Os Colaços na ascendência dos viscondes de Condeixa-a-Nova

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas

Os Colaços na ascendência dos viscondes de Condeixa-a-Nova

#404074 | Pedro França | 12 jun 2018 23:52

Caros confrades.

Venho aqui colocar-vos uma questão que tem que ver com a ascendência dos viscondes de Condeixa-a-Nova, nomeadamente a do primeiro visconde João Maria Colaço de Magalhães Velasques Sarmento (1806-71).
Sei que é neto paterno de Gonçalo José de Macedo Magalhães, da Lousã, e de D. Mariana Bernarda Colaço Velasques Sarmento Alarcão, recebidos em Penela (Santa Eufémia, Quinta das Pontes) a 30.06.1770 (Penela, Santa Eufémia, M6, tif 55). Esta senhora era filha de João Teixeira Evangelho Gomes Colaço e de D. Madalena Machado Coimbra Sarmento, batizada em Ansião (Sarzedela) a 14.12.1734, B2, tif 69.
O João Teixeira Gomes Evangelho era filho de Marcos Teixeira Evangelho Colaço e de D. Mariana Curado da Paz (da Sarzedela), recebidos em Ansião a 05.05.1692, C1, tif 81. Para esta data, nessa freguesia, os noivos não trazem o nome dos pais nos assentos paroquiais.
Sabemos que, pelas árvores de costados em F. Gaio, em tít. de "Teixeiras Evangelhos", aquele Marcos Teixeira era filho de um Jerónimo Teixeira e de Maria Matos, tendo ele sido capitão na comarca das cinco vilas. Esse Jerónimo era filho, por sua vez, de António Teixeira de Mendonça e de D. Maria Evangelho.
Ora, acredito que a ligação com os Colaços - Colaços Godinhos - se faz por esta senhora D. Maria Evangelho.
Entrando na árvore dos Colaços Godinhos aqui no Geneall, há um Francisco Colaço casado com Brites Evangelho, sendo ele filho de António Colaço Godinho e de D. Catarina de Vide de Magalhães. Este António Colaço Godinho é filho de Pedro Colaço Godinho e de D. Brites Gonçalves do Amaral, por sinal meus ascendentes (por via de Ana Godinho do Amaral casada com o Dr. António Fernandes da Costa).

Se alguém tiver algum contributo para se desvendar este "troço" genealógico, agradeço desde já.

Pedro França

Resposta

Link directo:

Os Colaços na ascendência dos viscondes de Condeixa-a-Nova

#414732 | Lmenezes | 16 mai 2019 20:41 | Em resposta a: #404074

Caro Pedro França,

Conseguiu por acaso encontrar o registo de baptismo de João Maria Colaço de Magalhães Velasques Sarmento, 1º Visconde de Condeixa? Já fui à paróquia da Lousã e Coimbra, mas nada encontro? O meu e-mail é luiscardosodemenezes@yahoo.com

Se tiver alguma informação agradeço-lhe

Luís Menezes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 05:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen