Augusto Nogueira Soares

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas

Augusto Nogueira Soares

#404303 | asrsm1973 | 18 jun 2018 14:48

Boa tarde,

Através de informações passadas de geração em geração, fiquei a saber da existência de um jazigo de família no cemitério de Torres Novas, mandado construir por meus antepassados Augusto Nogueira Soares Júnior e sua mãe Maria Rosa Vieira, em homenagem a Augusto Nogueira Soares (pai e marido dos referidos).
No jazigo tem a data de nascimento e óbito do meu antepassado mas não consigo saber onde faleceu (freguesia), informação que precisava ter para poder encontrar a certidão de óbito. Fiz o pedido ao Arquivo Distrital de Santarém e eles pedem-me mais informações.
Ele nasceu em Góis, Coimbra, mas viveu muito tempo na zona de Santarém pois trabalhou nos caminhos de ferro. Todos os seus filhos nasceram nesse distrito, em diferentes freguesia, sendo que a mais nova já foi nascer em Coimbra (Montemor-o-velho, 1898), mas foi baptizada já menina no entroncamento, um mês depois de seu pai ter falecido (1907).
Outra coisa que gostaria de saber, será que existe forma de eu descobrir que antepassados meus foram sepultados nesse jazigo? Já pedi informações ao cemitério e eles dizem que não têm registos tão antigos....o jazigo data de 1907....

Obrigada


Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Augusto Nogueira Soares

#404328 | FAlvesRodrigues | 18 jun 2018 22:35 | Em resposta a: #404303

Cara Andreia Soares Matos,

Veja a imagem/tif 34 (registo nº 60) deste livro de óbitos da freguesia de Santiago em Torres Novas:

http://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1010583

Nesta data, o Entroncamento pertencia a esta freguesia e concelho.

Boa Sorte para as suas pesquisas!

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Augusto Nogueira Soares

#404329 | j.lilaia | 18 jun 2018 22:50 | Em resposta a: #404303

Caros Andreia Soares Matos e FAlves Rodrigues,

Por qualquer erro que não entendo, a minha mensagem de resposta à Andreia Soares Matos aparece como tendo sido enviada por FAlves Rodrigues (que não conheço) mas efectivamente foi enviada por mim.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Augusto Nogueira Soares

#404330 | asrsm1973 | 18 jun 2018 23:06 | Em resposta a: #404329

Boa noite

Nem sei como agradecer.
A sua informação foi muito útil, finalmente encontrei a certidão que procurava. Realmente o óbito foi no Entroncamento.

Mais uma vez muito obrigada.

Resposta

Link directo:

Augusto Nogueira Soares

#404807 | asrsm1973 | 29 jun 2018 15:27 | Em resposta a: #404303

Caro sr. João Clímaco Lilaia

Não querendo abusar da sua boa vontade, queria só perguntar mais uma coisa, se é que me poderá esclarecer.
Tenho estado a aguardar livros de registo de nascimento/baptismo da zona de Gois, Coimbra, do ano 1844,1845,1846, para tentar encontrar o registo do nascimento deste meu antepassado Augusto Nogueira Soares. Porém verifico que esses livros nem sequer estão na relação de livros existentes....nas outras freguesias já procurei e não encontro nenhum registo de Augusto N. S.
Haverá a possibilidade de surgirem algum dia, não existem mesmo....se assim for, onde foram registadas as crianças entre 1835 e 1860, espaço de tempo entre os livros existentes?

Desde já agradeço a atenção

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Augusto Nogueira Soares

#404849 | j.lilaia | 30 jun 2018 18:06 | Em resposta a: #404807

Cara Andreia Soares Matos,

Não abusa nada! Sinta-se à vontade para pedir a ajuda de que necessitar.

No caso especifico que aqui colocou é que me parece que está com muito azar.
Estive a observar os livros da época que pesquisa e, visto que têm número de arquivo sequencial, parece-me não faltar nenhum. O que me parece, observando a última foto do livro que termina em 1835, é que se terá perdido/ extraviado a parte final deste. Se observar essa última foto, verá que o último registo se encontra incompleto o que comprova, desde logo, que pelo menos a folha seguinte se perdeu. Adicionalmente também me parece existir um espaço vazio na lombada que indicia que aí deveriam estar cosidas as folhas em falta dos restantes registos até 1859. Provávelmente soltaram-se e perderam-se com mudanças e transportes. Como até 1859 não se elaboravam duplicados dos livros penso que estes registos (como muitos outros) estarão irremediávelmente perdidos.

Mas não desespere! Se ainda não avançou na ascendência deste seu avô, pode fazê-lo através do registo de casamento dos pais. Já terá o nome destes no registo de baptismo do neto Augusto Nogueira Soares Junior, certo?

Se tiver alguma dificuldade na continuação da sua pesquisa, coloque aqui as suas dúvidas e tentarei ajudá-la.

Cumprimentos e votos de boas pesquisas

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Augusto Nogueira Soares

#404922 | asrsm1973 | 02 jul 2018 19:01 | Em resposta a: #404849

Caro sr. João Clímaco Lilaia

Que pena essa situação.

Quanto aos ascendentes desse meu antepassado já tenho bastantes sim, pois nas certidões de seus filhos estão, como disse, os nomes dos avós e assim sucessivamente. O que realmente já me faltava há muito era este registo de nascimento e eu como já achava tanto tempo para reproduzirem os livros, pensei em questionar aqui se alguém me poderia elucidar.
A minha árvore genealógica já vai bem grande, mas ainda encontro uns entraves de quando em vez.

Engraçado porque na mesma época, 1845/1846, também me falta o registo de nascimento de um outro familiar, mas em Santa Anna da Aldeia do Mato, agora Vilar Formoso. Também já me disseram que poderia dar-se o facto de a criança nunca ter sido registada porque o lugar poderia não ter pároco e aquando da sua deslocação lá , por alguma eventualidade não foi baptizada....enfim, não sei o que pensar. Porém na sua certidão de casamento diz estar dispensado de apresentar os seus registos de baptismo, mas refere o seu local de nascimento, nome dos pais e tudo.

Não sou profissional e acho que me falta ainda um bocado de tacto ou conhecimento das possibilidades de pesquisa.

Mais uma vez obrigada pelo esclarecimento

os meus melhores cumprimentos

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 15:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen