Família Pereira - Freguesia de Sande - Marco de Canaveses - Porto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Pereira - Freguesia de Sande - Marco de Canaveses - Porto

#403861 | chris_silva | 08 jun 2018 18:18

Prezados,

meu bisavô, nascido José Pereira, foi batizado na Igreja Parochial de São Martinho de Sande em 10/07/1870. Seus pais, Manoel Pereira (natural de São Miguel de Canellas, filho de José Pereira e Thereza de Jesus) e Rosa Madureira de Jesus (natural de Villa Boa do Bispo, filha de José Vieira e Joanna de Madureira), moravam no lugar de Eidinho na Freguesia de Sande, e tiveram, além do meu bisavô, os seguintes filhos (são os que consegui localizar), todos batizados na mesma igreja:

- Emilia Rosa de Jesus: nascida em 29/07/1861 e casada em 31/01/1887 com Manoel Carneiro (da freguesia de São Lourenço do Douro);
- Joanna de Jesus: nascida em 07/07/1863 e casada em 14/04/1882 com Francisco de Souza (da freguesia de Sande); localizei três filhos: Manoel (nascido em 08/06/1885), Maria Julia (nascida em 21/06/1888) e Rosa Maria (nascida em 28/11/1890);
- Antonio Pereira: nascido em 16/06/1865 e casado em 13/11/1890 com Emilia de Jesus (da freguesia de Sande);
- Maria: nascida em 19/08/1867;
- Anna de Jesus: nascida em 12/11/1871 e casada em 01/11/1896 com José Moreira (da freguesia de Paços de Gaiolo); tornou-se viúva em 1957, segundo averbação em seu registro.

Ocorre que meu bisavô José emigrou para o Brasil em 1896 e o próximo registro que temos, depois do seu passaporte, é o de seu casamento em 1901, em Tapes, no Rio Grande do Sul, com Maria Benta de Quadros. Mais tarde mudou-se para Viamão, onde acabou por falecer em 1960, deixando 9 filhos, sem nunca mais ter retornado à Portugal.

Meu interesse, portanto, seria tentar localizar descendentes vivos de seus irmãos em Portugal e tentar descobrir lacunas na história de vida de meu bisavô: por que ele veio para o Brasil? Por que veio sozinho (naquela época a maioria vinha com família)? Por onde ele entrou no Brasil (não consegui confirmar registro dele em nenhum navio que chegou naquela época) e por que veio parar no Rio Grande do Sul? Por algumas folhas de cartas que temos de seu pai Manoel, sabemos que a família em Portugal era muito pobre e que meu bisavô enviava dinheiro para ajudar a mantê-los. Desta forma, não imagino que a família tenha se mudado da freguesia de Sande, pelo menos não na primeira geração. Mas não sabemos muito mais do que isso, principalmente porque ele faleceu há muito tempo (1960) e a maioria dos netos, que estão vivos, teve pouco contato com ele.

Se alguém souber me indicar por onde posso continuar esta pesquisa, agradeço muito.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 14:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen