de outras crianças no mesmo livro...

Mas, vamos em frente. Penso que terei que pedir ao cartório em que vc encontrou a certidão de casamento deles, a 2a via deste documento. Lá há o registro que ele é de Portugal.

Tibério, será que a Conservatória vai implicar com esse registro civil incompleto?

O que você me sugere fazer?

Aguardo retorno.

Gratíssima, Alessandra

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#403837 | mila1000 | 08 jun 2018 12:49 | Em resposta a: #403819

Alessandra,

Toda vez que informar algo, por favor, nao esqueça o cartório.

Em que circunscrição foi registrado? Foi no RJ ou em outro municipio?

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#403841 | mila1000 | 08 jun 2018 13:03 | Em resposta a: #403819

Casamento em 14 de junho de 1919 folha 170 termo 224 livro C 29


Sylverio nascido em 24 de junho de 1895 em Portugal

Imagem 171 5 circunscriçao freguesia da Lagoa e Gávea

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DZC3-PFN?i=170&cc=1582573

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#403845 | tiba0761 | 08 jun 2018 14:26 | Em resposta a: #403819

Bom dia Alessandra

Não acredito que a Conservatória vá criar problemas com esta certidão. O importante será o registro de nascimento do português.

Quanto ao registro do casamento, você deve sim pedir na 4a. Circunscrição uma certidão de inteiro teor, porque com certeza ela será necessária e conveniente para seu processo.

Vou continuar pesquisando e tendo novidades te retorno.

Cordialmente

Tibério

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#403954 | AlessandraVidal | 10 jun 2018 16:08 | Em resposta a: #403845

Olá Tibério, bom dia.

Mais uma vez, gratidão pelas suas valiosas informações e empenho. Vou providenciar a certidão de casamento de inteiro teor dos meus bisavós para anexar ao processo

Eu quando criança, vi o passaporte do meu bisavô e lá estava que ele era de Aveiro, mas este passaporte não se sabe onde está. Bem, estou também pesquisando nos registros de batismo das paróquias de Aveiro para ver se encontro. É como procurar agulha em um palheiro...

Vamos nos falando.

Gratíssima, Alessandra

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#403956 | AlessandraVidal | 10 jun 2018 16:16 | Em resposta a: #403841

Olá Mila, boa tarde.

Obrigada pelo seu valioso auxílio e informações.

Vou providenciar esta certidão de casamento (inteiro teor) para anexar ao processo.

Minha seara agora será encontrar o registro de meu bisavô em Portugal. No passaporte dele, que está sumido, constava que ele era de Aveiro, contudo não me lembro a freguesia.

Mas, vamos em frente.

Mais uma vez, obrigada.

Alessandra

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#404310 | AlessandraVidal | 18 jun 2018 17:44 | Em resposta a: #403819

Prezados,

Ainda na busca pelo registro de nascimento de meu bisavô Silvério de Oliveira Vidal. Conforme o histórico deste tópico em que Tibério e Mila me auxiliaram, meu último passo foi obter a certidão de casamento de meus bisavós Silvério de Oliveira Vidal e Elisa Elena Fernandes. Nesta certidão consta apenas que ele é de Portugal, nascido a 24/06/1895, mas não menciona a freguesia. Tenho a lembrança de ter visto no passaporte que ele seria de Aveiro.

Parece que meus bisavós não vieram juntos da Europa pelo que pude observar. Ele deve ter entrado no Brasil pelo Porto do Rio de Janeiro. Será que acessando o passaporte temos como conseguir mais dados?

Peço ajuda de vocês para encontrar mais informações ou o próprio registro de nascimento. É o único documento que falta para dar entrada no processo de cidadania.

Melhores cumprimentos,
Alessandra

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#404312 | ericacmello | 18 jun 2018 17:55 | Em resposta a: #403819

, Boa tarde estou em uma busca em terminante... não sei muito sobre meu avo
mais o pouco de sei e que não e nascido no brasil sim e Portugal ... de uma família tradicional !
alguém me ajude por favor ..
estou indo para Portugal tentar encontra alguma coisa por la ...
mais já fiquei sabendo que vc desse web site são muito bom !
meu avo se chamava ...João Caetano de Mello o pai dele se chamava ..Joaquim Caetando de Mello a mãe se chamava Maria Rosa de Mello isso e só o que tenho .

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#404320 | tiba0761 | 18 jun 2018 19:09 | Em resposta a: #404312

Boa tarde Erica Mello

Tenho certeza que todos não mediram esforços para te ajudar, mas, o importante e você iniciar um novo tópico aqui no Fórum só para você.

Assim será mais fácil para você controlar as respostas e ajudas dos confrades nas suas solicitações.

Cordialmente

Tibério

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#404486 | AlessandraVidal | 22 jun 2018 01:33 | Em resposta a: #403819

Caros todos,

Por favor, peço a sua preciosa ajuda para encontrar o registro de nascimento do meu bisavô Silvério de Oliveira Vidal. Os dados sobre ele a exceção da freguesia onde nasceu, estão nas mensagens do histórico deste tópico.
Sinceramente, estou pesquisando mas não consigo. Não tenho prática nestas pesquisas e não sei por onde começar. Fico horas a fio procurando sem sucesso.
Já tirei toda a documentação e falta apenas o registro dele para dar entrada no processo.
O que vocês me aconselham?
Obrigada pela atenção e aguardo retorno.
Melhores cumprimentos. Alessandra

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#404488 | FilipeFlard | 22 jun 2018 02:24 | Em resposta a: #403819

Prezada Alessandra,

Tenho comigo os assentos de matrimónio de:

- José de Oliveira Vidal e Luzia Olímpia dos Santos, casados em São Nicolau, Lisboa, no dia 1º de dezembro de 1855;

- Francisco de Oliveira Vidal e Vicência do Rosário, casados em Charneca, Lisboa, no dia 18 de agosto de 1862; e

- Joaquim de Oliveira Vidal e Otília Conceição Santos, casados em Santa Isabel, Lisboa, no dia 15 de junho de 1905.

Creio que seja o bastante para afirmar que devemos primeiro investigar em Lisboa...

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#404489 | FilipeFlard | 22 jun 2018 02:36 | Em resposta a: #403819

Especificamente em Aveiro, há um clérigo José Cândido Gomes de Oliveira Vidal.
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1324512

Parece que morava na Freguesia da Glória e realizou batismos na Freguesia de Vera Cruz. É uma pista que vale a pena seguir, pois, se havia um padre na família, é possível que tenha sido ele a batizar sobrinhos, primos etc!
Sugiro investigar os livros de 1893, 1894, 1895, 1896 e 1897 referentes a essas duas freguesias de Aveiro, apenas para o caso de o ano de nascimento estar errado...

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1324512

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#404627 | AlessandraVidal | 26 jun 2018 03:26 | Em resposta a: #404489

Caro Filipe, boa noite.

Desculpe-me a demora em responder.

Gratidão pelo seu valioso auxílio, vou buscar por estas pistas nestas freguesias...

Estava pensando que buscar pelo passaporte tb seria um bom caminho para apurar a naturalidade. O que acha? Já busquei nos registros de entrada no porto do Rio de Janeiro e nada... Estou tentando agora neste site: http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php Você conhece? Mas, tô apanhando... Eles oferecem o serviço de pesquisa a 10 euros por um ID.

Se houver outra ideia de onde posso procurar, por favor, compartilhe comigo.

Muitíssimo obrigada, Alessandra

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#404644 | FilipeFlard | 26 jun 2018 12:57 | Em resposta a: #404627

Cara Alessandra,

Conheço sim. O CEPESE mantém bases de dados onde se pode pesquisar informações para localização de passaportes. Já solicitei algumas pesquisas com eles inclusive. Às vezes é possível conseguir informações úteis.

O inconveniente não é pagar € 10,00, já que pesquisas e documentos raramente são gratuitos, mas sim arcar com as tarifas para enviar do Brasil uma ordem de pagamento ao exterior.

Pelo que pude verificar, porém, entre os Oliveiras Vidais que lá estão não há nenhum Silvério ou Álvaro.

Assim, fica com duas alternativas: Ou pede que lhe informem os dados para localização dos passaportes com os IDs das pessoas chamadas Oliveira Vidal, pagando o valor correspondente, ou vai pesquisando gratuitamente nos arquivos portugueses para levantar as informações que procura.

Já que tem lembrança de Aveiro, eu leria os livros de Glória e de Vera Cruz para os anos entre 1893 e 1897 para ver se encontrava o próprio Silvério ou algum outro filho de Álvaro e Joana.
É melhor ir direto ao ponto com as próprias mãos do que ficar buscando informações indiretas com terceiros.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#404661 | AlessandraVidal | 26 jun 2018 17:56 | Em resposta a: #404644

Olá Filipe,

Super grata, pelo seu suporte. Seguirei suas orientações.

Melhores cumprimentos, Alessandra

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#404996 | AlessandraVidal | 03 jul 2018 23:18 | Em resposta a: #404661

Amigos do fórum,

Mais de duas semanas procurando... pesquisando incansavelmente em livros e livros... Nada achei...

Estou quase desistindo desta tarefa que parece não ter fim...

Será que alguém poderia me dar alguma orientação em como pesquisar? Talvez eu esteja fazendo algo errado no meu método de busca...

Peço ajuda...

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#405000 | FilipeFlard | 03 jul 2018 23:34 | Em resposta a: #403819

Cara Alessandra,

Cada confrade tem o seu método, mas eu me valho apenas do FamilySearch, do Arquivo Nacional, dos Arquivos Distritais Portugueses (cada distrito de Portugal tem o seu), da Hemeroteca da Biblioteca Nacional e de alguns índices de livros elaborados autonomamente por pesquisadores.
Com uma rápida busca no Google, pode encontrar esses caminhos...

Não desanime. Esse trabalho investigativo se assemelha à agricultura. Antes de colher, é preciso semear e passar por todas as etapas intermediárias do processo.

Poderia informar como se chamavam os pais de Silvério de Oliveira Vidal e de Elisa Helena Fernandes?
Se tem a certidão de casamento de ambos em mãos (e em formato inteiro teor), certamente tem acesso a essa informação.
Não achamos o Silvério, mas quem sabe não damos sorte e achamos os pais dele? Se encontrarmos o casamento deles em Portugal, não será difícil chegar ao batismo de Silvério...

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#405001 | ericacmello | 04 jul 2018 00:11 | Em resposta a: #403819

Boa noite ! Tenho recebido notificação em meu email mais não consigo saber sobre a mensagem

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#405003 | FilipeFlard | 04 jul 2018 00:49 | Em resposta a: #405001

Cara Érica,

Siga a orientação do confrade Tibério em mensagem anterior:

"Boa tarde Erica Mello

Tenho certeza que todos não mediram esforços para te ajudar, mas, o importante e você iniciar um novo tópico aqui no Fórum só para você.

Assim será mais fácil para você controlar as respostas e ajudas dos confrades nas suas solicitações.

Cordialmente

Tibério"

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#405007 | AlessandraVidal | 04 jul 2018 01:30 | Em resposta a: #405000

Olá Filipe,

Agradeço imensamente por retornar.

Seguem os nomes dos pais do Silvério: Alvaro de Oliveira Vidal e Joanna Almeida de Jesus.
No caso da esposa dele, Elisa, ela é espanhola e eles se conheceram no Brasil. Daí, acho que pesquisar a partir dela não seria interessante, mas seguem os nomes: Generosa Carneiro Fernandes e Manoel Fernandes.

Vou continuar aqui na busca.

Melhores cumprimentos, Alessandra

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#405016 | FilipeFlard | 04 jul 2018 11:43 | Em resposta a: #403819

Tudo bem, Alessandra?

Vejo agora que já havia informado os nomes dos pais de Silvério. São tantos tópicos que às vezes me confundo...

Não consigo encontrar pelos índices do NosPortugueses.pt o casal Álvaro e Joana e nem Silvério. Só encontrei, como dito acima:
- José de Oliveira Vidal e Luzia Olímpia dos Santos, casados em São Nicolau, Lisboa, no dia 1º de dezembro de 1855;
- Francisco de Oliveira Vidal e Vicência do Rosário, casados em Charneca, Lisboa, no dia 18 de agosto de 1862; e
- Joaquim de Oliveira Vidal e Otília Conceição Santos, casados em Santa Isabel, Lisboa, no dia 15 de junho de 1905.

No Portal Português de Arquivos, identifiquei um enorme número de referências em Aveiro aos apelidos combinados "Oliveira Vidal":
https://portal.arquivos.pt/search?q=%22de+oliveira+vidal%22&qHidden=&pesquisar=%3F%3F%3FinputSubmitValue%3F%3F%3F

Estudarei melhor esses dados e vejamos se chegaremos a algum lugar.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#405020 | FilipeFlard | 04 jul 2018 13:40 | Em resposta a: #403819

Vamos lá:


Francisco de Oliveira Vidal, que se casou com Vicência do Rosário em 1862, era natural da Freguesia de São Salvador de Ílhavo, no Bispado de Aveiro, filho de José de Oliveira Vidal e de Antónia Nunes da Graça, também de Ílhavo, neto paterno de António de Oliveira e de Antónia Nunes da Cruz e neto materno de Alexandre dos Santos Capucho e de Maria Nunes da Graça.
TIF 23: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4814438

Joaquim de Oliveira Vidal, que se casou com Otília da Conceição Santos em 1905, era natural da Freguesia de Vagos, no Bispado de Aveiro, filho de Manuel de Oliveira Vidal e de Rita de Jesus.
TIF 124: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5931746

Se verificar no mapa, perceberá que Ílhavo e Vagos são concelhos fronteiriços. A Freguesia de São Salvador de Ílhavo é vizinha à atual Freguesia de Vagos e Santo António.


O que lhe recomendo é que verifique os livros desses lugares à procura do batismo de Silvério entre 1893 e 1897 e/ou do matrimônio de Álvaro e Joana entre 1887 e 1897 (se os livros de casamentos tiverem índice no início ou no fim, pode ser mais fácil fazer a procura pelo casamento):

Ílhavo (São Salvador): https://tombo.pt/f/ilh04

Vagos: https://tombo.pt/f/vgs08


Quanto ao José de Oliveira Vidal, que se casou com Luzia Olímpia dos Santos em 1855, era natural da Freguesia dos Anjos, no Patriarcado de Lisboa, filho de Francisco Januário Vidal e de Eugênia de Jesus Maria. Localizei o casamento destes dois e verifiquei que este José de Oliveira Vidal era neto paterno de Manuel dos Santos Vidal e de Ana Maria e materno de José de Oliveira e Rita Joaquina. Por isso se chama José de Oliveira Vidal. Aparentemente não tem parentesco com os demais...


Vamos trabalhando!


Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar o registro de nascimento de meu bisavô português II

#405044 | AlessandraVidal | 04 jul 2018 19:26 | Em resposta a: #405020

Olá Filipe, tudo bem?

Puxa, quantas pistas você levantou. Sou muito agradecida pela sua atenção e trabalho.

Eu vou buscar nestes livros que você sugeriu e pesquisa-los dentro do período de 1893 e 1897.

Irei dando notícias.

Mais uma vez obrigada.

Cordialmente, Alessandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 16:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen