João Xavier da Silva Telles

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

João Xavier da Silva Telles

#404364 | Nolasco | 19 jun 2018 16:23

Caros confrades
Não consigo encontrar o registo de nascimento e/ou baptismo do meu trisavô, que terá nascido em Lisboa em 1780. Assentou praça como voluntário a 17 de Maio de 1798 na 4 Companhia do Regimento de Almoster onde é promovido a cadete e em 28 de Março de 1799 foi promovido a Alferes. Chega a Índia em 17 de Dezembro de 1799 no posto de Alferes e em 30 de Maio de 1801 é promovido a Tenente. Em 17 de Dezembro de 1807 foi promovido a Capitão e em 18 de Outubro de 1821 promovido a Major sendo em 3 de Outubro de 1832 promovido a Tenente-coronel, poso em que foi reformado.
Ele terá embarcado para a Índia devido a um desentendimento familiar e só no ano de 1846, através de um amigo que de Goa veio a Portugal, terá havido um contacto com um familiar residente em Lisboa (ignoramos se este sobrinho teria o mesmo apelido do Tio). Curiosamente este familiar pede ao mensageiro proveniente de Goa que leve ao Tio cinquenta patacas (não faço a menor ideia do valor desta quantia).
Embora tenha pesquisado quase todos os livros paroquiais de Lisboa não consegui encontrar nenhum averbamento relativo a este meu antepassado. Será que em Goa haverá um registo dos óbitos ocorridos entre, digamos, 1846 e 1870? E caso afirmativo a que entidade me poderei dirigir.
Desde já agradeço qualquer apoio ou sugestão. Melhores cumprimentos M.C.Da Silva Telles Nolasco

Resposta

Link directo:

João Xavier da Silva Telles

#404387 | JoãoGaspar | 20 jun 2018 06:40 | Em resposta a: #404364

Bom dia Caro João

Será um tiro no escuro já que não sei qual o nome dos pais do seu trisavô mas tente a freguesia de Santa Maria dos Olivais.

O Meu 5º Avô Manuel da Silva Tello teve ai geração como poderá constatar no link abaixo:
https://geneall.net/pt/nome/1138001/manuel-da-silva-tello-ou-manuel-da-silva-touco/

O meu 4º avô filho do acima indicado foi Severino António da Silva Tello e nasceu no ano 1782 , indo ao encontro da data que o senhor procura.

Devo ainda referir que Manuel da Silva Tello , assim surge nos paroquiais dos seus filhos e netos, nomeadamente do filho Severino António da Silva e no entanto no filho António da Silva Touco ambos surgem como o apelido " da Silva Touco" , sendo que este ramo se une com os Gomes Patacão de Lisboa.

Esta minha mensagem é pertinente para que o confrade entenda, se é que já não sabe que muitas vezes o apelido de determinada pessoa poderá alterar conforme o escrivão, o momento da sua vida, a localidade onde é conhecido, os seus feitos etc pelo que Manuel da Silva Tello é pai de António da Silva Touco sem nenhum prejuízo também o seu João X. da Silva Telles poderá ser um Silva Tello dos Olivais de Lisboa , para isso era conveniente saber os pais do João Xavier para que a desejada ajuda surja.

Com os melhores cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

João Xavier da Silva Telles

#404389 | Nolasco | 20 jun 2018 10:31 | Em resposta a: #404364

Agradeço ao Senhor João Paulo Gaspar e irei pesquisar de acordo com as dicas que me enviou. Cumprimentos
M.C. Nolasco

Resposta

Link directo:

João Xavier da Silva Telles

#404412 | JoãoGaspar | 20 jun 2018 19:32 | Em resposta a: #404389

Caro Nolasco,

Não tem de agradecer.

Por lapso chamei-o de João, o que espero que aceite as minhas sinceras desculpas , pela minha distração.

Votos de sucesso nas suas buscas.

Com os melhores cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 11:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen